ūüáßūüá∑ A ado√ß√£o de Cardano ser√° diferente da Primeira Gera√ß√£o de Criptomoedas - tradu√ß√£o @BrunoSS8

A primeira criptomoeda conhecida no mundo foi o Bitcoin, que representa bem a primeira geração de criptomoedas. A segunda geração representa o Ethereum 1.0, que veio com o conceito de contratos inteligentes. Cardano pertence à terceira geração que resolverá outros problemas comuns de criptomoeda, como escalabilidade, governança de projetos e interoperabilidade.

A diferença fundamental entre a primeira e a terceira geração é que o Cardano é uma plataforma e o Bitcoin não. Vamos nos concentrar nas diferenças relacionadas à adoção do Bitcoin e Cardano, já que a maneira de adotar e atrair a atenção do usuário será significativamente distinta.

O que é uma plataforma

De um modo geral, uma plataforma de computação ou plataforma digital é o ambiente em que um software é executado. Você pode ouvir sobre Java. Java é uma linguagem de programação e uma plataforma de computação para desenvolvimento de aplicativos. A plataforma Java é uma coleção de programas, ferramentas, compiladores, bibliotecas, etc., que ajudam a desenvolver e executar programas escritos na linguagem de programação Java. Assim, um desenvolvedor pode usar a Internet para transferência e comunicação de dados, trabalhar com recursos em um determinado sistema operacional, criar UI sofisticada etc.

Como desenvolvedor de software, posso usar a linguagem de programação Java para escrever um aplicativo que as pessoas possam usar. Não importa se o aplicativo é comercial ou não. O aplicativo pode ser um reprodutor de vídeo, um bloco de notas, um jogo, um programa de contabilidade, uma interface de troca, carteira ou qualquer outra coisa que a plataforma e minha fantasia me permitam criar. Graças à plataforma Java, posso contar com que meu aplicativo funcione sem problemas em praticamente qualquer computador ou telefone celular do mundo. A plataforma Java inclui um mecanismo de execução e posso confiar nele e saber que será fácil para os usuários instalar e usar meu aplicativo, se assim o desejarem.

Você pode ver um programa Java muito simples.
Posso usar as ferramentas disponíveis para a criação de aplicativos e não seria difícil organizar o download e o uso no aplicativo que provavelmente está pronto para executar o código - execute meu aplicativo.

Vamos agora voltar ao mundo das criptomoedas. Cardano √© uma plataforma p√ļblica de c√≥digo aberto baseada em uma rede de distribui√ß√£o consensual e blockchain como armazenamento de informa√ß√Ķes. Al√©m disso, os desenvolvedores poder√£o usar contratos inteligentes para escrever aplicativos da mesma maneira que escrevi no meu aplicativo Java. Al√©m disso, em um futuro pr√≥ximo, os desenvolvedores podem utilizar muitas outras ferramentas, protocolos e servi√ßos. Por exemplo, gerenciamento de identidade, Oracles, privacidade baseada em zk-SNARKs, moedas est√°veis, etc. Portanto, aplicativos mais sofisticados e √ļteis podem ser criados.

Cardano pode ser considerado como um sistema operacional social e financeiro global. Você pode encontrar mais detalhes em nosso artigo para ver como o Cardano pode ser usado, por exemplo, para substituir o Uber e como os usuários finais podem se beneficiar. Neste artigo, focaremos na pilha de tecnologia.

Observe que existe apenas um sistema operacional Cardano global em execu√ß√£o para todos os aplicativos, produtos e usu√°rios. Diferentemente da plataforma Java, o Cardano poder√° garantir a confian√ßa entre os usu√°rios. Em uma plataforma Java (ou outras plataformas similares), os aplicativos cliente-servidor geralmente s√£o criados. A Internet √© usada para transfer√™ncia de dados e o banco de dados usual da escolha do desenvolvedor √© usado para armazenamento de dados. Cardano tem tudo a ver com descentraliza√ß√£o. Os usu√°rios podem concordar com algumas condi√ß√Ķes, por exemplo, atrav√©s de um contrato inteligente, e a rede consensual garantir√° que as regras sejam seguidas. Os contratos inteligentes tamb√©m ser√£o de c√≥digo aberto. Todos os dados necess√°rios s√£o armazenados na blockchain e os desenvolvedores podem decidir se ser√£o transparentes.

