🇵🇹 Quem deveria receber recompensas da ADA por votar na era Voltaire?

Quem deveria receber recompensas da ADA por votar na era Voltaire?

image

Publicado em 13.3.2023

Os Representantes da Delegação (DReps) decidirão sobre questões importantes sobre o futuro da Cardano. Devem ser recompensados por este trabalho? E os detentores de ADA que delegaram sua autoridade de tomada de decisão ao DReps, eles também deveriam ser recompensados? Vamos pensar sobre isso e procurar respostas

TLDR

  • A CIP-1694 possui elementos de democracia direta e representativa.
  • Devemos honrar o princípio de 1 ADA = 1 voto, mas isso não se aplica necessariamente ao tamanho da recompensa.
  • Todos os DReps devem ser recompensados de forma justa, mesmo aqueles com uma aposta menor, mas, ao mesmo tempo, precisamos considerar o tamanho da aposta.
  • Se todos os detentores de ADA não forem recompensados, mas apenas DReps, o sistema depende de que os detentores de ADA não sejam gananciosos e se comportem com responsabilidade.
  • A maioria das pessoas se comportam racionalmente ao votar porque estão tomando decisões sobre sua própria riqueza.

Como funciona a democracia

Podemos nos inspirar na votação em sistemas democráticos. A democracia direta e a democracia representativa são duas formas de sistemas democráticos que diferem na forma como os cidadãos participam da tomada de decisões.

A democracia direta é um sistema no qual os cidadãos participam diretamente na tomada de decisões. Nesse sistema, os cidadãos têm o poder de propor, votar e tomar decisões sobre questões de política pública. A democracia direta é geralmente usada em pequenas comunidades ou em pequenos grupos onde é fácil para todos os membros participar e compartilhar suas opiniões.

A democracia representativa, por outro lado, é um sistema no qual os cidadãos elegem representantes que tomam decisões em seu nome. Nesse sistema, os cidadãos votam em representantes que retratam seus interesses e tomarão decisões sobre questões de políticas públicas. Os representantes são responsáveis perante os cidadãos e podem ser afastados do cargo se não representarem seus interesses.

A primeira pergunta é? Queremos uma democracia direta para Cardano ou representativa? A Cardano é um projeto global e o número de titulares de ADA tende a crescer. Cada nova alteração de protocolo afeta todos os usuários. Dreps, como o nome indica, são pessoas que podem ser votadas pelos titulares da ADA como seus representantes.

Por outro lado, em uma democracia representativa, as pessoas votam em um determinado número de políticos. Alguns têm sucesso e alguns falham. A CIP-1694 propõe que qualquer detentor de ADA possa se registrar como um DRep. Este princípio está mais próximo da democracia direta.

Quem é pago nesses sistemas?

Em um sistema de democracia direta, os eleitores e indivíduos que propõem novas regras normalmente não recebem pagamento por sua participação no processo de tomada de decisão. Isso ocorre porque a democracia direta é baseada no princípio da participação e engajamento do cidadão, onde os indivíduos são motivados por um senso de dever cívico de contribuir para o processo democrático. Em alguns casos, pode haver incentivos financeiros ou compensações concedidas a indivíduos que precisam se ausentar do trabalho ou enfrentar outros encargos financeiros para participar de processos de democracia direta.

Em uma democracia representativa, os representantes eleitos são normalmente pagos por seu trabalho. Isso ocorre porque o papel de um representante eleito envolve uma quantidade significativa de tempo, esforço e responsabilidade. É importante observar que os salários e benefícios dos representantes eleitos são pagos pelos contribuintes.

A CIP-1694 contém elementos de ambos os tipos de democracia. Os detentores de ADA têm o direito de eleger DReps, mas, ao mesmo tempo, podem se registrar como um DRep e potencialmente se qualificar para uma recompensa. Não há limite para o número de DReps, ao contrário do que é usual em uma democracia representativa. A vantagem é que não existe uma estrutura hierárquica definida com o número de representantes e a CIP é livre no que potencialmente pode surgir. A ênfase está em manter o poder nas mãos dos detentores de ADA. Eles podem decidir votar em si mesmos a qualquer momento.

A quem dar recompensas?

Pelo que escrevemos acima, não deve haver recompensa por eleger um DRep. Se os detentores de ADA delegaram o poder de decisão ao DRep, eles estão essencialmente expressando confiança nas habilidades do DRep e não estão dispostos a gastar o tempo necessário para tomar a melhor decisão.

Apenas os DReps devem ser recompensados por seu trabalho. A questão é, se, proporcionalmente ao tamanho da delegação ou todos igualmente, pois o tempo e o esforço de seus trabalhos podem ser semelhantes.

O problema é que o direito de voto não está e não pode estar vinculado a uma pessoa e sim a uma moeda ADA (1 ADA = 1 voto). Uma pessoa pode dividir sua aposta em várias contas e fingir que são várias pessoas.

Se o mecanismo funcionasse com pessoas específicas e desse algum peso na votação, elas teriam que estar dispostas a serem publicamente visíveis (não necessariamente fornecer KYC, mas ter DID). Nem todo mundo estará interessado em ser conhecido publicamente e o desejo de permanecer anônimo não deve ser uma limitação. Parece que na primeira fase da governança on-chain, teremos que basear a votação apenas naa ADA e na capacidade de delegar moedas ao DReps.

A comunidade deve se preocupar com os ricos não ficando cada vez mais ricos, portanto, de nossa perspectiva, o pacote de recompensas deve ser dividido igualmente entre todos os DReps. Observe que estamos falando do tamanho da recompensa, não do tamanho do poder de voto. O poder de voto deve respeitar o tamanho da participação.

