Olhando para a transformação da Cardano: 2020 em revisão

Olhando para a transformação da Cardano: 2020 em revisão

Foi um ano extraordinário. Todos nós fizemos grandes ajustes na maneira como trabalhamos e vivemos. Mas, apesar disso, o ecossistema Cardano floresceu.

A Fundação Cardano, EMURGO e IOHK tiveram a sorte de se reunir em Londres em março de 2020, para um workshop de design Cardano de três dias. O workshop foi uma grande oportunidade para reunir uma visão comum para Cardano antes de um ano incrivelmente agitado.

Como previmos, 2020 não decepcionou em termos de marcos de desenvolvimento sendo também o terceiro ano de aniversário de Cardano, foi uma jornada turbulenta.

Em nossa avaliação de progresso em julho de 2020, compartilhamos alguns de nossos maiores marcos para o [primeiro semestre de 2020](https://forum.cardano.org/t/the-cardano-foundation-2020-the-year-to- data /36212). Shelley foi implementado, e o ecossistema de Cardano foi transformado mais rápido do que nunca - com os primeiros componentes do Goguen já sendo implementados.

Com toda certeza este ano acabou sendo um dos mais memoráveis ​​até hoje. Então, vamos dar uma volta pelo caminho da memória e refletir sobre os principais eventos que tornaram 2020 fundamental para a história de Cardano.

Progresso no Desenvolvimento

Shelley hard forkHard Fork Combinator

Shelley viu a chegada do staking e da delegação, representando a primeira vez que todos os detentores de ada puderam participar de um consenso na rede e ganhar recompensas de staking por sua contribuição.

Desde a chegada de Shelley em 29 de julho de 2020, o ecossistema Cardano cresceu para cerca de 1.400 pools. Isso foi possível por meio de nossa comunidade dedicada de operadores e delegadores, que fizeram de Cardano verdadeiramente uma das blockchains mais descentralizadas até hoje. A Fundação Cardano apoiou esses operadores de pool de participação por meio de nossa iniciativa Stake Pool School, que ainda está disponível para auxiliar novos operadores de pool.

Seguindo os passos de Shelley, os componentes do Goguen começaram a ser implementados no final de 2020. O Goguen adicionará tokenização, contratos inteligentes e recursos de aplicativos descentralizados (DApp) ao blockchain da Cardano.

O primeiro desses componentes incluiu a chegada de tokens nativos por meio do suporte a múltiplos ativos na Cardano; e bloqueio de token que abre caminho para contratos inteligentes e mecanismos de votação. Também vimos a chegada de metadados na Cardano, e o lançamento do devnet KEVM para contratos inteligentes. Alguns desses componentes já estão sendo aproveitados por empresas que estão construindo na Cardano.

O progresso de desenvolvimento de Cardano é extremamente promissor, também como surpreendente, já que Cardano frequentemente lidera as paradas para a maioria dos commits diários de código entre os principais protocolos blockchain ao redor do mundo.

Se você quiser explorar o que Cardano tem a oferecer atualmente, você pode acessar nossos ambientes de desenvolvimento, incluindo Plutus, KEVM, e recursos de Marlowe, aqui.

Impulsionando a adoção do Cardano

Cardano Foundation, Scantrust, Baia's Wine
Nosso foco se fortaleceu neste ano. O cenário agora está montado para darmos as boas-vindas aos novos usuários do blockchain Cardano - principalmente empresas e desenvolvedores. Isso definirá nosso foco ao longo de 2021.

Em dezembro de 2020, anunciamos que a Fundação Cardano desenvolveu um conector de metadados para Cardano, permitindo que as empresas aproveitem os metadados para uso comercial.

O primeiro piloto para esta tecnologia, desenvolvido juntamente com o rastreamento da cadeia de abastecimento internacional, o provedor de tecnologia Scantrust foi lançado com o produtor de vinho georgiano Baia’s Wine. Cada garrafa de vinho produzida pela Baia’s Wine incluirá um identificador de código QR à prova de violação, permitindo que os consumidores verifiquem a autenticidade do vinho por meio de metadados no blockchain Cardano.

Scantrust é a primeira solução empresarial a implantar um produto construído no blockchain Cardano. A solução é alimentada por metadados transacionais - o primeiro recurso totalmente disponível para empresas que utilizam Cardano.

A solução de conector de metadados transacionais da Cardano Foundation foi projetada por nossa equipe de Integrações e representa um caso de uso de nível empresarial de Cardano para resolver problemas econômicos do mundo real. Como um produto completo, nosso conector de metadados estará ativo em 2021.

