Cardano Summit 2022: Relembre o segundo dia
Fundação Cardano - Cardano Foundation Team
Cardano Summit 2022: recapitulação do dia 2
Os vencedores da Cardano Summit Awards inaugural foram anunciados durante o Gala Dinner no SwissTech Convention Center, no dia 20 de novembro .
https://ucarecdn.com/fc818686-a31c-4188-9b6a-a232188adf92/(imagem maior que 4 MB) 3
Seguindo o espírito geral do Summit deste ano, não apenas os indicados foram escolhidos pela comunidade, mas os vencedores também foram votados pela comunidade. A equipe de ferramentas de metadados da Cardano Foundation desenvolveu a Cardano Ballot para garantir uma experiência de votação tranquila que garantisse a verificação on-chain de cada voto. De fato, a equipe projetou o aplicativo tanto para uso da comunidade quanto para fornecer ferramentas vantajosas ao ecossistema.
Colocando a colaboração na vanguarda do blockchain
Abrindo o dia 2 e falando no Auditório A, Thomas Mayfield e Fabian Bormann - engenheiros de blockchain da Cardano Foundation - descreveram como a equipe Metadata Tools construiu a Cardano Ballot. A dupla falou sobre os vários requisitos e etapas da criação do aplicativo de votação, explicando ainda mais por que a equipe decidiu aplicar o modelo de governança da SundaeSwap à cédula. A equipe também fará o código aberto para que outros possam revisá-lo.
Matthias Benkort, da Cardano Foundation, moderou o painel “ Building on Cardano: superando desafios e o caminho para a adoção em massa”. Pi Lanningham (SundaeSwap), James Dunseith (Gimbalabs), Santiago Carmuega (TxPipe) e Andrew Westberg (Newm) mergulharam nas particularidades e oportunidades da Cardano, com Lanningham defendendo “sujar as mãos” e Westberg comentando "não Não importa [a linguagem de programação preferida do desenvolvedor], há lugares na Cardano para todos.” O palestrante também convergiu em torno da importância do código aberto para o ecossistema Cardano e especificou a vontade de experimentar e colaborar como crucial para administrar uma empresa de sucesso no espaço blockchain.
Em painel sobre identidade digital, Allison Fromm (ProofSpace) liderou uma ampla discussão descrevendo como os identificadores digitais (DIDs) e os tokens não fungíveis (NFTs) oferecem um meio para as pessoas recuperarem o controle sobre seus dados na transição da Web2 para a Web3. Sebastian Bode (Fundação Cardano), Patrick Tobler (NMKR), Tim Heidfeld (IAMX) e Bruno Kellenberger (KYC Spider AG) enfatizaram a relevância de criar padrões globais comuns, garantindo que a descentralização permaneça no centro das redes blockchain. Heidfeld então afirmou que “não viu maior apoio” para startups construídas em blockchain do que o fornecido pela Fundação Cardano.
Finanças, marcas e jogos na era do blockchain
Vedran Vukman (Revuto), Florian Sorg (Newm), Jonas Lindgren (Charlie3), Glen Jordan (EMPOWA) e Peter van Garderen (Landano / Orcfax) concordaram que a abordagem rigorosa e revisada por pares da Cardano está bem posicionada para causar impacto, democratizando os mercados e aumentando a acessibilidade aos serviços financeiros para quem mais precisa. Sorg destacou as taxas determinísticas da Cardano como um fator importante para salvaguardar a estabilidade exigida pelo modelo de negócios da Newm. Na verdade, enquanto os membros do painel concordaram que o RealFi pode se tornar um impulsionador da adoção em massa do blockchain, eles também enfatizaram que isso exigirá a construção de serviços definidos pela facilidade de uso, confiabilidade e custo-benefício.
James Wagner da Indigo Labs iniciou o próximo painel com um anúncio especial: o lançamento da primeira stablecoin na Cardano. Rizwan Pabani (Cardano Foundation) liderou Wagner, Jarek Hirniak (Axo / Generation Lambda), Elie Naba (Quantoz) e Chetan Bafna (Ardana) em um debate sobre finanças descentralizadas (DeFi). Os palestrantes novamente apontaram a abordagem metódica da Cardano como crucial para garantir a longevidade do blockchain, sinalizando como atualizações como o recém-concluído hard fork Vasil melhoraram a velocidade e escalabilidade da Cardano, aumentando a confiança geral na segurança da plataforma.
