Uma nova experiência de aprendizagem combinada para desenvolvedores Cardano na África

Uma nova experiência de aprendizagem combinada para desenvolvedores Cardano na África

Ensinando Haskell e desenvolvimento de contratos inteligentes para aspirantes a desenvolvedores de blockchain em Nairóbi

14 de dezembro de 2023 Robertino Martinez 9 minutos de leitura

Introdução

A equipe da IOG Education voltou às salas de aula no Quênia durante o outono e teve o prazer de participar da cerimônia de encerramento dos novos desenvolvedores de Cardano no início desta semana. Aqui compartilhamos seus pensamentos e histórias após concluir um curso de treinamento para desenvolvedores Cardano de muito sucesso de 2 meses em colaboração com o Africa Blockchain Center (ABC) .

No atual cenário tecnológico acelerado e em constante evolução, a demanda por desenvolvedores qualificados de blockchain disparou em 2022 , e a oferta ainda está tentando se atualizar. Contudo, no Quénia, como em muitas outras partes do mundo, existe uma grande lacuna entre a oferta desses promotores e a procura da indústria. Na IOG, tomámos a iniciativa de bancarizar os que não têm conta bancária em África. Para atingir esse objetivo, o continente africano precisa não apenas de uma plataforma como Cardano, mas também de desenvolvedores qualificados de blockchain para criar novas soluções para suas próprias necessidades.

Como parte do nosso pilar educacional baseado em missão, o IOG colaborou com a ABC para oferecer uma experiência de aprendizagem combinada onde os participantes pudessem aprender Haskell, Plutus e Marlowe. Eu, Robertino Martinez, viajei com meus colegas Dr. Lars Brünjes e Karina Lopez para Nairobi, Quênia, para dar início a este curso intensivo de 2 meses.

Chegando ao Quênia

Mas as coisas nem sempre saem exatamente como planejado. Chegamos alguns dias antes, então, naturalmente, visitamos o local onde o curso seria ministrado e conhecemos nossos anfitriões, o que correu bem. A ABC preparou uma sala de aula adequada com bom WiFi, telão, quadro branco e cadeiras confortáveis. Além disso, tínhamos nossa própria equipe de TV pronta para transmitir ao vivo as aulas e serviço de alimentação para alimentar e cafeinar nossos alunos nos intervalos. Nada poderia atrapalhar nossos alunos e sua ambição de adquirir todo o conhecimento disponível. Mas então, uma nova realidade surgiu.

Haskell, a linguagem fundamental que ensinamos, não é fácil de aprender. Ele expande sua maneira de pensar e fornece um conjunto único de habilidades para resolver problemas complexos. Você precisa dedicar tempo e esforço para pensar em conceitos e praticar a escrita de código.

Projetamos meticulosamente um currículo que levou nossos alunos do zero a desenvolvedores produtivos de Haskell, Marlowe e Plutus em 2 meses, com o pressuposto de um compromisso de 8 horas por dia. Fizemos essa suposição com base em cursos anteriores, quando sempre tínhamos pessoas qualificadas e prontas para investir o máximo de tempo possível para dominar o curso. Contudo, neste caso, não tivemos em conta a cultura de trabalho do Quénia. Em Nairobi, uma grande parte da população tem múltiplos empregos. Acontece que a maioria dos nossos alunos frequentava a universidade, tinha um emprego a tempo inteiro, ou ambos. Isso significou que tivemos que adaptar nosso currículo a essas novas circunstâncias.

Foi então que vi a verdadeira dedicação dos nossos estudantes quenianos. Reduzimos o compromisso de tempo para 5 horas por dia e estendemos todos os prazos para acomodar o tempo disponível de nossos alunos. E eles aceitaram o desafio! Todos os dias às 14h esperávamos nossos alunos, e todos os dias eles apareciam depois de trabalhar a manhã inteira e estudavam conosco até as 20h. A dedicação deles não passou despercebida e também fizemos o possível para condensar ainda mais o conhecimento e encontrar proativamente maneiras de acompanhar o ritmo, mesmo com tempo e energia limitados.

