Trazendo Glow para Cardano -

Tradução da fonte: # Bringing Glow to Cardano | por: Cardano Foundation | Fevereiro de 2021

Publicado por: Eric Czuleger em 25 de fevereiro de 2021

Acabamos de criar um devnet para oferecer suporte ao Glow, a linguagem mais recente que a Cardano oferecerá. Conversamos com seu criador sobre a construção de uma DSL para desenvolvimento DApp.

No final de 2020, anunciamos nosso plano de devnets para apoiar o objetivo estratégico de longo prazo de abrir a Cardano para várias linguagens de desenvolvimento - conforme descrito no vídeo ‘’ Island, Ocean, Pond '. Esta semana, com base na Máquina Virtual Ethereum , estamos lançando um novo ambiente de desenvolvimento para oferecer suporte à linguagem Glow.

François-René Rideau, da Mutual Knowledge Systems, é o criador do Glow, um DSL que permitirá a qualquer pessoa escrever DApps verificáveis a partir de uma única especificação e implantá-lo em nossa rede EVM. Conversamos com Rideau (também conhecido como Fare) para saber mais sobre sua visão do GLOW e da jornada de Cardano até agora.

Apresentamos o GLOW e o MuKn à comunidade pela primeira vez no final do ano passado, quando anunciamos nossa abordagem de devnets - mas talvez você possa nos lembrar de como começou a trabalhar com o IOHK?

Comecei minha carreira realizando correções em um protocolo de pagamento centralizado, mas logo, quis seguir em frente. Estou envolvido com criptografia desde 2014. Acabei encontrando Cardano e percebi o quanto gosto da comunidade. Temos um foco semelhante em fazer as coisas da maneira certa. É por isso que eu queria portar uma linguagem específica de domínio da GLOW para Cardano.

Conte-nos um pouco por que você iniciou sua empresa Mutual Knowledge Systems, ou como você a chama MuKn (Moon)?

Quase três anos atrás, eu estava revisando white papers. Eu entendia a técnica de alguns e a rentabilidade de outros. Alguns, eu entendi um pouco da parte econômica e nada das técnicas. Lendo tantos white papers que não resolviam os problemas subjacentes, percebi que poderia fazer melhor. Então, comecei a projetar uma solução de dimensionamento.

Um amigo sugeriu que eu trabalhasse na escala de contratos inteligentes. No início, tentei fazer uma empresa em torno do escalonamento, mas logo descobrimos que a linguagem e a lógica eram cruciais para todos no campo descentralizado. Agora, temos uma empresa chamada Mutual Knowledge Systems que é construída em torno de nossa linguagem de programação GLOW. Em essência, o GLOW é uma maneira muito melhor de escrever aplicativos do que as linguagens existentes.

Quando você diz ‘melhor’, o que realmente quer dizer?

Escrever um DApp é a coisa mais difícil de fazer no mundo. Isso ocorre porque você não pode cometer um erro. Qualquer erro significa uma perda significativa de fundos do usuário. Além disso, as ferramentas não existiam para criar os DApps mais seguros. Então, decidimos fazer essas ferramentas.

Quando você faz um DApp, você não está apenas lutando contra erros aleatórios, você está lutando contra adversários ativos. Um invasor sempre tentará fazer com que coisas ruins aconteçam em seu ecossistema, pode ser muito lucrativo para eles. Os militares podem proteger sua infraestrutura de hardware e garantir que o software seja secreto. Os desenvolvedores no espaço do blockchain não têm esse luxo. Com um DApp, parte dela deve ser pública. Isso significa que você não pode ocultar todos os bugs.

Eu acredito que para escrever um programa, você deve usar uma linguagem específica de domínio e um conjunto formal de ferramentas e técnicas. O poder da simplicidade e da abstração nos permite fazer todo o raciocínio necessário com menos espaço para ataques. É mais difícil verificar se há um bug em um milhão de linhas de código, mas se você tiver 1000 linhas, poderá garantir que ele permaneça seguro.

O que há em Cardano e sua comunidade que atrai?

Comecei como todo mundo, no Ethereum. Quando conheci a comunidade Cardano, senti que pensávamos da mesma forma. Queremos fazer coisas que sejam corretas e que funcionem. Pensamos a longo prazo, não se funciona apenas para hoje. Queremos construir em pedra e não em areia movediça. Às vezes, isso pode ser frustrante porque as coisas vão devagar, mas fico feliz com a atenção aos detalhes e a qualidade no desenvolvimento do Cardano. É perfeito? Não, não é. Mas tem ótimos fundamentos.

Você pode falar sobre como você espera que o Glow mude a experiência do desenvolvedor DApp?

O Glow é portátil. Agora funciona no Cardano e no Ethereum, mas no futuro funcionará com qualquer blockchain que seja suficientemente avançado. Isso significa que você pode executar seu aplicativo uma vez e nunca mais terá que se preocupar com ele funcionando em qualquer outra plataforma. Assim, os desenvolvedores executarão seus aplicativos no blockchain que funcionar melhor e aqueles que funcionarem melhor brilharão por seus próprios méritos. Isso faz o blockchain competir para trazer uma proposta de valor sólida.

O que a comunidade pode esperar do GLOW?

Agora estamos lançando esta versão inicial do GLOW baseado no EVM. Já temos algo para mostrar. Não está pronto para produção, mas podemos demonstrar aplicativos simples. Os usuários também podem ver como é possível escrever um aplicativo de 20 linhas que executa da mesma forma que um aplicativo de cem linhas. Portanto, embora ainda não estejamos prontos para o lançamento completo, acho que temos algo empolgante para mostrar.

Estamos lançando a integração com o Glow com nosso EVM e o programa devnet, então quais são alguns dos benefícios disso?

O GLOW pode ser usado para direcionar qualquer contrato inteligente na rede EVM. Isso significa que Cardano pode executar qualquer contrato inteligente escrito com o GLOW no Sidechain (uma blockchain separada que valida dados de outras blockchains e permite a transferência de bitcoins e outros bens).

Como é o processo de distribuição e como nossa comunidade pode se envolver se quiser?

Glow ainda está em desenvolvimento. Existem algumas coisas que ele pode fazer e outras não. Convidamos qualquer pessoa a se juntar à comunidade Glow, onde estamos ativamente adicionando recursos. Se você tem um grande projeto, talvez possamos priorizar os recursos de que você precisa.

Se você é um desenvolvedor, encorajamos você a se envolver com Mutual Knowledge Systems and Glow . Veja nossa conversa completa com François-René Rideau e uma demonstração de Glow durante Cardano360.

Apesar de eu saber um total de ZERO coisas de programação, você traduziu de uma maneira que ficasse tão simples pra que o leitor conseguisse entender… Muito obrigada!!! :heart_eyes: :heart_eyes: :heart_eyes:

1 Like

Obrigada pelo apoio Para. Seu incentivo estimula a continuar :blush:

1 Like

Obrigado! Eu sou Alex de MuKn, que esta fazendo Glow. Se tiver qualquer pergunta, por favor me diga!

Gostaria de mais informações para conseguir explicar de forma didática às pessoas… se for possível, até mesmo exemplos de usos reais e possibilidades que a Glow abre para ampla adoção.