Pilha de tecnologia

Agora é a hora de olhar para a pilha de tecnologias da Cardano e compará-la com o Bitcoin. O Cardano, como uma plataforma blockchain, consiste nessas três categorias:

  1. Protocolos e blockchain. Essa √© a primeira camada criada pela equipe da IOHK. Nesse n√≠vel, existe a rede consensual, incluindo Ouroboros PoS, blockchain, uma m√°quina virtual para execu√ß√£o inteligente de contratos, modelos econ√īmicos e de incentivos, etc. Os protocolos s√£o respons√°veis ‚Äč‚Äčpela valida√ß√£o de transa√ß√Ķes, execu√ß√£o de contratos inteligentes, produ√ß√£o de novos blocos, emiss√£o de novos tokens, interconex√£o. a outras blockchains, governan√ßa de projetos etc.

  2. A plataforma pode ser entendida como uma camada sobre os protocolos base. A plataforma √© usada pelos desenvolvedores de produtos e aplicativos, que os constroem para os usu√°rios finais. Os desenvolvedores podem usar contratos inteligentes para criar um aplicativo que os usu√°rios finais usar√£o. O conjunto de ferramentas da plataforma aumentar√° com o tempo, permitindo a cria√ß√£o de aplicativos mais inteligentes e f√°ceis de usar. Por exemplo, quando o Oracles estiver dispon√≠vel para desenvolvedores, eles poder√£o criar um aplicativo que poder√° usar dados do mundo f√≠sico. Por exemplo, o pre√ßo atual de ativos, resultados esportivos, informa√ß√Ķes meteorol√≥gicas, partidas de v√īos, etc. Assim que moedas est√°veis ‚Äč‚Äčestiverem dispon√≠veis, os usu√°rios poder√£o usar aplicativos sem volatilidade de pre√ßos.

  3. Produtos ou aplicativos s√£o usados ‚Äč‚Äčpelos usu√°rios finais. Eles interagem com eles e utilizam todas as funcionalidades e servi√ßos para seu benef√≠cio ou apenas por divers√£o.

Existem basicamente dois tipos de usu√°rios. Desenvolvedores e usu√°rios finais. Os desenvolvedores usam o Cardano como uma plataforma para criar aplicativos para usu√°rios finais. Os usu√°rios finais interagem diretamente com os aplicativos e as intera√ß√Ķes geralmente resultam nas transa√ß√Ķes do protocolo Cardano. Por exemplo, um desenvolvedor pode criar um jogo por meio de contratos inteligentes e emitir tokens n√£o fung√≠veis que representam ativos exclusivos do jogo. A troca de ativos de jogos entre usu√°rios pode ser implementada em um contrato inteligente transparente, que √© a parte do aplicativo. A troca √© realizada por meio de transa√ß√Ķes no n√≠vel do protocolo. Assim, um consenso de rede deve ser alcan√ßado para validar as transa√ß√Ķes e as condi√ß√Ķes de contrato inteligentes. O resultado √© gravado no blockchain.

Observe que os usuários podem usar moedas ADA e interagir diretamente com a rede Cardano. Além disso, os desenvolvedores de aplicativos podem emitir tokens de aplicativos. Os usuários podem interagir com os aplicativos para manipular com tokens e talvez não saibam nada sobre as moedas do ADA e até sobre a plataforma que foi usada para criar aplicativos.

Bitcoin n√£o √© uma plataforma, mas apenas uma rede de transa√ß√Ķes. N√£o h√° produto ou aplica√ß√£o. As moedas BTC s√£o basicamente um produto que oferece alguns benef√≠cios e utilidade. Voc√™ pode possuir o BTC mantendo a chave privada e gast√°-la via transa√ß√£o.

