ūüáßūüá∑ Cripto, Trabalhando de Casa e Falc√Ķes de ca√ßa na Mong√≥lia. Entrevista com Charles Hoskinson

‚ÄúCrypto Titans‚ÄĚ √© uma s√©rie de entrevistas conduzidas pela CoinMarketCap com mentes proeminentes e com vis√£o de futuro, que mexem com os bastidores do cen√°rio das criptomoedas. Clique aqui para ver todas as entrevistas do Crypto Titan at√© hoje!

Charles Hoskinson √© um dos fundadores da Ethereum, o atual CEO da IOHK e um matem√°tico de carreira. Ele foi entrevistado por Larry King (finalmente deixando sua m√£e orgulhosa do que faz), criou um curso online de Bitcoin que j√° foi conclu√≠do por aprox. 80.000 pessoas e aparentemente dominou a arte de trabalhar em casa. No entanto, quando voc√™ o faz falar sobre criptografia, a conversa pode terminar facilmente na Mong√≥lia. Por qu√™? Voc√™ pode perguntar. Porque, de acordo com Hoskinson: ‚ÄúMong√≥lia, agora √© amig√°vel com criptografia. E n√≥s estaremos l√° para sempre. Demora um pouco para se fazer algumas coisas, mas √© um bom lugar.‚ÄĚ

Continue lendo para descobrir o que mais criptomoedas, Charles Hoskinson e a Mongólia têm em comum.

Qual foi o motivo pelo qual voc√™ iniciou na ind√ļstria de criptografia?

Charles

Me envolvi em cripto moeda em 2011. Minerei um pouco, negociei um pouco. Alguém deixou no meu escritório um artigo, era o livro branco da Bitcoin. Eu li e fui para o Bitcointalk.org e para o Reddit. Eu tive uma grande oportunidade de conhecer muitas pessoas legais e interessantes.

Mas n√£o me envolvi profissionalmente at√© 2013, e fiz isso atrav√©s da educa√ß√£o. Eu criei um curso gratuito na Udemy chamado ‚ÄúBitcoin ou Como eu aprendi a parar de se preocupar e amar criptografia‚ÄĚ Acabei recebendo mais de 80.000 alunos.

Isso me deu uma grande oportunidade de conhecer muita gente. Conheci Adam Levine, Andreas Antonopoulos, Roger Ver, Eric Voorhees e todas essas pessoas maravilhosas no espaço. Eu aproveitei isso para iniciar um negócio de cripto moeda. Comecei uma empresa chamada Invictus Innovations e construímos Bitshares com, entre outras pessoas, Dan Larimer , ironicamente.

Então eu comecei o Ethereun com Vitalik [ Buterin ]. Depois disso, eu estava em uma posição em que podia fazer o que queria, então criei a IOHK, que é uma empresa de pesquisa e desenvolvimento. Estou aqui há cinco anos. Tem sido um longo caminho.

Em todo o seu tempo trabalhando dentro e ao redor da cripto moeda, o que é um equívoco comum ou um mito que você encontra com frequência?

Charles

Depende da √©poca. Estou aqui h√° nove anos e, portanto, as coisas mudaram bastante ao longo dos anos. Em 2011/2012, a percep√ß√£o de criptografia era - se as pessoas sabiam disso, porque a grande maioria das pessoas n√£o sabiam - era que basicamente era uma moeda clandestina para a compra de drogas. Essa era a percep√ß√£o prim√°ria que as pessoas tinham. Eles realmente n√£o entendiam o que est√°vamos tentando fazer ou sobre o que era essa tecnologia. Eles apenas diziam: ‚ÄúOh, √© como dinheiro para a Internet‚ÄĚ e, obviamente, isso ser√° usado para fins nefastos.

A pr√≥xima gera√ß√£o foi provavelmente 2013/2014, onde as pessoas perceberam que voc√™ poderia fazer mais, mas elas ainda estavam meio presas no tipo de ‚Äútoken nomics‚ÄĚ, onde tudo era sobre ativos e emiss√£o de ativos e constru√ß√£o de um ativo melhor. Todo mundo pensou que est√°vamos tentando destruir o d√≥lar americano em 2013/2014. Esse foi o √ļnico ponto sobre todo o ecossistema: somos um bando de cripto anarquistas contra o banco central.

