(Texto originalmente publicado no dia 05/06/2020 https://roadmap.cardano.org/en/status-updates/update/2020-06-05/
Traduzido por Joselmo Cabral)
RELATÓRIO SEMANAL DE DESENVOLVIMENTO
DAEDALUS
CARTEIRA
Nesta semana, a equipe da Daedalus continuou o trabalho na integração da carteira de hardware e do nó Shelley Cardano, além de se preparar para a próxima versão do Daedalus 2.4.0-ITN1.
CARDANO EXPLORER
Não há atualização da equipe nesta semana.
ADRESTIA
Nesta semana, a equipe adicionou um ponto de extremidade de migração ao componente Shelley da API, para facilitar a migração de uma carteira Shelley para outra carteira.
A versão e a integração com o cardano-node foram aprimoradas após os lançamentos pioneiros. Também foram feitas melhorias no script Nix para melhorar o acesso a várias informações de implantação do cardano-node.
Revisões foram feitas no terminal getNetworkParameters para remover o parâmetro de caminho “epochId” externo e adicionar um indicador “descentralizationLevel” ao conjunto de parâmetros retornados.
Continuou o trabalho de suporte ao cardano-node. A carteira agora pode enviar e receber transações UTxO básicas, apesar de alguns desafios em relação aos cálculos de taxas. A maioria dos testes de integração está passando agora e continuamos corrigindo os testes restantes, um por um. Enquanto isso, estamos adicionando suporte para certificados de delegação e listagem de stake pools. Também foi adicionado suporte para o cardano-node no modo Shelley, quando conectado ao cardano-wallet-shelley.
Foram feitas algumas pequenas melhorias e correções na documentação da API, usando o feedback coletado das trocas e dos usuários que levantaram dúvidas sobre o Slack. Além disso, o fluxo de trabalho de entrega de pacotes foi automatizado para reduzir o número de etapas pós-lançamento.
Uma interface de linha de comando amigável ao usuário foi entregue para executar a derivação de HD no console para todos os tipos de carteiras Cardano. Os comandos associados são simples e bem integrados, e também incluem várias codificações de saída, além de um bom tratamento de erros. Por exemplo, um usuário pode criar uma frase de recuperação e obter facilmente a chave pública da conta de recompensa associada.
O ticket 1670 também foi corrigido, em que a resolução de entrada não era realizada em todo o banco de dados, mas apenas nos dados buscados. Além disso, foi corrigido um erro referente à ordem das transações.
REDES
Nesta semana, a equipe de redes fundiu e revisou as alterações do multiplexador que permitem o início de protocolos sob demanda. Eles também continuaram trabalhando em um conjunto de testes abrangentes, que abrangerão os cenários necessários ao governador de p2p.
A equipe também implementou um servidor baseado no novo gerenciador de conexões, mas este ainda não foi mesclado à ramificação principal.
Foram realizadas investigações sobre como o MonadDelay está usando atrasos ilimitados de maneira segura (isso é especialmente útil em arquiteturas de 32 bits, onde o atraso máximo anteriormente era de cerca de 30 minutos). Além disso, a equipe atualizou o cardano-db-sync para usar a biblioteca cardano-client e trabalhou na atualização de outros clientes.
Foram realizadas discussões sobre o protocolo warm-peer, necessário para enviar mensagens keep-alive e consultar informações sobre dicas de blockchain. Por último, mas não menos importante, a equipe está ocupada preparando seu documento de design para um lançamento público.
DEVOPS
A equipe testou as recompensas ITN, transferindo as ferramentas da CLI e atualizando as propostas. Eles também fizeram melhorias no Daedalus para apoiar a rede de testes pública Shelley, bem como melhorias nas faucets para suportar diferentes níveis de chaves de API. Finalmente, eles trabalharam nas ferramentas de compilação cruzada Rust e nas versões de lançamento para musl / mac.
DESCENTRALIZAÇÃO DE CARDANO
A equipe testou com sucesso o combinador de hard fork, simulando um hard fork entre dois livros de simulação. Eles também adicionaram a mudança discutida no CSM sobre como dar aos delegados tempo para reagir quando os stake pools alterarem seus parâmetros. Agora, os certificados de re-registro dos stake pools sempre atrasam a atualização dos parâmetros dos stake pools até o início da próxima época e, crucialmente, após o instantâneo da distribuição de stakes.
Os certificados de delegação do Genesis agora registram suas chaves VRF (como um hash). A equipe também garantiu que a chave VRF no cabeçalho do bloco seja comparada com o hash registrado dos blocos PBFT, e os dois valores VRF (nonce e leader) sejam verificados quanto aos blocos PBFT.
Alguns testes foram movidos do consenso para as especificações do cardano-ledger e as especificações também foram atualizadas com toda a atividade recente no modelo exec.
Finalmente, alguns trabalhos de investigação foram realizados nos endereços de Byron para descobrir como lidar melhor com a autorização de endereços de Byron em Shelley.
GOGUEN
Nesta semana, a equipe do Plutus fez algumas mudanças organizacionais, mesclando o plutus-emulador em plutus-contract e plutus-contract-tasty de volta ao plutus-contract. Eles também dividiram a demonstração do plutus-scb (back-end de contrato inteligente), para fornecer duas opções de contrato. Por fim, eles atualizaram a sequência de handleBlockchainEvents e aprimoraram algumas sintaxes ambíguas para o aplicativo embutido.
A equipe de Marlowe passou um tempo testando as alterações feitas na semana anterior no Marlowe Playground. Eles também fizeram outras alterações na tarefa de construção de Isabelle para NIX / Hydra e também trabalharam na tarefa de construção de Isabelle para NIX / Hercules.