đŸ‡§đŸ‡· GLOSSÁRIO EMURGO PARA BLOCKCHAIN : 10 PALAVRAS para vocĂȘ passar pela porta de entrada. Traduzido por @mrbrinker

Nos Ășltimos anos, todo o ecossistema de cripto moedas e blockchain floresceu e experimentou um nĂ­vel tremendo de criatividade inĂ©dito desde os dias do inĂ­cio da Internet. À medida que nossa indĂșstria atrai mais interesse, hĂĄ um nĂșmero crescente de perguntas bĂĄsicas comuns sobre blockchain. A EMURGO - uma empresa global do ramo de tecnologia blockchain que fornece soluçÔes para desenvolvedores, startups, empresas e governos e membro fundador do projeto Cardano - montou um GlossĂĄrio blockchain que contĂ©m uma lista de termos, palavras, frases e conceitos comumente usados no meio, para melhorar sua compreensĂŁo sobre alguns jargĂ”es utilizados dentro do meio blockchain. De uma olhada em uma de nossas seçÔes: 10 palavras para levĂĄ-lo atravĂ©s da porta no mundo blockchain.

Par 2 Par (p2p)
Refere-se a transaçÔes realizadas sem um intermediårio, ou com um sistema descentralizado como intermediårio. Por exemplo, o compartilhamento direto de dados entre nós em uma rede representa uma transação p2p.

Cripto moeda
Uma cripto moeda Ă© um ativo digital que Ă© armazenado em um livro-razĂŁo distribuĂ­do(digital). Muitas vezes abreviado para apenas “cripto” ou “token”.

Cardano

Cardano é a primeira plataforma de terceira geração para contratos inteligentes utilizando a tecnologia blockchain a ser construído usando uma filosofia científica, onde o desenvolvimento é impulsionado por revisão por pares e métodos formais. Cardano estå sendo desenvolvido em cinco fases: Byron, Shelley, Goguen, Basho e Voltaire.

NĂł

Uma cópia do livro-razão operado por um participante da rede blockchain. Um nó completo mantém uma cópia completa da blockchain, enquanto um nó leve depende de uma nó completo para operar. Normalmente, quanto mais nós completos, mais segura é a rede.

Endereço

Um identificador exclusivo (semelhante a um endereço de e-mail) para o qual os usuĂĄrios podem enviar cripto moedas e tokens. Um endereço tambĂ©m pode representar um contrato inteligente. É tipicamente derivado de uma chave pĂșblica, que Ă© derivada da chave privada de um usuĂĄrio. Um endereço Ă© frequentemente representado por uma sequĂȘncia de nĂșmeros e letras.

Bitcoin

Refere-se à primeira rede blockchain p2p, bem como à sua cripto moeda nativa proposta por seu criador de pseudÎnimo Satoshi Nakamoto em um livro branco de 2008. O Bitcoin alcançou popularidade em todo o mundo e tem consistentemente tido a maior capitalização de mercado em relação a outras cripto moedas. O Bitcoin é apenas a primeira aplicação da tecnologia blockchain, assim como o e-mail foi uma das primeiras aplicaçÔes da Internet, e é, portanto, muitas vezes referido como um blockchain de primeira geração.

Contrato inteligente

Um programa que controla a transferĂȘncia de ativos digitais em condiçÔes especĂ­ficas na blockchain. Contratos inteligentes tĂȘm endereços e sĂŁo semelhantes ao endereço da carteira de um usuĂĄrio. Um simples contrato inteligente pode ser escrito para emitir tokens recĂ©m-criados para um usuĂĄrio quando eles enviam os tokens nativos de uma blockchain para o contrato inteligente. Um usuĂĄrio pode verificar um o contrato inteligente na blockchain antes de enviar tokens para garantir que ele que irĂĄ funcionar como programado.

Blockchain

Um livro razĂŁo distribuĂ­do digital que controla o valor ou os dados pertencentes Ă  manutenção de um banco de dados de transaçÔes verificadas. Observando transaçÔes anteriores, o saldo de um usuĂĄrio pode ser comprovado. As blockchains tambĂ©m podem permitir a computação distribuĂ­da com contratos inteligentes. Uma blockchain Ă© composta de blocos validados, cada um vinculado ao seu antecessor desde o primeiro bloco criado, chamado de bloco gĂȘnese.

Token

Um token Ă© usado para representar algum tipo de valor de troca em uma rede blockchain. Pode se referir Ă  moeda nativa de uma blockchain ou pode ser usado para unidades de valor criadas em uma blockchain sem conexĂŁo econĂŽmica com a prĂłpria blockchain. É frequentemente usado de forma intercambiĂĄvel com “criptografia” ou “cripto moeda”.

Descentralização

A descentralização Ă© alcançada quando um sistema Ă© mantido e atualizado por vĂĄrios agentes diferentes, todos trabalhando juntos independentemente e nĂŁo podendo ser controlados por um Ășnico grupo. Os sistemas podem variar em seu grau de descentralização.

Deseja ler e aprender mais sobre os glossĂĄrios de blockchain? Assine hoje o Boletim EMURGO para receber nosso e-book gratuito do Blockchain Glossary. VocĂȘ pode obter acesso e aprender sobre todos os termos do mundo da blockchain que precisa conhecer.