Todo mundo pensou que estávamos tentando destruir o dólar americano em 2013/2014.

Então, em 2017, tivemos a revolução do ICO, e o maior equívoco era que criamos a Máquina Mágica de Dinheiro onde, se você investir, instantaneamente recebe dinheiro e todo mundo fica rico e se torna um milionário. Infelizmente, isso machucou muitos investidores de varejo.

Agora, em 2020, eu n√£o sei. Existem muitas concep√ß√Ķes diferentes, mas o que √© bom √© que a criptografia se normalizou um pouco na percep√ß√£o do p√ļblico. As pessoas est√£o cientes da Bitcoin. Eles meio que aceitam. J√° existe h√° um tempo suficiente para ser uma realidade.

Você realmente acha que a criptografia se tornou tão popular?

Charles

Ningu√©m sabe o que eu ainda fa√ßo. Na verdade, eu sempre conto uma hist√≥ria quando as pessoas fazem essa pergunta. Eu estava em Toronto h√° dois anos e estava sendo entrevistado por Larry King. E por muito tempo, minha m√£e n√£o se importava com o que eu fazia. Ela dizia que cripto era uma farsa, n√£o era real. Eu falava para ela: ‚ÄúSou CEO, tenho uma empresa, tenho todos esses funcion√°rios e viajo pelo mundo afora fazendo reuni√Ķes com chefes de estado e assim por diante ‚Ķ‚ÄĚ Ela n√£o se importava.

Logo ap√≥s terminar a entrevista com Larry King, liguei para ela e ela perguntou: ‚ÄúO que voc√™ fez hoje?‚ÄĚ Eu respondi: ‚ÄúOh hist√≥ria louca. Fui entrevistado por Larry King. E ela disse: ‚ÄúS√©rio?‚ÄĚ Todos os dias depois disso, ela fala: ‚ÄúAqui est√° meu filho. Ele √© famoso. Ele foi entrevistado por Larry King.

Todo mundo tem seu ponto de entrada e todo mundo tem seu limite. Depois de atingir esse limite, voc√™ recebe uma boa tr√©gua. Houve muitos equ√≠vocos, mas acho que superamos os piores equ√≠vocos, o dinheiro obscuro ou o ‚Äúestamos tentando derrubar o governo dos EUA‚ÄĚ ou esta √© uma m√°quina m√°gica da Internet para ganhar dinheiro.

Agora, na verdade, estamos come√ßando a ser como aplicativos de telefone celular ou da Internet, como a ind√ļstria de software, depois de uma ou duas d√©cadas em que as pessoas est√£o acostumadas, √© uma coisa normal. Eles sabem que as pessoas est√£o ganhando dinheiro. Elas n√£o sabem necessariamente como isso funciona, mas conseguem aceitar que h√° alguma utilidade na vida real nisso.

A reação do mundo cripto à pandemia do COVID-19 fortaleceu ou mudou sua crença na criptografia? Especialmente à luz do fato de que a criptografia parecia cair em conjunto com o S&P 500 em algum momento.

Charles

Foi um pouco decepcionante termos tido o mesmo problema, porque o ponto de atração da criptografia, ou pelo menos o ponto de venda que estamos promovendo, é que a criptografia é anticíclica - quando o mercado cai, as criptos sobem, quando há medo e sangue na água, as pessoas compram Bitcoin como um hedge.

Parece que, em vez disso, o que as pessoas fizeram foi liquidar em massa e foram para o dólar americano. Mas acho que provavelmente há uma bifurcação lá, ou pelo menos uma distribuição bimodal de vendedores. Acho que os investidores institucionais liquidaram seus ativos de criptografia e foram para dólares, mas muitos investidores de varejo realmente o mantiveram, e é por isso que não caímos para as marcas de USD $1.000 ou USD $800 territórios.

Fiquei otimista em ver que o investidor com capital abaixo de US 100.000 era muito mais resiliente do que o investidor acima de US 100.000. Se voc√™ √© um investidor acima de US $ 100.000, geralmente √© institucional ou √© um grande cara, que analisa as tend√™ncias e diz: ‚ÄúOh, tudo est√° caindo livremente, basta mudar para dinheiro em esp√©cie, esperar e depois re-investiremos assim que o mercado fizer mais sentido ‚ÄĚ.

