🇵🇹 Precisamos de ti para testar Daedalus!

Uma chamada para a comunidade de Cardano ajudar a moldar a carteira ada da IOHK para a era Shelley.

Flight

A equipa Daedalus está a abrir um programa de testes da carteira da IOHK para os detentores de ada. O objetivo é obter ajuda de um conjunto alargado de pessoas que possam testar - numa base contínua - as últimas características da interface que está a ser aprontado para o próximo lançamento de Daedalus. Esta será uma versão da carteira totalmente funcional chamada Daedalus Flight, assim poderás gastar e receber ada de forma habitual - e fornecer comentários valiosos para melhorar a experiência com cada lançamento.

Colocamos algumas questões ao nosso gestor de produto, Darko Mijić, para retirar mais detalhes para pessoas que queiram tomar parte.

Darko, podes explicar o pensamento por trás deste programa?

Eu estou na IOHK há quase quatro anos. Tem sido fantástico ver como a rede de testes incentivada galvanizou a comunidade Cardano nestes últimos meses. A comunidade ajudou a desenvolver os agrupamentos de participação para Shelley e, claro, testar e desenvolver uma nova versão da carteira Daedalus para o ITN. Assim, recorrendo à mesma estratégia, tivemos a ideia de criar Daedalus Flight. Trata-se de uma versão pré-lançamento da carteira Daedalus que utilizadores podem testar com transações reais em ada na rede principal. As pessoas podem juntar-se ao programa ao fazer o download e uso da carteira Flight a par de usarem a normal carteira Daedalus - ou Yoroi - para encontrar e reportar problemas de modo que possamos corrigi-los antes do lançamento. Reparamos que as pessoas querem ajudar e eles irão obter acesso antecipado às características do novo lançamento em produção de Daedalus para a rede principal.

É semelhante a testes beta ou a abordagem de canário conforme a Google de refere para o seu navegador Chrome. Adicionar esta tática ao nosso processo de lançamento cria outra valiosa fonte de dados de testes. Seremos capazes de melhorar a garantia de qualidade das novas versões do nosso software e mover mais rapidamente para produção ao de antemão criar o caminho para estas primeiras mudanças com Daedalus Flight com um subconjunto de utilizadores.

Mas é para todos?

Este programa é especialmente importante porque nos dará uma amostra maior de utilizadores que estão a utilizar Daedalus de várias formas numa variedade de configurações de software e hardware. Queremos trazer detentores de ada confiantes abordo para nos ajudar a desenvolver a carteira ao testar várias características e sugerir ideias próprias. Pessoas que se voluntariam para isto têm que já estar familiarizados com Daedalus. As pessoas têm que ser capazes de utilizar computadores - copiar e fazer back-up de ficheiros, mover ficheiros entre pastas - e preparar para lidar com problemas que possam surgir. Não estamos à espera de peritos em IT, mas precisam de ser confiantes utilizadores de computadores e de fazer transações com ada.

Como funciona o processo?

Completamos um sprint de desenvolvimento quinzenalmente e a garantia de qualidade é um esforço contínuo durante o desenvolvimento para todas as características. Agora, no final do sprint, iremos criar uma nova versão de Daedalus Flight e começando pelo primeiro candidato, fazemos os nossos testes internos. Mas testar num laboratório para um produto para as massas não verdade não é um teste real. Sob os novos processos associados ao flight, iremos lançar uma série de candidatos e trabalhar em testar, encontrar defeitos e corrigi-los com a comunidade Cardano que se juntaram ao programa para nos ajudar. Lançamentos de candidatos serão entregues através do feed de notícias do Daedalus, depois de um download inicial de uma nova opção do Flight do site oficial de Daedalus, que é a única fonte da carteira Flight.

Uma vez chegados ao nosso candidato final e estando confiante que o lançamento irá voar, iremos lançar para produção para os utilizadores de Daedalus.