O Bitcoin dificilmente pode ser considerado uma plataforma, pois √© muito dif√≠cil criar um aplicativo sobre ele. O Bitcoin √© muito hostil para os desenvolvedores de aplicativos e tamb√©m √© dif√≠cil obter uma experi√™ncia agrad√°vel ao usu√°rio devido ao consenso de PoW que requer ~ 10 minutos para colocar as transa√ß√Ķes em um bloco. As transa√ß√Ķes tamb√©m podem ser mais caras no futuro na primeira camada.

O Bitcoin é uma criptomoeda pura, enquanto o Cardano é uma plataforma com o ADA, como uma criptomoeda nativa e com a capacidade de emitir tokens de aplicativos.

Os tokens podem ser fungíveis ou não fungíveis. A fungibilidade é um aspecto desejado de qualquer moeda com o objetivo de se tornar uma reserva de valor, meio de troca ou unidade de conta. Nas criptomoedas, a fungibilidade é importante para manter a legitimidade da intercambiabilidade da moeda entre as unidades. Os tokens não fungíveis (NFT) são essencialmente uma representação exclusiva de um ativo ou bem na forma de um token virtual. Com base na criptografia, a propriedade e a autenticidade de um ativo podem ser comprovadas de forma verificável. Por exemplo, uma obra de arte virtual pode ser tokenizada e a propriedade do token reflete diretamente a propriedade da obra de arte, imutávelmente armazenada na blockchain.

Os tokens n√£o fung√≠veis podem ser usados ‚Äč‚Äčcomo certifica√ß√Ķes para identifica√ß√£o, ativos de jogos, licen√ßas de software e propriedade, incluindo a√ß√Ķes, t√≠tulos e mercadorias, etc. A Cardano √© capaz de garantir a transfer√™ncia segura e confi√°vel dos tokens. Por meio de contratos inteligentes, as condi√ß√Ķes da transfer√™ncia podem ser definidas.

Os tokens fung√≠veis e n√£o fung√≠veis podem ser emitidos em produtos e aplicativos para oferecer alguns servi√ßos e funcionalidades aos usu√°rios finais, utilizando os protocolos Cardano, como uma m√°quina confi√°vel, que significa o blockchain como uma rede confi√°vel de armazenamento de dados e transa√ß√Ķes consensuais como uma rede confi√°vel. m√©todo para transferir a propriedade.

Diferenças na adoção

Nesse ponto, poderíamos perguntar o que os usuários realmente querem usar. Qual produto trará algo valioso para os usuários? A resposta a essa pergunta é crucial, pois a demanda do usuário final pelo produto aumenta o valor do protocolo e, portanto, também o valor dos ativos subjacentes. Como um middleware entre protocolo e produto, a plataforma pode aprimorar a qualidade e a utilidade dos produtos finais e ampliar seus recursos.

No caso de Cardano, os usu√°rios finais podem exigir produtos √ļteis. Para criar produtos de alta qualidade, uma plataforma s√≥lida para desenvolvedores deve existir em primeiro lugar. E para ter a plataforma, devem existir protocolos e outros servi√ßos relacionados. Se os desenvolvedores estiverem satisfeitos com a plataforma Cardano e seus recursos, os usu√°rios finais ficar√£o satisfeitos com os produtos e o valor das moedas do ADA aumentar√° naturalmente com o aumento da ado√ß√£o. Observe que os usu√°rios finais n√£o precisam necessariamente adotar moedas do ADA, mas apenas produtos e aplicativos e possivelmente tokens relacionados.

O mesmo se aplica ao Bitcoin, exceto que o produto √© a pr√≥pria moeda do BTC. O valor do BTC aumentar√° apenas se as pessoas valorizarem o produto final. Ent√£o, possibilidades de moedas BTC e sistemas de transa√ß√Ķes Bitcoin.

