🇧🇷 Cripto, Trabalhando de Casa e Falcões de caça na Mongólia. Entrevista com Charles Hoskinson

“Crypto Titans” é uma série de entrevistas conduzidas pela CoinMarketCap com mentes proeminentes e com visão de futuro, que mexem com os bastidores do cenário das criptomoedas. Clique aqui para ver todas as entrevistas do Crypto Titan até hoje!

Charles Hoskinson é um dos fundadores da Ethereum, o atual CEO da IOHK e um matemático de carreira. Ele foi entrevistado por Larry King (finalmente deixando sua mãe orgulhosa do que faz), criou um curso online de Bitcoin que já foi concluído por aprox. 80.000 pessoas e aparentemente dominou a arte de trabalhar em casa. No entanto, quando você o faz falar sobre criptografia, a conversa pode terminar facilmente na Mongólia. Por quê? Você pode perguntar. Porque, de acordo com Hoskinson: “Mongólia, agora é amigável com criptografia. E nós estaremos lá para sempre. Demora um pouco para se fazer algumas coisas, mas é um bom lugar.”

Continue lendo para descobrir o que mais criptomoedas, Charles Hoskinson e a Mongólia têm em comum.

Qual foi o motivo pelo qual você iniciou na indústria de criptografia?

Charles

Me envolvi em cripto moeda em 2011. Minerei um pouco, negociei um pouco. Alguém deixou no meu escritório um artigo, era o livro branco da Bitcoin. Eu li e fui para o Bitcointalk.org e para o Reddit. Eu tive uma grande oportunidade de conhecer muitas pessoas legais e interessantes.

Mas não me envolvi profissionalmente até 2013, e fiz isso através da educação. Eu criei um curso gratuito na Udemy chamado “Bitcoin ou Como eu aprendi a parar de se preocupar e amar criptografia” Acabei recebendo mais de 80.000 alunos.

Isso me deu uma grande oportunidade de conhecer muita gente. Conheci Adam Levine, Andreas Antonopoulos, Roger Ver, Eric Voorhees e todas essas pessoas maravilhosas no espaço. Eu aproveitei isso para iniciar um negócio de cripto moeda. Comecei uma empresa chamada Invictus Innovations e construímos Bitshares com, entre outras pessoas, Dan Larimer , ironicamente.

Então eu comecei o Ethereun com Vitalik [ Buterin ]. Depois disso, eu estava em uma posição em que podia fazer o que queria, então criei a IOHK, que é uma empresa de pesquisa e desenvolvimento. Estou aqui há cinco anos. Tem sido um longo caminho.

Em todo o seu tempo trabalhando dentro e ao redor da cripto moeda, o que é um equívoco comum ou um mito que você encontra com frequência?

Charles

Depende da época. Estou aqui há nove anos e, portanto, as coisas mudaram bastante ao longo dos anos. Em 2011/2012, a percepção de criptografia era - se as pessoas sabiam disso, porque a grande maioria das pessoas não sabiam - era que basicamente era uma moeda clandestina para a compra de drogas. Essa era a percepção primária que as pessoas tinham. Eles realmente não entendiam o que estávamos tentando fazer ou sobre o que era essa tecnologia. Eles apenas diziam: “Oh, é como dinheiro para a Internet” e, obviamente, isso será usado para fins nefastos.

A próxima geração foi provavelmente 2013/2014, onde as pessoas perceberam que você poderia fazer mais, mas elas ainda estavam meio presas no tipo de “token nomics”, onde tudo era sobre ativos e emissão de ativos e construção de um ativo melhor. Todo mundo pensou que estávamos tentando destruir o dólar americano em 2013/2014. Esse foi o único ponto sobre todo o ecossistema: somos um bando de cripto anarquistas contra o banco central.

Todo mundo pensou que estávamos tentando destruir o dólar americano em 2013/2014.

Então, em 2017, tivemos a revolução do ICO, e o maior equívoco era que criamos a Máquina Mágica de Dinheiro onde, se você investir, instantaneamente recebe dinheiro e todo mundo fica rico e se torna um milionário. Infelizmente, isso machucou muitos investidores de varejo.