Quando voc√™ √© um investidor de varejo, voc√™ tende a ser um pouco mais idealista e filos√≥fico e diz: ‚ÄúBem, isso deve valer‚ÄĚ. O fato de o pessoal do varejo me dizer isso √© muito encorajador.

Notei que a maior taxa de compra de cripto moeda veio de pessoas com menos de 30 anos. Essas s√£o as pessoas que t√™m duas a tr√™s vezes mais chances de possuir uma cripto moeda do que a√ß√£o ou t√≠tulo. Isso me diz que, √† medida que os jovens ficam mais velhos e mais ricos, √© prov√°vel que eles mantenham essa prefer√™ncia, e isso levar√° a uma grande transfer√™ncia de riqueza para a nossa ind√ļstria √† medida que os baby boomers sa√≠rem do mercado.

Fico feliz que a ind√ļstria tenha se mantido unida. Fico um pouco triste por mais colegas n√£o aparecerem, fazerem v√≠deos e serem um pouco mais evangel√≠sticos sobre manter a f√©. Fiz uma s√©rie de v√≠deos que voc√™ pode ter visto onde disse: ‚ÄúEi, voc√™ n√£o tem nada a temer‚ÄĚ. Eu realmente queria ver isso vindo de Roger e de Eric e do resto da gangue, at√© CZ.

Só porque temos essas rivalidades e sempre lutamos dia a dia pela posição no mercado e pela participação da intelectual - no fim do dia, estamos todos no mesmo barco. Estamos brigando pelo quarto de cabine que temos naquele barco, mas estamos todos no mesmo barco. E se nosso barco afundar, todos nós afundaremos.

Foi um período de muito medo e tristeza, e teria sido bom ver uma resposta de todo o setor. Eu acho que isso teria acalmado muitas pessoas, e provavelmente também teria criado um pano de fundo e o Bitcoin não teria sido atingido com tanta força pelo impulso do mercado.

No fim do dia, estamos todos no mesmo barco. Estamos brigando pelo quarto de cabine que temos naquele barco, mas estamos todos no mesmo barco. E se nosso barco afundar, todos nós afundaremos.

O ponto mais amplo sobre o COVID √© que ele mostra a necessidade de nossa tecnologia, de um setor como um todo. Quero dizer, dinheiro √© um vetor de doen√ßa. Precisamos de sistemas comerciais globais: voc√™ precisa poder fazer transa√ß√Ķes on-line. Vota√ß√Ķes precisam serem feitas digitalmente. Todas essas coisas que fazemos s√£o sistemas nativos e outros, porque eles n√£o fazem isso, est√£o sofrendo terrivelmente.

No Congresso dos EUA, por exemplo, eles estavam tendo alguma dificuldade em votar o programa de resgate financeiro, porque alguns dos senadores foram infectados pelo COVID e pensavam: ‚ÄúBem, voc√™ precisa vir aqui para votar‚ÄĚ. Isso √© antiquado. Por que n√£o posso simplesmente votar em casa usando um sistema digital ou algo assim? Em nosso meio, isso √© o equivalente a cinco linhas de c√≥digo. N√≥s sabemos como fazer isso. Est√° embutido em nossos produtos. Nesses sistemas, √© muito dif√≠cil fazer isso. Essa crise comprova, sem sombra de d√ļvida, a necessidade de nossa tecnologia e a resili√™ncia de nossa ind√ļstria mais uma vez. A lideran√ßa recebe um C -. Mas a tecnologia recebe um A +. Estou muito orgulhoso e feliz com isso.

Voc√™ tem algum conselho para as pessoas que entram na ind√ļstria de cripto?

Charles

Voc√™ deve se inserir pelos motivos certos. Se seu objetivo √© ficar rico, voc√™ provavelmente n√£o o ser√°. A grande maioria das pessoas que iniciam neg√≥cios, a grande maioria das pessoas que investem em novos empreendimentos, tendem a falhar. N√£o faz nenhum sentido entrar e simplesmente dizer: ‚ÄúOh, se eu entrar neste setor, ficarei muito rico‚ÄĚ. Infelizmente, muitas pessoas fizeram isso. Mas isso n√£o √© um padr√£o.

