Qual é a proposta de valor da Cardano?

Qual é a proposta de valor da Cardano?

Às vezes, uma pergunta muito simples aparece nas redes sociais. Qual é a proposta de valor da Cardano? A pergunta é legítima, mas é muito difícil responder em poucas frases. Dizer que a Cardano é um sistema operacional social e financeiro é uma resposta muito abstrata que não diz a ninguém como a Cardano difere de outras plataformas de contratos inteligentes. Se alguém quiser explicar um único detalhe, os outros podem ser negligenciados. O projeto deve ser visto em todos os seus detalhes para obter uma imagem realista. Vamos tentar criar uma lista de coisas que devem ser observadas por todos que desejam conhecer a proposta de valor da Cardano.

TLDR

  • É fácil ignorar as vantagens do modelo Extended UTXO.

  • PoS Leios pode resolver o trilema blockchain de uma forma muito elegante.

  • A Cardano possui o chamado livro razão multiativos. Os tokens são armazenados diretamente no ledger semelhante às moedas ADA e os contratos inteligentes não são necessários para a interação.

  • Cardano possui estaca líquida nativa.

  • O Mithril é um cliente leve que permite que até mesmo dispositivos móveis se comuniquem ponto a ponto.

  • A equipe IOG está construindo Cardano como um sistema de missão crítica, ou seja, como software para usinas nucleares, aviões, hospitais ou bancos.

  • É fácil atualizar a Cardano por meio de um combinador hard-fork. Sem blockchains fantasmas e tokens fantasmas.

  • Cardano tem uma distribuição justa de moedas ADA.

  • A Cardano tem uma tesouraria de projetos e Catalyst.

UTXO Estendido

É fácil ignorar que a Cardano usa o modelo Extended UTXO. À primeira vista, isso não é visível, mas é uma diferença crucial em comparação com todas as plataformas de contratos inteligentes baseadas em EVM.

O objetivo do modelo EUTXO é oferecer maior expressividade de programabilidade, mantendo todos os benefícios do modelo UTXO do Bitcoin. O EUTXO tem as seguintes vantagens: maior segurança ao executar contratos inteligentes, previsibilidade de taxas, verificação local garantindo que as transações serão aceitas após o envio e um estado de blockchain inerentemente fragmentado. Isso permite a paralelização no processamento de transações, o que tem um efeito positivo na escalabilidade.

Ao processar contratos inteligentes, a ordem no bloco não importa, não há necessidade de considerar os resultados da execução de outros contratos no bloco, portanto, a execução em si pode ser considerada mais segura. Em outras palavras, como os resultados individuais da execução do contrato inteligente são independentes uns dos outros e não há um estado global mutável compartilhado, há menos superfície para ataques.

A realidade é que, no momento da escrita, nenhum script Plutus foi explorado. A Cardano é a plataforma ideal para sistemas de missão crítica que devem ser altamente seguros e confiáveis. Pode ser complicado aprender Haskell, mas definitivamente vale a pena se você quiser construir um serviço financeiro confiável para milhões de usuários.

Ouroboros Leios

Quase nenhuma rede blockchain escala bem, pois combinar esse recurso com a descentralização é um desafio tecnológico. Muitas plataformas que escalam bem tiveram que sacrificar a descentralização e têm requisitos de hardware muito altos para quem deseja produzir blocos.

O Ouroboros Leios é um aprimoramento da versão existente do PoS que permitirá à Cardano alcançar alta escalabilidade e manter sua descentralização de qualidade. Isso é possível graças ao uso do modelo EUTXO. Isso torna relativamente fácil avaliar a natureza simultânea de duas transações. Não tem efeitos colaterais.

