Cardano Community Digest - 1 de maio de 2023

Cardano Community Digest - 1 de maio de 2023

Cardano-Fundação - Equipe Fundação Cardano

image

Bem-vindo ao Resumo da Comunidade Cardano!

Publicado pela equipe da comunidade Cardano a cada duas semanas, este Resumo fornecerá notícias, atualizações e eventos sobre o projeto e o ecossistema!

Se você estiver interessado em receber o Resumo da Comunidade no futuro diretamente por e-mail, inscreva-se aqui!

Foco da semana

Capacitando SPOs com pesquisa on-chain para governança de rede

image

A Cardano Foundation anunciou recentemente uma pesquisa on-chain para SPOs. Este é um primeiro passo para aumentar a resiliência do mecanismo de governança. A ideia é tornar mais fácil para os SPOs terem voz nas mudanças de parâmetros, melhorias técnicas e no futuro do ecossistema. Qualquer SPO interessado em participar desta iniciativa é incentivado a se inscrever para receber atualizações assim que forem anunciadas. Se você perdeu a primeira sessão do workshop, assista a gravação aqui.

Cardano Summit 2023 - Ingressos já disponíveis

image

Prepare-se para celebrar a Cardano no evento mais esperado do ano, a Cardano Summit 2023! O evento do palco principal acontecerá em Dubai de 2 a 4 de novembro, apresentando palestrantes líderes do setor, amplas oportunidades de networking e comemorações emocionantes. Não perca este encontro extraordinário – reserve seus lugares o mais rápido possível para garantir ingressos para eventos especiais. Os ingressos já estão disponíveis em https://tickets.summit.cardano.org/. Junte-se a nós em Dubai para a Cardano Summit 2023 e faça parte da vibrante comunidade Cardano!

Adam Dean em uma missão para construir a comunidade NFT em toda a costa oeste da América do Norte

image

West Coast Crypto é uma road trip/tour projetada e conduzida por Adam Dean, co-fundador da Buffy Bot Publishing e NFTxLV (anteriormente conhecido como cNFTcon) para construir as comunidades NFT, cripto e web3, localmente, em toda a costa oeste dos Estados Unidos e Canadá.

A Road Trip de 2023 levará Adam de Las Vegas a San Diego, CA antes de virar para o norte e seguir a costa até Vancouver, BC CA antes de voltar para casa em Vegas por meio de Boise, ID.

Em parceria com o NFTxLV Event, a equipe está fazendo parceria com comunidades locais e projetos ao longo da rota para colaborar em branding, marketing e participação.

O objetivo da viagem é promover e fortalecer os laços da comunidade, ao mesmo tempo em que educa e acolhe qualquer pessoa que queira aprender mais. Fonte

Histórias do Embaixador, Diário nº 36 Jeremiah Baani & Patryk Karter

image

Temos o prazer de apresentar duas novas Histórias de Embaixadores essa semana. Desta vez, trazemos a você as histórias inspiradoras de Jeremiah Baani e Patryk Karter, que se juntaram às nossas fileiras de embaixadores como organizador do Meetup e criador de conteúdo, respectivamente. Esses indivíduos extraordinários não apenas esclarecem como estão impulsionando o avanço de nosso ecossistema, mas também oferecem um vislumbre de suas vidas pessoais. Temos a honra de compartilhar suas histórias cativantes com você e esperamos que você as ache tão interessantes quanto nós.

