As 3 principais razões pelas quais a Cardano Blockchain pode precisar de uma stablecoin apoiada em dólares

24 de outubro de 2022

As 3 principais razões pelas quais a Cardano Blockchain pode precisar de uma stablecoin apoiada em dólares

Links Rápidos

A EMURGO é uma entidade fundadora da blockchain Cardano, uma plataforma blockchain de código aberto e descentralizada, impulsionada por uma abordagem de pesquisa em primeiro lugar. A Cardano é considerada uma das maiores redes blockchain ecológicas do setor devido ao seu algoritmo.

ADA, a criptomoeda nativa da Cardano, foi desenvolvida para fornecer acesso financeiro sem permissão a qualquer pessoa e a todos. Até o momento, existem mais de 3,9 milhões de endereços de carteira ADA ativos sinalizando seu alcance global. No entanto, a volatilidade dos preços da ADA e de outras criptomoedas em geral restringe potencialmente os usuários de aproveitar ao máximo a natureza global e sem permissão da Cardano, como não poder usar ativos criptográficos como reserva de valor ou meio de troca.

Algumas pessoas acreditam que a solução para esse problema são as stablecoins, moedas digitais atreladas a um dólar americano ou outra moeda fiduciária. Como as stablecoins são apoiadas por um ativo seguro, como o dólar, isso deve contrastar com as criptomoedas que não são apoiadas por nada e levar a flutuações de preços selvagens.

Para saber mais sobre stablecoins e as diferentes abordagens de stablecoins, veja Stablecoins: Quais são elas e como funcionam?

Para este blog, vamos nos concentrar em stablecoins lastreadas em dólares e fornecer razões pelas quais a Cardano Blockchain pode precisar dessa abordagem de stablecoin. Mas primeiro, um pouco mais sobre stablecoins lastreadas em dólares, também conhecidas como stablecoins com garantia fiduciária.

Stablecoins garantidos pela Fiat

De acordo com a Cardano Clan , com um valor de mercado de mais de US$ 130 bilhões, as stablecoins lastreadas em dólares são as stablecoins mais usadas, representando quase 90% das stablecoins existentes no mercado hoje. Algumas das stablecoins mais populares desse tipo são os tokens Tether (USDt), USD Coin (USDC) e Binance USD (BUSD). As stablecoins com garantia da Fiat são totalmente lastreadas em dinheiro ou equivalentes de caixa e mantidas por emissores centralizados como Tether ou Circle. Esses emissores são auditados regularmente para garantir a integridade das reservas.

À medida que os contratos inteligentes e o DeFi na Cardano Blockchain crescem, uma stablecoin apoiada em dólares pode ser adequada para se tornar uma das ferramentas mais importantes para o nosso ecossistema. Vamos expandir alguns dos motivos.

As 3 principais razões pelas quais a Cardano pode precisar de uma stablecoin apoiada em dólares

1) As stablecoins lastreadas em reservas em dólar podem aumentar a confiança do investidor Cardano

Nem todos os designs de stablecoin são iguais. Uma stablecoin lastreada em moeda fiduciária perdendo seu peg tem uma probabilidade maior de retornar 1:1 ao seu ativo emparelhado. Pode-se dizer que uma stablecoin Cardano apoiada em dólares é uma abordagem mais confiável do que um design algorítmico, que não é apoiado por ativos do “mundo real”. A integridade de uma abordagem de stablecoin apoiada por reservas em dólar pode criar uma forte garantia de estabilidade de preços para a comunidade Cardano e melhorar a confiança dos investidores Cardano. Isso é especialmente verdadeiro durante períodos de volatilidade repentina. Desvios temporários de preço do peg durante crises extremas do mercado assustariam menos o investidor Cardano, já que uma stablecoin lastreada em dólares, em teoria, voltaria ao peg assim que o mercado se estabilizasse.

2) Ofertas de serviços financeiros estáveis ​​para titulares de ADA

Um objetivo principal das stablecoins na Cardano é facilitar as negociações. Uma stablecoin denominada em USD que pudesse manter sua indexação melhor – sob demanda – ofereceria uma melhor abordagem de longo prazo para estabilidade e reserva de valor para o ecossistema Cardano. Um resultado seria o desbloqueio de serviços financeiros ainda mais confiáveis ​​para o ecossistema Cardano, como empréstimos e trocas estáveis.

3) O futuro das stablecoins algorítmicas ficou mais incerto desde o colapso da LUNA

Como toda abordagem tem pontos fortes e fracos, é fundamental manter um equilíbrio em relação às abordagens de stablecoin. Ao escolher uma stablecoin para o ecossistema Cardano, é importante considerar as vulnerabilidades e a iminente regulamentação global de stablecoin. O colapso da LUNA em maio de 2022 lançou as bases para uma regulamentação mais rigorosa das stablecoins algorítmicas e o futuro dessa abordagem é incerto, principalmente nos Estados Unidos. Para uma stablecoin algorítmica em Cardano como Djed , vários países, incluindo os EUA, provavelmente não terão acesso à sua plataforma no lançamento.

Conecte-se com a EMURGO

Tem mais razões pelas quais uma Stablecoin Cardano apoiada em dólares seria ótima para o ecossistema? Adoraríamos ouvir de você. Siga os canais oficiais da EMURGO listados abaixo para informações e anúncios atualizados sobre EMURGO e Cardano.

Sobre a EMURGO