Bitcoin √© um ativo escasso. Se voc√™ perguntar no que a ado√ß√£o se baseia, basicamente √© apenas na cren√ßa das pessoas que o Bitcoin √© uma nova reserva de valor, como ouro ou uma nova forma de dinheiro. Quanto mais as pessoas acreditarem, maior a probabilidade de isso acontecer. O pre√ßo das criptomoedas √© um reflexo da oferta e demanda. A demanda √© influenciada pela qualidade do produto que os usu√°rios finais podem utilizar. √Č importante observar que, no caso do Bitcoin, no contexto do pre√ßo, n√£o importa quantos usu√°rios adotem o produto (moedas BTC). O alto pre√ßo pode ser garantido por alguns indiv√≠duos ricos ou pela entrada de institui√ß√Ķes. Mas tem um problema. As pessoas que acreditam que a narrativa sobre o ouro digital ainda ser√° muito pequena, independentemente do pre√ßo. Quanto maior o pre√ßo das moedas do BTC, menor a disposi√ß√£o dos novatos em compr√°-las. As pessoas muitas vezes pensam erroneamente que o aumento da escassez levar√° a aumentos de pre√ßos e, portanto, maior ado√ß√£o. Este √© provavelmente um grande erro. A escassez sozinha n√£o pode garantir uma ado√ß√£o mais alta e, portanto, um pre√ßo mais alto das moedas do BTC. Uma ado√ß√£o mais alta s√≥ pode ser garantida pela utilidade do produto final, e a qualidade do produto final √© influenciada pela qualidade do protocolo. Uma plataforma pode ajudar aqui, mas n√£o √© o caso do Bitcoin. Para adotar o Bitcoin, as pessoas teriam que apreciar a escassez de moedas do BTC, o consenso de PoW e o sistema de transa√ß√Ķes. Como dissemos, a escassez em si n√£o pode ajudar na ado√ß√£o. Uma ado√ß√£o mais alta s√≥ pode ser garantida pela utilidade do produto final, e a qualidade do produto final √© influenciada pela qualidade do protocolo. Uma plataforma pode ajudar aqui, mas n√£o √© o caso do Bitcoin. Para adotar o Bitcoin, as pessoas teriam que apreciar a escassez de moedas do BTC, o consenso de PoW e o sistema de transa√ß√Ķes. Como dissemos, a escassez em si n√£o pode ajudar na ado√ß√£o. Uma ado√ß√£o mais alta s√≥ pode ser garantida pela utilidade do produto final, e a qualidade do produto final √© influenciada pela qualidade do protocolo. Uma plataforma pode ajudar aqui, mas n√£o √© o caso do Bitcoin. Para adotar o Bitcoin, as pessoas teriam que apreciar a escassez de moedas do BTC, o consenso de PoW e o sistema de transa√ß√Ķes. Como dissemos, a escassez em si n√£o pode ajudar na ado√ß√£o.

√Č improv√°vel que as pessoas comprem uma nova forma de dinheiro, j√° que os que adotaram cedo tiveram uma vantagem em compras mais baratas, ou seja, agora possuem mais moedas. A ado√ß√£o de novo dinheiro ser√° volunt√°ria e as pessoas poder√£o escolher entre um grande n√ļmero de outros projetos. Do ponto de vista da teoria dos jogos, √© melhor eles apostarem em outro cavalo quando o pre√ßo do dinheiro novo for vol√°til, o pre√ßo subir com o tempo e as condi√ß√Ķes de entrada piorarem. A segunda narrativa do Bitcoin como uma reserva de valor faz mais sentido. O patrim√īnio escasso certamente n√£o vai conter a maioria da popula√ß√£o, mas algumas pessoas ricas. Mas todo mundo poder√° comprar um peda√ßo pequeno, se precisar. Gra√ßas ao sistema de transa√ß√Ķes embutido e √† capacidade de comprar v√°rias pe√ßas de Satoshi, √© poss√≠vel. Aqui, no entanto, provavelmente precisaremos de v√°rias d√©cadas para a maioria da popula√ß√£o acreditar. √Č saud√°vel admitir que talvez n√£o mais de um por cento da popula√ß√£o acredite agora.

