Cardano e stablecoins serão a espinha dorsal financeira do futuro

Cardano e stablecoins serão a espinha dorsal financeira do futuro

Publicado 12d13h36m atrás

Não há nada no white paper do Bitcoin que diga que o objetivo do projeto é tornar as pessoas ricas. No entanto, a análise dos detentores de criptomoedas mostra que a maioria das pessoas espera exatamente isso. Pode um mundo financeiro alternativo emergir da especulação? Neste ponto, parece improvável. As stablecoins algorítmicas serão uma parte muito importante do futuro financeiro. Eles precisam de plataformas de contratos inteligentes descentralizadas como Cardano para existir. Eles usam moedas nativas como ADA e fornecem casos de uso reais. A visão de Satoshi de um mundo financeiro alternativo pode se tornar realidade por meio de Cardano e projetos como Djed.

TLDR

  • Alguns fãs de criptomoedas são seus maiores inimigos se mostrarem gráficos às pessoas e prometerem o impossível.
  • A tecnologia mais apropriada para construir um mundo financeiro alternativo será aquele que isola os usuários da volatilidade.
  • Um dia pode haver mais usuários de stablecoins do que detentores de criptomoedas voláteis.
  • Se as pessoas realmente se preocupam com a descentralização, precisam começar a preferi-la à especulação financeira.
  • As pessoas precisam começar a olhar além do conteúdo de suas próprias carteiras.

A especulação é a assassina da utilidade

Os fãs de criptomoedas que mostram gráficos às pessoas e prometem riquezas talvez sejam involuntariamente seus maiores inimigos. Eles dão a impressão de que as criptomoedas devem ser compradas e aguardam uma nova onda de compradores. Com essa abordagem, eles essencialmente equiparam as criptomoedas às ações. Se você sente o mesmo sobre criptomoedas, terá dificuldade em ouvir os conselhos de outros fãs de que você deve gastar criptomoedas em bens e serviços.

O problema é que, se os detentores comprarem criptomoedas e esperarem para ver o que acontece a seguir, é muito provável que estejam planejando vendê-las. Observar os gráficos encoraja isso. A maioria dos influenciadores vende parte de seu portfólio no novo ATH e faz vídeos sobre isso. Esse comportamento causa alta volatilidade.

Certamente não espere que um novo mundo financeiro surja sobre essa base especulativa. As pessoas são forçadas a continuar usando moedas fiduciárias. Existem até narrativas de que as criptomoedas são um dinheiro melhor e você precisa gastar as piores. Eles podem perder dinheiro com criptomoedas se não se comportarem como investidores profissionais. E um investidor profissional sempre venderá se for lucrativo. Um detentor de criptomoedas que não vende em ATHs não usa moedas fiduciárias e gasta criptomoedas sem hesitar é um herói mítico que quase não existe no mundo real. Algumas pessoas podem até chamar esse herói de tolo.

A única utilidade que as pessoas percebem, e muitos até afirmam que é a única utilidade possível, é a especulação sobre o crescimento do valor de mercado. Deixa eu te contar um segredo. Nenhuma criptomoeda pode tornar todos no mundo ricos.

Se uma determinada criptomoeda se tornar muito grande, os investidores encontrarão novos cavalos para apostar. Não se trata de uma tecnologia específica que seja mais adequada para ouro digital ou coisas assim. Trata-se do comportamento econômico racional de grandes investidores que podem manipular a mídia e o mercado.

A tecnologia mais apropriada para construir um mundo financeiro alternativo será aquela que isola os usuários da volatilidade e é útil.

stablecoins algorítmicas

As stablecoins algorítmicas são um avanço tecnológico brilhante. Eles podem criar um valor estável atrelado, digamos, ao USD ou a qualquer outra coisa que tenha um valor relativamente estável. Idealmente, seria melhor usar uma cesta de ativos, seus valores se equilibram.

Imagine uma vez que tokenizamos as ações das grandes empresas que você encontra no índice S&P. Essas ações tokenizadas podem ser usadas para criar algum tipo de stablecoin cujo valor será baseado no desempenho das empresas existentes. As pessoas querem que o dinheiro seja apoiado por algo real. Essa é uma boa direção? Não temos uma resposta clara.

Criptoativos como ADA ou BTC podem ser usados como garantia. O algoritmo da stablecoin pode lidar com a volatilidade. Quanto menos voláteis forem as criptomoedas, mais estáveis serão os valores das stablecoins. Um aspecto importamte é que a ADA, que é a moeda nativa do projeto Cardano, é usada como garantiua. A Cardano possibilita a criação de stablecoins e é a infraestrutura necessária para todo o mecanismo.

As stablecoins algorítmicas são descentralizadas e um terceiro não tem controle sobre elas. As stablecoins retêm todas as propriedades das criptomoedas. Eles permitem a auto-custódia. Eles podem ser usados por qualquer pessoa no mundo sem permissão de terceiros. As transações não podem ser censuradas. Com o desenvolvimento de outras redes e sidechains, podemos esperar taxas mais baixas e transações privadas. Projetos como Hydra e Midnight estão sendo construídos no ecossistema Cardano.

