Estado da Cardano, quarto trimestre de 2023

Estado da Cardano, quarto trimestre de 2023

cardaniansio

A empresa analítica Messari publicou o relatório State of Cardano Q4 2023. No relatório você encontrará estatísticas relevantes sobre o projeto, como número de transações diárias, número de endereços ativos, TVL, etc. É possível comparar os dados do 1º trimestre com os dados do 4º trimestre. Messari publica relatórios semelhantes sobre muitos projetos. Pegamos relatórios de vários outros projetos e comparamos alguns dados com Cardano. Este contexto é importante porque olhar para os dados isoladamente não faz sentido quando podemos ter uma visão mais ampla.

Sobre os Relatórios Messari

É benéfico para a indústria de criptografia que terceiros analisem os dados on-chain de vários projetos e emitam relatórios disponíveis publicamente. Todos podem ver como está o desempenho do projeto no último ano. Gostamos que os relatórios sejam concisos, mas contenham muitos dados úteis.

Analisamos os relatórios do quarto trimestre de 2023 dos seguintes projetos: Cardano, Ethereum, Cosmos, Polkadot, Avalanche, Algorand, Solana, Ripple e Bitcoin.

Os projetos diferem entre si em muitas áreas, por isso nem sempre estão disponíveis os dados que queríamos comparar. O Bitcoin usa o consenso PoW, portanto não há apostas. Nem todos os projetos possuem tesouraria.

É um tanto surpreendente que Messari não seja consistente em relação aos dados rastreados entre os projetos. Os dados, que não estão presentes nos relatórios, estão disponíveis na plataforma Messari. Talvez seja porque os relatos vêm de autores diferentes. Diferentes analistas parecem ter olhares diferentes sobre os projetos.

Para alguns projetos, não conseguimos descobrir nos relatórios o número de endereços ativos diários, TVL, coeficiente Nakamoto, volume diário de transações, etc. Infelizmente, a comparação não será completa.

É possível que não tenhamos conseguido encontrar os dados no relatório em alguns casos. Também é possível que alguns dados sejam inseridos incorretamente na tabela. Certamente não é essa a nossa intenção.

É uma pena que os autores não cooperem na análise dos projetos e os dados não sejam mais consistentes. Por exemplo, com Bitcoin você encontrará informações sobre o valor liquidado, mas não com outros projetos. Do nosso ponto de vista, estes são dados básicos que deveriam estar em todos os relatórios sobre todos os projetos.

Também nos falta, por exemplo, volume de DEX para ecossistemas DeFi, que são quase todos ecossistemas, exceto Bitcoin. Os autores dos relatórios utilizam por vezes terminologia diferente, o que dificulta a comparação dos projetos.

Veja a tabela que compara algumas estatísticas dos projetos selecionados. Todos os dados são retirados dos relatórios Messari.

Cardano

Vamos dar uma olhada rápida em Cardano primeiro.

No primeiro trimestre de 2023, houve 67 mil transações diárias, o mesmo que no quarto trimestre. No terceiro trimestre, o número de transações caiu para 60 mil por dia, portanto, no quarto trimestre vemos um crescimento trimestral.

Cardano é o único caso em que os relatórios distinguem entre transações regulares e transações dApp (o que é determinado pela arquitetura do projeto e pela disponibilidade desta informação). O número de transações dApp está aumentando. No primeiro trimestre, Cardano processou 38K. No quarto trimestre foram 49 mil transações. Isso representa um aumento de 11 mil transações de dApp por dia.

No total, Cardano processou 116 mil transações.

O número de endereços ativos diários foi de 60 mil no primeiro trimestre, cerca de 20 mil a mais do que no quarto trimestre. Então houve um declínio.

TVL cresceu significativamente. No primeiro trimestre de 2023, eram 138 milhões. No quarto trimestre eram 400 milhões. É importante ressaltar que o TVL está aumentando não por causa do aumento do valor de mercado do ADA, mas por causa das novas moedas ADA que estão bloqueadas no DeFi. No primeiro trimestre foram 366 ADA. No quarto trimestre eram 669 ADA. Neste caso, estamos observando um crescimento gradual e constante.

O saldo de tesouraria também está crescendo. Isso é lógico. A cada época, o protocolo insere moedas ADA no tesouro conforme definido pelas regras definidas. Atualmente, apenas o projeto Catalyst retira ADA do tesouro. Havia 1,43 bilhão de ADA (US$ 860 milhões) em tesouraria no quarto trimestre.

No primeiro trimestre, 1.128 pools cunharam pelo menos um bloco. No quarto trimestre era apenas 1.087. Este é um declínio ligeiro, mas constante.

A participação em stake caiu de 69% no primeiro trimestre para 65% no quarto trimestre.