Os nós da Cardano usam processamento apenas quando precisam produzir um bloco ou validar o que recebem de outro node. Os recursos são na sua maioria não utilizados. A Leios vai permitir a construção de três tipos diferentes de blocos que serão produzidos a diferentes ritmos e terão diferentes finalidades. Blocos de entrada que serão os mais frequentes. Além disso, bloqueios de endosso. Eles serão pré-validados por outros nós. Os blocos de entrada serão usados ​​como entrada para a pré-validação e construção de blocos endossados. Por fim, os blocos de classificação que farão referência aos blocos endossados ​​e que representam a liquidação final.

Blocos de entrada são pacotes de transações. Eles são a carga útil de dados real que contém informações. Eles devem ser produzidos em um ritmo rápido e validados simultaneamente. Blocos de endosso são usados ​​para atingir um grau relativamente alto de confiança. Os nós aprovarão esses blocos por certificados de endosso que informam outros nós sobre quantos pares os estão aprovando. Blocos de classificação são pacotes de referências a blocos endossados. Eles são usados ​​para alcançar um consenso global.

Leios pode resolver o trilema blockchain de uma maneira muito elegante. A equipe IOG provou ao mundo que pode fornecer um PoS funcional e não há dúvida de que também pode fornecer um Leios PoS.

NFTs são tokens nativos

Cardano não usa contratos inteligentes para interagir com tokens e NFTs. A rede os trata da mesma forma que trata as moedas ADA. Ele possui o chamado livro-razão de vários ativos, de modo que os tokens são armazenados diretamente no livro-razão, semelhante às moedas ADA.

A Cardano possui uma infraestrutura de contabilidade para tokens definidos no modelo de razão e pode transferi-los nativamente. Isso reduz a complexidade e as taxas de transação enquanto aumenta a segurança.

A Cardano tem uma política de taxas fixas, o que significa que as taxas dependem do tamanho da transação. A taxa não depende da carga de rede atual. Para uma transação regular, você pagará a mesma taxa de ADA hoje e daqui a um ano.

Cardano tem staking líquida

Cardano possui staking líquida nativa. Isso significa que ele oferece suporte a esse recurso diretamente no nível do protocolo.

O staking não requer o bloqueio de moedas ADA por um determinado período de tempo. Cardano não tem corte ou slash quando comumente referido a rede Ethereum. O protocolo não pode receber moedas do proprietário, não existe a custódia pelo lado do protocolo. Os incentivos são configurados de maneira muito semelhante ao consenso PoW. As recompensas só podem ser obtidas por comportamento consistente com os interesses do protocolo. Os apostadores controlam o comportamento dos pools da mesma forma que os mineradores controlam os pools na rede Bitcoin. As partes interessadas podem delegar o ADA para outro pool a qualquer momento. Este sistema funciona bem há mais de dois anos e a Cardano é uma das redes mais descentralizadas. Além disso, a descentralização está crescendo mesmo em um mercado em baixa.

Outras redes PoS não possuem staking líquida nativa. Os usuários são forçados a confiar moedas nativas a terceiros. Em troca, eles obtêm tokens com valor de mercado semelhante às moedas nativas, mas sem significado no consenso da rede. Isso representa um alto grau de centralização e é um risco para a rede.

Ouso dizer que o sistema de Staking na Cardano é o padrão PoS da atualidade.

Peer-to-Peer sem um nó completo

A maioria dos usuários atuais de redes blockchain usa uma arquitetura cliente-servidor. Isso é verdade para usuários de carteiras leves ou carteiras HW Trezor e Ledger. Terceiros podem coletar dados sem a permissão dos usuários, enviar dados fraudulentos, censurar transações ou as autoridades podem forçá-los a desligar o servidor. Simplificando, o consenso da rede tende a ser descentralizado para a maioria das redes, mas o acesso do usuário ao blockchain é atualmente altamente centralizado.

Se alguém deseja se comunicar Peer-to-Peer, ou seja, sem um terceiro, ele precisa executar seu próprio nó completo. No caso da Cardano, a carteira Daedalus torna isso possível. A maioria das pessoas no planeta não deseja executar um nó completo e nunca o fará. A indústria de blockchain conhece a solução para esse problema. Nós o chamamos de cliente leve.

Mithril é um cliente leve. Ele permite que até mesmo dispositivos móveis executem nós Cardano que serão sincronizados rapidamente usando instantâneos de blockchain.

Os nós completos contêm todo o blockchain. Eles constantemente validam novos blocos para manter a sincronização. Requer recursos que os dispositivos inteligentes não possuem.

Os clientes leves armazenam apenas parte dos dados que são relevantes. Isso os torna mais eficientes em termos de recursos, mais baratos, mais rápidos e fáceis de usar. Para conseguir isso, haverá uma camada especial acima dos nós completos que se comunicará com os clientes leves e fornecerá os dados necessários. Assim, os clientes leves podem ter segurança e confiança semelhantes a um nó completo.

Equipe IOG, Fundação Cardano e Emurgo

As três entidades fundadoras são parte integrante do ecossistema Cardano. A equipe IOG é o edifício de P&D Cardano. Essa equipe é uma das mais competentes em toda a indústria de blockchain. Eles estão construindo Cardano como um sistema de missão crítica, ou seja, como software para usinas nucleares, aviões, hospitais ou bancos. Há matemática e ciência por trás de Cardano.

O desenvolvimento baseado em métodos formais não está atrasando a construção da Cardano? Acreditamos que a Cardano está sendo construída da maneira mais rápida possível. As redes Blockchain estão sendo construídas para serem usadas por milhões, talvez bilhões, de pessoas em todo o mundo. Essas redes não devem falhar. Ao mesmo tempo, eles devem se tornar mais eficientes. Por exemplo, a escalabilidade acima mencionada. Você não pode fazer isso com o desenvolvimento de software corporativo convencional sem experiência em matemática e ciências.

Você pode ter Cardano e outra plataforma de contrato inteligente semelhante lado a lado. À primeira vista, eles serão os mesmos. É até possível que a outra plataforma de contrato inteligente esteja no mercado há mais tempo porque a equipe a entregou mais rapidamente.

A diferença é que a Cardano nunca precisou reiniciar a rede e nunca houve problemas sérios. Houve tentativas de sobrecarregar a rede, mas a rede se comportou exatamente como deveria. Além disso, se você construir a rede com cuidado como a equipe IOG, terá um plano para atualizações futuras e saberá como fazê-lo. Ao mesmo tempo, você tem uma confiança relativamente alta de que a atualização não interromperá coisas que já estão funcionando.

É fácil atualizar a rede Cardano, pois a equipe criou um combinador de hard-fork. Como resultado, forks fantasmas, aplicativos fantasmas e tokens fantasmas não são criados após uma atualização de rede.

A Fundação Cardano tem muitas coisas em sua descrição de trabalho e ajuda a construir o ecossistema. Vamos mencionar o papel dos Embaixadores Cardano. Eles estão trabalhando para aumentar a comunidade da Cardano e divulgar o projeto. Isso está dando certo e é importante mencionar que a Cardano possui uma das maiores comunidades de toda a indústria de blockchain.

A EMURGO é o braço comercial oficial da blockchain Cardano. Esta entidade construiu a primeira carteira leve Yoroi. A Cardano Summit, anunciou o lançamento da stablecoin USDA, lastreada em USD. Mencionamos apenas algumas das atividades.

Cardano teve uma distribuição justa de moedas

Os fundos VC não participaram da distribuição inicial das moedas ADA. A distribuição dos vales ADA ocorreu na Ásia em quatro etapas entre outubro de 2015 e o início de janeiro de 2017.

25.927.070.538 ADA foram vendidos ao público. O bloco Genesis distribuiu ADA para 3 entidades: Cardano Foundation, Emurgo e IOG. Cardano Foundation recebeu 648.176.761 ADA, Emurgo recebeu 2.074.165.644 ADA e IOG recebeu 2.463.071.701 ADA.

