🇵🇹 IOHK - Explicar o modelo da rede de testes incentivada de Shelley

Aprende sobre o modelo de incentivos de Cardano, recompensas e o nosso plano para a rede de testes incentivada

image

Falamos muito sobre incentivos nos últimos tempos. Isto acontece porque estamos a correr a rede de testes incentivada: a rede de testes de Shelley fornece a oportunidade para partes interessadas a delegarem a sua participação ou operarem um agrupamento de participação para receber recompensas em ada. Durante este mês qualquer um que tenha ada quer numa carteira Daedalus ou Yoroi da rede principal durante a captura instantânea do balanço (tirado a 29 de novembro) poderá participar na rede de testes incentivada enquanto delegador de participação e/ou enquanto operador de um agrupamento de participação.

Um dos nossos objetivos para a rede incentivada é o de testar - num contexto mais real possível - os pressupostos assumidos no artigo dos incentivos de Ouroboros que recorre à teoria dos jogos para calcular os incentivos necessários para assegurar consistência, atividade e participação na rede da blockchain.

A fundação de Cardano é matemático; contudo este pilar central é uma filosofia destinada a criar um sistema mais justo, transparente e equitativo, descentralizado e globalmente distribuído.

Porque é que os incentivos são relevantes
Sistemas bem sucedidos dependem de um adequado nível de incentivos. Pensa numa empresa. Uma empresa tem de incentivar o suficiente os seus empregados a trabalharem. Isto não significa apenas aparecerem para o trabalho - existir num sistema - mas significa realizar uma determinada função a um determinado desempenho. Cardano é uma rede global descentralizada de participantes cada um dos quais tem que ser adequadamente incentivado para tomar parte e executar os seus papeis com a compreensão de que os incentivos da rede estão alinhados com os seus próprios interesses.

Breve sumário do mecanismo de incentivo

O modelo e incentivos de Cardano começa com o pressuposto de racionalidade: cada participante agirá para maximizar os seus próprios retornos. Estes retornos são os incentivos do sistema e podem tomar a forma de recompensas tangíveis - tais como dinheiro - ou recompensas intangíveis tais como estima, reputação, estatuto, identidade e realização.

Atos de altruísmo são raros. Enquanto indivíduos perseguimos estratégias que nos recompensem direta ou indiretamente. Uma rede de participantes a agirem por interesse próprio pode levar ao caos. É por isso que sistemas bem sucedidos codificam - em protocolos, regras ou leis - quando e quanto cada participante irá ser recompensado. Um dos princípios centrais na teoria dos jogos é que um sistema ideal é um em que o participante egoísta, agindo no seu melhor interesse está também por conceção a agir no melhor interesse do sistema.

Esta é a função do mecanismo de incentivos de Ouroboros: um conjunto de instruções que especificam como e quando as recompensas são atribuídas e em que proporções são recompensadas diferentes níveis de contribuição de participação. Permite a criação de uma rede de participantes distribuída a coordenarem e colaborarem num sistema descentralizado e receber recompensas de acordo com o seu próprio interesse enquanto que contribuem para a saúde a longo prazo da rede.

Objetivo do modelo de incentivos de Cardano.

Equidade e justiça são chave para a sustentabilidade de qualquer futuro sistema, mas apenas pode ser assegurado pelo próprio sistema, independente dos objetivos individuais ou de interesse próprio. Indivíduos têm que ser livres de exercer a sua ingenuidade e maximizar os seus resultados desde que o façam sem impedir a operação da rede ou restringir as possibilidades doutros (por exemplo por ganhar controlo de forma desproporcionada). Se um participante ganhar de todas as vezes, outros participantes são desincentivados e eventualmente privados dos direitos. A implementação final do mecanismo de incentivos de Cardano, conforme elucidado no artigo de incentivos, incorpora estes fatores, que asseguram que o maior não vence sempre e que não só os ricos ficam mais ricos.

