Recapitulação do Cardano Summit 2022 - SPO Breakout Room

Recapitulação do Cardano Summit 2022 - SPO Breakout Room

dennyb2010 - Equipe Fundação Cardano

Recapitulação da sala de descanso SPO da Cardano Summit

Durante a Cardano Summit 2022, a Cardano Foundation realizou cinco workshops especiais - com cada workshop hospedando uma ou mais sessões sobre diferentes tópicos.

Para o workshop “Dominando os desafios do SPO”, tivemos vários Stake Pool Operators e especialistas do setor fazendo apresentações sobre tópicos como:

  • Como comercializar efetivamente um pool de participação - por This is Red Flag
  • Procedimento CIP e como SPOs podem ajudar a otimizar a rede - por Matthias Benkort
  • O efeito do design de consenso na integridade de blockchains sem permissão - pela Universidade de Zurique
  • Crypto Regulations - por Martin Hess (renomado Financial Markets Lawyer, especializado em DLT na Suíça)
  • Experiência em ferramentas fiscais da Alemanha e melhores práticas jurídicas e de segurança para promessa - por Chris Kulas
  • Monitoramento e desempenho de rede - Markus Guflar

Para o tópico de como comercializar efetivamente um pool de participações, a equipe do This is Red Flag realizou um estudo abrangente e avaliou as várias abordagens de marketing dos principais proprietários de pools de participações influentes e menores. A equipe então forneceu uma extensa análise das melhores práticas sobre como os operadores de pool de participações menores e menos influentes também podem expandir seus negócios de forma eficaz.

Em seguida, Matthias Benkort fez uma apresentação sobre o procedimento CIP (Cardano Improvement Proposals) e explicou como os SPOs podem participar e ajudar a otimizar a rede da Cardano. Durante a apresentação, Matthias também entrou em detalhes sobre o procedimento CPS (Cardano Problem Statement).

CPSs são documentos que capturam uma declaração de problema com base em hipóteses. Matthias explicou ainda que, com o tempo, eles também podem existir como RFP (Requests For Proposals), de atores do ecossistema que identificaram um problema, mas ainda não encontraram uma solução adequada. O público presente pareceu achar este um tópico interessante e se envolveu muito bem durante a sessão de perguntas e respostas.

Para o workshop sobre o efeito do design de consenso na integridade de blockchains sem permissão, o professor se juntou a nós. Dr. Claudio J. Tessonethe e estudante de doutorado, Sheng-Nan Li - ambos da Universidade de Zurique.

A equipe forneceu uma análise muito interessante com base na pesquisa que vem fazendo em parceria com a Fundação Cardano. Eles não apenas analisaram Cardano, mas também analisaram dados de vários outros protocolos L1. O objetivo da apresentação foi fornecer alguns insights iniciais sobre o seguinte:

  • os efeitos de longo prazo das mudanças de rede e parâmetros.

  • entender como o comportamento do validador se desvia dos objetivos do protocolo de longo prazo

  • aspectos comportamentais de validadores e stakeholders dependendo da estratégia de mineração.

A equipe também fez uma modelagem extensa baseada em sistemas PoSs (D/N) para esclarecer os componentes que caracterizam o incentivo dos protocolos PoS . Eles também desenvolvem uma estrutura de avaliação para os parâmetros do protocolo Ouroboros da Cardano - algo que ainda está em andamento e do qual eles esperam nos fornecer mais informações no futuro.

Não passou despercebido que esses assuntos apresentados realmente chamaram a atenção do público - principalmente a análise comparativa de outros protocolos de L1. Muitas perguntas do público e feedback legal para o trabalho feito até agora.

O recente colapso de várias empresas importantes de criptografia e tecnologia de contabilidade distribuída (DLT) destacou a necessidade de regulamentações criptográficas bem definidas. Para fornecer informações e clareza sobre esse tópico oportuno, tivemos a sorte de hospedar um workshop com Martin Hess, o principal advogado de mercados financeiros da Suíça especializado em DLT. Martin é conhecido por sua abordagem racional e intelectual para discussões sobre regulamentações de cripto, e ele é frequentemente procurado por pequenas e grandes organizações financeiras por sua opinião de especialista sobre o assunto.

Durante sua apresentação, Martin aproveitou o tempo para explicar o conceito de ada e como os reguladores o veem. Ele argumentou que, entre outras blockchains L1, a Cardano é uma das mais bem posicionadas para evitar ser classificada como um valor mobiliário do ponto de vista regulatório. Martin também compartilhou seus pensamentos sobre a estrutura de governança da Cardano, as diferenças entre tokens de pagamento, tokens de utilidade e tokens de ativos, e como a abordagem do protocolo para distribuição de recompensas se compara à de outras blockchains L1.

