A comunidade Cardano deve permanecer de mente aberta

A comunidade Cardano deve permanecer de mente aberta

Publicado em 17/05/2023

A comunidade Cardano é uma das maiores e mais ativas na indústria de blockchain. Esta é certamente uma boa notícia, mas há vários perigos por trás dela. Alguns estão começando a se referir a Cardano como um culto. Se você observar atentamente outras comunidades de blockchain, poderá ter uma sensação semelhante. Pode haver uma linha muito tênue entre um culto e uma comunidade saudável. É nossa tarefa comum manter a comunidade Cardano aberta a críticas objetivas e respeitosas com as opiniões dos outros. Uma comunidade só pode crescer se tiver um espírito positivo. Por outro lado, um culto pode ser um impedimento para algumas pessoas e uma barreira para a adoção do projeto.

TLDR

Os protocolos Blockchain são inerentemente imperfeitos. Somente uma comunidade aberta é capaz de resolver problemas e encontrar soluções. Somente este caminho leva ao cumprimento bem-sucedido da missão do projeto.

A obsessão é perigosa

Cardano é um sistema operacional social e financeiro global. Esta missão é ambiciosa e exigirá muito tempo e esforço. Poderíamos dizer algo semelhante sobre outros projetos de blockchain. Afinal, mudar nossa sociedade de forma fundamental não é uma meta fácil.

Algumas pessoas gostaram tanto da missão que começaram a lutar para alcançá-la de forma nada saudável. Identificar as pessoas com a missão do projeto é saudável, mas não deve resultar em atividades contraproducentes. Algumas pessoas estão tão obcecadas com a missão do projeto que escolheram que não respeitam as missões de outros projetos. Eles não querem aceitar críticas objetivas. Suas mentes estão fechadas. Sua visão do futuro é fixa e direta. Esse comportamento torna o projeto um culto. Uma missão ambiciosa pode rapidamente se transformar em uma ideologia. Em vez de debates objetivos, muitas vezes podemos observar comportamentos manipuladores nas redes sociais.

As comunidades de criptomoedas estão lutando entre si de uma maneira muito prejudicial e isso está tendo um impacto negativo nas missões de projetos individuais. O sucesso dos projetos não pode ser conquistado nas redes sociais. Um projeto não será mais legítimo se difamarmos outros projetos ou insultarmos membros de outras comunidades.

Nenhum projeto é perfeito

Todos os projetos de blockchain são imperfeitos. Cardano, Bitcoin, Ethereum e todos os outros projetos têm bugs, falhas e problemas. O destino de todos os projetos é incerto e depende de muitas circunstâncias.

Se você fechar os olhos para a imperfeição do seu projeto blockchain favorito, sua mente estará fechada. Você provavelmente se tornará um maximalista. Os argumentos dos maximalistas refletem sinais de um culto e são menos plausíveis. Suas racionalizações não se sustentam em uma base sólida de verdade objetiva.

É saudável aceitar a realidade do projeto, saber quais caminhos levam ao sucesso e estar ciente dos obstáculos. É até saudável reconhecer a possibilidade de fracasso da missão. A comunidade deve ter uma forte crença no sucesso e estar ativamente envolvida. Ter olhos e mentes abertos é certamente um ponto de partida melhor do que uma falsa confiança.

A comunidade Cardano deve ser capaz de enfrentar críticas objetivas, seja de fora ou de dentro de sua própria comunidade. Se um problema deve ser resolvido, ele deve primeiro ser reconhecido e aceito. Só então as etapas podem ser iniciadas para resolvê-lo. Críticas construtivas devem ser bem-vindas, pois ajudam o projeto a melhorar as imperfeições.

Em casos extremos, negligenciar e não abordar problemas objetivos pode levar a um colapso fatal do protocolo.

Todos os projetos de blockchain têm problemas. Isso inclui orçamento de segurança em declínio, baixa taxa de transferência de rede, taxas caras, baixa diversidade de clientes, tendência a centralizar, comportamento de equipe não transparente, orçamento baixo ou nenhum para manutenção futura e desenvolvimento de protocolo etc.

Nenhum protocolo jamais estará completamente concluído. Novos problemas surgirão continuamente. A comunidade, junto com a equipe, deve estar pronta para abordá-los. Desconsideração, suposições falsas e manipulação não podem resolver problemas específicos no nível do código-fonte.

Como cumprir a missão do projeto?

A era Voltaire é absolutamente crucial para Cardano, pois o processo de tomada de decisão é um pré-requisito para o sucesso. A comunidade deve estar preparada para responder às armadilhas do futuro de forma democrática. A sabedoria das multidões ajudará a levar a Cardano onde a maioria de nós deseja. Isso não pode ser feito por um indivíduo.

Não é possível lançar o protocolo e aguardar o que acontecerá a seguir na falsa esperança de que a missão seja cumprida. Apenas um problema sério pode impedir o sucesso. Uma resposta rápida e eficaz às condições ambientais e a capacidade de adaptação é a chave para a sobrevivência. Este é um princípio universal. No contexto da descentralização, trata-se da capacidade da comunidade de concordar com uma solução e iniciar a implementação da mudança.

A falha em responder a um problema pode forçar uma comunidade a aceitar o estado de coisas imperfeito como ele é. Isso pode levar a uma tentativa de encobrir o problema e convencer os outros de que está tudo bem. Alternativamente, a comunidade pode se apegar à falsa esperança de que o problema de alguma forma se resolva.

Acho que uma das razões para o surgimento do maximalismo é a incapacidade de aceitar a imperfeição e a incapacidade de chegar a um consenso na comunidade. Pode ser uma tentativa de manter uma posição forte enfraquecendo a posição de outros projetos.

Se uma comunidade não está preparada para debater um assunto de forma substantiva, ela está condenada.

A capacidade de refinar o protocolo, adicionar novas funcionalidades e responder a problemas é provavelmente a única maneira de a Cardano se tornar um sistema operacional social e financeiro global. A equipe e, por extensão, a comunidade, podem atualizar o protocolo por meio de um combinador hard-fork. Esse recurso, juntamente com a governança on-chain, fará da Cardano literalmente um organismo vivo.

Conclusão

A realidade é que existem muitos outros projetos além da Cardano que têm uma missão relevante e uma chance de alcançá-la. Aceitemos e saudemos o pluralismo. Cardano tem chance de atingir a meta independentemente de outros projetos. O resultado dependerá de como é a comunidade. Por que? Porque a comunidade decidirá o destino de Cardano. A comunidade Cardano precisa ter a mente aberta, pragmática e respeitar os esforços de outros projetos. Algumas pessoas acreditam que um projeto deve vencer e os outros devem desaparecer. Pensamos que o sucesso de um projeto pode, por sua vez, fortalecer os outros, pois podem complementar-se.

Às vezes é bom dar um passo atrás e ver a rede blockchain apenas como uma ferramenta que permite transferir valor, manter stablecoins de forma não custodial ou trocar dois ativos. Você nem precisa saber que existe uma comunidade para aproveitar esses recursos. Um grande número de usuários não será uma parte ativa da comunidade no futuro. Eles simplesmente usarão os protocolos da mesma forma que usam o e-mail. Tente pensar nessa perspectiva.

Você gostou deste artigo? Por favor, comprtilhe, obrigado!