Vislumbrando o futuro: blockchain para finanças

Vislumbrando o futuro: blockchain para finanças

Cardano-Fundação - Equipe Fundação Cardano

Vislumbrando o futuro: blockchain para finanças

Uma reunião global de especialistas em finanças, líderes de blockchain e membros da comunidade se reuniu na Cardano Summit 2022. Como desenvolvimentos recentes destacaram as deficiências ainda prevalecentes de vários sistemas financeiros, painéis, workshops e discussões de corredor ao longo do Summit demonstraram um compromisso de debater a evolução da blockchain, bem como o cenário regulatório e o impacto das últimas decisões.

Uma tecnologia segura e descentralizada que esteja em conformidade com as expectativas regulatórias pode realmente aprimorar os sistemas financeiros tradicionais, especialmente quando equipada com uma infraestrutura principal que não é apenas resiliente e escalável, mas também construída com a sustentabilidade em mente. No entanto, para que as soluções de blockchain otimizem os sistemas financeiros atuais e criem aplicativos robustos para o futuro, um amplo debate precisa ocorrer. A Cardano Foundation ficou, portanto, satisfeita em ver os palestrantes e participantes do Summit considerarem os principais benefícios e obstáculos em torno da descentralização aplicada a diferentes formas de serviços financeiros.

Criando inovação estável

Em painéis de discussão e participando de workshops, os participantes do Summit aprenderam com aqueles que construíram e utilizaram a infraestrutura blockchain. Representantes do Sygnum Bank, Mastercard, Coinfirm ou Taurus, entre muitos outros, exploraram como a tecnologia blockchain pode mitigar riscos, aumentar a eficiência operacional e se tornar um princípio fundamental no combate ao crime financeiro.

Da mesma forma, é encorajador testemunhar o envolvimento ativo dos líderes da indústria para utilizar um blockchain público sem permissão. Juntamente com o envolvimento robusto da comunidade, demonstra a maturidade e a inovação do ecossistema. De fato, o Empowa, o recente vencedor do Prêmio Cardano Summit na categoria Blockchain for Good, é um desses exemplos. Uma plataforma financeira baseada na África, a Empowa visa aumentar a propriedade de casa própria por meio de modelos de financiamento descentralizados.

O mais recente Desafio Anual de Impacto Global da Fundação Cardano, desenvolvido em colaboração com a Suíça para o ACNUR e com a assistência da Taurus, não apenas apresentará outra instância de financiamento sustentável, mas também introduzirá um novo modelo de apoio. Anunciado durante a Cúpula, ele reafirma o compromisso da Fundação em contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e alavancar a blockchain Cardano para facilitar mudanças positivas.

A colaboração se baseia no que a Fundação aprendeu sobre metodologias de contabilidade com foco no clima, iniciativas fintech e soluções digitais interagindo com a tecnologia blockchain para resolver desafios mundiais urgentes. Ele também se beneficia de manter soluções de custódia de última geração e empregar habilmente blockchain em finanças para, por exemplo, mitigar riscos e aumentar a eficiência operacional.

Além disso, a Fundação também assinou um Memorando de Entendimento (MOU) com a Jakala, uma das maiores empresas de mar-tech do mundo, com mais de 400 marcas sob gestão e um faturamento de aproximadamente € 400 milhões por ano. A Jakala é uma empresa de benefícios, com sede global em Milão e escritórios em todo o mundo.

Jakala trabalhará com a Fundação para explorar como o ecossistema Cardano pode ser aproveitado para projetar e executar programas B2B internacionais em vários setores, desde luxo e moda até varejo, bens de consumo de alta rotatividade e até mesmo para o setor público. A cooperação também abrangerá áreas como treinamento B2B e master classes para os clientes da Jakala e a definição de insights-chave, especialmente ligados a recursos e serviços para empresas.

Benefícios da blockchain empresarial

Blockchain oferece uma oportunidade para aumentar os sistemas atuais e criar estruturas mais abertas e transparentes. Pode igualmente abrir caminho para novos modelos de negócios. De fato, em meio a uma realidade de 1,4 bilhão de adultos sem banco em 2021, as finanças descentralizadas (DeFi) e os aplicativos de blockchain em finanças parecem estar assumindo um papel importante em levar serviços financeiros aos sem banco.

Como uma blockchain pública com um protocolo apoiado por pesquisa, a Cardano está em uma posição única para ajudar nesses esforços. Sua infra-estrutura central ajuda a unir modelos financeiros novos e tradicionais. Além disso, mostra-se particularmente vantajoso para organizações, negócios ou instituições que:

  • Criar e conduzir novos modelos operacionais
  • Atualizar negócios legados para blockchain
  • Consuma blockchain para forense e análise de dados
  • Implante aplicativos descentralizados (dApps)

A confiabilidade e a conformidade da Cardano com os padrões internacionais a tornam ideal para soluções de nível empresarial. Como uma blockchain cada vez mais usada para promover a transparência e ajudar tanto na economia circular quanto na conquista dos ODS, também está emergindo como uma cadeia de valor sustentável. Além disso, os recursos intrínsecos do Cardano tornam-se um recurso adicional para adoção generalizada. Taxas determinísticas garantem que as partes interessadas possam prever custos com precisão e antecipar transações com falha, garantindo garantia extra e facilidade ao procurar dimensionar aplicativos. Da mesma forma, o alto grau de personalização permite que os usuários selecionem qualquer tipo de informação que prefiram incorporar como metadados, acelerando assim uma vasta gama de aplicativos e transações.

No próximo ano, a Fundação Cardano continuará a trabalhar ao lado de vários parceiros, ajudando a construir sistemas financeiros e sociais que permitam a representação simultânea de valor, identidade e governança. Encorajamos todos os interessados ​​em descobrir como o blockchain pode contribuir para diferentes modelos de negócios a entrar em contato conosco.