ūüáĶūüáĻ How Pledging Will Keep Cardano Healthy PT version

How pledging will keep Cardano Healthy
ENG-PT Translation

Como √© que as participa√ß√Ķes ir√£o manter a Cardano ‚ÄúSaud√°vel‚ÄĚ

Afastar os ataques à blockchain descentralizada é apenas um dos benefícios deste processo.

À medida que nos aproximamos da fase Shelley na mainnet de Cardano a descentralização tornou-se, inevitavelmente, num tema central.

Independentemente de qualquer inten√ß√£o inicial dos fundadores as criptomoedas proof-of-work, como √© o caso da Bitcoin e da Ethereum, tornaram-se mais centralizadas ao longo dos tempos. Longe v√£o os dias em que os entusiastas da Bitcoin mineravam blocos ao fim de semana. Hoje vemos pequenos grupos especializados de opera√ß√Ķes profissionais de minera√ß√£o a dominar as suas respetivas blockchains.

Tal n√£o √©, s√≥ por s√≠, necessariamente uma coisa m√° ‚ÄĒ mas caso acontecesse √† Cardano, isso iria contra a vis√£o descentralizada do protocolo proof-of-stake.

A Cardano foi originalmente concebida para ter por base a descentraliza√ß√£o e, em particular, os seus mecanismos de delega√ß√£o de participa√ß√Ķes e um mecanismo de recompensa. Na rede Cardano, as pools acima de determinado tamanho deixam de ser competitivas e as recompensas por participa√ß√£o s√£o √≥timas quando existem pools de media dimens√£o. Todos os ecossistemas beneficiam da diversidade. Acreditamos, igualmente, que esta abordagem oferece o melhor compromisso entre a motiva√ß√£o base para o envolvimento de competentes membros da comunidade e o apoio √†queles que pretendam estabelecer neg√≥cios de participa√ß√£o em pool comerciais.

Da participação e do seu funcionamento

Durante o registo numa pool, o operador pode escolher obrigar-se a dar à pool uma participação pessoal por forma a tornar a pool mais atrativa. O quanto desse compromisso pode ser alterado de tempos a tempos, havendo lugar a um retorno quando a pool encerre atividade.

Qualquer pessoa pode operar uma pool na blockchain Cardano. N√£o h√° uma regra de minimis quanto √† posi√ß√£o. Os operadores de pool podem optar por alterar parte ou a totalidade da sua posi√ß√£o (ou o quanto de posi√ß√£o dos seus amigos e parceiros) na sua pool de molde a torna-la mais atrativa. Quanto maior a quantidade de ADA aplicada, maiores as recompensas que a pool receber√°, atraindo assim mais participa√ß√Ķes.

Importante √© relembrar que n√£o existe um montante m√°ximo de participa√ß√£o, pelo que, um operador de pool com muita ADA aplicada pode maximizar as suas pr√≥prias recompensas ao saturar a pool com a sua participa√ß√£o n√£o atraindo, assim mais nenhumas participa√ß√Ķes. Evidentemente que tal apenas ser√° poss√≠vel para um numero reduzido de operadores; a maioria dos operadores tentar√£o atra√≠r delega√ß√Ķes com uma combina√ß√£o de participa√ß√Ķes, baixos custos, baixa margem e boa performance.

O grau de atratividade que uma pool pode ter para os delegados depende de quatro elementos que interagem entre sí:

  • Custos de opera√ß√£o ( quanto mais baixos, melhor);
  • Margem do operador ( quanto mais baixa, melhor);
  • Rendimento (quanto mais alto, melhor);
  • N√≠vel de compromisso (quanto mais alto, melhor).

Ao entrar com mais participação, o operador pode exigir uma margem de operador maior sem deixar de ser atrativo para os delegantes.

E porque é que é necessária a participação?

O participação proporciona um mecanismo para encorajar a existência de um sistema saudável de comércio na blockchain Cardano. O mecanismo de participação/compromisso é necessário também para proteger o sistema contra ataques Sybil. Conforme discutido anteriormente, num ataque Sybil, alguém com muito pouca participação pessoal cria centenas de pools com baixas margens e tenta atrair a maioria da participação para a sua pool. Caso sejam bem sucedidos, os atacantes podem controlar o consenso e envolver-se em ataques de double-spending, criar forks, censurar blocos, e danificar ou mesmo a destruir o sistema.