Mais importante de tudo, as stablecoins separam os especuladores dos usuários. Os usuários de stablecoins não precisam ter moedas ADA em suas carteiras. Cardano permitirá que você pague taxas de transação em ativos nativos. A natureza especulativa das criptomoedas e o uso de poder de compra estável ou serviços DeFi serão dois mundos totalmente separados.

Um dia pode haver mais usuários de stablecoins do que detentores de criptomoedas voláteis. É o equivalente a muito mais pessoas no planeta usando o sistema operacional Windows do que detentores de ações da Microsoft

Será possível especular sobre o sucesso das stablecoins por meio do ADA ou do token de reserva SHEN (e outros tokens semelhantes). Quem não quer especular não precisa. Por outro lado, esta opção é aberta a todos indistintamente.

Graças às stablecoins, podem surgir serviços DeFi que serão completamente isolados da volatilidade. Uma vez que a identidade descentralizada (DID) se torne mais amplamente utilizada e a regulamentação estabeleça regras para seu uso, a porta estará aberta para o surgimento de novos bancos descentralizados.

A visão de Satoshi pode ser realizada por meio de stablecoins. Os bancos descentralizados não poderão abusar de sua posição e alterar os termos dos acordos. O DeFi permanecerá disponível para todas as pessoas sem discriminação. Bancos descentralizados não poderão cobrar taxas excessivas e, em muitos casos, coletar dados de clientes.

Mudar de ideia será a parte mais difícil

As pessoas precisam começar a olhar além do conteúdo de suas próprias carteiras. Se eles se preocuparem apenas com a especulação financeira, isso diminuirá o ritmo da revolução do blockchain.

Esperar riqueza de criptomoedas e ver a especulação financeira como o maior caso de uso é, até certo ponto, atropelar a visão e os ideais de Satoshi. Bitcoin pode ser uma solução a longo prazo, mas no momento certamente não resolve nenhuma das coisas que mais incomodavam Satoshi. Bitcoin e todas as outras criptomoedas são voláteis e não são adequadas para nenhuma operação financeira. Eles são, no entanto, adequados como garantia para a criação de stablecoins.

As pessoas precisam entender que o que mais importa é a tecnologia, não uma falsa ideologia. Os princípios da descentralização são os que devem prevalecer e não importa a implementação específica. Mudar a percepção de algumas partes da comunidade Bitcoin será muito difícil. Eles percebem tudo que não é Bitcoin como uma competição indesejada. Usar o BTC como garantia para stablecoin não é visto como um caso de uso adequado simplesmente porque é necessário usar outro blockchain para fazê-lo.

Quem entende que o que importa são os princípios e a revolução financeira não pode ser um maximalista ao nível da tecnologia. Alguns entenderão e outros não. A tecnologia triunfará sobre a propaganda e o maximalismo.As pessoas usarão o que for conveniente para elas sem o risco de perder suas riquezas. As stablecoins oferecerão casos de uso úteis que as criptomoedas não oferecerão por muito tempo e talvez nunca. Se as pessoas realmente se importam com a descentralização, elas precisam começar a preferi-la à especulação financeira e usar stablecoins em vez de moedas fiduciárias.

Stablecoins e DeFi não são concorrentes do Bitcoin, então Cardano também não pode ser. Satoshi definitivamente não se oporia ao uso do DeFi e é provável que ele goste. Stablecoins podem não resolver 100% tudo o que Satoshi queria combater, mas resolve uma parte significativa. Além disso, pode ser apenas uma etapa intermediária.

As stablecoins algorítmicas atuais estão atreladas ao valor do dólar, de modo que não abordam a inflação de longo prazo. Há vozes de que deveria haver uma stablecoin atrelada ao valor do ouro. Talvez este seja o caminho a seguir.

Conclusão

As pessoas querem tomar decisões inteligentes das quais possam lucrar. Seu comportamento é lógico e pragmático quando se trata de comprar criptomoedas. No entanto, a natureza especulativa das criptomoedas impede a construção de um mundo financeiro alternativo, pois a especulação financeira é fundamentalmente o oposto da estabilidade. “Compre na baixa, venda na alta” é o oposto de “use sem risco sempre que precisar”.

A stablecoin algorítmica DJED, que foi criada em Cardano, é mais uma tentativa de lidar com a alta volatilidade das criptomoedas. É uma solução muito elegante, pois utiliza moedas ADA que desempenham um papel significativo no ecossistema Cardano. O ADA está se tornando uma moeda de reserva e pode ser visto como um novo caso de uso para um ativo volátil.

As pessoas podem começar a usar o DJED para pagamentos. Surge a questão de porque as pessoas devem usar o DJED quando podem usar moedas fiduciárias. A realidade é que o USD é muito mais estável do que muitas moedas fiduciárias, então a base de usuários pode ser enorme. Por que os ocidentais devem usar o DJED? Que tal o fato de poderem guardar o valor do dólar sem banco na própria carteira e enviar DJED para o outro lado do planeta a qualquer momento por um baixo custo?

Você gostou deste artigo? Por favor, compartilhe, obrigado!

Autor

cardaniano

1 Like