Cardano Community Digest - 23 de janeiro de 2023

Cardano Community Digest - 23 de janeiro de 2023

Cardano-Fundação - Equipe Fundação Cardano

Bem-vindo ao Resumo da Comunidade Cardano!

Publicado pela equipe da comunidade Cardano a cada duas semanas, este Digest fornecerá notícias, atualizações e eventos sobre o projeto e o ecossistema!

Se você estiver interessado em receber o Community Digest no futuro diretamente por e-mail, inscreva-se aqui 12!

Foco da semana

IOG lança um kit de ferramentas para desenvolver sidechains personalizados na Cardano

A IOG lançou um novo kit de ferramentas para desenvolver sidechains personalizados na rede Cardano. O kit de ferramentas, chamado “Sidechain toolkit”, visa tornar mais fácil para os desenvolvedores criar e implantar seus próprios sidechains na rede Cardano, permitindo que testem e implantem novos aplicativos e casos de uso. Espera-se que essa mudança aumente a funcionalidade e a versatilidade da rede Cardano, além de atrair mais desenvolvedores para construir na plataforma.

​​

Sidechains são blockchains separados que são anexados a um blockchain principal. Eles permitem a criação de ecossistemas novos e separados que podem operar independentemente do blockchain principal, enquanto ainda estão conectados a ele. Isso permite a transferência de valor e dados entre o sidechain e o blockchain principal e permite o desenvolvimento de casos de uso novos e exclusivos.

O kit de ferramentas Sidechain foi projetado para ser amigável e fácil de usar, tornando-o acessível a desenvolvedores de todos os níveis de habilidade. Ele inclui um conjunto de modelos pré-construídos que podem ser personalizados para atender às necessidades do desenvolvedor, bem como um conjunto de ferramentas para implantar e gerenciar o sidechain. Além disso, o kit de ferramentas inclui um conjunto de contratos inteligentes que podem ser usados ​​para governar a sidechain, incluindo a capacidade de configurar e gerenciar o próprio token nativo de uma sidechain.

Espera-se que o lançamento do kit de ferramentas Sidechain aumente ainda mais a adoção e o uso da rede Cardano e forneça aos desenvolvedores uma nova ferramenta poderosa para criar e implantar aplicativos descentralizados. A IOG está trabalhando no kit de ferramentas há meses e está animado por finalmente poder lançá-lo ao público.

Para ler o artigo completo, acesse: IOG lança kit de ferramentas para desenvolvimento de sidechains customizadas na Cardano - IOHK Blog

Anomalia transitória causa interrupção temporária dos nós

Na noite entre 21 e 22 de janeiro (entre os blocos 8300569 e 8300570), a rede Cardano sofreu um pequeno incidente que afetou temporariamente uma parte dos nós, fazendo com que eles se desconectassem e reiniciassem…

O incidente foi causado por uma anomalia transitória. Tais questões transitórias (mesmo que afetem todos os nós) foram consideradas no projeto do nó cardano e do mecanismo de consenso Ouroboros. Dessa forma, a prova de que a rede se comportou exatamente como esperado nessa situação.

A produção do bloco foi brevemente afetada quando uma parte da rede perdeu temporariamente a sincronização, o que pode ser visto neste link Bloco 8300569 - Cardanoscan. No entanto, o impacto foi mínimo, semelhante aos atrasos normais que ocorrem durante as operações e muitas vezes vistos no final de uma época. A maioria dos nós conseguiu se recuperar automaticamente, dependendo da implantação do SPO.

A IOG confirmou que as investigações sobre as causas do incidente ainda estão em andamento e, uma vez concluídas, serão compartilhadas com a comunidade.

Comemorando 1 ano da Cardano Catalyst Women

Há um ano, o grupo Cardano Catalyst Women foi formado com o objetivo de aumentar a representação das mulheres no ecossistema Cardano por meio de mentoria. O grupo visa otimizar as diferenças entre homens e mulheres em ecossistemas de colaboração, de forma a fomentar a empatia, o desenvolvimento pessoal, a comunicação, a confiança, a liderança e o trabalho em equipe.

O grupo cria um espaço inclusivo onde todas são ouvidas e nutrem novas ideias, constroem relacionamentos confiáveis ​​e fornecem caminhos para o Catalyst. Nos últimos três meses, o grupo realizou encontros online chamados “Women in Blockchain” para reunir mulheres do mundo todo interessadas no tema, mas com pouco ou nenhum conhecimento sobre Cardano. O grupo está atualmente discutindo maneiras de trazer mais consciência e compartilhar suas conversas confiáveis ​​com um público mais amplo.

