How pledging will keep Cardano Healthy
ENG-PT Translation
Como é que as participações irão manter a Cardano “Saudável”
Afastar os ataques à blockchain descentralizada é apenas um dos benefícios deste processo.
À medida que nos aproximamos da fase Shelley na mainnet de Cardano a descentralização tornou-se, inevitavelmente, num tema central.
Independentemente de qualquer intenção inicial dos fundadores as criptomoedas proof-of-work, como é o caso da Bitcoin e da Ethereum, tornaram-se mais centralizadas ao longo dos tempos. Longe vão os dias em que os entusiastas da Bitcoin mineravam blocos ao fim de semana. Hoje vemos pequenos grupos especializados de operações profissionais de mineração a dominar as suas respetivas blockchains.
Tal não é, só por sí, necessariamente uma coisa má — mas caso acontecesse à Cardano, isso iria contra a visão descentralizada do protocolo proof-of-stake.
A Cardano foi originalmente concebida para ter por base a descentralização e, em particular, os seus mecanismos de delegação de participações e um mecanismo de recompensa. Na rede Cardano, as pools acima de determinado tamanho deixam de ser competitivas e as recompensas por participação são ótimas quando existem pools de media dimensão. Todos os ecossistemas beneficiam da diversidade. Acreditamos, igualmente, que esta abordagem oferece o melhor compromisso entre a motivação base para o envolvimento de competentes membros da comunidade e o apoio àqueles que pretendam estabelecer negócios de participação em pool comerciais.
Da participação e do seu funcionamento
Durante o registo numa pool, o operador pode escolher obrigar-se a dar à pool uma participação pessoal por forma a tornar a pool mais atrativa. O quanto desse compromisso pode ser alterado de tempos a tempos, havendo lugar a um retorno quando a pool encerre atividade.
Qualquer pessoa pode operar uma pool na blockchain Cardano. Não há uma regra de minimis quanto à posição. Os operadores de pool podem optar por alterar parte ou a totalidade da sua posição (ou o quanto de posição dos seus amigos e parceiros) na sua pool de molde a torna-la mais atrativa. Quanto maior a quantidade de ADA aplicada, maiores as recompensas que a pool receberá, atraindo assim mais participações.
Importante é relembrar que não existe um montante máximo de participação, pelo que, um operador de pool com muita ADA aplicada pode maximizar as suas próprias recompensas ao saturar a pool com a sua participação não atraindo, assim mais nenhumas participações. Evidentemente que tal apenas será possível para um numero reduzido de operadores; a maioria dos operadores tentarão atraír delegações com uma combinação de participações, baixos custos, baixa margem e boa performance.
O grau de atratividade que uma pool pode ter para os delegados depende de quatro elementos que interagem entre sí:
- Custos de operação ( quanto mais baixos, melhor);
- Margem do operador ( quanto mais baixa, melhor);
- Rendimento (quanto mais alto, melhor);
- Nível de compromisso (quanto mais alto, melhor).
Ao entrar com mais participação, o operador pode exigir uma margem de operador maior sem deixar de ser atrativo para os delegantes.
E porque é que é necessária a participação?
O participação proporciona um mecanismo para encorajar a existência de um sistema saudável de comércio na blockchain Cardano. O mecanismo de participação/compromisso é necessário também para proteger o sistema contra ataques Sybil. Conforme discutido anteriormente, num ataque Sybil, alguém com muito pouca participação pessoal cria centenas de pools com baixas margens e tenta atrair a maioria da participação para a sua pool. Caso sejam bem sucedidos, os atacantes podem controlar o consenso e envolver-se em ataques de double-spending, criar forks, censurar blocos, e danificar ou mesmo a destruir o sistema.
Ao tornar as pools com grandes participações mais atrativas, serão evitados tais ataques, isto porque um atacante precisará então de dividir a sua posição entre várias pools, tornado essas pools menos atrativas aumentando, assim, o custo inerente de tentar um ataque Sybil.
Quão influente pode a posição ser?
Enfrentamos aqui uma clássica solução de compromisso: Queremos, por um lado, que o sistema seja tão descentralizado quanto possível e queremos, por outro, dar ao maior número de pessoas possível a hipótese de operar a pool de participações, de forma a que a participação não produza grandes efeitos nas recompensas.
Por outro lado, queremos proteger o sistema de ataques Sybil sendo que, quanto maior é a influência das participações, mais ADA um atacante necessita de possuir para ser bem sucedido na execução do ataque.
O objetivo é claro: Queremos que a participação tenha a menor influência possível, sem que deixe de ser possível garantir a segurança da rede.
Como determinamos a influência da participação?
O parâmetro que determina a influência da participação irá necessitar de ser estabelecida previamente à implementação da mainnet Shelley na Cardano. Contudo, o parâmetro foi desenhado para ser flexível e ajustável ao longo do tempo. A testnet Haskell Shelley providenciará uma oportunidade ideal para afinar este parâmetro e testar quais os valores que funcionam e quais os que não funcionam. Estamos também a desenvolver uma calculadora para ajudar os operadores da pool a modelar diferentes quantidades de participação, procurando uma solução para saber de que forma isto afetará a delegação bem como as suas receitas e recompensas.
Valores razoáveis dependem de vários fatores: Quanta participação pode deter um operador de pool típico? Quanto custa operar um node? Quantas pessoas tem interesse em operar uma pool? Reunimos bastantes dados durante a Testnet incentivada e iremos ganhar ainda mais com a próxima testnet que realizaremos em estreita colaboração com os nossos utilizadores.
Acreditamos na nossa abordagem científica e estamos confiantes de que o nosso design nos irá conduzir a um sistema, descentralizado, estável e seguro — até onde a ciência e a matemática nos permitam ir. Será sempre necessário fazer presunções baseadas em modelos e nenhum modelo pode ser tão complexo e colorido como o mundo real e as pessoas que constituem a comunidade da Cardano.
Até agora vimos contributos muito positivos e debate sobre o tópico, inclusive no Reddit e num episódio do Cardano Effect. As testnets Shelley Haskell serão o campo de treinos perfeito para continuarmos a debater, analisar e reiterar em colaboração com gestores de participação em pools de forma a encontrar uma solução ótima para todos. Tal como pudemos observar o sucesso da testnet de incentivos e a rede de utilizadores Deadalus Flight, lançada recentemente, é novamente altura de tirar proveito da ajuda da comunidade para colocar a nossa pesquisa em prática.