Staking e delegar para iniciantes — um guia passo-a-passo

Staking e delegar para iniciantes — um guia passo-a-passo

(Escrito por @ElliotHill da Fundação Cardano e traduzido por Gean Brinker)

O hard fork de 29/07/2020 marcou o lançamento da fase Shelley e, com ele, a chegada das stake pools e a possibilidade de delegar para elas.

Cardano é uma plataforma blockchain prova de participação(do Inglês Proof of Stake PoS). Isso significa que mesmo que você não tenha tempo ou recursos para administra uma stake pool, você ainda pode delegar sua ada para outro operador de stake pool e ele fará o trabalho em seu nome.

A equipe de Gestão Comunitária da Fundação Cardano tem estado ocupada respondendo suas perguntas em torno do hard fork shelley, e sabemos que muitos membros da comunidade estão ansiosos para começar a participar da delegação e ganhar recompensas por participar no consenso da Cardano…

É por isso que reunimos este pequeno guia para iniciantes, onde discutimos quando você pode começar a ganhar recompensas, delegando sua ada para uma stake pool, como delegar, e também explorar alguns dos termos técnicos em torno de delegar.

Este guia é principalmente para os detentores de ada que desejam delegar sua ada para uma stake pool, mas não têm certeza sobre por onde começar. Haverá um guia separado para operadores de pool em breve, não deixe de ler ele se você quiser operar sua própria stake pool.

Quando posso começar a delegar minha ADA para uma stake pool?

Com hard fork começou uma nova era na Cardano— período esse em que novos blocos são criados através de slots. Esses slots ocorrem a cada 20 segundos dentro de uma época, e cada época dura exatamente cinco dias. O primeiro desses blocos será a época zero na nova rede principal Shelley. Recomendamos assistir a este video para saber mais sobre slots e épocas.

Tecnicamente, a delegação será possível assim que o hard fork de Byron para Shelley tiver concluído — às 21:44:51 UTC em 29 de julho de 2020 para ser preciso. No entanto, na prática, os delegados ansiosos terão que esperar um pouco até que as stake pools registradas se tornem visíveis na rede principal Shelley antes que ADA possa ser delegada a elas.

Para os operadores de stake pool que participaram da rede de testes incentivada, o processo de registro deve ser concluído com bastante facilidade - mas aqueles que procuram delegar sua ADA devem lembrar que novas stake pools se tornarão visíveis na blockchain em diferentes momentos.
Portanto, se você delegou para um pool durante a rede de testes incentivada e ainda não está disponível na rede principal, recomendamos que você espere e cheque mais tarde.

O que preciso fazer para começar a delegar minha estaca?

Daedalus é a única carteira que apoiará a delegação imediatamente após o hard fork. Se você usar a carteira Yoroi, você não será capaz de delegar sua participação desde o lançamento — mas essa funcionalidade chegará em breve. A Yoroi para extensão de navegadores já está disponivél. Da mesma forma, algumas exchanges de criptomoedas podem oferecer a capacidade de delegação de ADA através de suas carteiras no futuro.

É muito importante que os usuários baixem a versão mais recente do Daedalus antes de começarem a delegar, o que você pode encontrar no site cardano.org, selecionando ‘Indivíduos’ no menu no topo da página e clicando em ‘Daedalus’.

Depois de instalar a versão mais recente do Daedalus, sincronizar sua carteira com o blockchain e ter sua ADA armazenada em sua carteira, você pode iniciar o processo de delegar sua ADA.
Se você já tinha ADA armazenada em uma versão mais antiga do Daedalus, você pode ser obrigado a transferir seus fundos de uma carteira herdada da fase Byron para uma carteira nova da rede principal da fase Shelley. Os usuários devem observar que haverá uma pequena taxa em ADA para fazer esta transferência. Você será solicitado a fazer isso quando Daedalus carregar.

Atualização: Muitos membros da comunidade pediram mais informações sobre o processo de restaurar carteira Byron para Shelley. Aqui estão os passos necessários para restaurar sua carteira da era Byron na versão mais recente do Daedalus:

  1. Abra sua recém-baixada carteira Daedalus (baixe usando o link acima ou clique no botão de download quando solicitado em sua versão antiga da Daedalus)

  2. Uma vez que a Daedalus termine de verificar o blockchain, você será solicitado a migrar sua carteira l antiga Byron para a nova Shelley.