Ao tornar as pools com grandes participa√ß√Ķes mais atrativas, ser√£o evitados tais ataques, isto porque um atacante precisar√° ent√£o de dividir a sua posi√ß√£o entre v√°rias pools, tornado essas pools menos atrativas aumentando, assim, o custo inerente de tentar um ataque Sybil.

Quão influente pode a posição ser?

Enfrentamos aqui uma cl√°ssica solu√ß√£o de compromisso: Queremos, por um lado, que o sistema seja t√£o descentralizado quanto poss√≠vel e queremos, por outro, dar ao maior n√ļmero de pessoas poss√≠vel a hip√≥tese de operar a pool de participa√ß√Ķes, de forma a que a participa√ß√£o n√£o produza grandes efeitos nas recompensas.

Por outro lado, queremos proteger o sistema de ataques Sybil sendo que, quanto maior √© a influ√™ncia das participa√ß√Ķes, mais ADA um atacante necessita de possuir para ser bem sucedido na execu√ß√£o do ataque.

O objetivo é claro: Queremos que a participação tenha a menor influência possível, sem que deixe de ser possível garantir a segurança da rede.

Como determinamos a influência da participação?

O par√Ęmetro que determina a influ√™ncia da participa√ß√£o ir√° necessitar de ser estabelecida previamente √† implementa√ß√£o da mainnet Shelley na Cardano. Contudo, o par√Ęmetro foi desenhado para ser flex√≠vel e ajust√°vel ao longo do tempo. A testnet Haskell Shelley providenciar√° uma oportunidade ideal para afinar este par√Ęmetro e testar quais os valores que funcionam e quais os que n√£o funcionam. Estamos tamb√©m a desenvolver uma calculadora para ajudar os operadores da pool a modelar diferentes quantidades de participa√ß√£o, procurando uma solu√ß√£o para saber de que forma isto afetar√° a delega√ß√£o bem como as suas receitas e recompensas.

Valores razoáveis dependem de vários fatores: Quanta participação pode deter um operador de pool típico? Quanto custa operar um node? Quantas pessoas tem interesse em operar uma pool? Reunimos bastantes dados durante a Testnet incentivada e iremos ganhar ainda mais com a próxima testnet que realizaremos em estreita colaboração com os nossos utilizadores.

Acreditamos na nossa abordagem cient√≠fica e estamos confiantes de que o nosso design nos ir√° conduzir a um sistema, descentralizado, est√°vel e seguro ‚ÄĒ at√© onde a ci√™ncia e a matem√°tica nos permitam ir. Ser√° sempre necess√°rio fazer presun√ß√Ķes baseadas em modelos e nenhum modelo pode ser t√£o complexo e colorido como o mundo real e as pessoas que constituem a comunidade da Cardano.

Até agora vimos contributos muito positivos e debate sobre o tópico, inclusive no Reddit e num episódio do Cardano Effect. As testnets Shelley Haskell serão o campo de treinos perfeito para continuarmos a debater, analisar e reiterar em colaboração com gestores de participação em pools de forma a encontrar uma solução ótima para todos. Tal como pudemos observar o sucesso da testnet de incentivos e a rede de utilizadores Deadalus Flight, lançada recentemente, é novamente altura de tirar proveito da ajuda da comunidade para colocar a nossa pesquisa em prática.

2 Likes

Portuguese language and translation tags added

1 Like

I also added the flag in the title

Yes. Using the appropriate tag allows people to filter out and never see posts in languages they can’t read.

1 Like

Problem is. The flag is the portuguese one not Brazilian. :slight_smile:

1 Like

For the sake of correct information. Brazilian flag is wrong. Portuguese flag should be in place.

1 Like

I fixed it. @lordwotton

1 Like

I agree, I only chose the Brazilian one because it was the one already used on other Portuguese translations in this forum :slight_smile:

1 Like