DJED não é TerraUSD

DJED não é TerraUSD

O ecossistema Cardano terá a DJED, uma stable in algorítmica no primeiro trimestre de 2023. A DJED é um stablecoin algorítmica lastreado em criptografia formalmente verificado. O design da stablecoin está disponível publicamente e verificado matematicamente. Qualquer um que seja capaz pode dar uma olhada e apontar falhas de projeto. O protocolo foi implementado pela COTI e uma auditoria de segurança será realizada antes do lançamento do projeto na rede principal Cardano. As pessoas têm medo de usar stablecoins algorítmicas por causa da experiência negativa com TerraUSD (UST). Isto é incompreensível. Por outro lado, é importante observar que o algoritmo do projeto Terra era diferente da Djed. Vamos dar uma olhada nas diferenças básicas entre os dois projetos.

TLDR

  • Os autores do algoritmo Terra estavam confiantes de que a arbitragem poderia lidar com todas as turbulências do mercado. Era impossível que o sistema entrasse em insolvência.

  • Djed é uma stablecoin sobrecolateralizada, tem uma moeda de reserva SHEN e o algoritmo é capaz de parar de cunhar e queimar tokens quando necessário.

  • DJED é sobre-colateralizado de 4X até 8X. Diminui o risco de ser desvinculado da paridade.

  • Se o valor de ADA diminuir, a oferta total de ADA nunca aumentará como aconteceu com o LUNA.

  • O DJED pode ser visto como um utilitário que aumentará a capitalização de mercado da Cardano.

TerraUSD não tinha moeda de reserva entre stablecoin e colateral

O TerraUSD (e outros ativos do Terra) é uma stablecoin algorítmica que manteve seu valor por meio de um conjunto de oportunidades de arbitragem entre UST e LUNA.

A seguinte relação foi estabelecida entre LUNA e UST: mais UST significa menos LUNA e menos UST significa mais LUNA.

O próprio algoritmo do Terra sempre tratou o UST como sendo igual a 1 USD, mesmo que o peg esteja um pouco fora, digamos 0,97 ou 1,03 USD.

Suponha que quiséssemos cunhar 200 USD em UST. Primeiro, tivemos que converter um valor equivalente de tokens LUNA (suponhamos que o LUNA fosse 40 USD). Precisamos de 5 LUNA para cunhar o alvo de 200 UST. Quando 5 LUNA foi queimado, conseguimos 200 UST.

Como deveriam funcionar as arbitragens para manter o UST no valor de USD?

Se 1 UST fosse negociado a 1,01 USD, os usuários poderiam usar o recurso de troca de mercado do Terra Station para negociar o valor de 1 USD de LUNA por 1 UST. O valor de 1 USD de LUNA foi queimado e 1 UST foi cunhado. Os usuários poderiam então vender 1 UST por 1,01 USD e lucrar 0,01 USD, adicionando UST ao pool do Terra (o fornecimento de UST aumentou). Essa arbitragem foi lucrativa até que o valor UST caiu para corresponder ao valor do valor USD.

Uma arbitragem semelhante funcionou ao contrário para a contração.

Se 1 UST fosse negociado a 0,99 USD, os usuários poderiam comprar 1 UST por 0,99 USD. Os usuários então utilizaram o recurso de troca de mercado do Terra Station para negociar 1 UST pelo valor de 1 USD de LUNA. O swap queimou 1 UST (a oferta de UST diminuiu) e cunha o valor de 1 USD de LUNA. Os usuários lucram 0,01 UST com a troca. Essa arbitragem continuou e a UST foi queimada para cunhar LUNA até que o valor da UST voltasse a 1 USD.

A cunhagem e a queima de fichas sempre estiveram disponíveis e não havia nenhum mecanismo que a impedisse em caso de desenvolvimento negativo de eventos. Os autores do algoritmo estavam confiantes de que a arbitragem poderia lidar com todas as turbulências do mercado. Como você verá mais tarde, essa suposição estava errada. Uma falha de projeto possibilitou a existência de mais USTs em circulação (com um valor esperado de 1 USD) do que o valor total em USD de todos os tokens LUNAs. Em outras palavras, as USTs perderam o colateral. Era possível que o sistema entrasse em insolvência.

O DJED é supercolateralizado, tem uma moeda de reserva SHEN e o algoritmo é capaz de parar de cunhar e queimar tokens quando necessário. O algoritmo Djed é baseado em uma taxa de garantia na faixa de 400% a 800% para DJED e SHEN, a fim de garantir que haja ADA suficiente no pool.

SHEN fornece suporte extra e é um buffer imaginário em caso de turbulência do mercado.

O algoritmo Djed só permitirá a criação de DJED se houver um número suficiente de ADAs na reserva. Se a taxa de reserva cair abaixo de 400%, o algoritmo não permitirá que DJED seja cunhado e, ao mesmo tempo, não permitirá que SHEN seja gravado. Assim, o respaldo mínimo exigido é mantido. Neste caso, é possível cunhar SHEN. A cunhagem de SHEN aumenta o número de ADA na reserva, de modo que a cunhagem de DJED é eventualmente habilitada novamente.

Quando a taxa de reserva fica acima de 800%, a reserva é considerada grande o suficiente e a cunhagem de SHEN é temporariamente interrompida.

Por que o TerraUSD entrou em colapso?

Vários fatores são os culpados.

O protocolo Anchor ofereceu rendimentos líderes de mercado de até 20% no ano para usuários que depositam seu UST na plataforma. Não faz sentido dizer a você que um retorno tão grande é irreal e foi uma bandeira vermelha desde o início. Até 75% de todo o suprimento circulante da UST estava bloqueado em Anchor. Foi uma significativa centralização do capital.

O sentimento negativo começou a prevalecer nos mercados e com isso o interesse pelas criptomoedas diminuiu. O valor deles começou a cair, inclusive o valor da LUNA.

Inesperadamente, os depósitos da UST na Anchor caíram drasticamente de US$ 14 bilhões para US$ 3 bilhões. Uma baleia, ou várias baleias, decidiram fechar uma posição na Anchor e realizar lucro. USTs entraram no mercado aberto.

Além disso, uma entidade desconhecida começou a trocar grandes quantidades de UST por USDC. Você se lembra que o algoritmo precisa cunhar LUNA ao gravar UST? O algoritmo foi forçado a cunhar grandes quantidades de LUNA, causando uma queda dramática no valor de mercado em pouco tempo (a oferta era maior que a demanda). Isso minou a confiança em todo o ecossistema. A enorme pressão de venda levou a quedas acentuadas nos valores da LUNA e da UST.

Quando começou a ficar óbvio que não havia mais o valor LUNA (valor de mercado) que valeria o valor em dólares para apoiar cada UST cunhado, alguns traders atentos alertaram que todo o sistema poderia se tornar insolvente. Houve uma espiral de morte.

O DJED poderia ter um problema semelhante ao TerraUSD?

Quando a UST perdeu o par, as pessoas começaram a entrar em pânico e a vender a UST. Isso levou à cunhagem da LUNA. Uma grande quantidade da LUNA no mercado fez com que o valor de mercado caísse rapidamente.

A DJED pode perder temporariamente o apoio se o valor de mercado da ADA cair, digamos em 90%. Se tal condição durasse por um longo período de tempo, DJED permaneceria desvinculado até que o valor de ADA subisse ou as pessoas comprassem SHEN (o que seria muito lucrativo).

O DJED é supercolateralizado e pode impedir uma espiral da morte ao bloquear a queima e a cunhagem de moedas.

A UST poderia ser subcolateralizada de forma relativamente rápida. Cada UST em circulação reduz a circulação do LUNA. No ecossistema Cardano, os ADAs não podem ser queimados (você nem pode fazer isso), mas apenas bloqueados pelo algoritmo Djed. Se houver demanda por DJED, o número de ADAs bloqueados aumentará, o que reduzirá a disponibilidade de moedas no mercado. Isso pode aumentar o valor de mercado da ADA e, portanto, manter a peg.

O DJED pode ser visto como um utilitário que aumentará a capitalização de mercado da Cardano, ou seja, o valor de mercado das moedas ADA. Foi semelhante ao projeto Terra. Quando havia demanda pela UST, a LUNA era queimada, o que reduzia a oferta. O problema era que a LUNA não tinha outro uso significativo, então não havia uma demanda tão forte por ele quanto pelo ADA.

DJED é sobre-colateralizado de 4X até 8X. Diminui o risco de ser desvinculado. Para cada 1 DJED cunhado, há de 4 a 7 dólares em ADA no pool de reserva. O algoritmo Djed tem um fundo maior para recomprar todos os DJED em circulação por 1 USD do ativo de apoio. Assim, há pelo menos 4 vezes mais chance de manter o pino.

Mais uma vez, os ADAs não são cunhados quando o DJED é queimado, mas devolvido ao usuário. Portanto, mesmo que o valor do ADA diminua (desbloqueando o ADA do algoritmo Djed e aumentando assim o número de moedas disponíveis no mercado), a oferta total de ADA nunca aumentará como aconteceu com a LUNA.

SHEN está no sistema para pessoas que assumem riscos. Se não houver ADA suficiente na reserva, os proprietários do SHEN não poderão vender os tokens. ADA e DJED não são afetados. O algoritmo Djed prefere os detentores de DJED aos detentores de SHEN. Isso significa que os detentores de DJED podem gravar DJED e recuperar o ADA. Os detentores de SHEN só podem fazê-lo se houver ADA suficiente na reserva (acima de 400%).

Conclusão

As criptomoedas são muito voláteis e alguns podem dizer que 400% é um hedge baixo e 1000% seria melhor. No entanto, isso seria muito ineficiente em termos de capital e talvez desnecessário. As criptomoedas não podem perder rotineiramente 90% do valor de mercado em um dia. Nesse caso, eles seriam completamente inúteis no mundo financeiro real. À medida que a adoção aumenta, sua volatilidade diminui. As criptomoedas podem cair 70% em um ano, mas não em um ou dois dias. Nos próximos anos, espero que as coisas melhorem. Do nosso ponto de vista, o limite de 400% é suficiente e acreditamos que se houver um unpeg, será um episódio muito breve, pois sempre haverá uma forte demanda por ADA.

As primeiras tentativas de construir uma aeronave falharam. Se os humanos tivessem desistido, nunca estaríamos voando no espaço hoje. É normal que algumas tentativas falhem e certamente não significa que todas as outras tentativas falharão se forem fundamentalmente diferentes. DJED não é UST. Ter medo de usar o DJED só porque o TerraUSD quebrou é como dizer que você não vai dirigir porque caiu da bicicleta quando era criança.

DJED is not TerraUSD (cardano)