🇧🇷 Governança de blockchain – da filosofia e visão à aplicação no mundo real

A governança comunitária robusta e eficaz está no cerne da visão descentralizada de Cardano, e o Project Catalyst testará a teoria neste verão.

Postado originalmente por Olga Hryniuk, traduzido por Joselmo Cabral

Adotar uma abordagem descentralizada de governança e tomada de decisões está se mostrando mais eficiente em muitas esferas do que o modelo centralizado, baseado em autoridade, que se tornou a norma em muitas áreas no século passado. Na IOHK, acreditamos que a tecnologia blockchain oferece uma maneira de incentivar a participação em ações coletivas. E estamos construindo exatamente esse sistema, para que Cardano possa crescer de maneira justa e descentralizada, com um sistema de governança aberto que incentive a participação global, concedendo aos titulares de ada o poder de tomar decisões.

A descentralização é essencial para a governança global

Enquanto trabalhamos nisso, a crise da pandemia expôs fraquezas em nossa economia globalizada e deixou claro que todos precisam reconsiderar a maneira como colaboramos diante de situações internacionais desafiadoras. Nas últimas décadas, o mundo se tornou cada vez mais conectado por meio de infraestrutura digital e plataformas sociais. Portanto, agora são necessárias ferramentas robustas e novos padrões de comportamento para melhorar a maneira como colaboramos.

No passado, grandes desafios coletivos tinham que ser resolvidos de maneira centralizada por atores de alto nível que governavam de cima para baixo. Nesse modelo de governança, poder, autoridade e controle foram decididos e exercidos no nível gerencial. Pode ser um executivo-chefe, um presidente ou mesmo um ditador determinando o “melhor” curso de ação. Nesse sistema centralizado, uma vez tomada a decisão, ela se torna a lei da terra e novos comportamentos são aplicados. No entanto, o modelo de cima para baixo é ineficiente para resolver desafios em escala global. A Dra. Mihaela Ulieru, consultora em organização e transformação de ecossistemas digitais, falou no recente “Cardano Virtual Summit” sobre sua visão de governança orgânica “de baixo para cima”. Lá, ela apontou que as estruturas hierárquicas são rígidas e menos produtivas. Além disso, eles não podem lidar eficientemente com a complexidade emergente.

Um modelo de governança centralizado depende do conhecimento, experiência e entendimento limitados de um único indivíduo ou de um corpo de atores. As decisões devem então proliferar através do sistema para lidar com problemas emergentes. Isso gera uma resposta inflexível que carece de informações práticas das pessoas afetadas por um evento específico. Portanto, quanto mais complexo e generalizado for um problema, menos preparada uma organização de cima para baixo poderá lidar com isso de uma maneira que funcione para a maioria das pessoas. Assim, surge a pergunta: como criamos um sistema que responde a problemas emergentes, ajuda na tomada de decisões e permanece inclusivo?

O Dr. Ulieru lembra que a abordagem de baixo para cima foi usada em redes ponto a ponto com grande efeito, permitindo que os participantes da rede colaborassem de uma maneira que reflita os desejos e necessidades da comunidade. O SoScial.Network, lançado por Jon Cole após o furacão Harvey atingir o sul dos EUA em 2017, é um exemplo. Essa rede permitiu que pessoas e comunidades se reunissem e oferecessem ajuda entre si, fornecendo ajuda às vítimas de desastres. Outra rede social, ChefsForAmerica, entrega alimentos para hospitais, pessoas desfavorecidas e necessitadas. A AgeWell criou um modelo de prestação de cuidados ponto a ponto que melhora o bem-estar e a saúde das pessoas idosas, mantendo-as em suas casas e reduzindo seus custos com saúde. Essa atividade, organizada pelos indivíduos de maneira descentralizada, pode resolver desafios de maneira mais rápida e colaborativa.

Descentralização de Cardano

Para uma colaboração eficaz na tomada de decisões, a Cardano oferece uma rede descentralizada construída em um blockchain para um nível mais alto de segurança e transparência. Ele leva o conceito de rede ponto a ponto ainda mais e o transforma em uma infraestrutura global. Para que Cardano estabeleça um modelo sólido de governança, é importante garantir que todos possam participar de forma transparente, responsável e receptiva. Como a descentralização capacita indivíduos e comunidades a agir e colaborar, qualquer pessoa pode sugerir uma mudança ou uma atividade a ser iniciada, seja para o bem social ou para o progresso tecnológico.

A questão é: como decidir qual mudança é crucial e o que exatamente beneficiará a todos? Fundamentalmente, quem pagará por sua realização? Para resolver esses problemas, Cardano está estabelecendo um sistema global de votação e tesouraria para financiar o desenvolvimento de longo prazo do blockchain. Portanto, a tomada de decisão e o financiamento são dois componentes cruciais da governança. Na IOHK, trabalhamos para resolver esses problemas e fornecer as ferramentas para fortalecer a governança descentralizada e melhorar todos os nossos sistemas.

Voltaire e titulares de ada

Para Cardano, um modelo de governança descentralizado deve conceder a todos os titulares a capacidade de decidir quais mudanças devem ser feitas para o ecossistema crescer e amadurecer. Ao construir um ecossistema para o próximo século, e não na próxima década, a auto-sustentabilidade da rede se torna vital. Como os indivíduos no ecossistema de Cardano são mais afetados pelas decisões tomadas sobre o protocolo, é importante que eles entendam como essas decisões são tomadas, feitas e como são pagas, além de como participar desse processo.