Este processo repete-se quinzenalmente. Haverá instâncias onde não fazemos lançamentos para produção depois de completar um lançamento flight. Isto acontece quando estamos a construir grandes blocos de características que abrangem mais do que um sprint e que não podem ser entregues parcialmente.

Quando fazes o download de Daedalus Flight, podes comparar os balanços e históricos de transações e verificar que toda a informação da carteira foi movida com sucesso. Se houver um problema podes reportá-lo e voltar a usar a carteira normal enquanto corrigimos e lançamos um novo candidato.

Porque é que está na rede principal? Isto não põe a nossa ada em risco?

A tua ada não está em risco. A carteira Flight é uma carteira real e pode fazer tudo o que normalmente uma carteira faria. Estamos a adicionar características para a tornar mais fácil de utilizar. Podíamos ter feito isto numa rede de testes, mas o teste real é onde a carteira vive, na rede principal. O ‘verdadeiro’ teste ocorre depois do lançamento da carteira na rede principal. Importamos as carteiras das versões em produção de Daedalus. A versão de produção mantém-se por alterar e totalmente funcional.

Assim, mantemos as carteiras atuais?

Sim, podes manter as carteiras atuais. Podes utilizá-las a par da utilização de Daedalus Flight.

Como fornecemos comentários?

Existe a opção de abrir uma solicitação de apoio diretamente na interface de Daedalus. Estas solicitações serão tratadas de forma separada pelo grupo de apoio e poderás anexar o log da carteira pois assim poderemos investigar o problema. Se apenas queres sugerir uma ideia podes também fazê-lo ao clicar em “Support request” no menu de ajuda.

Podes-nos dar uma dicas sobre as novas características?

Primeiro que tudo, haverá apoio a Yoroi nesta nova carteira Flight. utilizadores de Yoroi serão capazes de usar quer Flight quer Yoroi. Transações serão sincronizadas. Depois, haverá uma função que filtra transações no histórico assim poderás filtrar transações por tipo, data, e quantia de ada. Haverá também um aviso na janela de confirmação de transações para garantir que os utilizadores entendem que as transações com Daedalus Flight são reais e executam transações reais na rede principal. Outros pontos incluem restauro da carteira em paralelo e a função de re-sincronização da carteira. Mais adiante iremos adicionar mais características como apoio a carteiras de hardware.

Quanto tempo durará o programa Daedalus Flight?

O programa começou com o reinício de Byron a 31 de março com o primeiro lançamento e o seu candidato #1. Se descobrirmos e resolvermos os defeitos, iremos emitir um novo candidato. Quando atingimos um candidato completo e estável, iremos lançar para todos os utilizadores. Abril 6 é a data planeada para uma primeira versão em produção da Daedalus, mas isto depende dos resultados dos dados dos utilizadores de Daedalus Flight.

O próximo lançamento e a série de candidatos é esperado que seja no dia 14 de abril e doravante quinzenalmente. Porque se trata de um novo produto, iremos experimentar este processo durante um mês ou dois. Se bem-sucedido, planeamos tornar isto prática corrente no longo prazo. É importante notar que a versão especial de Daedalus para a rede de testes incentivada irá manter-se na mesma - trata-se de um produto completamente separado.

Alguma mensagem final?

Deve ficar claro que a carteira Daedalus Flight é usado com a ada da rede principal. É uma carteira real com todas as funcionalidades essenciais de Daedalus. São apenas as características novas que não são relacionadas com as transações que estamos a testar. Voltando à comparação com Chrome, imagina como se estivesses a comprar alguma coisa na Amazon usando um lançamento beta de um navegador da web; fazer coisas reais com software de teste.

Esperamos que estejam tão entusiasmados quanto nós por esta inovação - e que possam ajudar ao desenvolvimento para que Daedalus possa realmente voar. Lembra-te, para as últimas informações e notícias, visita o site oficial de Daedalus.