Nosso tempo lá foi incrível. Aqui estão alguns dos meus destaques:

  • Testemunhei como os alunos deixaram de não ter ideia sobre o assunto e passaram a ter discussões técnicas apaixonadas e profundas em um curto período.
  • Gostei de alguns dos melhores “Aha!” momentos que tive como professora (esses sempre enchem meu coração de alegria).
  • Trabalhamos juntos em exercícios práticos até tarde da noite. Desenvolvemos servidores, aplicativos de chat e outros projetos interessantes.
  • Além de tudo isso, pude ver uma girafa bebê!

Tive o prazer de compartilhar tudo isso com meus colegas Lars e Karina. Continue lendo para descobrir os destaques da experiência de Karina.

Destaques da minha colega Karina Lopez

“Capacitar-se com uma boa educação” é uma das várias frases que, na perspectiva de Michelle Obama, representam uma ferramenta fundamental para a construção de uma nação digna do seu potencial ilimitado.

A educação serve como o principal motor do desenvolvimento pessoal e recentemente tive o privilégio de testemunhar o seu impacto. Como membro da equipe educacional do IOG, tive a incrível oportunidade de apoiar Lars neste curso.

O curso combinou interações presenciais e virtuais, permitindo-nos conectar-nos com os participantes e compreender suas perspectivas sobre os temas abordados durante as sessões.

Inicialmente, os participantes pareciam um pouco reservados, mas à medida que as sessões avançavam, ficaram mais entusiasmados em fazer perguntas e participar ativamente. Haskell é uma linguagem de programação robusta que vem com suas peculiaridades. Mergulhar no mundo das mônadas, lentes, ópticas, tipos e outros conceitos pode ser desafiador às vezes. Felizmente para os participantes quenianos, Lars explicou cada uma delas de forma simples e clara, facilitando a compreensão das lições cada vez mais desafiadoras.

O que me chamou a atenção durante as primeiras sessões foi que as primeiras pessoas que me abordaram com perguntas foram mulheres. Fiquei encantado ao ver a determinação deles em aprender com tanto entusiasmo – uma visão verdadeiramente admirável. Precisamos encorajar a diversidade no mundo da tecnologia, especialmente em blockchain, Haskell e programação funcional.

Em essência, todos os dias tivemos a oportunidade de interagir com os participantes durante os intervalos e até durante o jantar, enquanto a equipe da ABC nos tratava com uma variedade de pratos tradicionais quenianos. O entusiasmo e a curiosidade dos participantes foram contagiantes, refletindo um profundo interesse em aproveitar a tecnologia blockchain para resolver problemas do mundo real. Compartilhando conosco pensamentos como este:

‘Com a crescente adoção de tecnologias baseadas em blockchain, há uma necessidade crescente de criar aplicações robustas que ofereçam soluções para os problemas que enfrentamos todos os dias.’

Além disso, durante a nossa estadia, fomos convidados a participar em alguns eventos, um dos quais foi o painel de discussão, “Estado da Web3 no Quénia: Adoção da Web3 para prestação de serviços no contexto de descentralização”, como parte das atividades durante o Innovate Nairobi Tech Semana. O Governo do Condado de Nairobi organizou-o no âmbito da economia digital e do setor de startups.

Outro convite me pediu para falar na Conferência Africa Women of Web3 (AWoW3). Mulheres bem-sucedidas no espaço Web3 partilharam as suas ideias e experiências diversas, juntamente com os desafios que enfrentaram devido à dinâmica de género. Eles também discutiram suas estratégias para superar obstáculos e alcançar crescimento profissional nas áreas de tecnologia e inovação em blockchain.

Os palestrantes destacaram seus sucessos, colaborações e esforços para promover a diversidade no espaço Web3.

Passeio turístico

Enquanto estávamos no Quênia, tivemos a oportunidade de explorar alguns lugares interessantes. Um deles foi o Parque Nacional de Nairobi , situado nos arredores da movimentada capital do Quénia. Este parque oferece um contraste impressionante, pois é o lar da icônica vida selvagem africana. Ao nos aventurarmos no parque, fomos recebidos por leões, girafas e inúmeras outras espécies. A conjunção destas criaturas majestosas tendo como pano de fundo o horizonte da cidade foi um poderoso lembrete da importância da preservação dos habitats naturais.