Outras notícias relacionadas a Cardano

  • Frederik Greegard, CEO da Fundação Cardano, compartilhou alguns pensamentos na publicação do primeiro Relatório Anual da Fundação.
  • A Fundação Cardano concluiu a redelegação de suas carteiras e anunciou os pools de apostas escolhidos para esta rodada.
  • A série “ A Spotlight on Stake Pools” retorna para uma sexta entrada, desta vez entrevistando o Lido Stake Pool.
  • A Cardano Blockchain Infrastructure Alliance (CBIA) une especialistas e líderes do setor para promover o crescimento, a inovação e a adoção da Cardano, fornecendo uma plataforma colaborativa para o desenvolvimento de aplicativos baseados em UTxO. Fonte .
  • O Atrium Lab recentemente organizou seu primeiro Cardano Meetup na Consensus2023. Isso foi feito em colaboração com a SingularityNet. O evento recebeu vários palestrantes discutindo o que estão construindo na Cardano. Fonte 1. Aqui está o link para assistir novamente à transmissão ao vivo.
  • A entidade suíça UNHCR lança uma segunda série de NFTs exclusivos em apoio a pessoas deslocadas à força. Disponível apenas durante a Consensus 2023.
  • A edição de abril do Essential Cardano360 fornece atualizações sobre o ecossistema Cardano, incluindo o protocolo Hydra, a plataforma de carteira Lace e o projeto de jogos Paima Engine. O programa também apresenta uma entrevista com Frederik Gregaard, CEO da Fundação Cardano.
  • A Cardano Foundation está organizando um Cardano Meetup em Londres em 9 de maio de 2023, para facilitar discussões e conexões envolventes entre o setor financeiro e a comunidade Cardano.

Os 10 assuntos mais movimentados da Cardano no Reddit

Abaixo estão os tópicos mais envolventes no Reddit

image

Forum Cardano Top 10 Principais Tópicos Divulgados

Tópicos que receberam mais cliques de fontes externas. (últimos 10 dias)

Encontros recentes

Outros encontros ao redor do mundo:

  • 16 de abril de 2023 - Les transaction sur Cardano (Transactions on Cardano) Mais informações
  • 16 de abril de 2023 - HK Cryptodrinks social (Web3festival) Mais informações
  • 19 de abril de 2023 - Pacific Town Hall - 19 de abril de 2023. Mais informações
  • 20 de abril de 2023 - Uganda - Cardano Campus Meetup Edition 3. Mais informações
  • 28 de abril de 2023 - Capacitando a comunidade de Cardano na África: um resumo do Catalyst Africa Town Hall de 28 de abril. Mais informações

Chamadas de Embaixador realizadas recentemente

  • 03 de abril de 2023 Chamada aberta para tradutores
  • 05 de abril de 2023 Chamada aberta para criadores de conteúdo
  • 06 de abril de 2023 Chamada aberta do organizador do encontro
  • 19 de abril de 2023 Chamada aberta do moderador
  • 20 de abril de 2023 Chamada Mensal do Embaixador
  • 24 de abril de 2023 Chamada aberta para tradutores
  • 26 de abril de 2023 Chamada aberta do organizador do encontro
  • 26 de abril de 2023 Chamada aberta para criadores de conteúdo

Reunião quinzenal do editor CIP no Discord

Você está interessado em participar de reuniões de editores do CIP? Junte-se ao canal Discord para saber mais sobre esta comunidade interessante onde ideias e mudanças recomendadas são discutidas.

O que aconteceu nos CIPs na semana passada? (por @RyanW )

Recomendações Continuadas:

Próxima reunião:

Reunião de Editores CIP nº 65:

  • 2 de maio 16:00 UTC
  • Realizado no Discord - aqui .
  • Agenda a confirmar

As atualizações semanais do CIP podem ser acompanhadas e revisadas aqui .

CardanoWiki

Aiken: revolucionando o desenvolvimento de contratos inteligentes em Cardano

image

TL;DR

  • Aiken surge como uma alternativa promissora à plataforma Haskell Plutus para desenvolver e implantar contratos inteligentes no Cardano.
  • Projetado com usabilidade, segurança e desempenho em mente, o Aiken oferece uma sintaxe mais acessível e familiar aos desenvolvedores, reduzindo a curva de aprendizado associada ao Plutus baseado em Haskell.
  • A linguagem é adaptada para atender aos requisitos exclusivos da execução de contratos inteligentes on-chain, garantindo a compatibilidade com processos off-chain e ferramentas externas.
  • O ambiente de código aberto e de desenvolvimento colaborativo da Aiken, junto com o suporte da Fundação Cardano, garante melhoria contínua e aprimoramentos de recursos.
  • Em um futuro próximo, os desenvolvedores podem esperar a introdução do playground Aiken, que tornará o aprendizado e a experimentação da linguagem mais acessíveis. Além disso, uma auditoria de segurança abrangente será realizada para garantir a confiabilidade e a segurança de Aiken para o desenvolvimento de contratos inteligentes em Cardano.
  • À medida que a linguagem Aiken continua a evoluir, ela promete simplificar ainda mais o processo de desenvolvimento, melhorar o desempenho e aumentar a segurança dos contratos inteligentes na plataforma Cardano, promovendo uma adoção e inovação mais amplas no ecossistema Cardano.