O que voc√™ precisa fazer √© ser muito apaixonado por alguma coisa. Pode ser um problema local, como: ‚ÄúEstou muito, muito cansado do nosso suprimento de √°gua ou a intermit√™ncia de energia que temos em nosso bairro‚ÄĚ. Ou pode ser um problema global, como ‚ÄúQuero combater o aquecimento global ou o lixo do Oceano Pac√≠fico‚ÄĚ.

Mas se voc√™ √© muito apaixonado por algo, como o que √© o blockchain, o que √© a nossa ind√ļstria, √© uma cole√ß√£o de ferramentas para resolver um problema. E estas n√£o s√£o m√°gicas. S√£o apenas ferramentas, assim como carros n√£o s√£o m√°gicos e avi√Ķes n√£o s√£o m√°gicos. Eles t√™m seus limites. Eles t√™m suas vantagens, mas podem tornar as coisas muito melhores, muito mais r√°pidas, muito mais baratas, permitindo que voc√™ fa√ßa coisas novas que n√£o podia fazer antes.

Mas voc√™ ainda precisa ter um modelo de neg√≥cios razo√°vel. Voc√™ ainda precisa ser capaz de fazer todo tipo de coisa que os empreendedores normais fazem. Se voc√™ n√£o pode explicar seu modelo de neg√≥cios, como gera receita, por que vai gerar receita, o que est√° tentando realizar e est√° apenas dizendo ‚Äúblockchain‚ÄĚ ou ‚Äúm√°gica‚ÄĚ, provavelmente est√° enganado.

N√£o fique encantado ou deslumbrado com o poder dessas ferramentas e n√£o acredite que elas fa√ßam mais do que realmente podem. Apesar de essas ferramentas existirem, voc√™ n√£o tem um modelo de neg√≥cios e n√£o tem lucro. Voc√™ tem que descobrir isso. Se voc√™ n√£o pode, bem, ent√£o voc√™ n√£o tem algo real. Esse √© o meu conselho que dou √†s pessoas. Eu j√° vi muitas pessoas boas entrarem nesse espa√ßo com expectativas irreais ou com um sentimento de ‚ÄúBem, todas essas outras pessoas est√£o ganhando dinheiro. Por qu√™? Por que n√£o estou ganhando dinheiro com isso?‚ÄĚ

Se voc√™ n√£o pode explicar seu modelo de neg√≥cios, como gera receita, por que vai gerar receita, o que est√° tentando realizar e est√° apenas dizendo ‚Äúblockchain‚ÄĚ ou ‚Äúm√°gica‚ÄĚ, provavelmente est√° enganado.

N√£o confunda ter sorte com ser inteligente. Um dos maiores problemas em nossa ind√ļstria √© que muitos dos primeiros usu√°rios que t√™m filosofias bizarras que n√£o s√£o necessariamente corretas ficaram muito ricos, muito rapidamente. E eles pensam que, porque ficaram muito ricos, muito rapidamente, isso √© uma justificativa ou uma valida√ß√£o de seu brilhantismo e de sua filosofia, e que sua filosofia est√° certa. Eles continuam dobrando e dobrando e dobrando.

Se você ganhou 1.000x em um ano. Você teve sorte. Não há esperteza nisso. As pessoas sempre precisam se lembrar disso. Leve isso a sério também. O conselho final como empreendedor é: se você de alguma forma tiver sorte e se der de cara com um golpe de sorte, pegue-o, retire a metade, diversifique um pouco e preserve seus ganhos e não se empolgue.

N√£o confunda ter sorte com ser inteligente. Um dos maiores problemas em nossa ind√ļstria √© que muitos dos primeiros usu√°rios que t√™m filosofias bizarras que n√£o s√£o necessariamente corretas ficaram muito ricos, muito rapidamente.

Tenha um modelo de negócios. Somente vá em frente se você estiver aqui para resolver um problema real. Seja conservador sobre algumas coisas. Seja apaixonado por outras coisas e entenda que as leis da física e dos negócios ainda se aplicam a você e que você vai cair se pular etapas.

Para uma pergunta mais pessoal, você tem uma falha " favorita " na cripto ou na sua vida em geral?

Charles

Muitas das decis√Ķes que tomei quando estava no Ethereum considero n√£o apuradas. Este √© um √≥timo exemplo de onde voc√™ acha que as pessoas trabalham juntas para o bem maior, ou para a racionalidade, ou para seu pr√≥prio interesse financeiro - mas n√£o o fazem.

