Top 3 diferenciais do Cardano

Prefere consumir em vídeo? Assista abaixo (4 minutos):

Já ouviu falar de Cardano, mas ainda não sabe bem o que tem de tão especial nele? Você veio ao lugar certo, porque vou lhe dar os 3 principais motivos do por quê o Cardano tá aqui para ficar.

Motivo #1: O Modelo de eUTXO

A primeira coisa que faz o Cardano brilhar é o seu modelo de contabilidade. Na época que o Cardano estava no seu desenvolvimento inicial, quase todos os projetos de blockchain estavam ou copiando o Bitcoin e seu modelo de UTXO, ou construindo com o modelo de contas do Ethereum.

Cardano criou um novo jeito, chamado extended-UTXO. Eles melhoraram o modelo de contabilidade original do Bitcoin, tornando possível implementar contratos inteligentes robustos nele.

Esses 3 modelos de contabilidade merecem um post próprio só deles. Mas para resumir, isso significa que o Cardano mesclou o melhor de 2 mundos: podendo fazer transações e contratos inteligentes sem precisar constantemente manter um estado global da rede, como é o caso do Ethereum.

E como a validez das transações podem ser determinadas localmente, se evita falhas na execução de scripts, se tem uma paralelização mais poderosa e sempre se sabe quanto uma transação vai custar antes dela ser enviada.

Motivo #2: Algoritmo de Consenso do Cardano

As inovações não param por aí, o Cardano criou do zero o seu próprio algoritmo de consenso de Proof of Stake, chamado Ouroboros. Vale ressaltar que o Ouroboros está constantemente recebendo novas funcionalidades, mas seus princípios se mantêm o mesmo desde sua primeira versão, chamada Ouroboros Classic.

Ele divide o tempo em epochs de 5 dias. A cada epoch, um grupo de Stake Pools são escolhidos para gerenciar o blockchain, e recompensas de stake são calculadas e distribuídas.

Tudo é feito de tal maneira que os usuários não precisam travar seus tokens para fazer Stake deles; e também é impossível esses tokens serem queimados, perdidos ou roubados só por fazer stake.

Logo, Ouroboros consegue ser um sistema que maximiza liquidez do usuário, facilidade de uso, segurança, descentralização.

Motivo #3: Abordagem de Governança do Cardano

E finalmente, provavelmente o melhor aspecto do Cardano é o foco deles em sustentabilidade no longo prazo. E eu nem tô falando de ser verde (embora o Cardano seja um dos blockchains mais eficientes em termos de consumo de energia).

Eu tô falando de sustentabilidade de desenvolvimento, sustentabilidade de financiamento e sustentabilidade de tomada de decisões. Como o Cardano resolve essa questão? De primeira, tendo 20% de todas as taxas de transação indo para um sistema de Tesouraria descentralizada, com uma democracia líquida em cima dela.

Dessa forma, o Cardano não depende de ICOs ou investidores de Venture Capital para financiar o desenvolvimento, e a comunidade pode de fato decidir o que é uma prioridade. Onde os fundos precisam ser alocados? O Cardano deveria financiar inovação? Pesquisar algoritmos resistentes à computação quântica? Ou simplesmente investir no bom e velho marketing?

Beleza, mas vale ressaltar que a governança do Cardano ainda é um projeto em desenvolvimento. Já se tem uma versão beta de um sistema de votação, chamado Catalyst, que financiou mais de mil projetos, totalizando +/- 38 milhões de dólares distribuídos até a data deste post.

Em relação à governança, uma novidade que virá para o Cardano é uma tal de MBO, Organização Baseada em Membros, que será tipo um congresso composto por membros da comunidade, desenvolvedores, operadores de Stake Pool e dReps.

Lá, a MBO chegará num consenso em certos tópicos através de vários comitês temáticos: como formalizar CIPs (que são propostas de melhorias do Cardano), propor mudanças de parâmetro, definir especificações formais, e esse tipo de coisa. Daqui, as mudanças podem finalmente ser votadas por qualquer um que possua ADA.

Logo, em última instância, será um modelo bi-cameral: com um corpo burocrático sugerindo a direção do projeto, e a comunidade tendo a palavra final do que acontecerá de fato.

Resumindo, o Cardano começou como uma ideia de um projeto de blockchain inovador baseado em princípios e pesquisas acadêmicas, com todo o desenvolvimento dependendo de uma única empresa.

Mas agora, conforme o desenvolvimento vai avançando, o Cardano está lentamente e consistentemente sendo descentralizado em todos os aspectos.

Até a próxima!