Este é um dos objetivos da teoria dos jogos subjacentes ao modelo de incentivos - testar os limites e parâmetros de exploração e alinhar os interesses individuais e coletivos - e de forma similar é um dos objetivos da rede de testes incentivada. Ao longo do tempo iremos introduzir novos fatores ao cálculo das recompensas e monitorizar o impacto no comportamento do participante.

Testar o modelo de incentivos

O modelo de incentivos que introduzimos na rede de testes incentivada não é o modelo final. Planeámos usar esta fase para testar o modelo dos incentivos de forma incremental, verificar os pressupostos e explorar se a rede e os participantes respondem da forma como antecipamos.

Contudo, não iremos testar apenas a nossa teoria dos jogos. Iremos também testar a tecnologia, assegurando que fatores adicionais para o cálculo de recompensas são apenas incluídos uma vez que um modelo de base foi provado estar seguro e estável.

No início, vários fatores não serão incluídos no cálculo das recompensas. Estes incluem fatores para aumentar o número de agrupamentos de participação e melhorar o posicionamento de agrupamentos de acordo com a sua atratividade. Outros fatores serão incluídos, mas numa forma restrita e o seu funcionamento e cálculo evolverão com o tempo. Estes incluem o ranking de agrupamentos de participação. No início o ranking será estabelecido com base no desempenho do agrupamento, mas à medida que progredimos com a rede de testes transitaremos para uma base de atratividade (combinação de custo, margem, participação contribuída e desempenho).

De forma gradual iremos introduzir estes fatores para o cálculo da recompensa começando com os fatores que encorajam o crescimento do número de agrupamentos de participação e assegurar que o sistema promove os agrupamentos mais atrativos. Cada um destes é importante e introduzindo-os de forma faseada permite-nos assegurar que funcionam de forma predestinada e que cada um tem o devido efeito na rede.

Recompensas da rede de testes incentivada

As recompensas de delegar a participação ou de operar um agrupamento de participação na rede de testes incentivada depende da percentagem de participação na rede. Aproximadamente 3.8 milhões de ada serão atribuídos por época. Se 50 por cento da rede participar, então estimamos que o retorno anual para a delegação serão aproximadamente 7-8 por cento, mas poderá ser entre 13-15 por cento se a rede tiver menos participação. Estes números estão sujeitos a taxas de tesouraria e a custos dos agrupamentos de participação. Uma calculadora de recompensas está agora disponível no site da rede de testes incentivada que, em conjunto com outras variáveis, permite-te calcular de forma aproximada as recompensas relativas a diferentes níveis de participação na rede. Aqui vai uma pequena amostra.

Recompensa aproximada de delegação de participação para uma participação de 30%

Recompensa aproximada de delegação de participação para uma participação de 50%

Entretanto, para operadores de agrupamentos de participação, as recompensas da operação de agrupamentos de participação, assumindo uma quantia de compromisso de 10,000,000ada, um custo de operação diário de 10 dólares e 50 por cento de participação na rede de testes incentivada com uma margem operacional definido a 10 por cento tem um retorno total por delegação de agrupamento de participação por volta de 12 a 13 por cento. Iremos atualizar a calculadora ao longo do tempo para incluir modelações mais sofisticadas do cálculo de recompensas.

Recompensa aproximada de recompensas para operadores de agrupamentos de participação para uma participação de 50%

Mais em breve

Isto é uma rede de testes e como tal envolve um processo iterativo até atingirmos o nosso objetivo final: um mecanismo de incentivos completo e totalmente funcional - conforme descrito no artigo de Ouroboros - que recompensa os participantes da rede de forma rigorosa e justa em proporção à sua contribuição, enquanto previne um ator único de ganhar um controlo desproporcional sobre a rede de testes. Estaremos a monitorizar de forma ativa o comportamento dos participantes ao longo de toda a rede de testes para determinar quando é que fatores adicionais podem ser incluídos no cálculo das recompensas.

Para aprender mais sobre a rede de testes incentivada, visita o nosso website. Se tiveres interessado em correr um agrupamento de participação, regista o teu interesse e explora o nosso website para instruções passo-a-passo. E como sempre, segue-nos no Twitter ou inscreve-te para a nossa lista de emails para receberes as últimas atualizações.