O erro que cometi consistentemente ao longo dos projetos que estive envolvido √© que as pessoas tendem a se comportar de maneiras contra-intuitivas. Voc√™ se senta para negocia√ß√Ķes ou para planos de neg√≥cios, e diria: ‚ÄúQual √© a escolha racional?‚ÄĚ Voc√™ faz toda essa modelagem da teoria dos jogos e tenta entender por que as pessoas fariam o que elas querem fazer.

Por exemplo, com o Ethereum, a escolha de uma empresa com fins lucrativos versus uma sem fins lucrativos - é óbvio que a maioria das pessoas escolheria uma empresa com fins lucrativos. Dá mais liberdade para a execução de seus negócios. Segundo, se você cria muito valor, você é o proprietário desse valor, onde, sem fins lucrativos, está se afastando desse valor. Ninguém tem nenhum incentivo para ficar com uma organização sem fins lucrativos, que é exatamente o que acabou acontecendo com a Ethereum. Eles tinham oito fundadores, todos os sete restantes criaram suas próprias empresas. Algumas dessas empresas nem estão no espaço Ethereum. Por exemplo, a Parity Tech está construindo um produto concorrente, e o consenso pode até começar a funcionar, e obviamente eu não estou trabalhando no Ethereum.

O erro que cometi repetidamente foi assumir que as pessoas ser√£o racionais e assumir que as pessoas tomar√£o as melhores decis√Ķes para elas. O que eu descobri √© que as pessoas tomam decis√Ķes consistentemente com base em informa√ß√Ķes incompletas, mesquinhas ou emo√ß√Ķes, e acho que isso est√° diretamente conectado √† era da nossa ind√ļstria.

Muitas pessoas s√£o muito jovens e inexperientes em nossa ind√ļstria. Meu erro favorito √© apenas prever mal. Obviamente, cometi muitos erros estrat√©gicos, como prazos de produtos. Por exemplo, com o projeto Cardano , dever√≠amos ter lan√ßado Icarus antes de Daedalus e provavelmente dever√≠amos ter usado uma linguagem diferente para implement√°-lo: Haskell simplesmente n√£o estava pronto.

O erro que cometi repetidamente foi assumir que as pessoas ser√£o racionais e assumir que as pessoas tomar√£o as melhores decis√Ķes para elas.

H√° uma centena de decis√Ķes que tomei, onde gostaria de rever essas decis√Ķes. O pior erro de m√≠dia social que j√° cometi foi com o MetaMask e twittar ‚ÄúVoc√™ sabe quem eu sou?‚ÄĚ, que acabou me atormentando e me assombrando por anos. Isso realmente tem. E tem sido t√£o injusto. Mas √© o que √©. O que voc√™ pode fazer? Voc√™ n√£o pode recuperar essas coisas. A li√ß√£o mais ampla est√° l√°, a m√≠dia social n√£o √© sua amiga, nunca ser√° justa.

Tamb√©m me arrependo de nunca ter tido a chance de atualizar meu curso de cripto moedas que eu criei em 2013. Eu sempre digo que vou fazer isso, por sete anos eu estava tipo: ‚ÄúEu vou dar um jeito nisso‚ÄĚ mas nunca cheguei a fiz. Eu gostaria de ter feito, porque era um curso muito bom e me diverti muito ensinando 80.000 pessoas.

Agora deve estar muito desatualizado.

Charles

Sim, eu falava tipo, ‚Äú$ 10.000 Bitcoin √© uma hip√≥tese. Isso nunca vai acontecer, mas aqui est√° como seria. ‚ÄĚ

Quero dizer, isso foi antes mesmo da existência de ASICs para mineração. Dá uma noção de quanto tempo isso foi.

Você tem alguma dica para pessoas que agora estão trabalhando em casa?

Charles

Trabalhando em casa, você tem que ser tremendamente autodisciplinado. Eu fui educado em casa até o ensino médio. Isso tornou muito fácil para mim, porque eu estava acostumado a trabalhar em casa. Também sendo matemático, você está sempre na sua própria cabeça. Você pode estar em uma cela de prisão ou em uma rocha ou em uma ilha deserta e ainda pode ser produtivo. Mas há uma razão pela qual não existem muitos matemáticos por aqui: uma raça rara e provavelmente boa que seja rara.