Para ler a postagem completa no fórum, visite:

Cardano Catalyst Woman - Encontros

Comemorando 1 ano de Cardano Catalyst Women [CCW-1YEAR] Exatamente 1 ano atrás, tivemos nossa primeira reunião na sala Catalyst After Townhall Breakout com foco em trazer mais mulheres para o ecossistema Cardano por meio de orientação. Por que criamos esse grupo? Quando as diferenças sutis, mas poderosas, entre homens e mulheres são celebradas e otimizadas em ecossistemas de colaboração, a empatia aumenta e o desenvolvimento pessoal cresce. Comunicação, confiança, liderança e trabalho em equipe são o máximo…

DripDropz abre o código de sua votação on-Chanin

A equipe DripDropz abriu com sucesso seu sistema de votação on-chain, de acordo com o anúncio fez em agosto passado para abrir o código de sua infraestrutura de votação de código aberto. Ao abrir o código, a equipe pretende alcançar um alto nível de auditabilidade pública/Pear Review formal.

Tweet da fonte:

Adam Dean

@adamKDean

Ouvi dizer que se você não for ao Twitter para Proof of Commit, não pode nem alegar que estava desenvolvendo no fim de semana … Então, @LatheesanK e eu gostaríamos de enviar para Pear Review formal o @DripDropz On- Repositório de votação em cadeia… #BuildingOnCardano github.com/DripDropz/onch…

5h39 - 15 de janeiro de 2023

Outras notícias relacionadas a Cardano

  • Aqui está um resumo do Twitter de Frederik Gregaard refletindo sobre vários destaques da Fundação Cardano durante Davos 2023. Fonte
  • Um bate-papo interessante ao lado da lareira com Charles Hoskinson e Marlon Ruiz, que é o apresentador do canal do YouTube: Google TechTalks.

Durante essa discussão envolvente e esclarecedora, Marlon pesquisou as perspectivas de Charles sobre o reino da blockchain e das criptomoedas, bem como suas origens como professor de Bitcoin. Fonte

  • Nova atualização para oferecer suporte a assinaturas criptográficas ECDSA e Schnorr para tornar mais fácil para os desenvolvedores criar aplicativos de cadeia cruzada. Fonte

Os 15 assuntos mais movimentados da Cardano no Reddit

Abaixo estão os tópicos mais envolventes no Reddit

Forum Cardano Top 09 Principais Tópicos Divulgados

Tópicos que receberam mais cliques de fontes externas. (últimos 10 dias)

Cliques no tópico

Encontros recentes

Outros encontros ao redor do mundo:

  • 17 de dezembro de 2022 Reunião em City Bell, Argentina. Mais informações
  • 21 de dezembro de 2022 Meetup: Vamos falar sobre Cardano:
    -revisão científica por pares
    -prova de participação para cuidar do meio ambiente
    -contratos inteligentes
    -escalabilidade
    -Segurança Mais informações
  • 27 de dezembro de 2022|Encontro: discutindo a prova de participação da Cardano
  • O que é a prova de participação?
    -O que é Ouroboros?
    -Como delegar seu ADA para Cardano?
    -Como Cardano resolve escalabilidade, segurança e descentralização? Mais informações

Chamadas de Embaixador realizadas recentemente

  • 10 de novembro de 2022 Especial: Ambassador Call - Cardano Summit 2022
  • 17 de novembro de 2022 Chamada Mensal do Embaixador
  • 23 de novembro de 2022 Chamada aberta para tradutores
  • 30 de novembro de 2022 Chamada aberta para criadores de conteúdo
  • 30 de novembro de 2022 Chamada aberta do organizador do Meetup
  • 11 de janeiro de 2023 Chamada aberta para criadores de conteúdo
  • 12 de janeiro de 2023 Chamada aberta do moderador
  • 19 de janeiro de 2023 Chamada Mensal do Embaixador

Reunião quinzenal do editor CIP no Discord

Você está interessado em participar de reuniões de editores do CIP? Junte-se ao canal Discord para saber mais sobre esta comunidade interessante onde ideias e mudanças recomendadas são discutidas.

CardanoWiki

Projeto Catalisador em Números

Hora de Refletir

O Project Catalyst é descrito como um “experimento” com aspirações de fazer grandes e impactantes descobertas. Se o experimento funcionar, aprenderemos o que precisamos para entrar na era Voltaire da Cardano com o conhecimento e a capacidade de executar a governança global descentralizada de uma forma que pode realmente mudar a história. Para esse fim, o Project Catalyst apresenta muitas das armadilhas de um bom experimento: algumas constantes, algumas variáveis, um “laboratório” global de cientistas ansiosos e muita repetição. O que parece estar faltando é sem dúvida o que está no cerne da experimentação útil: análise clara dos dados resultantes. Existem várias razões para isso, nas quais não vamos nos aprofundar agora, exceto que a própria natureza do experimento - a descentralização - é, pelo menos em parte, a culpada. Tudo o que podemos fazer por enquanto é tentar fazer parte da solução.

Aqui está uma olhada em alguns resultados de dados das primeiras nove rodadas do experimento.

Um bom lugar para começar um tour pelos dados do Project Catalyst é observar como o orçamento geral cresceu nos primeiros dois anos do experimento. O Fundo 1 foi administrado com “dinheiro de monopólio” e pura emoção. O Fundo 2 abriu o tesouro com $ 250.000 na mesa. Então o pote dobrou a cada rodada - seis vezes seguidas, atingindo $ 16 milhões em apenas mais seis rodadas. Esse rápido crescimento foi bem-sucedido em despertar muito interesse e empolgação na comunidade existente e atrair novos participantes para Cardano.