O que é Aiken?

Aiken é uma linguagem de programação funcional pura que oferece aos desenvolvedores um ambiente moderno e eficiente para construir contratos inteligentes na Cardano. Com um kit de ferramentas para trabalhar com Plutus, Aiken agiliza o desenvolvimento de contratos inteligentes e promove um ecossistema de código aberto. Projetado para fornecer uma experiência amigável, o Aiken torna mais fácil do que nunca criar aplicativos descentralizados (dApps) e implementar soluções avançadas de blockchain.

Aiken: sob medida para Cardano

Criado especificamente para o ecossistema Cardano, o Aiken é uma linguagem específica de domínio (DSL) que simplifica o desenvolvimento e a implantação de contratos inteligentes, concentrando-se na acessibilidade e facilidade de uso para os desenvolvedores. Ao direcionar Cardano, a equipe Aiken pode otimizar o desempenho e aproveitar os recursos exclusivos da plataforma.

Uma alternativa ao Haskell?

Enquanto os contratos inteligentes Cardano são, no momento, desenvolvidos principalmente usando Haskell, o Aiken oferece uma linguagem alternativa criada para o ecossistema Cardano. Embora Haskell forneça ferramentas poderosas para o desenvolvimento de contratos inteligentes, sua complexidade pode deter muitos desenvolvedores.

A Aiken aborda esses desafios oferecendo uma plataforma mais acessível, um ambiente de desenvolvimento moderno, compatibilidade com Plutus e interoperabilidade off-chain contínua com qualquer pilha de linguagem. Isso permite que os desenvolvedores escrevam e implantem contratos inteligentes no Cardano usando uma linguagem de programação funcional que compartilha semelhanças com Haskell, garantindo a integração total com os recursos e benefícios do Cardano, além de manter a liberdade para sua infraestrutura off-chain.

Principais características do Aiken

Projetado com usabilidade, segurança e desempenho em mente, o Aiken inclui vários recursos importantes:

  • Sintaxe familiar: Aiken emprega uma sintaxe parecida com Rust, tornando-a mais acessível para desenvolvedores familiarizados com Rust em comparação com a sintaxe esotérica de Haskell. Isso facilita a transição e reduz a curva de aprendizado para implementar contratos inteligentes no Cardano.
  • Conhecimento eUTxO necessário: Apesar de sua sintaxe mais simples, os desenvolvedores ainda devem entender o modelo UTXO estendido (eUTxO) para usar o Aiken de forma eficaz. Esse modelo rege o processamento de transações e contratos inteligentes na Cardano, tornando-o crucial para a criação e implantação de contratos inteligentes seguros, eficientes e confiáveis ​​com a Aiken.
  • Foco na cadeia: Aiken é uma plataforma de desenvolvimento projetada exclusivamente para rodar na blockchain Cardano. Isso significa que não é adequado para desenvolver aplicativos off-chain, pois só pode ser executado na blockchain Cardano.
  • Compatibilidade off-chain: Aiken garante compatibilidade com processos off-chain e ferramentas externas, permitindo integração perfeita com componentes off-chain usando ferramentas estabelecidas como MeshJS, Cardano-Client-Library e Lucid. Essa interoperabilidade cria um ambiente de desenvolvimento flexível, permitindo que os desenvolvedores combinem os pontos fortes de cada recurso para aplicativos abrangentes baseados em Cardano.
  • UPLC e Lambda Calculus Foundation: Aiken compila para Plutus Core não digitado (UPLC) e adere aos princípios de cálculo lambda, essenciais para contratos inteligentes Cardano. A compatibilidade com UPLC e cálculo lambda permite que os desenvolvedores criem e implantem contratos inteligentes alinhados com os modelos computacionais estabelecidos em Cardano, aproveitando o trabalho de pesquisa e as garantias que o acompanham, oferecendo a sintaxe acessível e o desempenho otimizado do Aiken.
  • Puramente Funcional: Aiken mantém sua natureza de programação puramente funcional enquanto oferece uma sintaxe mais familiar. Essa escolha de design afeta os desenvolvedores, especialmente aqueles com histórico de linguagem imperativa, pois requer uma abordagem diferente de solução de problemas e design de software. A programação funcional enfatiza a imutabilidade, a transparência referencial e a ausência de efeitos colaterais. Os desenvolvedores que trabalham com Aiken devem adaptar seus pensamentos e metodologias para se alinharem aos princípios de programação funcional, apresentando desafios para aqueles mais familiarizados com os paradigmas de programação imperativos.
  • Geração de Blueprint Stub: A equipe Aiken está desenvolvendo stubs de blueprint para várias linguagens de programação, agilizando o processo de integração com componentes off-chain. Esses stubs de blueprint servem como modelos, fornecendo aos desenvolvedores um ponto de partida para implementar a funcionalidade off-chain em seus idiomas preferidos. Ao oferecer stubs, a equipe da Aiken simplifica a conexão de contratos inteligentes on-chain com processos off-chain, aprimorando a experiência geral de desenvolvimento e promovendo a interoperabilidade perfeita do ecossistema Cardano.
  • Estrutura baseada em propriedade e verificação formal: a equipe Aiken prioriza a verificação formal da segurança, confiabilidade e correção do contrato inteligente Cardano. Eles planejam introduzir uma estrutura baseada em propriedades, permitindo que os desenvolvedores definam, testem e comprovem matematicamente propriedades e invariantes de contratos inteligentes. Isso aumentará a qualidade, a segurança e a robustez do contrato. Atualmente, a Aiken oferece um teste de unidade integrado e uma estrutura de benchmarking para fortalecimento e experimentação de código.
  • Abrangente Toolchain: Aiken vem com um conjunto completo de ferramentas de desenvolvimento, incluindo um compilador, formatador de código, gerenciador de pacotes, servidor de linguagem, gerador de documentação e estrutura de teste. Essas ferramentas simplificam o processo de desenvolvimento, permitindo que os desenvolvedores criem, testem e implantem contratos inteligentes com eficiência.

Benefícios do Aiken

Escolher Aiken como sua linguagem de contrato inteligente permite que os desenvolvedores desfrutem de vários benefícios: ….

Para o artigo completo, visite a fonte:

ADAPULSE – 20 abr 23

Aiken: Revolucionando o desenvolvimento de contratos inteligentes em Cardano | AdaPulseGenericName

AdaPulse é um recurso de mídia digital independente para a comunidade Cardano. Veja nosso post “Aiken: Revolucionando o desenvolvimento de contratos inteligentes na Cardano”

Destaque para ferramentas criadas pela comunidade

O Portal do Desenvolvedor foi criado para promover um lar para desenvolvedores que se dedicam a construir ferramentas e serviços na Cardano. A plataforma permite que os desenvolvedores não apenas colaborem em projetos, mas também mostrem seus trabalhos.

O Portal do Desenvolvedor aspira a se tornar uma fonte confiável onde os usuários podem pesquisar ferramentas que atendam às suas necessidades.

Projetos comunitários já em execução na rede principal são incentivados a adicionar seus projetos ao Portal do Desenvolvedor.

  • Aada.finance: Aada é um protocolo de empréstimo e empréstimo ponto a ponto no blockchain Cardano.
  • Construindo em Cardano: Local para ver o que está acontecendo no ecossistema Cardano.
  • Carteira NuFi: Carteira multicorrente sem custódia com DEX no aplicativo.

image

Opinião

Valorizamos seu feedback e adoraríamos saber como você experimentou ler nosso Community Digest. Dedique alguns segundos para fornecer feedback: