Cardano Community Digest - 15 Maio 2023

Cardano Community Digest - 15 May 2023

Cardano-Foundation - Cardano Foundation Team

Bem-vindo ao Resumo da Comunidade Cardano!

Publicado pela equipe da comunidade Cardano a cada duas semanas, este Resumo fornecerá notícias, atualizações e eventos sobre o projeto e o ecossistema!

Se você estiver interessado em receber o Resumo da Comunidade no futuro diretamente por e-mail, inscreva-se aqui!

Foco da semana

Participe da Oficina Cardano CIP-1694 em Zug

Cardano está entrando na era de Voltaire, com CIP-1694 em sua essência, uma proposta de modelo de governança on-chain. Para encorajar o envolvimento da comunidade nesta iniciativa vital, a Cardano Foundation, EMURGO e a Input Output Global estão organizando uma série de workshops. Temos o prazer de anunciar que as inscrições para o workshop Zug já estão abertas!

O workshop visa coletar feedback da comunidade sobre a CIP-1694, promovendo sua ratificação e incentivando a colaboração. Convidamos educadores, desenvolvedores, operadores de pool de participação e acadêmicos a contribuir com suas perspectivas únicas. Os eventos prometem discussões envolventes sobre; aprimorando a participação da comunidade, DReps, limites de votação, ferramentas da comunidade e muito mais.

O workshop de Zug acontece no dia 3 de junho de 2023, no CV Labs Zug, das 9h30 às 18h, horário local. Os participantes incluem representantes da Fundação Cardano, IOG e EMURGO.

Devido à capacidade limitada, podemos acomodar apenas 40 participantes. Então cadastre-se agora neste link para garantir sua vaga, mas lembre-se que a inscrição não garante vaga.

Confira esta postagem no fórum para uma visão geral mais detalhada.

Relatório Cardano do primeiro trimestre de 2023 da Messari: entrevista com Charles Hoskinson e Frederik Gregaard

O analista de pesquisa da Messari, Red Sheehan, conduziu uma conversa aprofundada com Frederik Gregaard, CEO da Cardano Foundation, e Charles Hoskinson, CEO da Input Output Global, discutindo o desempenho da Cardano no primeiro trimestre de 2023 e o roteiro futuro…

a conversa destaca o desempenho impressionante do primeiro trimestre da Cardano e os principais marcos alcançados, como a governança on-chain da Cardano, o crescimento do TVL da Cardano e a participação ativa da comunidade por meio de apostas.

A equipe também discute as atualizações e desenvolvimentos no protocolo principal Cardano e várias linguagens de programação sendo testadas, como a linguagem de contratação inteligente Marlowe DSL e Aiken, a adição de uma estrutura de privacidade chamada Midnight ao ecossistema Cardano e taxas Babel que permitirão os usuários paguem taxas de transação usando os tokens nativos da Cardano. A equipe também destacou o esforço da Fundação Cardano em firmar parcerias com universidades na oferta de certificados on-chain que comprovem a validade e autenticidade do documento.

Isso e muito mais foram discutidos. É altamente recomendável reservar um tempo para ver esta conversa muito perspicaz.

Entrando em Voltaire: experimento de enquete ao vivo na rede principal

Após o lançamento bem-sucedido da Cardano Pre-Production Testnet SPO-Poll, agora estamos entrando na segunda fase do projeto.

Nesta postagem no blog discutimos a segunda fase do projeto que envolve uma questão de múltipla escolha com seis opções sobre os parâmetros K e minPoolCost:

Qual configuração você prefere que seja implementada a partir do terceiro trimestre de 2023?

  • Mantenha k em 500 e minPoolCost em 340 ada.
  • Mantenha k em 500 e reduza pela metade minPoolCost para 170 ada.
  • Aumente k para 1000 e mantenha minPoolCost em 340 ada.
  • Aumente k para 1000 e reduza pela metade minPoolCost para 170 ada.
  • Eu preferiria me abster.
  • Nenhuma das acima.

A enquete é uma forma de o ecossistema Cardano testar mecanismos para uma futura governança descentralizada e incentivar a participação de toda a comunidade.

A postagem do blog enfatiza a importância de considerar cuidadosamente as perguntas a serem feitas nas pesquisas on-chain e fornece informações sobre como a Cardano Foundation chegou à questão de múltipla escolha. A postagem também discute a necessidade de estender o período de votação para a segunda fase da votação. Para uma discussão detalhada da enquete SPO da rede principal, recomendamos a leitura da postagem no blog.

