Fundação Cardano anuncia sua metodologia para delegação

Tradução da fonte: Cardano Foundation announces its delegation methodology

Fundação Cardano anuncia sua metodologia para delegação

ZUG, 7 de Outubro de 2020 . A Fundação Cardano tem o prazer de compartilhar sua metodologia de delegação de acordo com nossos princípios de transparência, e em linha com o nosso compromisso de se comunicar com a comunidade em geral durante cada fase do processo de delegação.

Como uma fundação Suíça independente, é trabalho da Fundação Cardano garantir que a rede Cardano alcance a descentralização suficiente, para aumentar o engajamento do operador de stake pools e empoderar stake pools individuais, e apoiar a infraestrutura de guarda e delegação entregue por meio da Shelley.

Desde a entrega da Shelley, a rede Cardano e seu ecossistema de parceiros atingiram mais de 1.300 stake pools ativos, operados e mantidos por operadores de participação individual (SPOs) dedicados e talentosos - que, coletivamente, permitiram que mais de 50% do fornecimento total em circulação de ada (circul) fosse guardado.

Este tremendo feito, fez da Cardano uma das redes mais descentralizadas até hoje, em um espaço de tempo incrivelmente curto, e é um verdadeiro testemunho da força e participação de nossa valiosa comunidade. Também é indicativo da riqueza de talento técnico que temos em nossa comunidade - particularmente promissor antes do lançamento de tokens nativos, contratos inteligentes e aplicativos descentralizados.

A Fundação Cardano tem apoiado a comunidade com várias iniciativas, como a Stake Pool School, um sucesso retumbante com mais de 3.000 participantes concluindo o curso com sucesso.

No espírito de transparência com que a Fundação Cardano foi fundada, temos agora o prazer de compartilhar publicamente nossa metodologia de delegação. Nossas preferências e metodologia de delegação foram cuidadosamente projetadas para apoiar a descentralização contínua da rede principal Shelley, apoiando e envolvendo novos stake pools individuais.

Apoiaremos stake pools de todos os tamanhos, e regularmente nos envolveremos em um diálogo com nossa comunidade SPO por meio de nossa equipe de gerenciamento de comunidade. Nossa metodologia continuará evoluindo e se desenvolvendo ao longo do tempo.

A metodologia de delegação da Fundação Cardano

Para que os stake pools sejam elegíveis para delegação da Fundação Cardano, eles devem se enquadrar nos seguintes critérios (dados provenientes de um nó passivo auto-hospedado):

  • Guardar entre ₳25.000 e ₳2M em penhora (pledge),
  • Operado por um operador de stake pool que opera apenas um pool (difícil de verificar, mas colocamos nosso melhor esforço),
  • Têm uma taxa de custo operacional variável normalmente menor que 5%, e uma taxa fixa de cerca de ₳340,
  • Não tem um número alto de ada já guardado (menos de 5% de saturação),
  • Validou blocos com sucesso no passado,
  • Não foram delegados pela Fundação Cardano nas últimas quatro rodadas.

Para selecionar aleatoriamente stake pools para delegar, a Fundação Cardano usará um randomizador de terceiros para escolher pools elegíveis de acordo com os critérios listados acima. Já que a Daedalus implementa classificações não míopes, devemos implementar esta abordagem para a seleção dos stake pools.

A partir de agora, a redelegação deve ocorrer aproximadamente a cada três epochs. Se uma epoch terminar em um fim de semana, a redelegação deverá ser concluída na semana seguinte.

No total, a Fundação Cardano tem múltiplas carteiras das quais delegaremos nossos ativos ada. Nossos ativos ada são igualmente distribuídos em nossas carteiras. As carteiras individuais serão usadas para delegar a um pool de cada vez.

Os primeiros 10 stake pools aos quais a Fundação Cardano delegará novamente são, em ordem alfabética:

  • ADAU,
  • AGIO,
  • AZTEC,
  • BEAVR,
  • CASP,
  • COSD,
  • LOOT,
  • WAAUS,
  • ZETIC,
  • ZONE.

À medida que testamos e obtemos acesso a soluções de custódia mais seguras, deveremos adicionar mais endereços de carteira e delegar nossa guarda a um número maior de stake pools. Comunicaremos nossas preferências de delegação atualizadas a cada três epochs.

Juntos, nós podemos fazer a Cardano mais decentralizada

Como um ecossistema, devemos estar imensamente orgulhosos do quanto já alcançamos. Nosso Forum ‘Operating a Stake Pool’ oficial da comunidade, e o grupo de Telegram ‘Cardano Shelley & Stake Pool Best Practice’ que conta com quase 4.300 usuários, são dois dos canais mais acessados e engajados de nossa comunidade.

Aqui e em outros canais, temos o prazer de ver e participar de discussões técnicas profundas regulares e obter feedback dos nossos operadores de stake pools.

No entanto, estamos sempre procurando melhorar. Queremos entender como podemos atrair mais operadores de stake pools, simplificar e aprimorar a jornada de integração e tornar a operação de stake polls mais atraente para um público mais amplo.

Se você tiver sugestões e feedbacks sobre como este processo pode ser aprimorado, participe das discussões em nosso Fórum e nos ajude a construir uma base sólida para a descentralização com Cardano, e entre em contato com nossa equipe de Gestão da Comunidade.

Da mesma forma, encorajamos cada participante do ecossistema Cardano com as habilidades e o desejo de se tornar um operador de stake pool a ler nosso guia para se tornar um operador de stake pool, e se inscrever na escola de stake pool.

Aprenda mais sobre custódia, delegação, e consenso da rede Cardano nos seguintes artigos:

1 Like

incrível a coesão deles e apoio à comunidade! Não cansam de surpreender…

1 Like