🇵🇹 Representante da delegação terá uma nova função no ecossistema Cardano

Representante da delegação terá uma nova função no ecossistema Cardano

Publicado em 6.3.2023

O ecossistema Cardano está se preparando para lançar a governança descentralizada (governança onchain). Assim, serão introduzidas novas funções: uma comissão constituinte e representantes das delegações (DReps). Cada detentor de ADA poderá se registrar como um DRep. SPOs podem se tornar DReps se se registrarem. Da mesma forma que os detentores de ADA delegam moedas aos pools, será possível delegar o poder de decisão ao DReps. Assim como o número de blocos que um pool mint depende da aposta total, a quantidade de poder de decisão dependerá do número de moedas delegadas ao DReps. Por que o papel do DReps é importante para a Cardano?

TLDR

  • A escolha de um DRep será um processo semelhante à escolha de um pool.
  • DReps deve ter um bom conhecimento especializado e crédito moral para se tornar um representante dos detentores de ADA.
  • A governança on-chain pode ser muito mais flexível na troca de DReps do que no caso do governo convencional.
  • A descentralização é sobre a distribuição de poder, assim como a democracia.
  • Cardano deve ser antes de tudo uma comunidade que usa e cuida das soluções tecnológicas e do ecossistema.
  • A equipe dentro de cada projeto blockchain pode ser vista como um centro de poder. Para que esse centro de poder seja enfraquecido, alguém deve assumir seu poder de decisão.

A governança on-chain é essencialmente um sistema democrático

A equipe IOG conseguiu construir uma rede descentralizada na qual a produção de blocos é totalmente descentralizada. Qualquer um pode decidir se tornar um operador de pool de apostas (SPO) sem ter que pedir permissão a terceiros. Só é preciso conhecimento tecnológico, hardware, tempo e moedas ADA (e/ou bom marketing).

Cada detentor de ADA pode participar indiretamente da produção de blocos por meio de um processo chamado staking. Eles podem delegar moedas ADA a um pool escolhido. Pools produzem blocos em nome dos delegantes. A aposta pode ser vista como uma forma de votação. Os SPOs tornam-se essencialmente representantes de delegados que conquistaram o direito de produzir blocos. Nem todo titular de ADA pode se tornar um SPO por vários motivos. Escolher um representante é uma forma natural de participar da descentralização da rede e obter recompensas por isso.

A estrutura do governo é obviamente mais complexa do que o staking e, conforme mencionado na introdução, haverá um comitê constitucional ao lado do DReps. Os membros iniciais do comitê constitucional provavelmente consistirão na equipe da IOG, na Fundação Cardano e nos principais atores da comunidade.

A governança on-chain pode ser vista de maneira muito semelhante ao staking, uma espécie de votação democrática para eleger representantes para representar os detentores de ADA na votação de Cardano. Este é um aspecto muito importante da governança on-chain porque é semelhante ao que as pessoas já conhecem dos países democráticos. Muitas pessoas votam em eleições e têm experiência nisso.

O governo representativo é um aspecto fundamental das sociedades democráticas. Ele permite que os cidadãos deleguem seu poder de decisão a um grupo menor de indivíduos eleitos para tomar decisões em seu nome. Isso permite um processo de tomada de decisão mais eficiente, principalmente em sociedades grandes e complexas, onde não é possível que todos os cidadãos estejam envolvidos em todas as decisões.

Assim como todo detentor de ADA não pode ser um SPO, eles não podem ser um DRep por vários motivos. Vamos ver por que isso é assim.

Representantes de governos geralmente são escolhidos por seus conhecimentos em áreas específicas, como direito, economia ou política externa. Isso garante que as decisões sejam tomadas com o benefício do conhecimento informado e da compreensão. Quem vai decidir pela Cardano deve estar bem qualificado para desempenhar bem a sua função. DReps deve entender a tecnologia Cardano, ser capaz de defender os princípios de descentralização e blockchain, ser receptivo às opiniões da comunidade, entender o que é melhor para o desenvolvimento de protocolos em termos de adoção e utilidade, ser capaz de monitorar o desenvolvimento de outros projetos, e outras coisas. Não estou dizendo que todos os DReps devem ser especialistas em todos os campos, mas devem ser capazes de formar uma opinião sólida sobre o que estão votando.

Os representantes geralmente prestam contas aos seus constituintes, o que garante que eles ajam no melhor interesse das pessoas que representam. Essa responsabilidade garante que os representantes possam ser responsabilizados por suas ações e possam ser substituídos se não agirem no melhor interesse de seus constituintes. Os detentores de ADA podem delegar autoridade de tomada de decisão a qualquer DReps e alterar sua escolha a qualquer momento. Assim, os DReps não ganham poder absoluto para sempre. Eles são eleitos e farão seu trabalho enquanto os titulares da ADA estiverem satisfeitos com seu desempenho. A governança on-chain pode ser muito mais flexível na troca de DReps do que no caso do governo convencional.