Como qualquer um que tenha sido desafiado pela fábula do “Grão de arroz” sabe, a duplicação indefinida não é realmente sustentável. O Project Catalyst deu a volta por cima no Fundo 9, quando o orçamento permaneceu estável em US$ 16 milhões.

Neste momento, esperamos que esta estabilização orçamentária perdure pelas próximas rodadas previsíveis, enquanto voltamos nossa atenção para ajudar o experimento a amadurecer em outras dimensões.

Então, o fundo crescente atraiu um número crescente de propostas? Com certeza! A tração foi lenta no Fundo 5, com a Catalyst lutando para atrair até mesmo algumas centenas de propostas - mesmo com $ 2 milhões na mesa. No entanto, alguns meses depois, a história foi totalmente diferente: o número de propostas triplicou no Fundo 6. O crescimento saudável continuou nos Fundos seguintes. Vemos um padrão de crescimento semelhante quando analisamos os valores em dólares das propostas apresentadas nos fundos até agora, mas no mais recente, o Fundo 9, há uma mudança perceptível. O VALOR de todas as propostas deu um salto de 30%, de ~$ 50 milhões para ~ $ 75 milhões, enquanto o NÚMERO de propostas submetidas aumentou apenas um pequeno degrau, de ~ 1.050 para ~ 1.100. Isso significa que enquanto o número de propostas permaneceu essencialmente estável, o orçamento de cada proposta aumentou muito em média.

Em alguns casos, os proponentes que retornaram aprenderam com a experiência que estavam se rebaixando - propondo orçamentos modestos para aumentar suas chances de ganhar. Isso pode funcionar como uma maneira de colocar o pé na porta, mas com alguma experiência em seus currículos, os proponentes veem a necessidade de realmente fazer um orçamento para um salário sustentável. Esperançosamente, outra razão para os orçamentos maiores é que a comunidade está cultivando grandes sonhos! As capacidades da rede Cardano cresceram significativamente ao longo de dois anos; além do mais, os fabricantes de ferramentas agora podem desenvolver o trabalho e as ideias uns dos outros. Cada inovação e contribuição de código aberto inspira a próxima.

E aqueles votos negativos?

Mais uma coisa que simplesmente não pode ser ignorada nesses gráficos de visão geral é a brilhante evolução azul-verde-vermelha na votação e no financiamento. Verde representa os projetos que foram financiados - por valor em dólares, pelo número de projetos e por porcentagem do total. Azul representa projetos que foram aprovados pelos eleitores, mas ultrapassaram o orçamento em sua categoria e, portanto, não foram financiados. Vermelho representa projetos que receberam mais votos “Não” do que votos “Sim” (ou, para ser mais preciso, menos de 15% a mais de Sims do que Não) e, portanto, foram “não aprovados” e não eram elegíveis para financiamento. Podemos ver que nas primeiras rodadas do Catalyst, o poder do voto “Não” foi usado com algum vigor. Nas rodadas 4 e 5, metade das propostas não foi aprovada; quem esteve lá pode atestar que houve muitas propostas questionáveis ​​nas primeiras rodadas. No entanto, nas rodadas 6-7-8, houve uma mudança constante em uma direção diferente. As propostas em cada rodada receberam mais e mais aprovação dos eleitores até que, no Fundo 8, cerca de 80% das propostas foram aprovadas pelos eleitores - tanto em termos de número quanto de valor das propostas. Com aprovações tão altas, conseguir financiamento era simplesmente uma questão de quem tinha MAIS aprovação e se encaixava no orçamento. As propostas financiadas totalizaram 367, enquanto 481 propostas aprovadas ficaram de fora do clube “over budget”.

Para ler a postagem completa no fórum, visite:

Lido Nation – 16 de janeiro de 23

Projeto Catalisador em Números 1

Autor:@Stephanie_King

Destaque para ferramentas criadas pela comunidade

O portal do desenvolvedor foi criado para promover um lar para desenvolvedores que se dedicam a construir ferramentas e serviços na Cardano. A plataforma permite que os desenvolvedores não apenas colaborem em projetos, mas também mostrem seus trabalhos.

O Portal do Desenvolvedor aspira a se tornar uma fonte confiável onde os usuários podem pesquisar ferramentas que atendam às suas necessidades.

Projetos comunitários já em execução na rede principal são incentivados a adicionar seus projetos ao Portal do Desenvolvedor.

  • Raw Cardano Explorer: ChainPort é uma ponte blockchain de segurança rígida de última geração que permite que você pule pelas cadeias EVM para Cardano com um clique.

Opinião

Valorizamos seu feedback e adoraríamos saber como você experimentou ler nosso Community Digest. Dedique alguns segundos para fornecer feedback:

Comentário da Comunidade (externo) Feedback

Muito obrigado e saudações da Equipe da Comunidade!v