Tomar o próximo passo a caminho de Cardano Shelley

O trabalho em rede para a rede de testes de Jörmungandr em setembro abre o caminho para a delegação de participação e incentivos reais de ADA mais para o final do ano. Esta peça foi redigida em cooperação com Eric Czuleger e Tim Harrison.

Imagina uma blockchain que consegue ligar-se ao mundo, sem consumir a mesma quantia de energia do que a Dinamarca. Uma moeda em que os guarda-livros também são os utilizadores. Uma criptomoeda que é verdadeiramente descentralizada. Jörmungandr é não só uma grande serpente malévola, mas também a serpente que na mitologia antiga segura as águas do mundo juntas. É global e rodeia a terra e todos os seus habitantes. De forma semelhante, o programa de rede de testes de Shelley e o nó em Rust (nome de código Jörmungandr) foi concebido para ligar as pessoas de todo o mundo.

Em junho entregamos a primeira versão da rede de testes de Jörmungandr. Esta fase, num nó próprio, foi focado numa implementação numa instância única para refinar o código de base e assegura que foi robusto. Foi importante obter funcionalidades não ativas em rede mesmo antes de começar esta nova fase, pois queríamos fornecer alguns protocolos de rede essenciais nessa versão de código antecipado (daí chamarmos-lhe blockchain numa caixa). Tivemos excelente apoio da comunidade, especialmente as pessoas presentes no canal de Telegram dos Agrupamentos de participação. Cada comentário ajudou-nos a melhorar o protocolo, o razão e o próprio nó.

Foi também uma oportunidade para as pessoas testar e experimentar com interfaces e o conjunto de desenvolvimento de software (CDS). Lançamos a primeira versão no final do mês de junho e graças aos vossos comentários e contributo está continuamente em melhoria, adicionando mais características do que nunca. Em breve iremos adicionar novos exemplos para exemplificar o que pode ser realizado com o CDS. Acreditamos que podem fornecer importantes pontos de partida para grandes projetos desenvolvidos pela comunidade.

Juntando a rede

Conforme o Charles delineou no seu recente POQ, iremos em breve entrar na Fase 2 da implementação da rede de testes: trabalho em rede. Agora que o nó está mais estável, podemos desafiar a pilha de rede para ver como se aguenta e verificar como é que as nossas previsões sobre o seu comportamento se desvendam. Isso significa mais experimentação com a comunidade, contigo.

Durante o programa de rede de testes, a abordagem tem sido regular e metódica. Em semelhança, a implementação do trabalho em rede começará gradualmente, trabalhando em proximidade com a equipa de trabalho dos agrupamentos de participação iremos identificar e resolver quaisquer bugs ou irregularidades com o código. Entretanto, iremos criar alguma documentação para ajudar a que toda a gente se envolva. Como sempre, será possível acompanhar o progresso através do GitHub e descarregar código inicial se quiseres. Uma vez estabelecido uma rede de nós suficientemente estável iremos abrir para a experimentação, onde encorajaremos todos a participar.

De novo convém realçar que o objetivo é testar e iterar até estarmos confiantes que temos uma rede estável. O teu apoio e comentários durante este processo são valiosos - quer estejas cá desde o início quer se te juntares à rede numa fase posterior.

Adicionar incentivos à rede de testes

Quando a fase 2 estiver completa, teremos uma rede estável: uma plataforma descentralizada numa rede de testes que correrá através de múltiplos nós. Depois iremos começar a terceira e fase final, a rede de testes incentivada.

Na realidade, será mais do que uma rede de testes. Em vez disso, efetivamente replicará a rede principal de Cardano. Iremos tomar um retrato do estado da UTXO da rede principal e migrá-la para a rede de testes oferecendo funcionalidades da era de Shelley dentro de um ambiente controlado de desenvolvimento. Esta será uma rede de testes diferente do normal, contudo oferecerá recompensas reais pela delegação da participação em ada. Jörmungandr será decentralizada e os utilizadores poderão recolher as suas recompensas. Iremos, com toda a certeza, trazer mais detalhes sobre a forma como tudo isto funcionará mais para a frente.

Uma vez satisfeitos com a estabilidade do protocolo, para sobreviver a competição adversa do mundo real, iremos fundir as recompensas da rede de testes para a rede principal de Cardano. Todas as recompensas geradas durante o período incentivado da rede de testes de Jörmungandr tornar-se-ão reais, vivos e transacionáveis na rede principal de Cardano (por isso não percam as mnemónicas das chaves de participação!). Fazendo desta forma dar-nos-á um teste mais realista da forma como o modelo dos incentivos leva as partes interessadas e os agrupamentos de participação a comportarem-se, para não mencionar que as partes interessadas irão poder receber recompensas por deterem ada.

Cardano terá uns meses muito excitantes - esperemos por se juntarem a nós nesta jornada.

Se tiveres interessado em correr um agrupamento de participação e gostarias de receber todas as notícias no programa da rede de testes, podes subscrever o boletim do nosso relatório semanal visitando o formulário aqui. Ou podes visitar o Fórum Cardano onde podes encontrar as atualizações semanais ao progresso.

1 Like

Adoro a língua portuguesa :smile:

1 Like