🇧🇷 GLOSSÁRIO EMURGO PARA BLOCKCHAIN : 10 PALAVRAS para você passar pela porta de entrada. Traduzido por @mrbrinker

Nos últimos anos, todo o ecossistema de cripto moedas e blockchain floresceu e experimentou um nível tremendo de criatividade inédito desde os dias do início da Internet. À medida que nossa indústria atrai mais interesse, há um número crescente de perguntas básicas comuns sobre blockchain. A EMURGO - uma empresa global do ramo de tecnologia blockchain que fornece soluções para desenvolvedores, startups, empresas e governos e membro fundador do projeto Cardano - montou um Glossário blockchain que contém uma lista de termos, palavras, frases e conceitos comumente usados no meio, para melhorar sua compreensão sobre alguns jargões utilizados dentro do meio blockchain. De uma olhada em uma de nossas seções: 10 palavras para levá-lo através da porta no mundo blockchain.

Par 2 Par (p2p)
Refere-se a transações realizadas sem um intermediário, ou com um sistema descentralizado como intermediário. Por exemplo, o compartilhamento direto de dados entre nós em uma rede representa uma transação p2p.

Cripto moeda
Uma cripto moeda é um ativo digital que é armazenado em um livro-razão distribuído(digital). Muitas vezes abreviado para apenas “cripto” ou “token”.

Cardano

Cardano é a primeira plataforma de terceira geração para contratos inteligentes utilizando a tecnologia blockchain a ser construído usando uma filosofia científica, onde o desenvolvimento é impulsionado por revisão por pares e métodos formais. Cardano está sendo desenvolvido em cinco fases: Byron, Shelley, Goguen, Basho e Voltaire.

Uma cópia do livro-razão operado por um participante da rede blockchain. Um nó completo mantém uma cópia completa da blockchain, enquanto um nó leve depende de uma nó completo para operar. Normalmente, quanto mais nós completos, mais segura é a rede.

Endereço

Um identificador exclusivo (semelhante a um endereço de e-mail) para o qual os usuários podem enviar cripto moedas e tokens. Um endereço também pode representar um contrato inteligente. É tipicamente derivado de uma chave pública, que é derivada da chave privada de um usuário. Um endereço é frequentemente representado por uma sequência de números e letras.

Bitcoin

Refere-se à primeira rede blockchain p2p, bem como à sua cripto moeda nativa proposta por seu criador de pseudônimo Satoshi Nakamoto em um livro branco de 2008. O Bitcoin alcançou popularidade em todo o mundo e tem consistentemente tido a maior capitalização de mercado em relação a outras cripto moedas. O Bitcoin é apenas a primeira aplicação da tecnologia blockchain, assim como o e-mail foi uma das primeiras aplicações da Internet, e é, portanto, muitas vezes referido como um blockchain de primeira geração.

Contrato inteligente

Um programa que controla a transferência de ativos digitais em condições específicas na blockchain. Contratos inteligentes têm endereços e são semelhantes ao endereço da carteira de um usuário. Um simples contrato inteligente pode ser escrito para emitir tokens recém-criados para um usuário quando eles enviam os tokens nativos de uma blockchain para o contrato inteligente. Um usuário pode verificar um o contrato inteligente na blockchain antes de enviar tokens para garantir que ele que irá funcionar como programado.

Blockchain

Um livro razão distribuído digital que controla o valor ou os dados pertencentes à manutenção de um banco de dados de transações verificadas. Observando transações anteriores, o saldo de um usuário pode ser comprovado. As blockchains também podem permitir a computação distribuída com contratos inteligentes. Uma blockchain é composta de blocos validados, cada um vinculado ao seu antecessor desde o primeiro bloco criado, chamado de bloco gênese.

Token

Um token é usado para representar algum tipo de valor de troca em uma rede blockchain. Pode se referir à moeda nativa de uma blockchain ou pode ser usado para unidades de valor criadas em uma blockchain sem conexão econômica com a própria blockchain. É frequentemente usado de forma intercambiável com “criptografia” ou “cripto moeda”.

Descentralização

A descentralização é alcançada quando um sistema é mantido e atualizado por vários agentes diferentes, todos trabalhando juntos independentemente e não podendo ser controlados por um único grupo. Os sistemas podem variar em seu grau de descentralização.

Deseja ler e aprender mais sobre os glossários de blockchain? Assine hoje o Boletim EMURGO para receber nosso e-book gratuito do Blockchain Glossary. Você pode obter acesso e aprender sobre todos os termos do mundo da blockchain que precisa conhecer.