Tóquio Blockchain Expo Primavera 2023

Outro ano, outra bem-sucedida Tokyo Blockchain Expo Spring aconteceu. Realizada duas vezes por ano, a Tokyo Blockchain Expo serve como um dos principais eventos da indústria japonesa de blockchain e a comunidade japonesa Cardano mais uma vez se superou para fornecer um estande estelar cheio de conteúdo educacional e informações sobre o ecossistema Cardano, seus usos e o muitos projetos e iniciativas acontecendo. O gerente da comunidade, Andrew (foto acima), também estava presente e teve uma recepção calorosa de todos os rostos familiares e amigáveis.

Um agradecimento especial a todos os membros na foto acima (rostos borrados a pedido deles) por seu trabalho árduo e participação durante três dias, de 10 a 13 de maio, que viram mais de 3.000 folhetos entregues aos visitantes. O estande da Cardano foi visivelmente um dos mais movimentados, atraindo a atenção de uma ampla variedade de espectadores e organizações presentes, ansiosos para aprender mais sobre o ecossistema da Cardano.

Tópicos notáveis ​​apresentados incluíram uma introdução a Cardano explicando as funções da Cardano Foundation, IOHK e EMURGO, e Sebastien Guillemot do dcSpark nos estúdios PAIMA. Além disso, a EMURGO também falou sobre as suas iniciativas na África!

Além disso, uma reverência extra especial de agradecimento a todos os patrocinadores, stakepools e nossos Embaixadores Cardano Yuta-san e Wakuda-san que ajudaram a todos, além de Miyatake-san e sua incrível fantasia de ada man (traje dourado na foto abaixo) também como Co-CEO da EMURGO MEA Yoshida-san e Gerente de Parceria e Marketing Yuto-san por sua participação e apresentações. Aqui está outro evento Cardano de sucesso e muitos mais por vir.

Imagens provenientes de Emurgo Japão conta do Twitter:

Histórias do Embaixador, Diário nº 37 Tien Nguyen Anh & Enrique Guasp

Temos o prazer de apresentar duas novas Histórias de Embaixadores essa semana. Desta vez, trazemos a você as histórias inspiradoras de Tien Nguyen Anh e Enrique Guasp, que se juntaram às nossas fileiras de embaixadores, ambos como organizadores do Meetup. Esses indivíduos extraordinários não apenas esclarecem como estão impulsionando o avanço de nosso ecossistema, mas também oferecem um vislumbre de suas vidas pessoais. Temos a honra de compartilhar suas histórias cativantes com você e esperamos que você as ache tão interessantes quanto nós.

Outras notícias relacionadas a Cardano

  • As atualizações do CIP-1694, melhorando a estrutura do Comitê Constitucional ao estabelecer limitações de mandato, definindo o tamanho mínimo do comitê e esclarecendo seu papel marcam um passo importante na evolução do modelo de governança da Cardano.
  • A blockchain Cardano está se aproximando da capacidade máxima, mas estamos em boas mãos para continuar a apoiar um crescimento maciço! Junte-se a nós enquanto revelamos como os desenvolvedores da Cardano planejam resolver o problema de escalabilidade da blockchain.
  • A carta do CEO de Frederik Gregaard para o Relatório Anual de 2022 coloca algumas conquistas de 2022 no contexto mais amplo da estratégia da Fundação e olha para o futuro. Veja aqui também a entrevista completa com Tim Harrison.
  • Cardano Sobre Café espaço no twitter com o ACNUR e Alex Maaza para discutir como a Cardano pode mudar o mundo e o valor do Impactful staking. Maravilhosa Participação Comunitária.
  • A HOSKY faz parceria com o pool de participação do WRFGS em apoio ao ACNUR e às pessoas deslocadas à força.
  • Grande apresentação da Comunidade Cardano, incluindo mídia, na masterclass da Fundação Cardano em Londres. Tópico: “Desvendando o futuro dos sistemas financeiros.” A masterclass foi seguida por um evento noturno de networking muito apreciado.
  • Frederik Gregaard, CEO da Fundação Cardano, participa do Crypto and Digital Assets Summit do Financial Times em Londres . Ele é acompanhado por Levan Davitashvili, vice-primeiro-ministro e ministro da Economia da Geórgia, no painel “Construindo resiliência com blockchain - o uso de blockchains reduz a disrupção global?”. Philip Stafford, editor de notícias sobre finanças digitais do Financial Times, modera.
  • Vamos falar de Cardano, desta vez sobre Blockchain para Impacto Social.

