Catalise o mundo

O que é projeto Catalyst?

O que não falta hoje no ecossistema são blockchains e projetos que iniciaram mas tem uma dificuldade de avançar o ecossistema, seja por ferramentas para chegar em um consenso ou por questões financeiras.

Um dos exemplos aqui é o Bitcoin onde tivemos uma divisão da comunidade muito motivada por um grupo de pessoas que começou a censurar um debate técnico.

Os problemas continuam no Bitcoin, tanto que hoje alguns membros da comunidade tem que ficar relembrando grandes players de que eles deveriam patrocinar desenvolvedores.

A realidade é que a comunidade não tem boas ferramentas de coordenação e formas de alavancar sem depender de doações dos founders. Redes que só remuneram mineradores e não dão liberdade para comunidades agir irão passar por dificuldades.

Para os que estão chegando na Cardano, o projeto Catalyst é a ferramenta que vai permitir a comunidade cardano usar os recursos que a blockchain da cardano envia para o tesouro após um bloco ser minerado, no momento temos um montante em torno de 80 milhões de dólares, algo que deve crescer anualmente. Inicialmente estamos colocando apenas 250 mil dólares na primeira rodada. Através de uma votação via aplicativo android os membros da comunidade podem escolher as propostas que eles mais se identificam e acham que terá um impacto positivo no ecossistema.

O projeto catalyst faz parte da fase voltaire, que entrega esse mecanismo inicial para acesso dos fundos. Porém o projeto Voltaire tem mais nuances em relação a total implementação das funcionalidades, como a eleição de conselhos e experts. Ainda é o início e veremos muitas mudanças ocorrendo.

Um outro ponto interessante é que qualquer outro token que for convertido ou criado na blockchain da Cardano poderá ter acesso as mesmas ferramentas e ter acesso a usabilidade de voto facilmente. Blockchains como Bitcoin, Ethereum, Litecoin e principalmente Ethereum Classic que recentemente tem uma proposta de integração em andamento, poderão usar a plataforma do Catalyst para votar com seus tokens.

Nesta semana tivemos uma grande movimentação da comunidade com o Catalyst, após ter refinado mais de 500 ideias tivemos as seguintes estatísticas:

  • 96 propostas para serem avaliadas e votadas.
  • 673 interessados em avaliar propostas
  • 127 avaliadores ativos
  • 1780 comentários nas 96 propostas
  • 3345 membros registrados na plataforma
  • 719 acompanhando o andamento das etapas via Telegram
  • 2000 downloads na app store

Em um comparativo com outras DAOs (Decentralized Autonomous Organization), já podemos ser considerados uma das maiores organizações em capital e participantes ativos nas votações. Números que só tendem a crescer com as otimizações das plataformas.

Uma DAO tem um único objetivo, manter o ecossistema crescendo, possibilitando a comunidade implementar iniciativas que fortalecem o ecossistema, é algo que pode resultar em retornos fantásticos, são ideias da comunidade que viram negócios, aplicações ou materiais educativos.
Na verdade podemos avançar qualquer projeto que dependa de financiamento, o catalyst é uma plataforma que dá acesso a qualquer pessoa passar pelos critérios da comunidade e acessar a reserva monetária da Cardano na sua moeda nativa, ADA.

Durante a fase de revisão dessas propostas eu me candidatei como revisor e dei feedback e avaliações em mais de 70 propostas que podem ser verificadas nessa plataforma. https://cardano.ideascale.com/

Tivemos diversos criadores de conteúdo com propostas para educação de desenvolvedores, desenvolvimento de Dapp, frameworks educacionais, hubs cooperativos e até mesmo ampliação de terminais ATM. Infelizmente nem todas as propostas estavam em um estágio interessante para serem levadas adiante e outras não se encaixavam no desafio proposto para o fundo, que era, como atrair mais desenvolvedores e empresários nos próximos 6 meses. Todas as propostas precisam demonstrar alguma estratégia e capacidade de metrificar os objetivos estabelecidos.

Também tivemos proponentes vencedores do wyohackaton, como o caso da Liquid que ganhou o primeiro lugar. Liquid será um Dapp para empréstimos na Cardano, ele pretendem conectar oracles e sistema de avaliação de crédito para que pessoas consigam acessar empréstimos diretamente em uma moeda nativa, em específico na Nigéria onde a competição será feita contra empresas chinesas que cobram em torno de 33% em tarifas.

O próximo passo que irá ocorrer através de uma votação via app, membros da comunidade irão utilizar o seu saldo em ADA como peso de votação para eleger as propostas que irão utilizar os recursos da primeira rodada, o mínimo para participar é de 8000 Adas.

Este é o início da nossa rede, Catalyst é o motor que vai promover a expansão, iremos utilizar ele para crescer, divulgar, educar e chegar cada vez mais longe. Nada vai impedir uma comunidade dedicada, determinada e com as ferramentas mais avançadas do espaço cripto.