IOG e a Universidade de Edimburgo lançam o Zero-Knowledge Lab para impulsionar maior escalabilidade e segurança da blockchain

Blog > 2022 > novembro > O construtor Cardano IOG e a Universidade de Edimburgo lançam o Zero-Knowledge Lab para impulsionar maior escalabilidade e segurança da blockchain

IOG e a Universidade de Edimburgo lançam o Zero-Knowledge Lab para impulsionar maior escalabilidade e segurança da blockchain

17 de novembro de 2022 - Fernando Sanchez - 4 minutos de leitura

  • O VNew ZK-Lab se concentrará na pesquisa da tecnologia Zero Knowledge Protocol, vista por muitos como o futuro da confidencialidade da blockchain
  • Este é o segundo laboratório que a IOG e a Universidade de Edimburgo fazem parceria para abrir

Edimburgo, Reino Unido, 18 de novembro de 2022: Um novo laboratório de pesquisa focado no desenvolvimento da tecnologia Zero Knowledge Protocol foi lançado hoje na Universidade de Edimburgo, uma das principais universidades do Reino Unido. O Laboratório é inaugurado com financiamento da Input Output Global, Inc. (IOG), um dos desenvolvedores da Cardano, a plataforma blockchain sustentável líder mundial. Seu objetivo será investigar Provas de Conhecimento Zero e outros Protocolos de Conhecimento Zero de uma maneira baseada em princípios.

Provas de conhecimento zero e, mais geralmente, protocolos de conhecimento zero, são técnicas de criptografia que tornam as blockchains escaláveis, mais seguras e aprimoram a confidencialidade, permitindo que as informações sejam verificadas sem revelá-las a ninguém além do destinatário. Por exemplo, você pode provar sua elegibilidade para trabalhar para um empregador em potencial sem precisar compartilhar informações detalhadas sobre suas credenciais de educação, endereço e local de nascimento. Seu desenvolvimento pode ser fundamental na criação de redes blockchain ainda mais seguras e um componente-chave em outros projetos Web3.

Os Protocolos de Conhecimento Zero vão além da proteção da identificação pessoal, simplesmente colocando o controle dos dados dos usuários de volta em suas próprias mãos. Em uma era pós-Cambridge Analytica, as preocupações com o uso indevido de dados pessoais – principalmente dos gigantes da tecnologia que criaram essa tempestade perfeita – estão no centro das atenções. É por isso que os Protocolos de Conhecimento Zero são vitais na transformação de setores como cadeias de suprimentos, saúde, finanças e outros em que a segurança das informações privadas é essencial.

O financiamento da IOG permitirá que acadêmicos, estudantes e parceiros da indústria, como a IOG, garantam os recursos para realizar pesquisas sobre os fundamentos e aplicações do conhecimento zero. O Laboratório terá um foco particular em escalar técnicas para sistemas maiores, tanto no que diz respeito à segurança quanto ao desempenho. O Zero Knowledge Lab (ZK-Lab) será baseado na Escola de Informática da Universidade de Edimburgo.

Além de pesquisar Provas de Conhecimento Zero, o ZK-Lab investigará uma variedade de técnicas e protocolos criptográficos e confiáveis ​​de hardware para ajudar a atingir o objetivo de criar uma blockchain mais segura, privada e descentralizada. Um deles será o Multi Party Computations, que visa criar métodos para que as partes calculem em conjunto uma função sobre suas entradas, mantendo-as privadas.

O financiamento vem como parte do objetivo da IOG de impulsionar o desenvolvimento do Zero Knowledge Protocol, com base em seus pesquisadores bem estabelecidos e biblioteca de mais de 160 artigos. Além de financiar o ZK-Lab, a IOG também anunciou recentemente a nomeação do especialista em protocolo de conhecimento zero, Dr. Vanishree Rao, como chefe de criptografia aplicada, demonstrando seu compromisso com o avanço da tecnologia.

Este é o segundo laboratório que a IOG abriu em parceria com a Universidade de Edimburgo. Ele segue o lançamento do The Blockchain Lab em 2017, que reúne acadêmicos e estudantes para colaborar na pesquisa e desenvolvimento de blockchain, com foco em problemas inspirados na indústria.

Dr. Vanishree Rao, Chefe de Criptografia Aplicada da IOG, disse: “Pesquisa e desenvolvimento acadêmicos e revisados ​​por pares estão no centro de tudo o que fazemos na IOG, que acreditamos ser vital para criar um ecossistema de blockchain seguro e eficaz. É por isso que continuamos a investir em instituições acadêmicas, desde a Universidade de Edimburgo até a Universidade de Stanford, para ajudar a fornecer às melhores mentes as ferramentas e os recursos para impulsionar inovações.

“A tecnologia Zero Knowledge Proof tem um enorme potencial, e o ZK-Lab será um centro para continuar seu desenvolvimento, fornecendo aos acadêmicos e estudantes espaço, tempo e financiamento para ajudá-lo a crescer e se desenvolver. Também nos permite continuar a crescer nosso relacionamento com a Universidade de Edimburgo, com a qual temos orgulho de trabalhar para criar um blockchain melhor para todos.”

O Dr. Markulf Kohlweiss, diretor do Zero-Knowledge Lab, disse: “A tecnologia Zero Knowledge Proof e seu potencial para proteger nossos dados on-line, ao mesmo tempo em que fornece transações e interações seguras e confiáveis, me fascina desde antes de minha graduação em uma pequena escola austríaca universidade. É realmente incrível ver o potencial teórico do conhecimento zero sendo realizado na prática.

“O investimento no ZK-Lab permitirá que minha equipe não apenas investigue mais profundamente os fundamentos do Zero-Knowledge Proofs, mas também suas aplicações para tecnologias de aprimoramento da privacidade em áreas como a criptografia pós-quântica. Por meio desse trabalho, ajudaremos a desenvolver a tecnologia blockchain que seja mais privada, segura e beneficie a todos.”