Nossa conexão com a Scantrust começou em janeiro de 2020 em Davos durante o Fórum Econômico Mundial (WEF). O WEF foi um dos poucos eventos presenciais a ser realizado antes de as restrições de viagens entrassem em vigor ao redor do mundo.Aqui, pelo segundo ano consecutivo, representantes da Fundação Cardano se reuniram com vários inovadores e líderes de todo o mundo, ajudamos a impulsionar as discussões e gerar ideias de integração da Cardano com líderes no ramo dos negócios.

Além da prova de conceito Scantrust, que agora se concretizou, Davos também viu a Fundação Cardano assinar memorandos de entendimento com outros parceiros empresariais interessados. Você pode ler mais sobre esses projetos em nossa atualização de julho de 2020.

Moldando a Regulamentação

No início do ano, a Fundação Cardano se reuniu com reguladores em Davos. Isso fortaleceu nosso trabalho existente para ajudar a moldar a regulamentação de blockchain pan-UE. Avançamos nisso por meio de nossa estreita colaboração com a Associação Internacional de Aplicativos Trusted Blockchain (INATBA) e Blockchain com sede em Bruxelas para a Europa (BC4EU).

No Reino Unido, a Cardano Foundation, juntamente com a Global Digital Finance (GDF), um órgão da indústria com sede em Londres, está ajudando a moldar as políticas de combate à lavagem de dinheiro, integridade do mercado, tratamentos fiscais e legislação. Também expandimos nosso alcance regulatório na África, [dando nosso apoio à South African National Blockchain Alliance]SANBA to catalyze blockchain use in South Africa ) (SANBA).

Durante o segundo semestre de 2020, a Fundação fez progressos mais significativos em nosso alcance regulatório. Em setembro de 2020, a Proof of Stake Alliance (POSA) - um grupo de direção do qual a Fundação Cardano é membro - apresentou a questão da tributação de recompensas de stake ao Congresso dos Estados Unidos.

Também em setembro de 2020, Cardano foi reconhecida como promissora tecnologia de razão distribuída (DLT ) por um projeto de lei da Confederação Suíça. Estamos satisfeitos em ver que nossa jurisdição local, a Suíça, está agora tomando medidas proativas para incluir a tecnologia DLT e seus produtos nas estruturas regulatórias existentes. Isso foi evidenciado mais recentemente por meio de um projeto de lei oficial de suporte DLT [entrado em vigor em dezembro de 2020]Federal Council brings part of DLT bill into force).

Aumentando a comunidade global de Cardano

Embaixadores

O Programa Embaixador lançado em 2018, agora na Fase Dois através do esquema de recompensas, cresceu rapidamente em 2020. Nossos [Embaixadores] ativos (Ambassadors) cresceram de 40 para 73 no espaço de um ano— integrando cerca de quatro novos Embaixadores por mês!

Nossa revitalização da marca Cardano, Projeto Renovare, também concluída em 2020 com um novo olhar para a Fundação Cardano e o protocolo Cardano. Em colaboração com a McCann Dublin, a reavaliação da marca Cardano buscou transformar nossa identidade visual em antecipação ao novo e diversificado público-alvo que em breve receberemos em nosso ecossistema.

Isso resultou em uma aparência atualizada para os websites Cardano.org e CardanoFoundation.org, bem como um novo conjunto de animações Cardano e a criação de nossa história da marca.

Ficamos muito satisfeitos em saber que a reavaliação da marca Cardano foi selecionada para receber comenda pelo Instituto Irlandês de Publicidade e Design Criativo (ICAD). A nomeação, chamada ‘Criando mudança com Cardano’, foi selecionado para o Prêmio ICAD 2020 entre muitos outros exercícios de rebranding. Nossa marca renovada foi exibida em toda a cidade de Dublin como parte de uma exposição que durou dois dias.

Maryam MahjoubFlipside Cryptoa top spotamong 34 marketing professionalshere

Garantir a responsabilidade das partes interessadas

Para garantir a prestação de contas, em 2020 começamos a receber sugestões sobre como o blockchain Cardano poderia ser melhorado por meio de CIPs (Propostas de Melhoria Cardano). Desenhado e mantido pela Fundação Cardano, o processo CIP é uma plataforma de transparência que fornece um processo formal para a comunidade Cardano discutir e propor novos recursos para a rede Cardano.

CIPs são uma forma de governança fora da cadeia (off-chain), mas são abertos ao público e formam a base para feedback estruturado no blockchain Cardano. Atualmente, existem mais de 10 CIPs ativos no repositório, tanto aceitos quanto em fase de deliberação. Você pode ver uma lista de CIPs ativos aqui.