Agora, em 2020, eu não sei. Existem muitas concepções diferentes, mas o que é bom é que a criptografia se normalizou um pouco na percepção do público. As pessoas estão cientes da Bitcoin. Eles meio que aceitam. Já existe há um tempo suficiente para ser uma realidade.

Você realmente acha que a criptografia se tornou tão popular?

Charles

Ninguém sabe o que eu ainda faço. Na verdade, eu sempre conto uma história quando as pessoas fazem essa pergunta. Eu estava em Toronto há dois anos e estava sendo entrevistado por Larry King. E por muito tempo, minha mãe não se importava com o que eu fazia. Ela dizia que cripto era uma farsa, não era real. Eu falava para ela: “Sou CEO, tenho uma empresa, tenho todos esses funcionários e viajo pelo mundo afora fazendo reuniões com chefes de estado e assim por diante …” Ela não se importava.

Logo após terminar a entrevista com Larry King, liguei para ela e ela perguntou: “O que você fez hoje?” Eu respondi: “Oh história louca. Fui entrevistado por Larry King. E ela disse: “Sério?” Todos os dias depois disso, ela fala: “Aqui está meu filho. Ele é famoso. Ele foi entrevistado por Larry King.

Todo mundo tem seu ponto de entrada e todo mundo tem seu limite. Depois de atingir esse limite, você recebe uma boa trégua. Houve muitos equívocos, mas acho que superamos os piores equívocos, o dinheiro obscuro ou o “estamos tentando derrubar o governo dos EUA” ou esta é uma máquina mágica da Internet para ganhar dinheiro.

Agora, na verdade, estamos começando a ser como aplicativos de telefone celular ou da Internet, como a indústria de software, depois de uma ou duas décadas em que as pessoas estão acostumadas, é uma coisa normal. Eles sabem que as pessoas estão ganhando dinheiro. Elas não sabem necessariamente como isso funciona, mas conseguem aceitar que há alguma utilidade na vida real nisso.

A reação do mundo cripto à pandemia do COVID-19 fortaleceu ou mudou sua crença na criptografia? Especialmente à luz do fato de que a criptografia parecia cair em conjunto com o S&P 500 em algum momento.

Charles

Foi um pouco decepcionante termos tido o mesmo problema, porque o ponto de atração da criptografia, ou pelo menos o ponto de venda que estamos promovendo, é que a criptografia é anticíclica - quando o mercado cai, as criptos sobem, quando há medo e sangue na água, as pessoas compram Bitcoin como um hedge.

Parece que, em vez disso, o que as pessoas fizeram foi liquidar em massa e foram para o dólar americano. Mas acho que provavelmente há uma bifurcação lá, ou pelo menos uma distribuição bimodal de vendedores. Acho que os investidores institucionais liquidaram seus ativos de criptografia e foram para dólares, mas muitos investidores de varejo realmente o mantiveram, e é por isso que não caímos para as marcas de USD $1.000 ou USD $800 territórios.

Fiquei otimista em ver que o investidor com capital abaixo de US 100.000 era muito mais resiliente do que o investidor acima de US 100.000. Se você é um investidor acima de US $ 100.000, geralmente é institucional ou é um grande cara, que analisa as tendências e diz: “Oh, tudo está caindo livremente, basta mudar para dinheiro em espécie, esperar e depois re-investiremos assim que o mercado fizer mais sentido ”.

Quando você é um investidor de varejo, você tende a ser um pouco mais idealista e filosófico e diz: “Bem, isso deve valer”. O fato de o pessoal do varejo me dizer isso é muito encorajador.

Notei que a maior taxa de compra de cripto moeda veio de pessoas com menos de 30 anos. Essas são as pessoas que têm duas a três vezes mais chances de possuir uma cripto moeda do que ação ou título. Isso me diz que, à medida que os jovens ficam mais velhos e mais ricos, é provável que eles mantenham essa preferência, e isso levará a uma grande transferência de riqueza para a nossa indústria à medida que os baby boomers saírem do mercado.

Fico feliz que a indústria tenha se mantido unida. Fico um pouco triste por mais colegas não aparecerem, fazerem vídeos e serem um pouco mais evangelísticos sobre manter a fé. Fiz uma série de vídeos que você pode ter visto onde disse: “Ei, você não tem nada a temer”. Eu realmente queria ver isso vindo de Roger e de Eric e do resto da gangue, até CZ.