Há uma razão pela qual a taxa de divórcios está começando a subir um pouco na China e agora nos Estados Unidos. As pessoas são como, “Bem, eu te amo no fim de semana, mas Meu Deus, sete dias por semana. Não sei se podemos fazer isso funcionar.

Para as pessoas que s√£o muito sociais, pode ser tremendamente dif√≠cil. A primeira coisa que voc√™ precisa resolver √© o problema da autodisciplina. O que eu recomendo √© usar algo como a t√©cnica Pomodoro . Ajuste seu cron√īmetro para 45 minutos, fa√ßa uma pausa de 15 minutos . Segundo, crie um ambiente de computa√ß√£o livre de distra√ß√Ķes. Chamamos isso de trabalho profundo, mas basicamente a realidade √© a cada 15 minutos que seu telefone celular, Facebook, Twitter, seja o que for, s√≥ estar√° l√° para distra√≠-lo.

N√£o instale esses aplicativos. N√£o fa√ßa login nessas contas. Se voc√™ pode criar um ambiente livre de distra√ß√Ķes e fazer um 45/15, provavelmente estar√° em uma posi√ß√£o em que pelo menos poder√° fazer o trabalho que precisa naquele dia. Voc√™ pode ser ainda mais produtivo do que se estivesse em um escrit√≥rio, porque pode fazer muito trabalho profundo.

O desafio, por√©m, √© que voc√™ ainda n√£o tem essa socializa√ß√£o, esse contato pessoa a pessoa. Para algumas pessoas, isso pode ser profundamente deprimente. Somos uma empresa remota. Operamos em 20 pa√≠ses. Temos mais de 200 funcion√°rios. E como uma empresa remota que opera em 20 pa√≠ses, a maioria de nosso pessoal trabalha basicamente em casa. Perdemos algumas pessoas muito boas, n√£o porque eram incompetentes ou n√£o faziam seu trabalho, mas apenas ficaram brutalmente deprimidas trabalhando em casa e odiaram. Eles realmente tiveram que sair e procurar uma empresa diferente em outro lugar. √Č uma luta constante e √© dif√≠cil para as pessoas encontrarem o equil√≠brio certo.

A outra questão é que, quando você começa a trabalhar em casa, começa a perceber as coisas que estão em casa. Filhos, animais, esposa, marido. Há uma razão pela qual a taxa de divórcios está começando a subir um pouco na China e agora nos Estados Unidos. As pessoas são como, “Bem, eu te amo no fim de semana, mas Meu Deus, sete dias por semana. Não sei se podemos fazer isso funcionar.

√Č super importante passar algum tempo com a fam√≠lia e encontrar uma maneira de se comunicar, ouvir e trabalhar bem com eles, porque se voc√™ conseguir isso, pelo menos poder√° fazer uma pausa produtiva e n√£o estar√° lutando a cada 15 minutos . Mas √© um ajuste. √Č realmente um ajuste. Demora um pouco de tempo para se acostumar. Por outro lado, n√£o h√° viagem de trabalho, n√£o h√° tr√°fego, voc√™ pode trabalhar √†s 9:00 da manh√£, voc√™ trabalha √†s 21:00. Voc√™ pode fazer muito quando trabalha em casa, quando realmente domina isso.

Para mudar completamente de assunto, vi no Twitter que você tem uma águia na sua foto de perfil.

Charles

Isso não é uma águia, é um falcão.

Isso √© na Mong√≥lia. Eu amo a Mong√≥lia. √Č um dos meus pa√≠ses favoritos. Eu vou l√° sempre que posso.

Aqueles s√£o ca√ßadores e seus falc√Ķes. Eles tamb√©m t√™m √°guias de ca√ßa. Voc√™ os usa para ca√ßar pequenos animais. O que acontece √© que as pessoas andam em cavalos ou camelos e t√™m esses p√°ssaros que treinaram desde o nascimento. Eles realmente os roubam do ninho, o que √© uma perspectiva maluca, eu realmente n√£o gostaria de entrar no ninho de uma √°guia dourada e roubar seus ovos. Mas eles o fazem, e ent√£o eles os chocam, criam, alimentam manualmente e ent√£o os treinam para ca√ßar, voar de volta e trazer alguma coisa.