O coeficiente de Nakamoto diminui. Estava em 38 no segundo trimestre. No quarto trimestre, estava em 31.

Você pode encontrar muito mais informações no relatório . Nós encorajamos você a dar uma olhada.

Cardano está crescendo em métricas importantes. Do nosso ponto de vista, estes são principalmente o número de transações (transações regulares e dapp) e TVL. A comunidade deveria pensar por que o número de endereços ativos diariamente não está crescendo. A seguir, devemos lidar com o motivo pelo qual o coeficiente de Nakamoto diminui.

Trataremos mais de outros dados no contexto de outros projetos.

Comparação com outros projetos

No número de transações diárias, Solana lidera com 40 milhões de transações (não sabemos se estão incluídas as transações com falha).

Em segundo lugar está o Avalanche com 1,5 milhões de transações (ou 2,5 milhões de transações se as sub-redes forem incluídas).

O terceiro lugar foi para Ripple com 1,3 milhão de transações. O quarto lugar pertence ao Ethereum com 1 milhão de transações. Este é um número muito semelhante de transações processadas pela Algorand.

O Bitcoin processa cerca de 480 mil transações por dia.

É importante notar que quando se trata de transações, o Bitcoin não é uma rede dominante. As pessoas preferem redes com taxas mais baixas e transações rápidas (e finalidade).

Pode-se dizer que quanto mais antigas são as plataformas SC, mais são utilizadas. Esta é uma vantagem principalmente para Ethereum como primeiro jogador, mas também para Algorand, Cosmos e Avalanche. Ecossistemas mais jovens como Cardano, Polkadot e também Ripple (XRP Ledger) estão um pouco atrás em número de usuários e transações.

Cardano processa cerca de 100 mil transações por dia, o mesmo que o ecossistema Cosmos. Vale ressaltar que Polkadot processa 4x mais transações que Cardano.

O resultado afeta o design do Cardano, que pode realizar diversas solicitações de usuários em uma transação. Sem uma análise mais profunda, é difícil determinar por qual coeficiente multiplicar o ‘TPS’. Pode ser um número entre 2 e 10.

Achamos que Cardano processa diariamente um número semelhante de transações ao Polkadot, Cosmos e Bitcoin, mas provavelmente não mais do que Algorand e Avalanche.

No caso do Cosmos, é importante observar o número de transferências IBC (transferências de entrada: 381K, transferências de saída: 864K).

Curiosamente, o número de endereços ativos diariamente não se correlaciona com o número de transações. Ethereum é o vencedor com 0,4 milhões de endereços ativos. Em segundo lugar está Bitcoin com 937 mil endereços e Solana em terceiro lugar com 190 mil endereços.

No Solana, cada usuário ativo parece fazer em média 210 transações por dia. É realista? Pelo contrário, não é. Indica que Messari também inclui as transações que falharam. Se cada usuário fizesse apenas uma transação, o número de transações no Solana não seria 40 milhões, mas apenas cerca de 200 mil, aproximadamente o mesmo que em outras novas plataformas. No entanto, este é apenas o nosso palpite.

Relativamente poucos usuários usam Ripple, apenas 30 mil por dia. Este é um resultado surpreendente no contexto de um elevado número de transações. Porém, para este projeto, os usuários podem ser instituições que enviam muitas transações diariamente. Isso é uma média de 43 transações por dia. Isso é realista.

Uma disparidade semelhante entre o número de transações e o número de endereços ativos diários também pode ser observada com o Avalanche.

Esperamos mais usuários diários com Polkadot e Cosmos. É possível que a equipe do Messari não consiga contar corretamente o número de endereços ativos nas cadeias de aplicativos. Por outro lado, não é significativamente inferior ao Cardano, que foi usado por cerca de 42 mil pessoas diariamente no quarto trimestre.

Em termos de endereços diários ativos, Cardano fica atrás de Ethereum, Bitcoin, Avalanche (se contarmos as sub-redes) e Solana.

Infelizmente, a equipe Messari não conseguiu medir o TVL no Cosmos, Polkadot e Ripple. Isto pode ser devido à complexidade desta tarefa.

O vencedor é o Ethereum com um TVL de cerca de 31 bilhões de dólares. Solana está em segundo lugar com um TVL de cerca de 1,4 bilhão de dólares. O terceiro lugar vai para Avalanche com 1B USD.

Cardano está se saindo um pouco melhor que Algorand com 400M.

TVL é uma métrica muito traiçoeira, pois é fortemente influenciada pelo valor de mercado da moeda. Embora o TVL de Cardano seja menor que Solana e Ethereum em valor em dólares, no ano passado o TVL cresceu em moedas nativas. Para Ethereum e Solana, a TVL vem caindo em moedas nativas. No entanto, no primeiro trimestre de 2024, o TVL está subindo para todos os projetos em dólares americanos e no valor das moedas devido ao mercado altista.