Só porque temos essas rivalidades e sempre lutamos dia a dia pela posição no mercado e pela participação da intelectual - no fim do dia, estamos todos no mesmo barco. Estamos brigando pelo quarto de cabine que temos naquele barco, mas estamos todos no mesmo barco. E se nosso barco afundar, todos nós afundaremos.

Foi um período de muito medo e tristeza, e teria sido bom ver uma resposta de todo o setor. Eu acho que isso teria acalmado muitas pessoas, e provavelmente também teria criado um pano de fundo e o Bitcoin não teria sido atingido com tanta força pelo impulso do mercado.

No fim do dia, estamos todos no mesmo barco. Estamos brigando pelo quarto de cabine que temos naquele barco, mas estamos todos no mesmo barco. E se nosso barco afundar, todos nós afundaremos.

O ponto mais amplo sobre o COVID é que ele mostra a necessidade de nossa tecnologia, de um setor como um todo. Quero dizer, dinheiro é um vetor de doença. Precisamos de sistemas comerciais globais: você precisa poder fazer transações on-line. Votações precisam serem feitas digitalmente. Todas essas coisas que fazemos são sistemas nativos e outros, porque eles não fazem isso, estão sofrendo terrivelmente.

No Congresso dos EUA, por exemplo, eles estavam tendo alguma dificuldade em votar o programa de resgate financeiro, porque alguns dos senadores foram infectados pelo COVID e pensavam: “Bem, você precisa vir aqui para votar”. Isso é antiquado. Por que não posso simplesmente votar em casa usando um sistema digital ou algo assim? Em nosso meio, isso é o equivalente a cinco linhas de código. Nós sabemos como fazer isso. Está embutido em nossos produtos. Nesses sistemas, é muito difícil fazer isso. Essa crise comprova, sem sombra de dúvida, a necessidade de nossa tecnologia e a resiliência de nossa indústria mais uma vez. A liderança recebe um C -. Mas a tecnologia recebe um A +. Estou muito orgulhoso e feliz com isso.

Você tem algum conselho para as pessoas que entram na indústria de cripto?

Charles

Você deve se inserir pelos motivos certos. Se seu objetivo é ficar rico, você provavelmente não o será. A grande maioria das pessoas que iniciam negócios, a grande maioria das pessoas que investem em novos empreendimentos, tendem a falhar. Não faz nenhum sentido entrar e simplesmente dizer: “Oh, se eu entrar neste setor, ficarei muito rico”. Infelizmente, muitas pessoas fizeram isso. Mas isso não é um padrão.

O que você precisa fazer é ser muito apaixonado por alguma coisa. Pode ser um problema local, como: “Estou muito, muito cansado do nosso suprimento de água ou a intermitência de energia que temos em nosso bairro”. Ou pode ser um problema global, como “Quero combater o aquecimento global ou o lixo do Oceano Pacífico”.

Mas se você é muito apaixonado por algo, como o que é o blockchain, o que é a nossa indústria, é uma coleção de ferramentas para resolver um problema. E estas não são mágicas. São apenas ferramentas, assim como carros não são mágicos e aviões não são mágicos. Eles têm seus limites. Eles têm suas vantagens, mas podem tornar as coisas muito melhores, muito mais rápidas, muito mais baratas, permitindo que você faça coisas novas que não podia fazer antes.

Mas você ainda precisa ter um modelo de negócios razoável. Você ainda precisa ser capaz de fazer todo tipo de coisa que os empreendedores normais fazem. Se você não pode explicar seu modelo de negócios, como gera receita, por que vai gerar receita, o que está tentando realizar e está apenas dizendo “blockchain” ou “mágica”, provavelmente está enganado.

Não fique encantado ou deslumbrado com o poder dessas ferramentas e não acredite que elas façam mais do que realmente podem. Apesar de essas ferramentas existirem, você não tem um modelo de negócios e não tem lucro. Você tem que descobrir isso. Se você não pode, bem, então você não tem algo real. Esse é o meu conselho que dou às pessoas. Eu já vi muitas pessoas boas entrarem nesse espaço com expectativas irreais ou com um sentimento de “Bem, todas essas outras pessoas estão ganhando dinheiro. Por quê? Por que não estou ganhando dinheiro com isso?”

Se você não pode explicar seu modelo de negócios, como gera receita, por que vai gerar receita, o que está tentando realizar e está apenas dizendo “blockchain” ou “mágica”, provavelmente está enganado.

Não confunda ter sorte com ser inteligente. Um dos maiores problemas em nossa indústria é que muitos dos primeiros usuários que têm filosofias bizarras que não são necessariamente corretas ficaram muito ricos, muito rapidamente. E eles pensam que, porque ficaram muito ricos, muito rapidamente, isso é uma justificativa ou uma validação de seu brilhantismo e de sua filosofia, e que sua filosofia está certa. Eles continuam dobrando e dobrando e dobrando.

Se você ganhou 1.000x em um ano. Você teve sorte. Não há esperteza nisso. As pessoas sempre precisam se lembrar disso. Leve isso a sério também. O conselho final como empreendedor é: se você de alguma forma tiver sorte e se der de cara com um golpe de sorte, pegue-o, retire a metade, diversifique um pouco e preserve seus ganhos e não se empolgue.

Não confunda ter sorte com ser inteligente. Um dos maiores problemas em nossa indústria é que muitos dos primeiros usuários que têm filosofias bizarras que não são necessariamente corretas ficaram muito ricos, muito rapidamente.

Tenha um modelo de negócios. Somente vá em frente se você estiver aqui para resolver um problema real. Seja conservador sobre algumas coisas. Seja apaixonado por outras coisas e entenda que as leis da física e dos negócios ainda se aplicam a você e que você vai cair se pular etapas.

Para uma pergunta mais pessoal, você tem uma falha " favorita " na cripto ou na sua vida em geral?

Charles

Muitas das decisões que tomei quando estava no Ethereum considero não apuradas. Este é um ótimo exemplo de onde você acha que as pessoas trabalham juntas para o bem maior, ou para a racionalidade, ou para seu próprio interesse financeiro - mas não o fazem.

O erro que cometi consistentemente ao longo dos projetos que estive envolvido é que as pessoas tendem a se comportar de maneiras contra-intuitivas. Você se senta para negociações ou para planos de negócios, e diria: “Qual é a escolha racional?” Você faz toda essa modelagem da teoria dos jogos e tenta entender por que as pessoas fariam o que elas querem fazer.

Por exemplo, com o Ethereum, a escolha de uma empresa com fins lucrativos versus uma sem fins lucrativos - é óbvio que a maioria das pessoas escolheria uma empresa com fins lucrativos. Dá mais liberdade para a execução de seus negócios. Segundo, se você cria muito valor, você é o proprietário desse valor, onde, sem fins lucrativos, está se afastando desse valor. Ninguém tem nenhum incentivo para ficar com uma organização sem fins lucrativos, que é exatamente o que acabou acontecendo com a Ethereum. Eles tinham oito fundadores, todos os sete restantes criaram suas próprias empresas. Algumas dessas empresas nem estão no espaço Ethereum. Por exemplo, a Parity Tech está construindo um produto concorrente, e o consenso pode até começar a funcionar, e obviamente eu não estou trabalhando no Ethereum.

O erro que cometi repetidamente foi assumir que as pessoas serão racionais e assumir que as pessoas tomarão as melhores decisões para elas. O que eu descobri é que as pessoas tomam decisões consistentemente com base em informações incompletas, mesquinhas ou emoções, e acho que isso está diretamente conectado à era da nossa indústria.

Muitas pessoas são muito jovens e inexperientes em nossa indústria. Meu erro favorito é apenas prever mal. Obviamente, cometi muitos erros estratégicos, como prazos de produtos. Por exemplo, com o projeto Cardano , deveríamos ter lançado Icarus antes de Daedalus e provavelmente deveríamos ter usado uma linguagem diferente para implementá-lo: Haskell simplesmente não estava pronto.

O erro que cometi repetidamente foi assumir que as pessoas serão racionais e assumir que as pessoas tomarão as melhores decisões para elas.

Há uma centena de decisões que tomei, onde gostaria de rever essas decisões. O pior erro de mídia social que já cometi foi com o MetaMask e twittar “Você sabe quem eu sou?”, que acabou me atormentando e me assombrando por anos. Isso realmente tem. E tem sido tão injusto. Mas é o que é. O que você pode fazer? Você não pode recuperar essas coisas. A lição mais ampla está lá, a mídia social não é sua amiga, nunca será justa.