Investigando igualmente as diferentes realidades da Web2 e Web3, “ Construindo sua marca em blockchain” apresentou algumas das marcas mais conhecidas no ecossistema Cardano: Bullish Dumpling - vencedor do Cardano Summit Award para influenciador educacional -, Lenna e Issy (ClayNation) e Hosky - vencedor do prêmio para o projeto NFT. Os palestrantes enfatizaram o papel da confiança na construção de uma marca e como a comunidade Cardano oferece constantemente apoio, encorajamento, feedback e camaradagem.
Continuando a programação no Auditório A, o painel seguinte examinou o potencial do blockchain para uma revolução nos jogos . Moderado por Linda Roland (piscina MALU), contou com a participação de Paul Manuel (Pavia), Kevin J Foxe (Enter The Mandala), Egon (Stellar Hood) e Josh Jones e Rob Greig (Cornucopias). Mais uma vez, o rigor e a forte comunidade da Cardano apareceram como cruciais para fornecer aos projetos a segurança necessária para implementar modelos de negócios no blockchain. A discussão abordou ainda mais como o blockchain pode trazer direitos de propriedade para jogos e enfatizou que a adoção em massa depende de uma transição perfeita para os consumidores.
Shahaf Bar-Geffen (COTI) subiu ao palco para anunciar que a stablecoin descentralizada Djed será lançada na blockchain Cardano em janeiro de 2023. Bar-Geffen forneceu detalhes sobre como funciona a stablecoin algorítmica supercolateralizada de Djed e também revelou planos para um aplicativo que a acompanha chamado Djed Pay.
Movendo-se para o futuro
Para “ Impacto: um driver para adoção de blockchain”, Alexandre Maaza (Cardano Foundation) moderou um painel com Pierre-Alain Masson (Seedstars), Ljupka Mitrinovska (Accelerate2030 – Impact Hub Geneva), Taha Bawa (Goodwall), Scott Poynton (The Pond Foundation) e Vincent Katchavenda (Cardashift) onde eles consideraram o papel da blockchain na inovação, conexão de pessoas e aumento da transparência. Eles examinaram ainda alguns usos atuais do blockchain para o gerenciamento da cadeia de suprimentos, bem como para validar e verificar credenciais educacionais. Maaza resumiu que “há uma comunidade que está se construindo para mudar o mundo para melhor. Esta é a visão da Cardano.”
Navjit Dhaliwal (Iagon) se concentrou em conformidade de dados , privacidade e segurança . Ele também descreveu como sua empresa apoia as organizações no cumprimento do regulamento geral de proteção de dados (GDPR). Dhaliwal declarou que “Cardano é o melhor caminho a seguir” e observou que Iagon se mudou para Cardano por causa de sua reputação como um blockchain seguro.
Charles Hoskinson fez um discurso de encerramento apaixonado, subjacente à resiliência do blockchain Cardano, bem como à comunidade Cardano. De fato, Hoskinson sinalizou a vontade de administrar a Cardano como um ecossistema completamente descentralizado, aproveitando as vozes de milhões de pessoas e, ao mesmo tempo, se beneficiando da orientação constante de instituições confiáveis. Ele elogiou a Fundação Cardano como instituição, mencionando sua estabilidade política, a vasta experiência de seus membros e citando a parceria da Fundação com a Agência Nacional do Vinho da Geórgia como um exemplo do que pode ser alcançado quando se aplica uma mentalidade de resolução de problemas.
Como Hoskinson afirmou, “o sol nunca se põe em Cardano. Nunca foi, nunca será.
Um ecossistema variado de projetos
A agenda do Auditório C abraçou os princípios de descentralização e governança, oferecendo um dia inteiramente dedicado aos palestrantes escolhidos e votados pela comunidade.
Janet Adams, COO da SingularityNET, focada no principal programa artificial da organização e inteligência artificial geral, destacando alguns projetos e planos atuais. Adams também falou sobre o alinhamento da SingularityNET com os valores da Cardano: trabalhar para ter um impacto positivo em todo o mundo.
Apresentando em nome de Hosky, Bullish Dumpling começou com uma série de vídeos engraçados de titulares de Hosky. Ela então destacou o enorme crescimento da delegação como resultado do programa Hosky Rug Pool, que ajudou a construir a comunidade Hosky. Em outro discurso do dia 2 , LeadTimeNull, também conhecido como Coffee Cup, falou mais tarde sobre o modelo de negócios e a estrutura da Rug Pool. Atualmente, 18 pools participam do Rug Pool, todos alinhados em uma visão compartilhada de promover e aumentar continuamente a descentralização.