Além disso, ele discutiu os desafios e oportunidades apresentados pelo atual cenário regulatório para a indústria cripto e ofereceu sua perspectiva sobre como essas regulamentações podem evoluir no futuro.

No geral, a apresentação de Martin foi um sucesso retumbante, fornecendo informações valiosas e provocando discussões instigantes entre os participantes. Para a rodada de perguntas e respostas, Martin foi acompanhado por Frederick Gregaard para responder a todas as perguntas do público. O nível de envolvimento e o número de perguntas foram maiores do que o previsto, o que fez com que a sessão demorasse mais do que o planejado.

Apesar disso, o tempo prolongado valeu a pena, pois o diálogo envolvente forneceu informações valiosas e promoveu a conversa sobre os regulamentos de criptografia.

Para nosso workshop sobre a experiência em ferramentas fiscais da Alemanha e as melhores práticas jurídicas e de segurança para o penhor, tivemos a sorte de ter Chris Kulas se juntando a nós. Sua apresentação bem pesquisada e altamente informativa forneceu informações valiosas sobre vários tópicos relevantes para os operadores de pool de participação.

Chris começou discutindo o uso de accounting.com para construir um histórico abrangente de ganhos com criptomoedas. Ele também abordou a questão da falta de suporte nativo da Cardano em accounting.com e discutiu o uso de scripts como uma possível solução para esse problema. Chris então passou a explorar a questão de saber se a administração de um pool de participação da Cardano é considerada “gestão de ativos privados” do ponto de vista jurídico e discutiu as melhores formas legais para operar um negócio de pool de participação na Alemanha.

Além desses tópicos, Chris também compartilhou suas ideias sobre a importância de garantir sua semente de promessa e ofereceu conselhos sobre as melhores práticas para fazer isso. Sua apresentação foi bem recebida pelo público, e o nível de engajamento durante a rodada de perguntas e respostas foi maior do que o esperado. Muitos participantes acharam as informações fornecidas altamente relevantes e aplicáveis ​​às suas próprias operações de pool de participação.

Além disso, a apresentação de Chris complementou a apresentação anterior de Martin Hess sobre questões regulatórias, fornecendo mais informações sobre a questão de saber se os operadores de pool de participações são considerados gestores de ativos do ponto de vista regulatório. No geral, o workshop foi um grande sucesso e forneceu informações valiosas para todos os participantes. Somos gratos a Chris por sua experiência e insights e por contribuir para o crescimento e sucesso contínuos da comunidade Cardano.

No workshop seguinte sobre monitoramento e desempenho de rede, Markus Guflar fez uma apresentação curta, mas poderosa, que deu aos participantes uma melhor compreensão da produção e propagação de blocos na rede Cardano.

Um dos destaques da apresentação de Markus foi o uso de uma ferramenta autodesenvolvida que lhe permitiu visualizar como os blocos são propagados pela rede e analisar por que alguns pools propagam consistentemente seus blocos muito mais tarde do que outros. Essa ferramenta também ajuda a monitorar a integridade geral da rede, além de outras ferramentas criadas pela comunidade.

Apesar de sua duração relativamente curta, a apresentação de Markus gerou um alto nível de engajamento do público durante a rodada de perguntas e respostas, provando que as informações fornecidas ajudaram a desencadear seus processos de pensamento sobre a propagação de blocos na rede. No geral, o workshop foi um grande sucesso e somos gratos a Markus por compartilhar sua experiência e ideias com a comunidade.

O destaque final da sala SPO Breakout foi um painel de discussão sobre como interromper a rede Cardano. No painel, tivemos Chris Kulas, Markus Gufler e Andrew Westberg. Moderando o painel estava Bullish Bumping.

Durante o painel de discussão sobre a interrupção da rede Cardano, vários tópicos importantes foram discutidos, incluindo o envolvimento de SPOs no conjunto de testes da IOG, o impacto potencial de alterações nos parâmetros de rede e o papel dos endossadores de entrada em benefício de pools de participação menores. Além disso, os palestrantes exploraram os possíveis efeitos de mudanças no valor do depósito exigido para registrar um pool de apostas e discutiram outros tópicos relevantes. A discussão foi envolvente e forneceu informações valiosas aos participantes.

O verdadeiro valor desse painel de discussão veio do moderador, que permitiu que o público participasse da discussão.

Os palestrantes compartilharam seus pontos de vista e, quando aplicável, foram complementados ou corrigidos pelo público. Tudo isso foi feito e moderado respeitosamente. Por fim, todos saíram da sessão com uma sensação de satisfação - por terem recebido respostas às suas perguntas - algo pelo qual nos esforçamos desde o início.