Como nivelar o sistema financeiro

Como nivelar o sistema financeiro

Cardano-Fundação - Equipe Fundação Cardano

Como nivelar o sistema financeiro global

Quase dois anos após um dos maiores short squeezes da história do mercado, algumas lições foram aprendidas e outras nem tanto, possivelmente porque os investidores estão lutando para acompanhar o que se tornou um fluxo implacável e punitivo de notícias macro e de mercado.

A saga GameStop de 2021 agora foi catalogada em dois documentários separados - apropriadamente chamados de ‘Eat the Rich’ e ‘Diamond Hands’ - que são uma TV atraente. A história ilustra os riscos cumulativos de poderosos participantes do mercado que atuam como guardiões, embora tenham pouco interesse em proteger os interesses individuais e públicos.

O ciclo de euforia e queda que a Gamestop sintetizou desde então, com um efeito ainda mais devastador na arena criptográfica. Centenas de milhares de investidores de varejo ficaram com tokens drasticamente desvalorizados, graças à má administração de fundos de investimento e corretoras de alto perfil. Além disso, cripto evangelistas com interesses investidos no preço inflado desses ativos e que zelosamente os exageraram devem assumir sua parcela de culpa.

Minha própria jornada na blockchain começou com frustração. Por que os benefícios disponíveis para ‘investidores credenciados’ também não estavam disponíveis para cidadãos comuns? Ao responder a essa pergunta, vi uma oportunidade incrível de democratizar as finanças por meio da descentralização, capacitando os indivíduos a fazer mais com seus ativos econômicos e a melhorar a sociedade ao fazê-lo.

Embora eu acredite firmemente no potencial da blockchain, contanto que usemos o mesmo fôlego para falar sobre criptomoedas e ações de memes, estamos muito aquém desse potencial.

O verdadeiro potencial financeiro da blockchain não é um novo conjunto de ativos especulativos, mas um veículo para uma transparência radical, dando poder à identidade e novas formas de governança. Sem falar na eficiência da própria tecnologia, que pode reduzir as distorções e volatilidades do mercado, ao mesmo tempo em que reduz custos e agiliza os tempos de transação.

Resumindo, a missão da blockchain não deve ser promover tokens específicos ou derrubar Wall Street, mas nivelar todo o nosso sistema financeiro global.

Enquanto observamos a perda de liquidez das reservas financeiras em uma velocidade assustadora, é fundamental que voltemos a focar nessa missão. Devemos nos concentrar em transformar, em vez de apenas destruir, os titãs de Wall Street.

Na Cardano Foundation, estamos comprometidos com duas coisas difíceis: engajamento genuíno no complexo problema de como educar, engajar e impulsionar a adoção da tecnologia blockchain entre empresas tradicionais; e compromisso ativo com os princípios de descentralização e comunidade melhor exemplificados pelo movimento de software de código aberto.

Acredito que abordar qualquer uma dessas duas tarefas adequadamente ajuda a resolver a outra e que devemos priorizar ambas simultaneamente. Assim como a transparência incorporada no software de código aberto significa que agora as empresas blue-chip confiam nele para executar suas plataformas mais cruciais, a abertura e a legibilidade da blockchain bem feita podem ajudar a tornar o empoderamento financeiro e a desintermediação mais do que apenas palavras da moda.

Os protocolos de blockchain de terceira geração são mais sofisticados e mais resilientes do que a tecnologia decadente na qual grande parte do nosso sistema financeiro ainda funciona. Mas não importa quão boa seja nossa tecnologia e quão comprometida seja nossa comunidade, substituir a tecnologia herdada dos bancos existentes torna-se uma tarefa ainda mais assustadora do que tentar derrubar fundos de hedge superexpostos a uma única ação. Exige não apenas espírito revolucionário, mas também consciência regulatória.

A inovação e a transformação que nossas tecnologias podem trazer continuam em uma velocidade tremenda, e os formuladores de políticas perceberam. Na Europa, o Regulamento dos Mercados de Criptoativos (MiCA) entrará em vigor em breve, criando uma estrutura legal para o funcionamento dos mercados de criptoativos. Do outro lado do Atlântico, o governo Biden está trabalhando para desenvolver leis que estimulem o crescimento e inibam a fraude.

Esse aumento da atividade regulatória sinaliza que as tecnologias blockchain estão aqui para durar. No momento, os legisladores precisam garantir que sua legislação esteja preparada para o futuro para que, em vez de apenas responder a possíveis ameaças, possam abrir a porta para inovações honestas e benéficas.

Já para a indústria, é nossa função continuar inovando, construir mais soluções que contribuam com a sociedade, democratizar e simplificar as finanças e possibilitar o acesso e a inclusão de todos. Eu, por exemplo, estou ansioso pelo que o futuro reserva.

Este artigo foi originalmente publicado no Coindesk.