Na participação engajada, que é a porcentagem de moedas na oferta circulante que estão apostadas, Solana lidera. 70% das moedas SOL estão apostadas. Cosmos está em segundo lugar com 67% e Cardano está em terceiro com 65%. Algorand e Ethereum têm participação muito baixa, menos de 25%.

Quando se trata de taxas de transação, não é surpresa que, em média, as pessoas paguem mais por Ethereum (12 USD) e Bitcoin (10 USD). As taxas mais baixas estão em Solana (0,0002 USD) e Ripple (0,002 USD). Para Cardano, foi de 0,15 USD.

As informações sobre o volume diário de transações e o volume DEX estão faltando nos relatórios do Messari. Para Bitcoin, é 10,5 bilhões em valor em dólares americanos. Uma comparação seria interessante, mas infelizmente não temos dados suficientes.

Em outras fontes é possível encontrar informações atualizadas sobre os dados que faltam na tabela. Mas isso seria um tanto enganador, uma vez que o mercado criptográfico está a reviver dramaticamente. Não faz sentido comparar os dados atuais com os dados do quarto trimestre de 2023.

Neste artigo, queríamos examinar apenas os dados disponíveis nos relatórios Messari.

Notas Adicionais

No artigo, analisamos apenas o Ethereum, não os L2s neste ecossistema. Muitos L2s estão indo muito bem, mas Messari não publica relatórios separados sobre eles.

O rico ecossistema L2 prejudica o Ethereum em algumas estatísticas. Por exemplo, o TVL de L2s cresceu de 1,7 bilhão de dólares no primeiro trimestre para 3,2 bilhões de dólares no quarto trimestre. No caso do Ethereum, vemos uma queda no TVL de 23 bilhões de dólares para 22 bilhões de dólares. O ecossistema L2 está drenando liquidez e usuários da rede Ethereum. Uma diminuição semelhante pode ser observada no número de transações diárias (de 1,06 milhões para 1,02 milhões) ou em endereços diários ativos (de 0,44 milhões para 0,40 milhões).

Com o Ethereum, podemos observar um crescimento mais lento em endereços únicos, sugerindo que menos novos usuários aderiram. Isto pode ser devido a dois fatores. O crescente ecossistema L2, mas também o crescente número de utilizadores de L1s alternativas.

Parte do ecossistema está crescendo relativamente rápido em comparação com Cardano, a julgar por algumas estatísticas. Por exemplo, na Cosmos, podemos observar um crescimento significativo no número de endereços ativos de 19 mil no primeiro trimestre para 25 mil no segundo trimestre. Polkadot teve um crescimento semelhante de 6,5 mil no primeiro trimestre para 10 mil no quarto trimestre.

Embora o Avalanche seja muito bom nisso, o número de transações diárias caiu de 2,9 milhões no quarto trimestre de 2022 para 2,5 milhões no quarto trimestre de 2023. No entanto, o número de endereços ativos aumentou de 50 mil para 71 mil (incluindo sub-redes) durante o mesmo período.

É interessante para a Algorand que o número de ALGOs apostados esteja diminuindo, de 3,7 bilhões no quarto trimestre de 2022 para 1,9 bilhões no quarto trimestre de 2023. O número de stablecoins também está caindo drasticamente. USDT e USDC juntos atingiram 350 milhões de dólares em outubro de 2022. Agora são 75 milhões de dólares.

Solana é provavelmente usada principalmente para transferência de valor, pois o ecossistema DeFi está falhando. TVL caiu de 245 milhões de dólares no primeiro trimestre para 148 milhões de dólares no quarto trimestre. Esta é uma tendência oposta à de Cardano.

Bitcoin é um ecossistema relativamente estável. Valor liquidado diariamente, o número de endereços ativos e transações foi praticamente o mesmo no primeiro e no quarto trimestre. Nesse sentido, o Bitcoin está estagnado. No entanto, as transações de inscrições cresceram de 7 mil no primeiro trimestre para 193 mil no quarto trimestre. Isso é um crescimento dramático.

Conclusão

Projetos que estão à frente de Cardano nas principais estatísticas entregaram o ecossistema DeFi anteriormente. A liderança é compreensível.

A equipe IOG seguiu na direção de Partner Chains, o que provavelmente é uma reação ao sucesso dos projetos Avalanche e Polkadot.

É importante observar que os analistas da rede podem não detectar ou perceber dados falsos. Podem ser, por exemplo, transações enviadas por bots de endereços para endereços. O TVL impulsionado por fundos de capital de risco tem um valor diferente do TVL, que cresce organicamente.

Você gostou deste artigo? Por favor, compartilhe, obrigada!