A Descentralização Total: Dia D

Nós estamos nos aproximando rapidamente da descentralização total na produção dos blocos na Cardano. Este é um ótimo período para refletir na evolução da rede.

Publicado por Colin L. Edwards, Estrategista Quantitativo na IOHK, no dia 3 de Março de 2021.
mundo luzes

Nós atingiremos mais um grande marco para a Cardano no fim do mês de Março, quando veremos o D, o parâmetro que governa qual porcentagem das transações são processadas pelos Nós - Genesis, chegar a zero. A responsabilidade para a geração de novos blocos será totalmente descentralizada neste patamar, ou seja, a rede de mais de 1.800 (mil e oitocentas) Pools da comunidade da rede da Cardano serão totalmente responsáveis pela produção inteirina dos blocos.

O dia D=0 será um marco histórico na jornada contínua da Cardano. Quando lançamos a atualização Shelley em Julho de 2020, a taxa “D” foi definida como uma de 1.0 inicial, o que significa que cada bloco era produzido pela rede de Nós Federados da IOHK. É claro, isto era o completo oposto da descentralização, mas era também uma abordagem prudente (em outras palavras, segura) para o momento, enquanto os operadores das Stake Pools (SPOs) as colocavam em ordem.

PREPARAÇÃO PARA O DIA D=0

Conforme o tempo passou, nós reduzimos a taxa de porcentagem D gradualmente até que chegasse a uma marca fixa de 0.02 por Época, ou seja, um aumento de 2% na produção de blocos nas Pools da comunidade a cada cinco dias exatos. No dia exato da postagem deste artigo (em seu formato e língua originais no blog da IOHK, no dia 3 de Março de 2021), já estamos com um total de D=0.12, o equivalente a 88% dos blocos sendo produzidos pelas Pools da comunidade e apenas 12% por Nós Federados.

Para explicar de uma forma mais simples, conforme a taxa D diminui, mais blocos serão produzidos pela comunidade e mais Stake Pools podem produzi-los. Durante esta diminuição, a diversidade e distribuição geográfica da rede se expandem cada vez mais.

No dia 31 de Março de 2021, na “boca” da Época 257, a taxa D chegará ao marco zero. Este dia será especial porque, apesar de a taxa ser pequena, a sua importância é enorme. Neste contexto, este “zero” carrega o mais importante indicador externo de descentralização, um símbolo parametrizado que leva consigo o princípio fundamental da nossa filosofia: a taxa D=0 é acessivel à periferia.

Conforme continuamos a transição para a descentralização total, este ainda é um bom período para enfatizar outros parâmetros que governam a evolução da rede da Cardano e revisar algumas das mudanças que já passamos.

O número D é apenas um dos mais de 20 parâmetros que governam a operação e saúde da rede. Este conjunto de critérios é um tipo de “alavanca” para a administrar e orientar a operação natural de um sistema de Proof-of-Stake descentralizado. A comunidade realmente guiará a evolução da Cardano através das regras do sistema de governança Voltaire, mas até lá, é nosso trabalho gerir esse grupo de parâmetros. A nossa cuistódia exige com que façamos ajustes conforme necessário para a construção e sustentação da rede.

POR QUE O PARÂMETRO K É TÃO ESPECIAL?

Apesar das considerações técnicas, nós continuamos comprometidos com o suporte às menores Stake Pools porque acreditamos que esta abordagem se alinha com o nosso objetivo a longo prazo de criar o ecossistema de Stake Pools mais descentralizado e economicamente sustentável existente. Isso futuramente refletiu na nossa estratégia de abordagem de delegação, a qual buscará apoiar a diversidade de Stake Pools durante o ano de 2021.

Nós fizemos o primeiro importante ajuste nos critérios da rede quando mudamos a taxa K do valor de 150 (o que significa que é um sistema otimizado em seu lançamento para as Pools produzirem 150 blocos, mesmo que as outras Pools possam produzir blocos) para K=500. Isso aconteceu após um extenso debate entre a IOHK, a Cardano Foundation e a comunidade dos SPOs.

A mudança para a taxa K=500 foi uma decisão balanceada baseada na necessidade da criação de oportunidades de mais Pools produzirem blocos (ao encorajarem o fluxo do Stake de Pools saturadas para novas Pools), enquanto houvesse o apoio para com as Pools que produziam blocos previamente e a minimalização da interrupção dos seus delegadores. Isto provou ter obtido êxito num geral, vamos nos aprofundar mais um pouco.

A MUDANÇA PARA A TAXA K=500

Antes de anunciarmos que a taxa K seria mudada, 54,6% de todas as ADA delegadas eram representadas pelas 10 maiores Stake Pools e 45,4% eram representadas pelas menores Pools. Logo após a mudança para a taxa K=500, estes números foram invertidos: agora 55,9% das ADA delegadas são representadas por Pools que não as 10 maiores.

tabela ada

Essa mudança estava dramaticalmente ligada à mudança da taxa K.

É um ótimo começo, mas o nosso objetivo é continuar a otimização da rede, então nós observamos o que aconteceu, recolhemos dados de feedback e incorporamos tudo o que aprendemos na criação do próximo round de mudanças.

As Pools se separarão quando tiverem um sentido econômico para isto. Para as Pools com uma proporção de Pledge maior, o quanto mais tiverem, maior valor terão e os SPOs terão mais razões para manter a Pledge unida. Por outro lado, se uma Pool tem um nível de Pledge baixo, há pouquíssimas razões para não dividi-la para a iniciação de novas Pools.

Por mais que tenham custos associados com a manutenção e operação de uma Pool pequena e, dada a valorização atual no valor da ADA, nós acreditamos que o incentivo financeiro para a divisão da Pledge é muito maior agora. Aumentar a taxa K (para 1.000, por exemplo) sem que lidemos com isso antes, não levaria ao nosso claro objetivo: um ecossistema mais diversificado e distribuído. Nós apenas veremos os mesmos SPOs operando e administrando o dobro da quantidade de Pools.

MUDANÇA DE PLEDGE

O parâmetro a0 recompensa os SPOs por concentrarem a sua Pledge em um pequeno número de Pools. Isto tem sido muito efetivo ao encorajar as Pools com uma alta quantidade de Pledge de ADA a consolidarem-na em grandes Pools privadas (assim como nós fazemos na IOHK) e, portanto, darem mais oportunidades para as menores Pools de atraírem delegadores.

Entretanto, nós acreditamos que o atual sistema pode ser melhorado, então faz um tempo que estamos discutindo e estruturando as opções para fazer com que a Pledge seja mais efetiva ao abordar a divisão de Pools para quantidades de Pledge mais baixas.

A atual estrutura da fórmula de recompensas não nos oferece a flexibilidade para ajustar o impacto da mudança de um único parâmetro; nós precisaremos mudar esta fórmula de recompensas, o que é algo que nossa equipe de pesquisa vem trabalhando há algum tempo.

Diversos candidatos muito promissores saíram deste processo de avaliação. Nós gostaríamos de reconhecer o trabalho valioso do Shawn McMurdo, um contribuidor da comunidade, na sua Proposta de Melhoria da Fórmula de Recompensas da Pledge ao ajudar a desenvolver o pensamento desta área.

Nosso time de pesquisas está nos “finalmentes” da abordagem. Eles logo apresentarão as suas descobertas e nós atualizaremos a comunidade em seguida. Porém, o time concluiu que o a0 deve mudar. Nós acreditamos que esta mudança trará grandes benefícios para a rede ao tornar o sistema mais sustentável, amplamente distribuído e geograficamente diverso. Também aumentará os ganhos de todas as Pools públicas (isto é, aquelas que não estão hipersaturadas com a Pledge).

Enquanto há uma grande discussão em torno deste tópico, nós concluímos que quaisquer mudanças na taxa K deverão vir após a mudança da fórmula de recompensas para que a a0 entregue os resultados esperados (especialmente aqueles relacionados ao encorajamento do Stake para fluir para Pools menores únicas, ao invés de Pools divididas. Já que isso significa uma modificação total da fórmula e não apenas uma simples mudança na “boca” da Época, isto precisa ser entregue como parte de um Hard Fork (tradução em Português). Dadas as estruturas de fluxo do nosso produto e o foco atual do time na continuação do lançamento do Goguen e suas possíveis datas, nós buscaremos implementar esta mudança no terceiro trimestre de 2021.

OUTRAS CONSIDERAÇÕES

Outros fatores devem ser considerados. No topo de tudo isto se encontra a disponibilidade de delegação para múltiplas Pools, permitindo assim que os holders de ADA distribuam, de uma única carteira, o seu Stake entre um número de Pools. Isto requer um grande trabalho e desenvolvimento de infra-estrutura provindos por parte do time de desenvolvimento-base, juntamente à nova interface e ajustes para regras de negociação. Nós também gostaríamos, se possível, de oferecer melhores opções de Pledge da Daedalus para os SPOs em um cronograma similar (atualmente disponível apenas via CLI ou AdaLite), o que significa um trabalho de desenvolvimento adicional não apenas para os times internos, mas também para as empresas das carteiras Ledger e Trezor.

Nós continuaremos a pesquisar outros critérios, como taxas mínimas de transação (implementadas para a prevenção de uma “corrida para o abismo”, algo assimétrico com as menores Pools), enquanto continuamos a fazer uma análise comparativa e a otimização da performance dos Nós durante a implementação da funcionalidade dos Smart Contracts. Nossa responsabilidade e compromisso permanecem os mesmos: atingir um equilíbrio delicado entre a estabilidade, o alto fluxo transacional e a saúde geral da rede com um ecossistema de SPOs e delegadores em constante prosperidade.

DESENVOLVIMENTO PARA O FUTURO

Enquanto promovemos a saúde da rede e o ecossistema das Stake Pools, continuamos a monitorar e procurar outros critérios e valores importantes. Este trabalho considera tanto a abordagem tática e estratégica que talvez tomaremos.

Com o aumento no preço da ADA, a implementação dos Tokens Nativos e a antecipação dos Smart Contracts, nós também continuaremos a acessar e revisar a estrutura de taxas de transação da Cardano. Como por exemplo: com base no feedback da comunidade, nós estamos considerando a abordagem tática de redução de taxas imediatamente. A taxa fixa mínima de 340 ADA para Stake Pools é uma grande candidata para a mudança; as taxas de depósitos para Smart Contracts e transações da rede também estão sob discussão.

Nossos pesquisadores e analistas estão trabalhando com um grupo de consultoria econômica externo para formalizar uma abordagem de otimização que assegura que as taxas permanecerão estáveis e previsíveis a longo prazo. Os resultados desta revisão incluem um modelo de gestão com um clara ordem de como e quando as taxas deverão ser determinadas no futuro durante o desenvolvimento, otimização e escala da rede. Nós manteremos a comunidade informada e envolvida conforme a nossa estratégia se desenvolve.

Eu gostaria de agradecer o Francisco Landino, Lars Brünjes, Aikaterini-Panagiota Stouka, Aggelos Kiayias e o Tim Harrison por informações adicionais para este artigo e pelo feedback durante o período de avaliação.

Tradução da fonte: Not long till 'd' (=0) day - IOHK Blog

Você acha que o preço da ADA subirá após a descentralização total?
  • Sim
  • Não
  • Mostrar resultados

0 voters

1 Like