Voltaire é a era do desenvolvimento de Cardano que lida com governança descentralizada e tomada de decisões. Voltaire se concentra na capacidade da comunidade Cardano de decidir sobre atualizações de software, melhorias técnicas e financiamento de projetos. Para fornecer os componentes finais que transformam o Cardano em uma blockchain auto-sustentável, precisamos introduzir:

  • Um sistema de tesouraria: uma fonte contínua de financiamento para o desenvolvimento da blockchain Cardano.
  • Atualizações descentralizadas de software: o processo que permite a participação aberta e descentralizada para uma votação justa nas decisões sobre os avanços do sistema.

De acordo com isso, os engenheiros da IOHK estão implementando ferramentas e experimentos sociais para permitir a estrutura de governança da Cardano. Por isso, estamos trabalhando em:

  • Propostas de melhoria de Cardano (CIPs): um sistema de comunicação social para descrever padrões, códigos e processos formais e tecnicamente orientados que fornecem diretrizes para a comunidade Cardano de maneira transparente e de código aberto.
  • Catalisador de Projetos: um sistema de tesouraria experimental que combina procedimentos de proposta e votação.

O Project Catalyst se concentra em tornar o sistema de tesouraria uma realidade, estabelecendo uma cultura democrática para a comunidade Cardano. Esse objetivo será alcançado por uma combinação de pesquisa, experimentos sociais e consentimento da comunidade. O Catalyst permite que a comunidade faça propostas, vote nelas e financie-as de acordo com sua viabilidade, auditabilidade e impacto.

É importante observar que todos têm o mesmo direito de propor mudanças e aprimoramentos do sistema e que todos são incentivados a colaborar em propostas inovadoras e poderosas.

Para garantir que todos possam se manifestar, estamos estabelecendo um sistema de envio de votos, onde as pessoas podem propor melhorias. Pode ser uma proposta para sustentar um sistema, comercializá-lo ou talvez uma sugestão para melhorar um protocolo existente. Além disso, a IOHK deseja permitir que nossa comunidade crie produtos ou aplicativos destinados a solucionar desafios no mercado.

Para sugerir tais contribuições, as pessoas podem enviar cédulas à comunidade. Após o envio das cédulas, a votação decidirá quais propostas podem avançar.

A votação é o exercício de influência para decidir quais propostas são aceitas ou rejeitadas. Somente incentivando a participação de todos podemos garantir que as preferências sejam determinadas de maneira democrática. O valor do Catalyst, no entanto, reside não apenas na melhoria da tecnologia, mas também em permitir à comunidade aprender a colaborar, tomar boas decisões e, essencialmente, gerar ótimas propostas. Portanto, as decisões são tomadas por meio de um conjunto robusto de protocolos de votação que estamos desenvolvendo. Eles serão avaliados pela comunidade com a ajuda de membros que podem se apresentar como “especialistas” para ajudar a explicar propostas.

Embora qualquer detentor de ada possa enviar uma proposta, o poder de voto de um indivíduo é proporcional à quantidade de ada ‘bloqueada’ no sistema quando as pessoas se registram. Ao votar, os participantes influenciarão as decisões sobre quais propostas serão financiadas para o desenvolvimento e manutenção da rede. Isso também pode levar à criação de materiais educacionais, estratégias de marketing, processos de melhorias técnicas e muitas outras idéias.

Outro recurso do Catalyst é a privacidade. Como em qualquer eleição política, isso é fundamental para impedir a coerção dos eleitores e ajudar a se defender contra a corrupção. Portanto, Cardano procura implementar uma prova de zero conhecimento para cada voto. Essa técnica criptográfica concede privacidade ao permitir que o voto seja verificado sem que seja revelado publicamente.

As propostas de fundos do tesouro

Um aspecto crucial de uma rede auto-sustentável é entender quem financiará decisões e propostas. Para atender a essas necessidades, a Cardano está introduzindo um sistema de tesouraria auto-sustentável para financiar aprimoramentos e manutenção de blockchain. As principais fontes de capital serão recarregadas a cada época a partir de uma parte das recompensas do conjunto de estacas e, posteriormente, a partir de novas moedas cunhadas, a porcentagem de taxas e doações adicionais ou caridade.

O Project Catalyst manterá essa fonte constante de financiamento. Um fluxo de renda estável apoiará iniciativas e melhorias propostas pelos detentores de ada, além de recompensar e incentivar as pessoas que dedicam seu tempo e esforço à tomada de decisões produtivas. Isso permitirá o estabelecimento de um sistema descentralizado que promova a participação, decisões colaborativas e incentivo. Além dos propósitos de financiamento, o Catalyst garante que os fundos sejam utilizados bem, facilitando o fluxo de informações, para que a comunidade possa avaliar as propostas enquanto atende às necessidades mais importantes do ecossistema.

A IOHK está construindo um sistema financeiro descentralizado que pode atender às necessidades do mundo. Voltaire é o primeiro passo nessa direção. Usando uma coleção de conceitos, ferramentas e experimentos, estamos criando um ecossistema totalmente descentralizado que democratizará nosso blockchain e o abrirá para o mundo todo.

Deseja ajudar a moldar o futuro de Cardano? O Project Catalyst está procurando 25 membros da comunidade para ingressar em um grupo de foco na direção do programa, apresentar suas idéias e testar a plataforma e votação. Se você tem uma idéia que possa ser adequada para financiamento ou gostaria de participar de um painel que avalia idéias da comunidade, inscreva-se hoje! Verifique se você possui um telegram e uma conta de e-mail para aplicar até meia-noite UTC de sexta-feira, 7 de agosto.

2 Likes