Com a chegada do staking e da delegação, a Fundação Cardano estava em uma posição única para poder apoiar nossos grupos de participações liderados pela comunidade através da delegação de nossas posições em ADA de maneira justa e distribuída.

No início de outubro de 2020, lançamos a primeira iteração de nossa metodologia de delegação. Essa foi uma visão transparente sobre a maneira como a Fundação escolheu grupos de interesse para delegar e nossos esforços para promover a descentralização em Cardano.

Em 6 de dezembro de 2020, com a próxima mudança do parâmetro k e a mudança dos pontos de saturação das pools, ajustamos nossa metodologia de delegação para fornecer maior suporte aos nossos operadores.

Durante esse processo, pedimos à nossa comunidade que fornecesse feedback e ficamos animados ao ver as discussões conduzidas pela comunidade que surgiram a partir disso. Nossa comunidade ajudou a moldar nossa metodologia de delegação para o bem de Cardano. Ao longo de 2021, continuaremos a desenvolver nossa metodologia de delegação juntamente com o protocolo para apoiar nossa comunidade de operadores.

Nosso compromisso em garantir a responsabilidade das partes interessadas vai além dos limites dos processos internos da Fundação. Em Davos, no início de 2020, a Cardano Foundation concedeu uma bolsa de pesquisa ao Berkman Klein Center da Universidade de Harvard para estudar aspectos da governança de blockchain. Essas questões serão de importância crítica para a saúde dos ecossistemas descentralizados no futuro.

we announced our donationTrust Graphic Novel

Definir a direção e os marcos para um protocolo de blockchain de ponta é difícil. Em 1º de dezembro de 2020, hospedamos o primeiro bate-papo ao pé da lareira com nossa equipe executiva liderada por nosso CEO recém-nomeado Frederik Gregaard. Nessa conversa detalhada, pretendemos dar à nossa comunidade uma visão geral mais aprofundada de nossos objetivos e estratégia de alto nível, compartilhando nossos planos para 2021 e além.

Recomendamos a todos que reservem alguns minutos para assistir ao bate-papo ao pé da lareira, onde Frederik também responde a algumas das perguntas mais frequentes da nossa comunidade.

Expandindo o portfólio de talentos da Fundação Cardano

26 nacionalidades trabalham na Fundação Cardano (janeiro de 2021) | 700x350
Desde a nossa atualização de 2020 da revisão do primeiro semestre, demos as boas-vindas a vários novos membros da equipe para a Fundação, cada um dos quais trazendo habilidades únicas para ajudar no avanço de nossas missões.

Em setembro de 2020, para expandir o alcance da Cardano a novos públicos, demos as boas-vindas a dois novos membros da equipe norte-americana. Marlene Velasco, Designer gráfico e especialista em mídia social da Califórnia e a guru do marketing digital e nômade digital Gina Rubino, se juntaram à nossa equipe de marketing.

Também reforçamos nossa equipe de operações com o Coordenador de Eventos e Suporte de Gestão com sede em Zurique Josianne Seydoux e Alexandre Maaza em Genebra, que ajudará a impulsionar a adoção na África. Além de receber sete outros novos membros da equipe no início deste ano.

Por último, mas não menos importante, foi [a nomeação] Cardano Foundation appoints Frederik Gregaard as CEO and strengthens its executive leadership) do primeiro CEO Frederik Gregaard e Eva Oberholzer da Fundação a liderar a aquisição de crescimento, que se juntou a Outubro de 2020.

Estamos imensamente orgulhosos de como a Fundação Cardano expandiu suas capacidades de talentos ao longo de 2020. Nossa equipe principal multilíngue e distribuída está agora espalhada por 21 locais, com um membro da equipe em quase todos os continentes.

A mensagem para 2021: Cardano está pronto!

Para nós, é que Cardano está pronto. A implementação dos componentes do Goguen, muitos dos quais já estão funcionais e prontos para serem explorados em um ambiente devnet ou totalmente funcional, é o equivalente em blockchain a cortar a fita e abrir nossas portas para empresas e indústrias.

Em 2021, será o trabalho da Fundação Cardano conduzir esses novos usuários de portas abertas na Cardano. Estamos ansiosos para ver quem entra e começa a construir no blockchain mais descentralizado, formalmente verificado e revisado por pares já construído.

** Qual foi o seu destaque memorável em Cardano em 2020? Informe-nos qual marco de 2020 foi o seu favorito. **

Feliz Ano Novo e Boas-vindas a 2021!

Cardano Foundation.

1 Like