Os 10 assuntos mais movimentados da Cardano no Reddit

Abaixo estão os tópicos mais envolventes no Reddit

Forum Cardano Top 10 Principais Tópicos Divulgados

Tópicos que receberam mais cliques de fontes externas. (últimos 10 dias)

Encontros recentes

Outros encontros ao redor do mundo:

27 de março de 2023 Web3 & Brews #DRMZteam Cardano Meetup - San Diego (recapitulação de 27 de março) Mais informações
19 de abril de 2023 Pacific Town Hall - 19 de abril de 2023. Mais informações
20 de abril de 2023 Uganda - Cardano Campus Meetup Edition 3. Mais informações
28 de abril de 2023 Capacitando a comunidade de Cardano na África: um resumo do Catalyst Africa Town Hall de 28 de abril. Mais informações
3 de maio de 2023 Pacific Town Hall - 3 de maio de 2023. Mais informações
6 de maio de 2023 Maior encontro de Cardano em Taiwan - A cadeia fantasma não é fantasma, estamos no Cardano! Mais informações

Chamadas de Embaixador realizadas recentemente

  • 20 de abril de 2023 Chamada Mensal do Embaixador
  • 24 de abril de 2023 Chamada aberta para tradutores
  • 26 de abril de 2023 Chamada aberta do organizador do encontro
  • 26 de abril de 2023 Chamada aberta para criadores de conteúdo
  • 10 de maio de 2023 Chamada aberta do moderador
  • 15 de maio de 2023 Chamada aberta para tradutores

Reunião quinzenal do editor CIP no Discord

Você está interessado em participar de reuniões de editores do CIP? Junte-se ao canal Discord para saber mais sobre esta comunidade interessante onde ideias e mudanças recomendadas são discutidas.

O que aconteceu nos CIPs na semana passada? (por @RyanW )

  • Nenhum novo CIP…

Recomendações Continuadas:

Próxima reunião:

  • Reunião de Editores CIP nº 66:

  • 16 de maio 9h30 UTC (amanhã!).

As atualizações semanais do CIP podem ser acompanhadas aqui.

CardanoWiki

Parceria Cardano com Agência de Refugiados da ONU

Uma ONG global aborda a curva de aprendizado do blockchain

Em novembro passado, a Fundação Cardano anunciou que está se associando à Suíça para o ACNUR (Agência das Nações Unidas para Refugiados). Essa parceria surgiu do segundo Global Impact Challenge anual, uma oportunidade para a Cardano estabelecer novas parcerias que mostram a capacidade do blockchain de impactar o mundo para sempre.

O anúncio foi um momento emocionante na Cardano Summit 2022 em Lausanne, Suíça. O projeto foi lançado com duas partes básicas:

Primeiro, a Suíça para o ACNUR lançou uma nova pool de participação Cardano, ticker WRFGS, que significa “Com Refugiados”. As recompensas conjuntas financiarão o trabalho da agência com refugiados e deslocados.

Em segundo lugar, a Fundação Cardano apostou 3,5 milhões de ada na nova pool WRFGS. Isso é suficiente para garantir que a pool comece a cunhar blocos e ganhar recompensas imediatamente.

No momento em que este livro foi escrito, a pool WRFGS já havia cunhado 64 blocos.

No entanto, este foi apenas o começo.

O grande sonho não é que a Fundação aposte perpetuamente alguns milhões de ada na pool apenas para mantê-la viva. Em vez disso, a esperança é que a pool WRFGS seja incorporada à comunidade, mantida cheia de muito milhões de ada de muitos delegadores. Isso produziria um fluxo duradouro e constante de recompensas para financiar o trabalho do ACNUR com homens, mulheres e crianças deslocadas em todo o mundo. Além disso, seria uma incrível história de sucesso que abriria caminho para outras organizações empreenderem esforços semelhantes.

Então, o que está entre a centelha do início e o objetivo final inspirado? Bem, existem algumas coisas.

