Desembalar a blockchain - a estreia do funcionamento em rede da rede de testes de Shelley

:portugal: Depois de um teste bem-sucedido em Londres, a rede de testes ficará em rede a partir de agora disponível para a comunidade

Na semana passada, a equipa da IOHK, em conjunto com embaixadores de Cardano e representantes da Fundação Cardano encontraram-se num espaço de trabalho partilhado em Londres. Depois de uma apresentação rápida, portáteis foram ligados e alguns computadores Rock Pi foram iniciados. Uma hora depois, estavam todos ligados entre si numa rede de nós de pessoa para pessoa. Foi a primeira instância na nova rede de testes Shelley a funcionar em rede, disponível para a comunidade se juntar a partir de hoje.

Uma publicação recente sobre a rede de testes de Shelley cobriu a jornada desde a fase da rede de testes de nó próprio até agora. Esta nova fase é a primeira implementação descentralizada do algoritmo de consenso Ouroboros Genesis. Enquanto ainda são os primeiros dias, esta é uma etapa muito importante para a era Shelley de Cardano.

A fase de rede de testes a funcionar em rede permite à IOHK - e mais importante, para a comunidade - testar o comportamento de uma rede descentralizada baseada em Ouroboros antes de realizar mudanças na rede principal. A atual rede principal de Cardano opera num modelo federado com todos os nós da rede a serem controlados quer pela Fundação Cardano, a IOHK ou a EMURGO. Enquanto projeto, o objetivo último é a descentralização completa, com a maioria dos nós correrem com a comunidade. Não só constitui tal objetivo um desafio de engenharia, mas também a mudança tem que ser sustentável para a rede crescer no longo prazo, assim tal tem que ser atingido de forma incremental.

Depois de menos de um ano de desenvolvimento, corrigir bugs e resolver incidentes, o projeto está quase em fase de conclusão da rede descentralizada - mas não pode acontecer tudo de uma só vez. Ações estão em marcha para assegurar que isto seja realizado de forma correta. A rede ‘privada’ inicialmente estabelecida em Londres permitiu-nos observar em tempo real o funcionamento da rede de testes em rede e capturar informação crucial sobre o comportamento num contexto ao vivo.

Esta rede foi executada para o mundo real, mas o mundo real é imprevisível. Ao testar as capacidades em rede em cenários diferentes, é possível apreender mais sobre e considerar um alargado conjunto de variáveis. Para obter conhecimento dos casos reais, é necessário a participação alargada da comunidade.

É aí que tu entras. Com o lançamento da rede de testes em rede convidamos a comunidade a ajudar a levar as coisas para o nível seguinte através da execução dos próprios nós e a participar na rede. Encorajamos a todos a participar e a ajudar, criamos documentação e instruções disponíveis para ti.

Já vimos uma reposta brilhante por parte da comunidade durante a fase da rede de testes de nó próprio. A partir de hoje, convidamos a toda a gente que estiver interessado a descarregar e a instalar a versão mais recente do nó da rede de testes e a ligar à rede de testes a funcionar em rede.

Queremos recolher dados de desempenho em todas as circunstâncias e múltiplos casos práticos. Assim, experimenta executar um nó a partir do café, verifica se funciona com o proxy deles. Experimenta do wifi gratuito do hotel. Vê conforme reage com uma firewall. Todos estes dados do mundo real é útil e quanto maior a comunicação que obtemos da comunidade, melhor. Não estamos à espera de total estabilidade a partir deste momento; ao colocar a rede através destes passos lá chegaremos mais depressa.

O ecossistema de Cardano está construído para ser uma rede descentralizada focada na comunidade. À medida que se aproxima Shelley, os embaixadores e apoiantes são fundamentais para ajudar a ultrapassar os desafios que aí vêm em conjunto com o apoio técnico da equipa da IOHK. Esperamos instabilidade em qualquer rede de testes. Haverão quebras e atrasos na rede no início, mas isso é inerente a todas as plataformas novas. Com cada iteração, colocamos uma fundação mais forte para o futuro.

Continuará a haver atualizações regulares no repositório Jörmungandr no GitHub, onde podes descarregar o último lançamento do código da rede de testes. Este código de base será iterado e melhorado ao longo do tempo em função dos relatórios de erros e comentários dos utilizadores, com o objetivo de criar a rede o mais robusto quanto possível antes de movermos em direção à fase três desta implementação mais para o final do ano: a rede de testes incentivada.

Manter-nos-emos de olho na forma como a rede se comportará nos próximos dias. O foco, por agora, é a estabilização assim podes esperar ver alguns altos e baixos. Por favor, assegurem-se que continuam a enviar relatórios de erros no repositório dedicado no GitHub e nós trataremos deles. À medida que a fase progride, começaremos a partilhar mais documentação e conteúdo que vos guiaram pelas funcionalidades mais avançadas e definir algumas tarefas com que podem experimentar.

O lançamento da primeira rede de testes privada e descentralizada foi como rolar uma pequena bola de neve por uma montanha abaixo. Apenas vai ficar cada vez maior a partir daqui. Cardano está a crescer, aumentar a velocidade e a mover-se mais próximo da visão da IOHK de um futuro descentralizado. Queremos que tu te tornes uma parte desse crescimento. Clica aqui para lançar o teu próprio nó e junta-te a nós.

1 Like