A venda gerou 108.844,5 BTC para a IOG. Mais de 8.000 BTC foram doados para a Fundação Cardano.

Foi distribuído um total de 31.112.484.646 ADA. 13.887.515.354 ADA faziam parte da reserva. Essas moedas serão liberadas gradativamente em circulação pelo protocolo Cardano até que esteja circulando o máximo de 45.000.000.000 ADA.

No momento da redação deste artigo, 78,3% das moedas ADA estão em circulação. Destes, 71% são ADA apostados. Compare com outros projetos.

Governança descentralizada

A descentralização não é apenas sobre o consenso da rede, mas também sobre a equipe que mantém e desenvolve o protocolo. Não se fala muito nas comunidades que as equipes são pontos de centralização.

Quanto mais bem-sucedido for um projeto, mais fortes serão as pressões externas sobre ele. Quem dá o dinheiro ao time pode e costuma ter algumas exigências. A equipe pode, assim, entrar em um conflito de interesses. Por um lado, pode haver uma comunidade que deseja algo, por outro, pode haver um fundo de capital de risco que deseja outra coisa da equipe.

A Cardano tem um tesouro de projeto que financiará o desenvolvimento futuro do protocolo. É importante ressaltar que o IOG planeja entregar a gestão do projeto para a comunidade na era Voltair.A comunidade votará no que trabalhar e também em quem trabalhará nisso. Pode ser a equipe IOG, mas teoricamente qualquer outra equipe.

A comunidade participa da votação do Catalyst. O Catalyst é projetado para financiar projetos propostos por membros da comunidade. Os detentores de ADA podem decidir qual projeto receberá financiamento da tesouraria do projeto. O Catalyst é indiscutivelmente o maior DAO em toda a indústria de blockchain.

Houve mais de 364.000 votos no Catalyst Fund 9. É um aumento de 53% em relação ao Fund8. 205 projetos receberam financiamento.

Pode-se dizer que a preparação para a entrega do projeto à comunidade está ocorrendo de forma satisfatória. Existem projetos que buscam uma governança descentralizada. No entanto, também existem aqueles que não querem alcançar isso e a comunidade está confortável com isso.

O que mais vale a pena prestar atenção

Nós poderíamos continuar e continuar. Vamos mencionar brevemente alguns outros detalhes dignos de nota.

A taxa Babel permitirá que os usuários paguem taxas de transação diretamente nos tokens que enviarem. Assim, os usuários não precisam ter ADA em suas carteiras e ainda podem enviar, por exemplo, stablecoins.

A equipe do IOG está construindo uma solução de gerenciamento de identidade chamada Atala PRISM, que permitirá criar uma identidade descentralizada de acordo com o padrão W3C. Esta solução está sendo usada na Etiópia.

Uma segunda camada chamada Hydra está sendo construída.

Milkomeda é uma sidechain de muito sucesso com muitas aplicações.

Existem muitas carteiras no ecossistema Cardano que estão sendo construídas por terceiros.

O Project Midnight será um sidechain feito pela equipe IOG. Ele protege dados pessoais e comerciais confidenciais usando criptografia de conhecimento zero.

Cardano é uma das redes mais descentralizadas da indústria de blockchain.

Conclusão

É muito difícil para um indivíduo ter uma visão profunda de todos os ecossistemas relevantes. Todo projeto tem uma vantagem competitiva. Mesmo que um projeto tenha a melhor tecnologia, não necessariamente é a mais popular e mais utilizada. Comunidade, parcerias e adoção por novos usuários são outros fatores importantes a serem considerados. Cardano é um projeto forte que certamente se estabelecerá e permanecerá relevante pelos próximos 10 anos. Durante esse tempo, ele será

atualizado várias vezes e muitos novos aplicativos serão construídos sobre ele. Certamente é bom ver o que a Cardano tem hoje, mas é mais importante perceber o que a Cardano pode ser daqui a alguns anos. O melhor está por vir.

What is the value proposition of Cardano? (cardano)