O CTO da SundaeSwap, Pi Lanningham, considerou diferentes soluções de escalabilidade para Cardano, de sidechains a roll ups, concebendo-as como oportunidades para criar uma blockchain robusta, em evolução, histórica e global. Em seguida, Bar-Geffen ofereceu uma apresentação resumida da stablecoin Djed . E Jones e Greig usaram exemplos visuais do metaverso de jogos Cornucopias para detalhar algumas das possibilidades desse metaverso enquanto mostravam algumas das zonas do jogo para demonstrar a qualidade profissional dos gráficos. Falando novamente no final da tarde, os CEOs das Cornucópias forneceram alguns insights extras sobre por que decidiram desenvolver a Cardano, citando especificamente a confiabilidade da cadeia, sua escalabilidade, bem como a comunidade amigável e entusiasmada da Cardano que está constantemente aberta para trabalhar em conjunto em um projeto inovador .
Heidfeld discutiu como a tecnologia da IAMX pode fornecer uma variedade de soluções, permitindo que os usuários economizem tempo e otimizando o processo tanto para clientes quanto para empresas. Na sessão seguinte, Glen Jordan descreveu a paixão da EMPOWA pela inclusão financeira, o desenvolvimento de moradias acessíveis e a construção inteligente para o clima, destacando os desafios da moradia nos países africanos.
Sebastian Nagel, da IOG, reforçou o desejo de construir um sistema operacional financeiro aberto para todos, usando finanças globalmente distribuídas e descentralizadas. Ele então delineou os principais objetivos que impulsionam o desenvolvimento da Hydra e como a Hydra está procurando enfrentar os desafios de escalabilidade para impulsionar a adoção.
Construindo utilidade blockchain e aumentando o impacto positivo
Patrick Tobler descreveu a criação e a jornada do NMKR, que agora vai além de uma ferramenta de cunhagem NFT, tendo mais recursos de API e recursos não API. A NMKR também espera disponibilizar um conjunto completo de ferramentas para desenvolvedores e usuários finais.
O cofundador e CMO da Charli3, Damon Zwarich, descreveu a seguir como os oráculos fornecem dados para contratos inteligentes, permitindo aplicações do mundo real da tecnologia blockchain. Charli3 utiliza o modelo EUTXO da Cardano, o que contribui para uma maior adoção e maior segurança. Em outubro de 2022, a Charli3 lançou seu feed de preços no Cardano, fornecendo feeds de preços para a comunidade gratuitamente, para que os inovadores possam continuar construindo projetos a um custo menor.
Depois de descrever as várias vantagens e desvantagens do financiamento centralizado (CeFi) e DeFi, Hirniak explicou como o Axo lida com esses problemas e emprega swaps programáveis para permitir que os usuários sejam tratados de forma igual. Tudo feito através de um livro de pedidos virtual.
Katchavenda, da Cardashift, observou que o Cardano Summit 2022 foi a primeira vez que ele foi a uma conferência relacionada a blockchain e viu tantas pessoas construindo para ter um impacto positivo real no mundo. Ele descreveu como a Cardashift ajuda as organizações voltadas para o impacto a migrar para a Web3 e não apenas dimensionar seu modelo de negócios, mas também contribuir para uma economia aberta de impacto positivo. A Cardashift espera que a colaboração com dois projetos - Pyxo e Revolte - seja lançada nos próximos meses.
Ao resumir o caso de negócios do Revuto, o CEO Vukman apresentou dados sobre quanto as pessoas gastam em assinaturas e descreveu alguns recursos do Revuto que ajudam os usuários a gerenciar melhor suas assinaturas. Ashish Prajapati, cofundador da Strica, abordou a seguir como construir ferramentas escaláveis no Cardano. Strica vem desenvolvendo o ecossistema Cardano desde o final de 2019, e Prajapati detalhou algumas das etapas necessárias para criar blocos no blockchain Cardano.
Com todas as palestras, painéis e workshops do Summit concluídos, a comunidade Cardano se juntou às equipes da Fundação Cardano e aos delegados da EMURGO no D!Club para uma festa de encerramento que durou a noite toda.
A Fundação espera que todos os participantes tenham saído do Summit deste ano sentindo-se informados, inspirados e prontos para inovar. Nas próximas semanas, estaremos compartilhando uma variedade variada de conteúdo em nossas diferentes plataformas. E já estamos ansiosos para ver todos novamente no Cardano Summit 2023!
https://ucarecdn.com/b95aa677-5bed-4842-9e5a-0ca8ddf67777/(imagem maior que 4 MB)