A ado√ß√£o do Cardano ocorre principalmente pela utilidade dos produtos para os usu√°rios finais em uma forma de aplicativos e seu n√ļmero e qualidade crescer√£o com o tempo. A ado√ß√£o em massa n√£o tem a ver com especula√ß√£o de pre√ßos, mas com a qualidade da plataforma da qual surgir√° um grande n√ļmero de produtos f√°ceis de usar. Cardano agora deve fornecer protocolos de qualidade para criar uma plataforma que atraia um grande n√ļmero de desenvolvedores. Os usu√°rios exigem transa√ß√Ķes r√°pidas e baratas, estabilidade de moedas, privacidade, seguran√ßa, transpar√™ncia e outros benef√≠cios. Os desenvolvedores devem ser capazes de atender a essas expectativas por meio da plataforma. Agora √© a hora de perguntar o que os usu√°rios realmente querem. Quais produtos eles desejam. Isso deve servir como base para a constru√ß√£o da plataforma. Isso tem notado falta de criptomoedas na √ļltima d√©cada. Todos pensavam que os usu√°rios come√ßariam a comprar criptomoedas, mas esquecemos de perguntar por que eles os comprariam e o que eles usariam. O ativo vol√°til acabou sendo desvantajoso para pagamento, ent√£o a primeira gera√ß√£o de criptografia surgiu com a narrativa da reserva de valor. Parece que tamb√©m n√£o funciona.

Agora, conhecemos a demanda do usu√°rio ou podemos deriv√°-la facilmente do que conseguimos alcan√ßar por meio de redes distribu√≠das, contratos inteligentes e outros servi√ßos relacionados. Somos capazes de melhorar alguns processos e disponibilizar servi√ßos financeiros para todos. As redes distribu√≠das podem facilitar o investimento, manter e transferir ativos, emitir e mover rapidamente tokens de jogos, descentralizar vendas ou trocar ativos ou livrar-se de intermedi√°rios in√ļteis, n√£o confi√°veis ‚Äč‚Äče caros. Na verdade, podemos fazer muitas coisas e estamos no come√ßo.

H√° uma regra geral, que tamb√©m vale para criptomoedas. O √ļnico utilit√°rio pode trazer rentabilidade. No caso de criptomoedas, o √ļnico utilit√°rio pode atrair mais usu√°rios e, assim, aumentar a ado√ß√£o. Naturalmente, a criptomoeda nativa associada ao protocolo aumentar√° junto com a ado√ß√£o. O aumento dos pre√ßos sem aumentar a ado√ß√£o √© apenas especula√ß√£o e possivelmente uma bolha inflada. Somente o aumento da ado√ß√£o garantir√° o crescimento natural da criptomoeda e ter√° um impacto positivo na constru√ß√£o de um novo sistema financeiro.

Como as pessoas adotam novas tecnologias

A velocidade da ado√ß√£o da tecnologia est√° aumentando constantemente. No entanto, √© importante perceber que as novas tecnologias geralmente est√£o prontas para ado√ß√£o em massa e o marketing global √© uma parte inevit√°vel dela. Al√©m disso, ao adotar voc√™ n√£o especula sobre o pre√ßo. A novidade √© cara no come√ßo e, com o aumento da produ√ß√£o e o aumento da concorr√™ncia, o pre√ßo geralmente diminui. Se voc√™ comprar um telefone novo dois anos depois que seu vizinho for o propriet√°rio, estar√° comprando um modelo melhor e mais barato. √Č por isso que a ado√ß√£o pode ser r√°pida.

As criptomoedas chegaram ao mundo despreparadas para usu√°rios comuns e tecnicamente n√£o desenvolvidas. E √© verdade mesmo agora. Os primeiros adotantes que estavam dispostos a superar as defici√™ncias tecnol√≥gicas e correr o risco de perder dinheiro agora t√™m uma grande vantagem e possuem um grande n√ļmero de moedas que os rec√©m-chegados acham dif√≠cil comprar. At√© agora, tratava-se principalmente de especula√ß√Ķes sobre o pre√ßo e da cren√ßa de que o pre√ßo continuaria a subir sem uma resposta s√≥lida √† pergunta simples. Por que o pre√ßo deve subir?

Com o advento das plataformas, isso muda. Os rec√©m-chegados usar√£o servi√ßos diferentes sob as mesmas condi√ß√Ķes. Apenas alguns usu√°rios, especificamente aqueles que possuem moedas ADA, ganhar√£o mais moedas. Outros usu√°rios regulares podem n√£o se importar se querem apenas comprar a√ß√Ķes da Tesla ou pedir emprestado barato para comprar um carro novo. As pessoas que cuidam do consenso da rede e da qualidade da descentraliza√ß√£o ser√£o separadas dos usu√°rios comuns de produtos e aplicativos. Os desenvolvedores de produtos para usu√°rios finais tamb√©m podem ganhar dinheiro se oferecerem um servi√ßo melhor do que os existentes. A ado√ß√£o do Cardano depender√° n√£o apenas da demanda por moedas da ADA, mas principalmente da usabilidade e qualidade dos produtos para os usu√°rios finais.