A diversidade é outro aspecto importante do governo representativo. Os representantes podem refletir a diversidade de seus constituintes e garantir que os interesses de diferentes grupos sejam representados no processo de tomada de decisão. Isso é particularmente importante em sociedades com populações diversas, onde é essencial garantir que as vozes de todos os grupos sejam ouvidas. Cardano é uma rede global e deve atender bem todas as pessoas de países desenvolvidos e em desenvolvimento. Atores individuais no ecossistema podem ter visões diferentes. O debate sobre o Contingent Staking foi acalorado e dividiu a comunidade em vários campos. Mas, mesmo nesses casos, é preciso tomar uma decisão que beneficie Cardano no longo prazo.

Para que o ecossistema se desenvolva bem, é importante ter argumentos convincentes para cada decisão e se comunicar bem com a comunidade Cardano. Isso exige que os DReps tenham boas habilidades de comunicação e canais sociais estabelecidos.

O governo representativo dá estabilidade ao processo decisório. Ele garante que as decisões sejam tomadas por meio de um processo estruturado e previsível, e não por meio do caos ou do domínio da multidão. Essa estabilidade é essencial para garantir que o protocolo em conjunto com todo o ecossistema seja regido de forma justa e justa.

A comunidade (detentores de ADA) deve ter certeza de que são eles que controlam Cardano, não os centros de poder. O mundo gravita naturalmente em direção à centralização porque o poder ajuda a conseguir dinheiro. Por outro lado, aqueles com dinheiro lutam por mais influência. A distribuição de moedas ADA se tornará cada vez mais importante no processo de tomada de decisão. Quanto mais moedas nas mãos de membros individuais, melhor para Cardano.

A descentralização está próxima da democracia

Democracia em geral é um sistema de governo que capacita os cidadãos a participar dos processos de tomada de decisão que afetam suas vidas. Seu objetivo final é criar uma sociedade governada pelo povo, para o povo e no melhor interesse do povo.

Do que se trata a descentralização? É sobre nada mais do que a distribuição de poder. Assim como precisamos de blocos para produzir tantos pools independentes quanto possível, precisamos que todos os detentores de ADA tomem decisões sobre o gerenciamento de projetos. Os DReps são o caminho para atingir esse objetivo.

Uma parte essencial da democracia são as eleições justas, nas quais todos os que têm o direito de participar podem fazê-lo. Um governo eleito deve ser responsável por suas ações, respeitar a lei e ser removível. O governo deve agir no melhor interesse dos outros e respeitar o resultado da eleição. Deve haver uma transferência pacífica de poder em caso de conflito. Isso garante continuidade e estabilidade.

Exatamente o mesmo poderia ser escrito sobre as necessidades de gerenciamento de projetos da Cardano. A Cardano não é uma empresa que constrói uma rede para usuários. Cardano deve ser antes de tudo uma comunidade que usa e cuida das soluções tecnológicas e do ecossistema. A comparação com um estado ou estado global que não tem fronteiras é apropriada. Portanto, é necessário ter algum tipo de estrutura de gestão.

A nosso ver, descentralização não é sinônimo de estrutura carente de governança ou anarquia. É exatamente o oposto. A descentralização significa compartilhar a responsabilidade pelo todo entre todos os usuários.

A equipe dentro de cada projeto blockchain pode ser vista como um centro de poder. Para que esse centro de poder seja enfraquecido, alguém deve assumir seu poder de decisão. Não há ninguém além da comunidade.

A governança on-chain é o caminho para alcançar a tomada de decisão democrática no gerenciamento de projetos. As decisões sobre as necessidades específicas de um protocolo, comunidade ou ecossistema não devem ser tomadas centralmente, mas coletivamente por meio de representantes eleitos. Os DReps representam a voz da comunidade e devem cumprir o que prometeram e o que o povo os elegeu para fazer. Os DReps devem ser membros respeitados da comunidade que podem comunicar bem os motivos de suas decisões ao votar na governança on-chain. Uma vez que deixem de desempenhar bem o seu papel, os titulares da ADA têm a opção de eleger outra pessoa.

Conclusão

O governo representativo é essencial para garantir uma tomada de decisão eficiente, informada e responsável que reflita a diversidade e os interesses de Cardano como um todo. Pode não ser tão óbvio à primeira vista, mas a governança on-chain será um passo muito significativo para uma maior descentralização da Cardano. Qualquer pessoa pode propor uma mudança por meio do processo de Proposta de Melhoria Cardano (CIP). A comunidade, por meio de seus representantes, passará a decidir sobre a implantação de CIPs específicos. O protocolo ficará assim nas mãos da comunidade.

Você gostou deste artigo? Por favor, compartilhe, obrigado!