🇵🇹 Rede de testes incentivada: o que é e como te envolveres

Em breve poderás ganhar recompensas reais de ada ao apoiares a implementação de Shelley. Aqui tens a verdade nua e crua.

image

Nos últimos meses temos estado a trabalhar no sentido de lançar totalmente a rede de testes de Shelley. Podes ter seguido os nossos relatórios de progresso no nó-próprio e na fase de funcionamento em rede. Agora, estamos na terceira e fase final antes do lançamento para a rede principal: a rede de testes incentivada em que todos os detentores de ada se podem juntar e receber recompensas reais em ada.

Este acontecimento marca uma aceleração da rede de testes de Shelley e no desenvolvimento de Cardano. Recompensas da rede de testes incentivada serão transferidas para a rede principal: a ada a receber pela delegação da participação ou participação num agrupamento de participação são reais e serão transferidos para a rede principal quando esta estiver em funcionamento.

A rede de testes incentivada é o início da implementação de Shelley que culminará com o lançamento do código de base para a rede principal a lançar no início do próximo ano e com isso a realização de uma rede segura, descentralizada em prova de participação (PoS). Muito excitante e são tempos sem qualquer tipo de precedência!

Porquê uma rede de testes incentivada?

Cardano corre no protocolo Ouroboros: o mais avançado e seguro protocolo em desenvolvimento. Contundo, com esta inovação advém complicação, assim para garantir fundações estáveis e sólidas, escolhemos a implementá-lo de uma forma prática e responsável. É por esta razão que introduzimos uma nova capacidade - sendo a última o mecanismo de incentivo - gradualmente da rede de testes de Shelley. Shelley é a fundação para tudo que aí advém; uma vez atingida a rede descentralizada torna-se possível muito mais, incluindo Goguen, que introduz a funcionalidade de contratos inteligentes.

A rede de testes incentivada irá permitir-nos ver o mecanismo de incentivo de Cardano em ação num contexto praticamente de mundo real. Estes mecanismos são integrais na operação do protocolo de Ouroboros; a incentivação é como garantimos a participação na rede, promover o crescimento e assegurar que atores principais realizem o seu papel.

A incentivação depende de duas coisas que nos é próximo a todos: tempo e dinheiro. É essencial que isto seja correto e que os utilizadores de Cardano sejam recompensados de forma apropriada pelo seu investimento. É por essa razão que os incentivos reais são necessários para testar a incentivação. O mecanismo foi concebido em torna da teoria dos jogos e economia comportamental e em última instância é o comportamento humano que estamos a testar.

Por fim, a rede de testes incentivada permite-nos criar as fundações para a rede principal de Shelley, testar as funcionalidades centrais e de forma controlada ao mesmo tempo que recolhemos comentários da comunidade. Também nos ajudará a criar um grupo de operadores de agrupamentos de participação estável e qualificada em preparação para a rede principal.

Como posso participar?

Esta rede de testes é diferente de todas as anteriores e da maioria das redes de testes. A rede de testes incentivada começará com um retrato instantâneo do UTXO de todos os balanços de ada detidas na rede principal. Este retrato instantâneo irá captar o valor do balanço do teu ada neste momento. É o valor do balanço e não o ada propriamente dito que será transferido para a rede de testes incentivada.

Quem detiver ada no momento do retrato instantâneo pode participar na rede de testes incentivada. Mas terás que assegurar que deténs ada num local aprovado. Por razões técnicas, ada detido em câmbios ou carteiras em hardware não serão incluídos no retrato. Podes encontrar os detalhes de quais as carteiras que são suportadas no gráfico abaixo.

Ada guardado em câmbios ou carteiras de hardware têm que se transferido para uma carteira em software - tal como Daedalus ou Yoroi - antes do retrato. Não te preocupes. O retrato funciona como um retrato congelado da ada detida no momento do retrato pode ser transferido de forma livre e transferido imediatamente após.

O retrato ocorrerá em novembro, mas também iremos testá-lo de antemão: para assegurar que tudo funciona conforme pretendido e fornecer aos participantes com a oportunidade de verificar que podem descarregar e configurar o software relevante. Mais detalhes serão fornecidos em relação a quando o retrato ocorrerá num futuro próximo assim poderás movimentar os teus fundos com antecipação. Não queremos que ninguém perca esta oportunidade.

Delegação de participação

Não é necessário qualquer tipo de conhecimento técnico para a delegação de participação. Para tomar parte, será necessário descarregar uma carteira especial da rede de testes de Daedalus e Yoroi. Para evitar qualquer tipo de confusão, estas serão visualmente distintas das contrapartes da rede principal.

Depois do retrato, será possível acederes à carteira da rede de testes conforme farias numa carteira na rede principal - ao entrar a frase mnemónica - para veres o teu balanço de ada na rede de testes incentivada. As carteiras da rede de testes terão uma opção para delegar a participação a um ou mais agrupamentos de participação. Terás a possibilidade de escolher conforme delegas dentro da carteira.

A ada na rede de testes incentivada pode ser usada conforme funciona na rede principal para delegar ou operar o agrupamento de participação. Não pode ser gasto nem pode ser transferido para fora da rede de testes. Uma vez completa esta fase, no entanto, as recompensas acumuladas na rede de testes será transferido para a rede principal como um pagamento real que pode ser gasto. Ergo, a ada a recompensa da rede de testes representa o incentivo real. Trata-se de dinheiro vivo que leva a comportamento real, mas num ambiente controlado.

Correr um agrupamento de participação

Correr um agrupamento de participação requer algum conhecimento técnico. No mínimo, operadores de agrupamentos de participação devem estar confortáveis com interfaces de comando e terem algum conhecimento na operação de sistemas e competências de administração de servidores. Candidatos ideais são pessoas que já correram agrupamentos de participação anteriormente, mas qualquer pessoa pode aprender o uso de agrupamentos de participação usando a nossa documentação passo-a-passo. Iremos expandir a nossa documentação e guias ao longo do processo.

Que recompensas posso esperar?

Poderás calcular de forma aproximada as recompensas da delegação ou operação de agrupamentos de participação usando a nossa calculadora que será lançada em breve que será disponibilizado na nossa página web que estamos atualmente a construir. Fica atento para mais notícias em breve!

Quando começa e acaba a rede de testes incentivada?

O preciso momento do retrato ao valor do balanço em novembro e o início da rede de testes incentivada será anunciado mais próximo da data e através dos canais de media sociais e públicos. A rede de testes incentivada irá correr até todo o código de base estiver pronto a implementar na rede principal.

No final do programa da rede de testes incentivada, iremos fornecer um procedimento que te permitirá importar as recompensas da rede de testes para a tua carteira na rede principal. Em relação à data de início da rede principal, a realização total da rede de testes incentivada será anunciada com muita antecipação.

O que é que isto significa para Cardano?

O início da fase da rede de testes incentivada marca o início da era de Shelley. Cardano tem mais commits do que qualquer outro projeto blockchain no GitHub e estamos perto de realizar a nossa visão de uma rede descentralizada: uma com funcionalidade e desempenho para suportar a adoção empresarial e delegar às pessoas em todo o mundo. Com a tua ajuda estamos a começar a ver o que a rede de Cardano é capaz de fazer com incentivo suficiente empresarial e para utilizadores diários participarem, criarem e participarem.

1 Like