Há um porém. Qualquer um que quisesse dar uma mordida na recompensa poderia se registrar como um DRep. Teoricamente, eles não teriam que colocar nenhum esforço no problema e votar aleatoriamente. Infelizmente, isso teoricamente não pode ser evitado se apenas as moedas ADA forem usadas para votação. Se pessoas gananciosas se registrassem como DReps apenas para obter uma recompensa de graça, reduziriam as recompensas para aqueles que gastassem mais tempo e esforço estudando os problemas.

Imagine se uma recompensa de 1.00.000 ADA fosse distribuída entre todos os DReps e cada registrante tivesse direito a uma parte da recompensa, apesar de possuir, digamos, apenas 1 ADA. Essa pessoa tem o direito de ser um DRep, tomar decisões e obter uma recompensa teoricamente maior do que sua aposta? Deve haver algum requisito para o número de moedas ADA para se registrar como um DRep? Um DRep com 1 ADA tem muito pouco peso na votação, então a recompensa deve ser adequada, ou seja, baixa.

Isso nos traz de volta e talvez o tamanho da aposta de DReps individuais deva ser levado em consideração de alguma forma. Talvez a primeira parte do pacote de recompensas deva ser dividida igualmente e a segunda parte do pacote de recompensas deva refletir o tamanho da aposta. O tamanho da aposta pode ser levado em consideração ao calcular as recompensas na primeira parte, mas não proporcionalmente. Alguns níveis podem ser definidos, digamos, por exemplo, 3, onde o limite inferior seria, por exemplo, 10.000 ADA. Um DRep com 9.000 ADA não teria direito à recompensa da primeira parte, mas receberia apenas a recompensa da segunda parte do pacote de recompensas (a parte proporcional).

Certamente não estamos dizendo que esta é a melhor solução possível. O objetivo é recompensar todos os DReps de forma justa, mesmo aqueles com uma aposta menor, mas ao mesmo tempo levar em consideração o tamanho da aposta.

Whales têm o direito de votar, pois têm uma area grande no jogo e pode-se esperar que votem a favor do ecossistema Cardano. Por meio do voto, no entanto, suas apostas não devem crescer muito. Refletir o tamanho da aposta apenas parcialmente reduziria as recompensas dos whales.

Em geral, devemos pensar em como recompensar o trabalho do Dreps e não apenas a votação em si. Isso é muito difícil, a menos que se queira avaliar a qualidade do trabalho de DReps individuais ou introduzir alguma estrutura mais complexa semelhante a uma relação empregado-empregador.

Se todos os detentores de ADA não forem recompensados, mas apenas DReps, o sistema depende de que os detentores de ADA não sejam gananciosos e se comportem com responsabilidade. Ou seja, eles tomarão suas próprias decisões responsáveis ou delegarão o poder de voto ao DReps. Acreditamos que esse sistema pode funcionar, pois é improvável que as pessoas segurem moedas ADA e votem para prejudicar intencionalmente o ecossistema Cardano. A aposta geral dessas pessoas sempre será baixa. Todos os que possuem moedas ADA têm interesse em aumentar sua própria riqueza, e isso só acontecerá se a Cardano prosperar. A maioria das pessoas se comportam racionalmente e ajustam seu voto de acordo.

Assim como é racional delegar a ADA a um pool que cria pelo menos um bloco em cada época, é igualmente racional tomar boas decisões ou delegar o poder de votação ao DReps.

Por que não recompensar todos os detentores de ADA, mesmo que deleguem o poder de voto ao DReps? Como qualquer governo, devemos ser responsáveis pelo orçamento. No caso da Cardano, estamos falando de ADA na tesouraria do projeto. A ADA no tesouro será usada para pagar mais despesas, especialmente para protocolo e desenvolvimento de ecossistema. Os detentores de ADA são pagos por stake e não faz sentido para eles terem uma renda regular adicional para governança. As recompensas devem ser dadas apenas àqueles que se voluntariam para ser ativos na governança e cujo trabalho beneficia a comunidade.

Uma recompensa justa do pacote de recompensas deve ir para os DReps, incluindo aqueles com uma pequena participação, não aqueles que os elegeram. Isso é consistente com o funcionamento da democracia representativa. No entanto, a força de votação refletirá a aposta, ou seja, a força de votos de todos os titulares de ADA que elegeram representantes. Haverá DReps com grande poder de votação e aqueles com pequeno poder de votação lado a lado.

Vincular democracia representativa e direta faz sentido, pois não restringe os membros da comunidade de se tornarem DRep e buscarem delegações. Os DReps ativos e visíveis eventualmente ganharão um número suficientemente grande de delegações e seu poder será significativo, mas não ilimitado.

Conclusão

O CIP-1694 ainda não é final e está sujeito a comentários. As opiniões variam sobre como recompensar os detentores de ADA por votarem em Voltaire. Dizem que a democracia não é o ideal, mas é a melhor solução possível que temos. O importante é começar e depois ajustar o processo conforme necessário. É provável que existam indivíduos gananciosos que vão querer abusar do sistema em seu benefício. Eles são encontrados em todos os sistemas e é importante que a voz racional da maioria sempre prevaleça. A maioria das pessoas se comportará racionalmente porque é de seu próprio interesse. No que diz respeito à tesouraria do projeto, faz sentido recompensar os DReps por seu trabalho e não os detentores de ADA por segurar a moeda. Quem quiser uma recompensa, que ela se torne DReps e mereça.

Você gostou deste artigo? Por favor, compartilhe, obrigado!