√Č uma tradi√ß√£o mongol. Eles fazem isso h√° mais de 2.000 anos. Toda vez que vamos √† Mong√≥lia, a primeira coisa que voc√™ faz √© brincar com os p√°ssaros, porque √© um dos poucos pa√≠ses do mundo onde voc√™ pode fazer isso.

Na verdade, há uma tremenda oportunidade de arbitragem nesses mercados, porque eles os vendem por 100 ou 200 dólares, e os árabes ricos tendem a comprá-los por US $ 20.000, o mesmo pássaro. Portanto, se você começar um treino de pássaros, provavelmente poderá ganhar bastante dinheiro.

Eu vou para a Mong√≥lia com bastante frequ√™ncia e essa √© uma das poucas coisas que realmente gosto de fazer. Eu ando de camelo no deserto de Gobi e tamb√©m tento brincar com os falc√Ķes, falc√Ķes e √°guias. Aquele p√°ssaro em particular? Ele √© bem velho. Voc√™ pode notar que o bico tem alguns danos, e ele est√° aposentado agora, ent√£o eles realmente n√£o fazem muito com ele ‚Ķ Mas ele √© super, super doce. Ele ficava sentado no seu ombro o dia inteiro, voc√™ podia andar com ele.

Como você descobriu a Mongólia? Sinto que muito poucos americanos estiveram lá.

Charles

Meu ex-secret√°rio √© casado com uma mongol e est√°vamos na √Āsia na √©poca. Tivemos uma semana livre e ele disse: ‚ÄúVamos para a Mong√≥lia‚ÄĚ, meio que ‚Äúconhecemos os pais dela‚ÄĚ. E eu disse: ‚ÄúClaro, isso vai ser divertido, mas vamos fazer valer a pena.‚ÄĚ E no espa√ßo de duas viagens, eu conheci o presidente do pa√≠s. Foi uma experi√™ncia surreal. Eu fiquei tipo, ‚ÄúEu n√£o sei como isso aconteceu, mas uau, tudo bem. N√≥s estamos indo, n√≥s estamos apenas indo com ele.‚ÄĚ

Voc√™ simplesmente aparece e o presidente conhece voc√™ e eu fiquei tipo: ‚ÄúOk, acho que estamos fazendo uma visita de Estado‚ÄĚ. Conhecemos o ministro das Rela√ß√Ķes Exteriores. Acabei aprendendo muito sobre o neg√≥cio de caxemira na Mong√≥lia e como todo esse setor funcionava. Fui convidado para falar no MFA e assim por diante. Foi bem surreal.

Essa é a outra coisa boa no espaço de cripto moedas, que você obtém acesso a pessoas com as quais nunca pensou que seria capaz de conversar, de estrelas do rock…

‚Ķ Jantei uma vez com Matt Sorum, do Guns N 'Roses. Aparentemente, ele est√° em nossa ind√ļstria, ele √© o baterista do Roses. Perguntei a ele como diabos Slash inventou ‚ÄúSweet Child of Mine‚ÄĚ. E disse, ‚ÄúOh, cara, eu tenho uma hist√≥ria para contar.‚ÄĚ E eu penso, tudo bem, este ser√° um jantar divertido ‚Ķ

‚Ķ Ao presidente da p‚Ķ da Mong√≥lia, que se parece com Gengis Khan. Ele era um ex-campe√£o de jud√ī e tem um pesco√ßo gigante, √© como se estivesse sentado em um trono dizendo: ‚ÄúO que voc√™ far√° pela Mong√≥lia?‚ÄĚ

O que est√° acontecendo? Isso √© loucura. N√£o pergunte. Est√° apenas acontecendo. Voc√™ apenas aceita. Voc√™ est√° a√≠. Voc√™ est√° fazendo brincando com falc√£o. √Č esse o tempero da semana. E na pr√≥xima semana voc√™ estar√° no Jap√£o e comer√° frituras √†s 3:30 da manh√£ e escorpi√Ķes √†s 4:00 da manh√£. Ent√£o, na pr√≥xima semana, voc√™ estar√° na Tail√Ęndia, em um bar de cobras e ficar√° tipo: ‚ÄúEsta √© a nossa ind√ļstria. √Č estranha."

Esta entrevista foi editada e condensada.

3 Likes

Muito interessante valeu :brazil: :alien:

2 Likes

Excelente conte√ļdo!

3 Likes

Mandou muito bem!