A Nova Tecnologia encontra a Velha Sabedoria

Primeiro, a pool WRFGS está atualmente definida como um pool de margem de 100%, o que significa que os delegantes não ganham suas próprias recompensas – TODAS as recompensas vão para a pool. Isso não é inédito, mas quando é feito com sucesso, geralmente é por um ISPO, que geralmente oferece aos delegadores um token nativo Cardano ou outras vantagens em troca de apoiar o projeto abrindo mão de suas recompensas. A pool WRFGS carece desse tipo de incentivo neste momento e, embora todos gostemos de fazer um pouco de bem no mundo, muitos detentores de ada simplesmente não são atraídos pela perspectiva de perder TODAS as suas recompensas de apostas, mesmo que isso vá para um boa causa.

Para entender o que estava por trás dessa decisão, conversei com Alvaro Cosi, chefe de inovação da Suíça para o ACNUR. Ele explicou que um dos motivos pelos quais a pool está definida para uma margem de 100% é que os superiores da agência tiveram problemas para entender como um pool de arrecadação de fundos poderia oferecer recompensas monetárias eticamente aos participantes. Afinal, quando você doa para uma instituição de caridade típica, não espera ser pago. Alvaro reconheceu que isso realmente decorre de onde eles estão na curva de aprendizado sobre como funciona o staking. Como organização, eles estão aprendendo que as recompensas dos participantes não estão realmente sendo “pagas” pelo operador da pool, e não é o mesmo que ser pago para doar. Parece que a possibilidade de alterar a margem está absolutamente sobre a mesa, já que uma atualização que a pool pode fazer no futuro para atrair mais participação.

Podemos ajuda-lo?

Um segundo problema em potencial é que a promessa do conjunto WRFGS é definida como 0 ada, o que está longe de ser típico ou ideal. A garantia do pool representa a skin do dono do pool no jogo. É uma quantia do próprio ada que eles prometem deixar trancado na piscina. Um proprietário de pool com uma grande promessa ficará altamente motivado para garantir que seu pool seja bem-sucedido e forme blocos, porque, caso contrário, eles não ganharão nenhuma recompensa em seu próprio ada. Incentivar promessas substanciais também reduz o risco de rede – alguém não pode lançar e controlar facilmente dezenas de pools bem-sucedidos sozinho para obter o controle da rede, porque exigiria milhões de ada em promessa para atrair delegação suficiente para se tornar uma ameaça. O cálculo de recompensas de Cardano também favorece ligeiramente pools com promessas mais altas com recompensas mais altas.

Este é outro caso em que parece que a educação e a construção de confiança abrirão o caminho. Alvaro explicou que, quando conseguiram a aprovação da agência para tentar essa nova estratégia de arrecadação de fundos, NÃO conseguiram, na mesma conversa, obter aprovação para bloquear os fundos da agência em criptomoedas. Na verdade, uma condição de participação era que TODAS as recompensas arrecadadas pelo pool seriam convertidas imediatamente em fiat. Ainda não foi feita nenhuma provisão para “segurar” criptoativos, mesmo para um penhor de pool (“O que no mundo é um penhor de pool?”, perguntam-se os contadores de bean TradFi….)…

Para o artigo completo, visite a fonte:

Lido Nation – 8 a 23 de maio

Parceria Cardano com Agência de Refugiados da ONU

Destaque para ferramentas criadas pela comunidade

O Portal do Desenvolvedor foi criado para promover um lar para desenvolvedores que se dedicam a construir ferramentas e serviços no Cardano. A plataforma permite que os desenvolvedores não apenas colaborem em projetos, mas também mostrem seus trabalhos.

O Portal do Desenvolvedor aspira a se tornar uma fonte confiável onde os usuários podem pesquisar ferramentas que atendam às suas necessidades.

Projetos comunitários já em execução na rede principal são incentivados a adicionar seus projetos ao Portal do Desenvolvedor.

  • Plataforma Maestro Dapp: Indexador Blockchain, APIs e sistema de gerenciamento de eventos para a blockchain Cardano.
  • Pallas: blocos de construção nativos de ferrugem para o ecossistema blockchain Cardano.
  • Plutonomicon: Um guia direcionado ao desenvolvedor para a linguagem de contrato inteligente Plutus na prática…

Opinião

Valorizamos seu feedback e adoraríamos saber como você experimentou ler nosso Community Digest. Dedique alguns segundos para fornecer feedback: