Cardano Community Digest - 12 de dezembro de 2022

Cardano Community Digest - 12 de dezembro de 2022

Cardano-Fundação - Equipe Fundação Cardano

Bem-vindo ao Resumo da Comunidade Cardano!

Publicado pela equipe da comunidade Cardano a cada duas semanas, este Resumo fornecerá notícias, atualizações e eventos sobre o projeto e o ecossistema!

Se você estiver interessado em receber o Resumo da Comunidade no futuro diretamente por e-mail, inscreva-se aqui!

Foco da semana

Catalyst Circle v4 Eleições

Estamos na metade das tão esperadas eleições Catalyst Circle v4 que começaram em 06 de dezembro de 2022, às 21:45 UTC. A votação será possível até 16 de dezembro de 2022, às 21:45 UTC. O processo de votação on-chain será tratado pela equipe DripDropz. Os membros da comunidade podem votar em quem dos +30 indicados preencherá os cinco lugares disponíveis na comunidade, representando várias necessidades, ideias e visões da comunidade Cardano & Catalyst.

A votação será ponderada com base na quantidade de ada por carteira. O poder de voto foi registrado por meio de um instantâneo tirado de todas as carteiras Cardano no final da época 379. Cada carteira contendo pelo menos 5 ada é elegível para participar. Para entender melhor o papel do catalyst circle e seus representantes, recomendamos a leitura deste post no fórum escrito por Cardano Embaixador Félix Weber.

Faça sua voz ser ouvida e vote hoje visitando DripDropz.io - Cardano Token Distribution System

“Mudança real, mudança duradoura, acontece um passo de cada vez.” - Ruth Bader Ginsburg

A carteira Lace está agora em pré-produção

Para comemorar o aniversário de Ada Lovelace em 10 de dezembro, a IOG lançou uma versão Testnet da Lace.io carteira leve. Esta versão pode ser baixada da loja virtual do Google Chrome.

Como está sendo testada em um ambiente de pré-produção, a IOG está convidando a comunidade para ajudar a testar a carteira e relatar quaisquer bugs encontrados. Isso permitirá que seus desenvolvedores emitam correções e melhorem a experiência de uso da Mainnet.

Um ticket pode ser gerado para a central de atendimento caso algum bug seja encontrado:

https://iohk.zendesk.com/hc/en-us/requests/new

Há também um canal Discord dedicado disponível:

Discórdia

Junte-se ao servidor de discórdia da comunidade técnica do IOG!

Somos uma empresa de pesquisa e desenvolvimento. | 11.368 membros

Para obter uma visão geral das perguntas frequentes, visite o seguinte link: Perguntas frequentes | renda

Para fins de teste, o teste ADA pode ser obtido aqui:

https://docs.cardano.org/cardano-testnet/tools/faucet

O processo de ordens da Minswaps foi explorado

Em 08 de dezembro de 2022, o usuário do Twitter @CryptoVincenzio sinalizou publicamente que parece que um ator mal-intencionado está executando ordens na Minswap e lucrando com esse comportamento.

Em suma, negociação de front running significa que um investidor compra ou vende um ativo com base em conhecimento ou informações antecipadas e não públicas que eles acreditam que afetarão seu preço. Essa informação ainda não é pública, dando ao comerciante uma vantagem sobre outros comerciantes e o mercado em geral (Fonte).

Logo após o CryptoVIncenzio relatar esse problema, a equipe do Minswap respondeu e garantiu que está investigando qual parte do sistema falhou na proteção contra esse exploit. Algumas horas depois, a conta do Minswap no Twitter anunciou que o problema havia sido corrigido e um relatório detalhado do incidente seria publicado nos próximos dias. Conforme prometido, em 10 de dezembro de 2022, o Minswap Labs publicou o relatório completo do incidente.

Para simplificar, o invasor explorou o processo de ordenação do lote usado pela Minswap, especificamente os hashes TX dentro do mesmo bach. Antes do ataque, as ordens dentro de um lote eram executadas pela ordem padrão das entradas do livro-razão (lexicograficamente).

O processo de pedido fora da cadeia ordenou as transações por seu hash TX em ordem crescente. O invasor monitorou os mempools da Cardano, tendo acesso às informações sobre as transações antes de entrarem na cadeia e, em seguida, usou essas informações para criar transações com um hash TX menor que seria priorizado pelo software de lote.

A equipe do Minswap resolveu isso alterando a lógica do algoritmo de lote fora da cadeia.

Bot de negociação de arbitragem em Cardano

Parece que um bot de negociação de arbitragem foi recentemente detectado na rede Cardano, de acordo com a Taptools. Esse tipo de atividade é normalmente visto em outras redes L1, mas ainda não na Cardano.

Negociação de arbitragem é uma estratégia que envolve aproveitar pequenas diferenças no preço de um ativo em dois ou mais mercados. O trader compra o ativo em um mercado e o vende em outro, embolsando a diferença de preços como lucro.

Como é que isso funciona? Vamos a um exemplo simples: o Token A é negociável no Minswap e no SundaeSwap, mas o preço do token é diferente em cada plataforma. No Minswap, o token A vale 1 ada e no SundaeSwap 1.1 ada. O bot de arbitragem agora está comprando o token A no Minswap por 1 ada e o vende com lucro no SundaeSwap por 1,1 ada. Esse tipo de negociação ajuda a corrigir ineficiências de preços e aumenta a liquidez no mercado, tornando-se uma parte importante de qualquer sistema financeiro.

A Investopedia afirma que a negociação de arbitragem é importante para qualquer sistema financeiro porque ajuda a reduzir as diferenças de preços entre ativos idênticos ou semelhantes. Ao comprar e vender esses ativos, os traders de arbitragem fazem com que os ativos de preço mais baixo sejam licitados e os ativos de preço mais alto sejam vendidos, levando a preços mais eficientes. Essa prática também ajuda a aumentar a liquidez no mercado.

Revitalização regional japonesa através de CNFTs

Para ajudar a revitalizar a cidade de Yoshinogawa e estimular o crescimento de um de seus produtos mais conhecidos, o vinho de ameixa, a cidade fez uma parceria com @kabukitokyo_ada , conhecido na comunidade como um novo projeto de anime japonês com o objetivo de trazer arte & utilidade para a comunidade CNFT!

Por meio dessa parceria, a cidade utilizará o IP da Kabuki Tokyo na marca de seus produtos e materiais de marketing, permitindo que os detentores de CNFTs da Kabuki Tokyo obtenham descontos especiais.

A fonte de produção do vinho de ameixa também pode ser autenticada e rastreada na blockchain Cardano por meio do NFT, e a arte é um presente perfeito para fãs de anime e mangá em todo o mundo.

Associação privada de turismo @kittamu0, também está liderando a frente de parceria, estabelecendo-se em grandes eventos da indústria de blockchain no Japão para promover e educar o público japonês em Cardano, Yoshinogawa City e Kabuki Tokyo. O objetivo é atrair e integrar artistas de anime japoneses famosos para a blockchain Cardano e um dia ser capaz de produzir um anime.

Este é outro exemplo das maneiras empolgantes e criativas com que a comunidade japonesa Cardano continuou a promover o crescimento e a educação dentro do ecossistema Cardano e mal podemos esperar para ver como isso continuará a crescer no futuro.

Também gostaríamos de agradecer especialmente a @AdaLegend626 e @kongsynft por escrever ótimos tópicos sobre este tópico aqui e aqui.

Outras notícias relacionadas a Cardano

  • Temos o prazer de anunciar que as sessões do Summit já estão disponíveis no canal da Fundação no YouTube. Agora você pode assistir e rever as sessões quando quiser para saber mais sobre os últimos desenvolvimentos e anúncios que foram compartilhados durante o Summit. Esperamos que gostem das sessões e que as considerem informativas. Fonte

  • Na recente Cúpula, tivemos o prazer de ver palestrantes e participantes discutindo os potenciais benefícios e desafios do uso da tecnologia descentralizada para aprimorar os sistemas financeiros. Uma tecnologia segura e descentralizada que esteja em conformidade com as expectativas regulatórias tem o potencial de melhorar os sistemas financeiros existentes, especialmente quando equipada com uma infraestrutura principal que não é apenas resiliente e escalável, mas também construída com a sustentabilidade em mente.

No entanto, para que as soluções de blockchain realmente otimizem os sistemas financeiros atuais e criem aplicativos robustos para o futuro, é importante que uma ampla gama de perspectivas seja considerada. A Fundação Cardano acredita que o envolvimento em discussões abertas e inclusivas sobre o papel da descentralização nos serviços financeiros pode ajudar a impulsionar o progresso e a inovação nessa área. Fonte.

  • O Fintech Times relembra o Summit e entrevista com Frederik Gregaard. Fonte

Recapitulação da Cardano Summit 2022 - SPO Breakout Room

Durante a Cardano Summit 2022, a Cardano Foundation realizou cinco workshops especiais - com cada workshop hospedando uma ou mais sessões sobre diferentes tópicos.

Para o workshop “Dominando os desafios do SPO”, tivemos vários Stake Pool Operators e especialistas do setor fazendo apresentações sobre tópicos como:

  • Como comercializar efetivamente um pool de participação - por This is Red Flag
  • Procedimento CIP e como SPOs podem ajudar a otimizar a rede - por Matthias Benkort
  • O efeito do design de consenso na integridade de blockchains sem permissão - pela Universidade de Zurique
  • Crypto Regulations - por Martin Hess (renomado Financial Markets Lawyer, especializado em DLT na Suíça)
  • Experiência em ferramentas fiscais da Alemanha e melhores práticas jurídicas e de segurança para promessa - por Chris Kulas
  • Monitoramento e desempenho de rede - Markus Guflar

Como esta sala de reunião foi um claro sucesso de destaque, com participação e engajamento consistentemente altos, publicamos um resumo completo do evento no Cardano Forum. Para ler o resumo completo, clique aqui.

Os 10 assuntos mais movimentados da Cardano no Reddit

Abaixo estão os tópicos mais envolventes no Reddit

Forum Cardano Top 10 Principais Tópicos Divulgados

Tópicos que receberam mais cliques de fontes externas. (últimos 10 dias)

Cliques no tópico

Cardano Blockchain Insights

token de utilidade

Um token digital que contém certa funcionalidade em relação a um projeto ou ambiente concreto. Esses tokens podem ser usados ​​como unidades de pagamento, recompensas ou conceder acesso a uma rede específica.

Encontros recentes

Outros encontros ao redor do mundo:

Chamadas de Embaixador realizadas recentemente

  • 2 de novembro de 2022 Chamada aberta do moderador
  • 9 de novembro de 2022 Chamada aberta do organizador do encontro
  • 9 de novembro de 2022 Chamada aberta para criadores de conteúdo
  • 10 de novembro de 2022 Especial: Ambassador Call - Cardano Summit 2022
  • 17 de novembro de 2022 Chamada Mensal do Embaixador
  • 23 de novembro de 2022 Chamada aberta para tradutores
  • 30 de novembro de 2022 Chamada aberta para criadores de conteúdo
  • 30 de novembro de 2022 Chamada aberta do organizador do encontro

Reunião quinzenal do editor CIP no Discord

Você está interessado em participar de reuniões de editores do CIP? Junte-se ao canal Discord para saber mais sobre esta comunidade interessante onde ideias e mudanças recomendadas são discutidas.

CardanoWiki

Explicando o modelo eUTXO de Cardano para uma criança de cinco anos

Cardano é fundamentalmente diferente da Ethereum em seu modelo contábil.

Enquanto Cardano usa o modelo UTXO estendido (eUTXO), Ethereum usa contas.

Neste artigo, vamos explicar a diferença entre essas abordagens de forma simplificada.

Modelo de contabilidade

Você pode pensar em um blockchain como um livro-razão, um histórico de registros contábeis escritos por um contador. O livro-razão está aberto, pelo que todos os registos podem ser visualizados por todos os contabilistas, mas também por todos os utilizadores a qualquer momento. Os contadores representarão a rede em nossa analogia. Imagine contadores sentados em um banco e sendo abordados por clientes (usuários) que solicitam que façam lançamentos contábeis (transações).

Todos os contadores compartilham um livro-razão que usam para lançamentos contábeis.

Nas redes blockchain, os usuários possuem as moedas. Mesmo que os registros estejam em um livro razão, quando os usuários chegam ao contador com um pedido de alteração de um registro, eles precisam confirmá-lo com uma impressão digital (analogia a uma assinatura digital de uma transação). Imagine as moedas ADA e ETH como pedaços de papel que os usuários colocam em uma caixa de madeira (carteiras). Os pedaços de papel estão fisicamente no livro razão e juntos formam as páginas individuais do livro, mas graças à caixa, os usuários podem vê-los e entregá-los ao contador se pedirem para fazer uma alteração em um registro (enviar um transação).

Cardano e Ethereum diferem em como as entradas do livro razão são escritas, portanto, como os clientes seguram as moedas.

Cardano funciona com moedas ADA de forma semelhante às notas, exceto que a denominação pode ser de qualquer valor. Por exemplo, 12 ADA, 3,5 ADA e 0,3 ADA. O usuário tem 3 pedaços de papel em sua caixa com esses valores escritos neles (ele tem 3 UTXOs). Isso é um total de 15,8 ADA. Ao contrário da Ethereum, a Cardano tem a capacidade adicional de haver várias caixas menores na caixa que contêm pedaços de papel individuais (as caixas menores representam endereços de blockchain). Pode haver mais pedaços de papel em uma caixa menor.

Se Alice quisesse enviar 14 ADA para Bob, ela teria que dar ao contador 2 pedaços de papel com 12 ADA e 3,5 ADA. O contador criaria um novo pedaço de papel (um novo UTXO) e escreveria 14 ADA nele. Ele colocaria este pedaço de papel na caixa de Bob. Em seguida, ele criaria outro novo pedaço de papel com valor de 1,5 ADA, que devolveria à caixa de Alice.

Para ler o artigo completo, clique em > cardanians.io

Cardano Summit 2022 em Buenos Aires

A Cardano Summit 2022 em Buenos Aires, organizado pela ADA Solar, Apolo Stake Pool e Latin Stake Pools, foi um grande sucesso, com mais de 120 participantes desfrutando de excelentes bebidas, sushi, música e companhia da comunidade. O evento aconteceu no bairro nobre de Puerto Madero e contou com a palestra do renomado intelectual Naum Kliksberg sobre renda básica universal. Os participantes também puderam levar para casa um vídeo em 360° com as cinco eras de Cardano como lembrança. https://twitter.com/CardanoSolar/status/1597007998458941440

Texto apresentado pelo Cardano Embaixador Martin Ungar

Destaque para ferramentas criadas pela comunidade

O Portal do Desenvolvedor foi criado para promover um lar para desenvolvedores que se dedicam a construir ferramentas e serviços na Cardano. A plataforma permite que os desenvolvedores não apenas colaborem em projetos, mas também mostrem seus trabalhos.

O Portal do Desenvolvedor aspira a se tornar uma fonte confiável onde os usuários podem pesquisar ferramentas que atendam às suas necessidades.

Projetos comunitários já em execução na rede principal são incentivados a adicionar seus projetos ao Portal do Desenvolvedor.

  • Shareslake O ramo estável da Cardano. Uma stablecoin lastreada em fiat para a rede principal Cardano e toda uma rede Cardano funcionando como uma sidechain pela stablecoin lastreada em fiat em vez de ADA. Implante dApps prontos para uso e use a tecnologia Cardano como se estivesse usando dólares americanos.
  • TapTools Plataforma completa que oferece distribuição gratuita de tokens, gráficos abrangentes, geração de NFT e facilitação de cunhagem.
  • Carda Station Explore este mundo virtual na lua com um avatar no jogo e interaja com outros jogadores através de hangouts, jogos ou eventos.
  • Voteaire permite que todos no ecossistema criem uma enquete. Todos os resultados são ponderados. Todas as propostas e votos são armazenados publicamente na cadeia.

Insights de rede

Opinião

Valorizamos seu feedback e adoraríamos saber como você experimentou ler nosso Community Digest. Dedique alguns segundos para fornecer feedback:

Comentário da Comunidade (externo) Feedback

Muito obrigado e saudações da Equipe da Comunidade!

1 Like