Também me arrependo de nunca ter tido a chance de atualizar meu curso de cripto moedas que eu criei em 2013. Eu sempre digo que vou fazer isso, por sete anos eu estava tipo: “Eu vou dar um jeito nisso” mas nunca cheguei a fiz. Eu gostaria de ter feito, porque era um curso muito bom e me diverti muito ensinando 80.000 pessoas.

Agora deve estar muito desatualizado.

Charles

Sim, eu falava tipo, “$ 10.000 Bitcoin é uma hipótese. Isso nunca vai acontecer, mas aqui está como seria. ”

Quero dizer, isso foi antes mesmo da existência de ASICs para mineração. Dá uma noção de quanto tempo isso foi.

Você tem alguma dica para pessoas que agora estão trabalhando em casa?

Charles

Trabalhando em casa, você tem que ser tremendamente autodisciplinado. Eu fui educado em casa até o ensino médio. Isso tornou muito fácil para mim, porque eu estava acostumado a trabalhar em casa. Também sendo matemático, você está sempre na sua própria cabeça. Você pode estar em uma cela de prisão ou em uma rocha ou em uma ilha deserta e ainda pode ser produtivo. Mas há uma razão pela qual não existem muitos matemáticos por aqui: uma raça rara e provavelmente boa que seja rara.

Há uma razão pela qual a taxa de divórcios está começando a subir um pouco na China e agora nos Estados Unidos. As pessoas são como, “Bem, eu te amo no fim de semana, mas Meu Deus, sete dias por semana. Não sei se podemos fazer isso funcionar.

Para as pessoas que são muito sociais, pode ser tremendamente difícil. A primeira coisa que você precisa resolver é o problema da autodisciplina. O que eu recomendo é usar algo como a técnica Pomodoro . Ajuste seu cronômetro para 45 minutos, faça uma pausa de 15 minutos . Segundo, crie um ambiente de computação livre de distrações. Chamamos isso de trabalho profundo, mas basicamente a realidade é a cada 15 minutos que seu telefone celular, Facebook, Twitter, seja o que for, só estará lá para distraí-lo.

Não instale esses aplicativos. Não faça login nessas contas. Se você pode criar um ambiente livre de distrações e fazer um 45/15, provavelmente estará em uma posição em que pelo menos poderá fazer o trabalho que precisa naquele dia. Você pode ser ainda mais produtivo do que se estivesse em um escritório, porque pode fazer muito trabalho profundo.

O desafio, porém, é que você ainda não tem essa socialização, esse contato pessoa a pessoa. Para algumas pessoas, isso pode ser profundamente deprimente. Somos uma empresa remota. Operamos em 20 países. Temos mais de 200 funcionários. E como uma empresa remota que opera em 20 países, a maioria de nosso pessoal trabalha basicamente em casa. Perdemos algumas pessoas muito boas, não porque eram incompetentes ou não faziam seu trabalho, mas apenas ficaram brutalmente deprimidas trabalhando em casa e odiaram. Eles realmente tiveram que sair e procurar uma empresa diferente em outro lugar. É uma luta constante e é difícil para as pessoas encontrarem o equilíbrio certo.

A outra questão é que, quando você começa a trabalhar em casa, começa a perceber as coisas que estão em casa. Filhos, animais, esposa, marido. Há uma razão pela qual a taxa de divórcios está começando a subir um pouco na China e agora nos Estados Unidos. As pessoas são como, “Bem, eu te amo no fim de semana, mas Meu Deus, sete dias por semana. Não sei se podemos fazer isso funcionar.

É super importante passar algum tempo com a família e encontrar uma maneira de se comunicar, ouvir e trabalhar bem com eles, porque se você conseguir isso, pelo menos poderá fazer uma pausa produtiva e não estará lutando a cada 15 minutos . Mas é um ajuste. É realmente um ajuste. Demora um pouco de tempo para se acostumar. Por outro lado, não há viagem de trabalho, não há tráfego, você pode trabalhar às 9:00 da manhã, você trabalha às 21:00. Você pode fazer muito quando trabalha em casa, quando realmente domina isso.

