Cinco lições em governança de blockchain

O Projeto Catalyst está trazendo inovação coletiva para Cardano.
O Projeto Catalyst é, em sua essência, uma série de experimentos em inovação e governança. Uma vez que foi decidido estabelecer um sistema de financiamento para encorajar a inovação para Cardano, a equipe IOHK decidiu colaborar com nossa comunidade global desde o início. Então, foi isso que fizemos. Agora, com dois fundos já incubando centenas de propostas e promovendo milhares de conversas, queríamos compartilhar algumas das coisas que aprendemos.

1.Nossa diversidade é nossa força

Sabíamos que a comunidade Cardano era crucial para realizar todo o potencial do Projeto Catalyst. Mas não percebemos totalmente a profundidade da experiência disponível, nem seu alcance verdadeiramente global. Quando solicitamos ideias para o projeto, as pessoas responderam. Até o momento, o Projeto Catalyst atraiu 3.000 usuários registrados, 500 perspectivas, 126 propostas e +5.000 comentários de 70 países ao redor do globo. Construir cursos em engenharia Haskell, impulsionar a tecnologia descentralizada na África Ocidental, podcasts e aplicativos de blockchain em muitos campos estão entre as ideias apresentadas em nossa plataforma de inovação Ideascale. Além disso, cada um deles foi aprimorado pela comunidade do Projeto Catalyst.

Com essa comunidade mundial de empresários, especialistas e especialistas, somos capazes de explorar um poço de engenhosidade até então desconhecido. Além disso, a própria comunidade é responsável por garantir que as ideias mais brilhantes cheguem ao topo.

2. O interesse da comunidade é o interesse próprio

As propostas no Fund2 estão disputando uma parte de um fundo ada no valor de $ 250.000. Este é um enorme incentivo para que os indivíduos tornem seu argumento de venda o mais forte possível. No entanto, estamos trabalhando muito para garantir que haja um incentivo igual para que as pessoas ajudem a desenvolver as ideias dos outros, em vez de focar apenas em suas próprias propostas. Quando uma ideia forte se concretiza, ela inevitavelmente beneficiará Cardano e, portanto, todos os detentores de ada. Por fim, aprendemos que precisamos fornecer uma variedade de motivações e experiências para a comunidade a fim de promover o diálogo mais produtivo.

Atualmente, os participantes do Projeto Catalyst podem dar um número limitado de ‘elogios’ ou afirmações positivas às pessoas que agregam valor ao Fundo por meio de seus comentários e propostas. O objetivo é construir um suporte comunitário. Também estamos estabelecendo um grupo de conselheiros comunitários. Estes são participantes registrados que não têm propostas ativas, mas desejam fornecer conselhos justos e ponderados aos eleitores. O primeiro desses conselheiros da comunidade está agora se juntando e estamos ansiosos para ver como eles irão beneficiar o projeto.

3. A inovação requer uma mentalidade positiva

Apesar de seus muitos benefícios, o mundo digital pode ser um lugar tóxico. De golpes do YouTube e guerreiros do teclado a trolls do Twitter e e-mails de spam, às vezes parece não haver fim para as armadilhas no engajamento online. O Projeto Catalyst está aprendendo a minimizar essa atividade, se não eliminá-la totalmente. Uma forma de trabalharmos nisso é aproveitando a experiência dos participantes do Fund1. Esses pioneiros estão ajudando a encorajar o respeito mútuo e a colaboração, que esperamos que proliferem em todo o sistema. No entanto, entendemos que é uma meta difícil para qualquer plataforma global.

Dito isso, temos um lembrete automatizado para encorajar as pessoas a manterem seus pensamentos focados na viabilidade de uma ideia, como seu efeito pode ser medido e auditado e seu impacto potencial em Cardano. Queremos atrair os empreendedores mais talentosos e, portanto, quanto mais construtivo for o feedback, mais perto estaremos de cumprir nosso objetivo estratégico. Além disso, a equipe do Catalyst publicou um guia para o comportamento e feedback da comunidade. Se e quando detectamos atividade abusiva, nos reservamos o direito de avisar ou banir os malfeitores. A toxicidade pode prejudicar o projeto e até Cardano como um todo, então nossas intervenções irão se desenvolver conforme a comunidade crescer. Continuamos focados em criar um fórum para discussões acaloradas sem restringir a criatividade.

4. Quebre as barreiras da criatividade

Até o momento, estamos satisfeitos com o progresso do Projeto Catalyst na plataforma de inovação da Ideascale. Ele fornece uma interface fácil de usar para desenvolver ideias complexas. Mas nenhum sistema é perfeito. Alguns membros da comunidade acharam a interface opressora. Para que possamos encontrar e desenvolver ideias inovadoras, nossos métodos de trabalho devem sempre trabalhar para aprimorar a criatividade.

Atualmente, estamos ouvindo o feedback da comunidade por meio dos formulários de desafio e feedback de detecção de problemas do Catalyst. Isso nos ajuda a ouvir o que funciona e o que precisa ser iterado e aprimorado. Em última análise, as propostas escolhidas e financiadas pelo Projeto Catalyst são tão boas quanto sua capacidade de serem adotadas e defendidas pela comunidade. E ótimas ferramentas de colaboração são vitais para isso.

5. Foco nos retornos

Cada desafio dentro do programa representa uma intenção de gerar resultados com o fundo. Estamos agora trabalhando em maneiras de medir o efeito dessas intenções e como elas contribuem para um desafio que está sendo vencido. Essas medidas incluem medir quantos desenvolvedores, empreendedores, empresas e Dapps foram desenvolvidos como resultado de cada proposta. Em última análise, o que é medido pode ser gerenciado.

Por exemplo, o desafio atual do Fundo2 é:

“Como podemos encorajar desenvolvedores e empreendedores a construir DApps e negócios em cima de Cardano nos próximos 6 meses?”

Este desafio é bastante aberto, e deliberadamente. Esses desafios abrangentes são projetados para incentivar um amplo espectro de ideias. Mas não muito amplo, para que possamos medi-los e rastreá-los com eficácia.

Aplicando as lições

Estamos construindo um sistema que será executado, desenvolvido e financiado inteiramente pela própria comunidade. Com o tempo, a IOHK só estará envolvida nas operações diárias de Cardano a pedido da própria comunidade. No entanto, até que possamos entregar o controle total aos detentores de ada, devemos manter uma comunicação constante.

Ao longo do programa Projeto Catalyst, trabalhamos para garantir que a comunicação seja uma via de mão dupla. Estamos redobrando esses esforços, garantindo que buscamos feedback em todas as fases. Também garantimos que as avaliações da comunidade serão realizadas na conclusão de cada fundo. Essas intervenções nos permitem priorizar a resolução de questões que são importantes para a comunidade.

O Projeto Catalyst foi uma jornada incrível. Estas são apenas cinco das lições do nosso processo atual. À medida que o experimento continua crescendo, esperamos aprender mais, atrair mais participantes e construir o melhor sistema de governança da categoria. Este é apenas o começo.

Escrito por Dor Garbash.
Link original: https://iohk.io/en/blog/posts/2020/10/15/five-lessons-in-blockchain-governance/
Traduzido por Bosco Cardosco Ribeiro

3 Likes

Muito bom seu trabalho.

Parabéns ! Ótimo conteúdo!!