  3. Para restaurar carteira herdada da fase Byron, você precisará da sua frase de recuperação da carteira Byron. Digite sua frase quando for solicitado a fazê-lo.

  4. Agora você será solicitado a criar uma nova carteira Shelley, completa com uma nova frase de recuperação de carteira.

  5. Anote e verifique sua frase de recuperação para criar sua carteira Shelley. Você precisará sincronizar com o blockchain antes que as informações e saldos da sua carteira estejam atualizados.

Como sempre, por favor, certifique-se de escrever sua frase de recuperação e armazená-la com segurança. Não podemos enfatizar a importância desta etapa o suficiente — você deve escrever, verificar e armazenar sua frase de recuperação em um local secreto e seguro. Não pule esta etapa.

Atualização: Quando você sincronizar sua carteira Shelley pela primeira vez, sua carteira precisará atualizar seu histórico do blockchain. Não entre em pânico se você vê seus fundos desaparecerem ou mudar de valor. Eles ainda estão lá, imutavelmente, no blockchain — leva pouco tempo para sincronizar com o histórico de blockchain mais recente.

Uma vez que sua ADA esteja em sua carteira principal Daedalus Shelley, você pode iniciar o processo de delegação. Passaremos por este passo a passo abaixo:

  1. À esquerda da carteira Daedalus, clique no ícone da rede. Isso leva você para o centro de delegação;

  1. Uma vez que você está no centro de delegação, você verá uma lista de suas carteiras. Selecione a carteira que detém a ADA que deseja delegar para uma stake pool. Clique no link ‘Delegate’;

  1. Agora, aparecerá uma caixa de texto com a lista de passos necessários para delegar sua ADA. Clique em ‘continue’, onde você será solicitado a escolher uma carteira;

  1. Selecione sua carteira e clique em ‘continue’. Agora você precisará escolher uma stake pool. Aqui, você pode selecionar na lista de pools disponíveis ou digitar o nome de uma pool que deseja delegar;

  1. Suas recompensas devem começar a chegar após algumas épocas, embora isso dependa do status da rede e da quantidade de vezes em que sua pool é escolhida como líder de slots — exploraremos as recompensas com mais detalhes abaixo.

  2. Assim que for que completar, você receberá uma mensagem de parabéns por delegar sua ADA. Você terá que esperar por duas épocas para que suas preferências de delegação sejam atualizadas no blockchain Cardano.

  3. Lembre-se, você pode criar vários endereços de carteira dentro da Daedalus e delegar sua ADA a diferentes pools. Siga o processo acima para cada carteira separadamente. Você pode querer fazer isso para comparar diferentes recompensas durante as primeiras semanas de staking e delegação.

  4. Suas recompensas devem começar a chegar após algumas épocas, embora isso dependa do status da rede e da taxa em que seu pool é escolhido como líder de slot - exploraremos as recompensas em mais detalhes abaixo.

Que recompensas posso esperar após delegar?

Delegando sua ADA você receberá recompensas em ADA também, mas o valor real que você recebe mudará dependendo de vários fatores.

Por exemplo, delegar para um pool que tem uma quantidade relativamente pequena de ADA delegadas para ele — ou onde o operador da pool estabeleceu uma porcentagem medíocre de recompensas — provavelmente resultará em menos recompensas ao longo do tempo.

Isso se deve a uma menor probabilidade de sua pool ser escolhida como um líder de slot — um conceito que exploraremos em detalhes em um artigo posterior.

Portanto, as recompensas podem variar entre pools, e alterações nos parâmetros da rede também podem afetar recompensas. Se você quiser estimar quanta ADA você poderá ganhar com as recompensas de stake, recomendamos usar a calculadora de recompensas no site cardano.org.

Quando receberei minhas recompensas?

Se você delegar sua ADA durante a primeira época, a stake pool que você delegar poderá para produzir blocos três épocas depois. Duas épocas depois disso, você começará a receber recompensas. Este é o caso em qualquer época em que você começa a delegar.

Sabemos que cada época tem exatamente cinco dias de duração. Portanto, você começará a receber recompensas após 20 dias. Portanto, não há necessidade de pânico se as recompensas não aparecerem em sua carteira Daedalus durante este tempo — isso é completamente normal.

Entendendo as taxas das stake pools

Em um artigo posterior, vamos explorar detalhadamente os parâmetros que você pode examinar ao escolher um pool de estaca para delegar. No entanto, vamos discutir rapidamente as taxas dos operadores de pool de apostas aqui.

Os operadores de pool têm uma longa lista de custos de execução associados ao estabelecimento, manutenção e comercialização de sua stake pool — como custos de execução de servidores, hospedagem de sites e hardware para citar alguns.

Naturalmente, por fazer todo o trabalho duro, um operador de stake pool buscará cobrir seus custos e tempo, ao mesmo tempo em que retém algumas recompensas para si mesmos como lucro quando sua pool for escolhida como líder de um slot.

A porcentagem da recompensa de um slot que o operador da stake pool retém é conhecida como a taxa de stake pool, enquanto o resto das recompensas do líder do slot são distribuídas entre os delegados da pool de acordo com seu stake — a quantidade de ADA que eles delegaram para a pool.
Os operadores podem decidir sua a taxa de stake pool, entre 0% a 100% (momento em que a stake pool se tornaria essencialmente privada).

Pode ser tentador escolher um pool com as taxas mais baixas para tentar maximizar suas recompensas de delegação, mas esta pode nem sempre ser a escolha certa.

Muitas vezes, piscinas de alta qualidade — aquelas que têm a maior desejabilidade e confiabilidade — terão uma maior quantidade de ADA apostada para eles e serão escolhidas com mais frequência como líderes de slot e, portanto, podem render recompensas mais altas para seus delegados, apesar de terem taxas relativamente mais altas.

Em última análise, cabe a cada pessoa decidir para qual stake pool delegar, mas tenha em mente ao escolher pela primeira vez um pool que taxas mais baixas nem sempre são iguais a recompensas mais altas.

Monitorando suas recompensas

Finalmente, descobriremos como você pode monitorar suas recompensas de delegação. Uma vez que você tenha se juntado a uma stake pool e que quatro épocas tenham passado, você começará a receber recompensas em ADA. Em sua carteira Daedalus, clique no ícone de rede no lado esquerdo novamente.

Agora você verá uma aba chamada ‘Rewards’. Clicar nesta aba mostrará um resumo de suas recompensas de todas as diferentes stake pool a que você é delegado. Você pode exportar essas informações como um arquivo CSV para visualizar separadamente em software de planilha.

Por favor, note que à medida que nos movemos para a versão rede principal da fase Shelley, Daedalus também será atualizada. Embora o processo que descrevemos aqui deva ser em grande parte o mesmo, pode haver pequenas alterações na Daedalus UX e na Interface do Usuário.

Removendo ou redelegando sua ADA de uma stake pool.

Pode chegar um momento em que você queira remover sua ADA de uma stake pool, seja para realizar melhores ganhos em outra stake pool ou para usar sua ADA para outra coisa. Como discutimos brevemente, ADA que você delegar a um pool ainda pertence a você e você sempre mantém controle total sobre seus fundos.

Para redelegar sua ADA, basta abrir sua carteira e ir para o centro de delegação. Na lista de carteiras que você possui, encontre a carteira que deseja redelegar. No lado direito, haverá a opção de ‘redelegate’ sua ADA — selecione esta opção.

Agora você pode fazer o mesmo processo que você seguiu para delegar para uma stake pool pela primeira vez e redelegar para uma nova pool. Lembre-se, esse processo levará duas épocas para atualizar suas preferências de delegação e outras duas épocas antes de começar a receber recompensas — então pense cuidadosamente sobre como e quando você redelegar.

Da mesma forma, para remover sua ADA de stake pool, você simplesmente precisa enviar sua ADA de sua carteira para um endereço de carteira novo que você controla. Como a ADA que você delega nunca sai da carteira, esse processo é o mesmo de enviar uma transação normal.

Você está pronto para começar a delegar sua estaca?

Espero que agora você deve ter notado como é simples começar a delegar sua ADA para uma stake pool, e esperamos sinceramente que cada membro da comunidade Cardano tenha a oportunidade de participar do consenso do protocolo.

O staking e a delegação são partes fundamentais da estabilidade e segurança da Cardano, e através da delegação, todos estão autorizados a participar — tornando Cardano melhor para todos.
A Fundação Cardano gostaria de agradecer à nossa comunidade por participar deste momento histórico para a blockchain Cardano, e desejamos a todos os prêmios saudáveis da delegação nos próximos meses.

translated from here

1 Like