No coração de Nairobi, descobrimos o vibrante Mercado Maasai, um colorido centro de arte e artesanato queniano. O mercado era uma tapeçaria vívida de roupas tradicionais Maasai, joias e outros tesouros feitos à mão. O envolvimento com os artesãos locais não só me deu uma apreciação mais profunda do seu talento artístico, mas também me permitiu compreender o significado económico e cultural da preservação destas tradições.

Apesar dos seus muitos desafios, os quenianos são uma comunidade extraordinariamente vibrante. Eles gostam de se aproximar da natureza e abraçar antigas tradições vivas e cores ricas.

Em geral, posso dizer que esta viagem não só expandiu os meus horizontes, mas também ofereceu insights únicos sobre o mundo da blockchain, da tecnologia e da rica cultura queniana. Na minha opinião, foi benéfico que todos os participantes tivessem tido a sua primeira experiência com programação funcional no local. Isso nos permitiu trabalhar juntos e incentivar os alunos a fazer mais perguntas e apoiar uns aos outros.

Para futuras edições do curso, podemos querer garantir a disponibilidade de tempo integral dos participantes para que eles realmente aproveitem ao máximo o curso.

Minha experiência apoiando Lars ao lado de Robertino neste curso tem sido uma jornada de descoberta, conexão e crescimento pessoal. Reconheço que a educação é, de facto, uma das ferramentas mais poderosas para mudar o mundo. A adopção da Web3 no Quénia é apenas o começo e, à medida que continuamos a explorar este cenário em constante evolução, somos lembrados do imenso potencial que a tecnologia tem para transformar vidas e criar um futuro melhor para todos.

É nossa responsabilidade adotar estas ferramentas, adaptar-nos às mudanças no cenário digital e trabalhar em conjunto para aproveitar a tecnologia para um bem maior. A jornada continua e as oportunidades são ilimitadas. Fique ligado para mais programas e cursos da IOG Education em 2024.

Transição on-line

Depois da nossa fase presencial de duas semanas, foi difícil sair. O Quênia estava cheio de potencial! Mas não foi um adeus. Foi mais uma coisa de “vejo você online em 3 dias”. E foi o que fizemos! Continuamos nosso treinamento por mais oito semanas. Quando prorrogamos os prazos, prorrogamos também o próprio curso. E assim, seguimos em frente! Semana após semana. Cobrimos Haskell avançado, criamos e executamos contratos Marlowe, escrevemos vários contratos inteligentes Plutus e finalizamos a seção Plutus com um DApp de stablecoin totalmente funcional. Ainda assim, isso não foi tudo. Tínhamos mais uma seção para percorrer: um projeto pessoal.

Uma das maldições que acompanham o poder de construir qualquer coisa é que, como engenheiro de software, você sempre tem mais ideias do que tempo para trabalhar nelas. Mas, neste caso, foi mais profundo do que isso. Queríamos que nossos alunos iniciassem sua jornada resolvendo um problema real que eles ou sua comunidade tinham. Então, decidimos que a melhor ação para flexibilizar tudo o que aprenderam seria permitir que construíssem o que quisessem. E fornecemos a eles suporte, orientação e conhecimento técnico.

Desde uma lotaria totalmente descentralizada até à simulação de sistemas económicos completos, as suas ideias eram ambiciosas. Independentemente de para onde irão a partir de agora, estamos felizes por ter feito parte do seu início.

Parecia um final satisfatório. A história começa com jovens desenvolvedores ávidos por conhecimento e termina com eles construindo seus próprios projetos dos sonhos. É apenas o começo para esses talentosos desenvolvedores! Se algum de vocês está lendo esta postagem do blog, obrigado por seu esforço e dedicação para melhorar. Estamos realmente ansiosos para ver o que você construirá em Cardano!

Vejo você em breve!!

Karina Lopez contribuiu para este artigo.