Para mudar completamente de assunto, vi no Twitter que você tem uma águia na sua foto de perfil.

Charles

Isso não é uma águia, é um falcão.

Isso é na Mongólia. Eu amo a Mongólia. É um dos meus países favoritos. Eu vou lá sempre que posso.

Aqueles são caçadores e seus falcões. Eles também têm águias de caça. Você os usa para caçar pequenos animais. O que acontece é que as pessoas andam em cavalos ou camelos e têm esses pássaros que treinaram desde o nascimento. Eles realmente os roubam do ninho, o que é uma perspectiva maluca, eu realmente não gostaria de entrar no ninho de uma águia dourada e roubar seus ovos. Mas eles o fazem, e então eles os chocam, criam, alimentam manualmente e então os treinam para caçar, voar de volta e trazer alguma coisa.

É uma tradição mongol. Eles fazem isso há mais de 2.000 anos. Toda vez que vamos à Mongólia, a primeira coisa que você faz é brincar com os pássaros, porque é um dos poucos países do mundo onde você pode fazer isso.

Na verdade, há uma tremenda oportunidade de arbitragem nesses mercados, porque eles os vendem por 100 ou 200 dólares, e os árabes ricos tendem a comprá-los por US $ 20.000, o mesmo pássaro. Portanto, se você começar um treino de pássaros, provavelmente poderá ganhar bastante dinheiro.

Eu vou para a Mongólia com bastante frequência e essa é uma das poucas coisas que realmente gosto de fazer. Eu ando de camelo no deserto de Gobi e também tento brincar com os falcões, falcões e águias. Aquele pássaro em particular? Ele é bem velho. Você pode notar que o bico tem alguns danos, e ele está aposentado agora, então eles realmente não fazem muito com ele … Mas ele é super, super doce. Ele ficava sentado no seu ombro o dia inteiro, você podia andar com ele.

Como você descobriu a Mongólia? Sinto que muito poucos americanos estiveram lá.

Charles

Meu ex-secretário é casado com uma mongol e estávamos na Ásia na época. Tivemos uma semana livre e ele disse: “Vamos para a Mongólia”, meio que “conhecemos os pais dela”. E eu disse: “Claro, isso vai ser divertido, mas vamos fazer valer a pena.” E no espaço de duas viagens, eu conheci o presidente do país. Foi uma experiência surreal. Eu fiquei tipo, “Eu não sei como isso aconteceu, mas uau, tudo bem. Nós estamos indo, nós estamos apenas indo com ele.”

Você simplesmente aparece e o presidente conhece você e eu fiquei tipo: “Ok, acho que estamos fazendo uma visita de Estado”. Conhecemos o ministro das Relações Exteriores. Acabei aprendendo muito sobre o negócio de caxemira na Mongólia e como todo esse setor funcionava. Fui convidado para falar no MFA e assim por diante. Foi bem surreal.

Essa é a outra coisa boa no espaço de cripto moedas, que você obtém acesso a pessoas com as quais nunca pensou que seria capaz de conversar, de estrelas do rock…

… Jantei uma vez com Matt Sorum, do Guns N 'Roses. Aparentemente, ele está em nossa indústria, ele é o baterista do Roses. Perguntei a ele como diabos Slash inventou “Sweet Child of Mine”. E disse, “Oh, cara, eu tenho uma história para contar.” E eu penso, tudo bem, este será um jantar divertido …

… Ao presidente da p… da Mongólia, que se parece com Gengis Khan. Ele era um ex-campeão de judô e tem um pescoço gigante, é como se estivesse sentado em um trono dizendo: “O que você fará pela Mongólia?”

O que está acontecendo? Isso é loucura. Não pergunte. Está apenas acontecendo. Você apenas aceita. Você está aí. Você está fazendo brincando com falcão. É esse o tempero da semana. E na próxima semana você estará no Japão e comerá frituras às 3:30 da manhã e escorpiões às 4:00 da manhã. Então, na próxima semana, você estará na Tailândia, em um bar de cobras e ficará tipo: “Esta é a nossa indústria. É estranha."

Esta entrevista foi editada e condensada.

3 Likes

Muito interessante valeu :brazil: :alien:

2 Likes

Excelente conteúdo!

3 Likes

Mandou muito bem!