Os usu√°rios finais ver√£o apenas os servi√ßos e aplicativos e pagam pelo uso. O resultado do uso dos aplicativos ser√£o as transa√ß√Ķes Cardano pelas quais moedas ADA s√£o pagas. As taxas de transa√ß√£o e execu√ß√£o inteligente de contratos ser√£o repassadas √†s partes interessadas da Cardano, que garantem a descentraliza√ß√£o no n√≠vel do protocolo. As partes interessadas da Cardano substituem basicamente os propriet√°rios de uma empresa centralizada. Todos podem se tornar partes interessadas da Cardano.

Alguns podem argumentar que at√© o Bitcoin poderia ser uma plataforma e que alguns projetos est√£o sendo desenvolvidos. O Bitcoin provavelmente nunca ser√° capaz de competir com o Cardano ou o Ethereu como plataforma. Isso exigiria grandes mudan√ßas na primeira camada e n√£o h√° acordo da comunidade suficiente. Al√©m disso, pode ser mais prejudicial ao Bitcoin, porque ele partiu em uma jornada em que seria muito mais dif√≠cil passar. Podemos ver algumas aplica√ß√Ķes no Bitcoin no futuro, mas ele sempre estar√° nas pr√≥ximas camadas. O modelo econ√īmico e a qualidade da descentraliza√ß√£o n√£o ser√£o os mesmos de Cardano.

Sum√°rio

Neste artigo, tentamos apontar as diferen√ßas na ado√ß√£o entre Bitcoin e Cardano. Como voc√™ pode ver, n√£o √© o mesmo. Ambos os projetos t√™m uma chance s√≥lida de ado√ß√£o, mas cada um seguir√° seu pr√≥prio caminho. Ocasionalmente, podemos ouvir que os objetivos do projeto Cardano s√£o muito ambiciosos. Achamos que s√£o ambiciosos, mas em termos de implementa√ß√£o e ado√ß√£o, podem ser mais realistas do que a ideia de que o Bitcoin ser√° um novo ouro digital ou uma nova forma de dinheiro. A ado√ß√£o de Cardano pode ser muito mais f√°cil, mas ter√° que lidar com uma forte concorr√™ncia. Como plataforma, ela n√£o estar√° sozinha no mundo das criptomoedas e tamb√©m no mundo real onde o R3 Corda e o Hyperledger podem ser usados ‚Äč‚Äčem alguns casos. Existem v√°rias plataformas que permitem criar coisas semelhantes no mundo real do cliente-servidor e as disputas entre desenvolvedores Java e C # s√£o infinitas. Ainda assim, ambos s√£o usados ‚Äč‚Äčpara criar aplicativos e servi√ßos. Plataformas t√™m uma grande vantagem. Os desenvolvedores podem ouvir os usu√°rios finais e ajustar o aplicativo conforme necess√°rio. Pode haver aplicativos e servi√ßos mais concorrentes, para que os usu√°rios possam escolher com facilidade o que desejam usar. O uso e a ado√ß√£o de Cardano est√£o apenas aumentando. Em compara√ß√£o, existe apenas um ouro f√≠sico, ent√£o o Bitcoin basicamente n√£o tem oponente e a ado√ß√£o √© realmente apenas a cren√ßa das pessoas na forma digital de ouro. A ado√ß√£o do Cardano depende apenas de qu√£o boa ser√° a plataforma e de quantos desenvolvedores ela atrair√°. Os usu√°rios provavelmente come√ßar√£o a usar os aplicativos se forem √ļteis para eles.


1 Like

Excelente! Vou tentar pingar um moderador pra ver se ele consegue habilitar mais imagens nos seus posts.

1 Like

Show! brigad√£o Marcus

1 Like