Hard Fork Alonzo e os Smart Contracts

O Hard Fork Alonzo se estruturará nas atualizações dos tokens da Cardano para fornecer as ferramentas de criação de aplicações empresariais aos desenvolvedores.

Publicado por Olga Hryniuk, Redatora Técnica na IOHK, no dia 6 de Abril de 2021.

image

Quando implementamos o Hard Fork Mary* – uma atualização de um protocolo multi-ativos que permite os seus usuários a criarem tokens* únicos para realizarem transações na rede Cardano. Com a introdução dos metadados transacionais, o bloqueio dos tokens no Hard Fork Allegra em Dezembro de 2020 (bloqueio, neste caso, significa a reserva, ou isolamento de uma determinada quantidade dos seus tokens durante um certo período de tempo, para que não seja possível o seu uso ou descarte para o ganho de benefícios, como votação nos Projetos do Catalyst, ou rodar um SC), e a criação dos tokens nativos, nós estruturamos a base para estabelecermos a Cardano como a plataforma líder de Smart Contracts*.

A nossa próxima atualização, Alonzo, desenvolverá estas ferramentas. Implementada utilizando nossa tecnologia “Cobinadora de Hard Forks”, a atualização trará suporte para os Smart Contracts – contratos digitais – na Cardano daqui a mais ou menos quatro meses. Isto abrirá novas portas para empresas e desenvolvedores ao permitir a criação de SC e DApps (Aplicações Descentralizadas) para DeFi (Finanças Descentralizadas).

Com relação à nomeação destas atualizações, nós escolhemos Allegra (Filha de Lord Byron) para o bloqueio dos tokens e Mary (a escritora e esposa de Shelley) para o suporte multi-ativos. Alonzo vem de uma figura mais contemporânea, esta sendo Alonzo Church (1903-95). Church foi um matemático e especialista em lógica Norte-americano que trabalhou na lógica e nos fundamentos da Ciência Computacional teórica. Ele também é muito conhecido por criar o cálculo Lambda, um sistema formal utilizado para provar a não-resolução do Entscheidungsproblem (um problema da lógica simbólica que consiste em achar um algoritmo genérico para determinar se um dado enunciado da lógica de primeira ordem pode ser provado). Após um tempo, ao trabalhar com um colega de profissão e matemático Alan Turing, ambos descobriram que o cálculo Lambda e a Máquina de Turing (um modelo abstrato de um computador, que se restringe apenas aos aspectos lógicos do seu funcionamento, e não a sua implementação física) eram iguais em capacidades, demostrando diversos processos mecânicos para a computação. Uma das razões pelas quais nomeamos a nossa atualização de SC em homenagem a Church, é a de que a Plutus Core, a linguagem dos Smart Contracts na Cardano, é uma variação do cálculo Lambda (para saber mais sobre o porquê de todos os estágios e processos da rede Cardano serem nomeados em homenagem à alguém, ou alguma coisa, leia mais aqui).

Por que Smart Contracts?

Os Smart Contracts marcam a próxima fase na evolução da Cardano como um banco de dados distribuído. Ao apoiar o comércio e as empresas do dia-a-dia, uma blockchain deve assegurar que os indivíduos tenham a opção de moverem os seus fundos e pagarem pelos seus produtos de uma maneira segura.

SC podem ser usados para resolver acordos muito complexos, guardar fundos com garantia e proteger a movimentação e transação de fundos sob condições predeterminadas. A rede Cardano permitirá os DApps* a interagirem com o banco de dados para que gravem as suas atividades e executem os Smart Contracts. Estes acordos digitais expressam o histórico de uma transação, especificam para onde os fundos deverão ir e sob quais condições eles serão enviados, desta forma executando o acordo apenas quando todos os critérios são atingidos. A atualização Alonzo estabelecerá a base para que a rede Cardano suporte estas aplicações.

Resolvendo necessidades empresariais com Alonzo

Enquanto o suporte à multi-ativos permite o seu usuário a criar moedas únicas que dão um grande gás para as necessidades do seu negócio, a atualização Alonzo introduz uma plataforma versátil para a construção dos Smart Contracts. Será possível trabalhar com colecionáveis (NFTs), Crowdfunding**, ou leilões, por exemplo.

As áreas para a exploração podem incluir o lançamento das plataformas de intercâmbio de moedas descentralizadas com base em garantias financeiras (DEX), ou a criação de aplicações complexas que terão como ferramenta as Stablecoins* centralizadas (como aplicações de controle e rastreamento para o fornecimento de produtos dentro de uma Supply Chain, por exemplo). Com o bloqueio de tais ferramentas, os usuários serão capazes de criar Utility tokens* com períodos mínimos de aquisição, o que significa que um número de deles poderá ser barrado ou congelado para o seu lançamento após um determinado período de tempo.

O poder da programação do Plutus Core

Com a Alonzo, nós adicionaremos as ferramentas e infraestrutura necessárias para permitir o desenvolvimento das aplicações utilizando a Plataforma Plutus.

Ao aplicar uma rigorosa abordagem baseada em métodos e verificações formais, a Alonzo estende a linguagem básica de programação de assinaturas múltiplas (multisig) utilizada no Hard Fork Shelley. A multisig será atualizada para a linguagem Plutus Core para trazer opções mais seguras e poderosas de programação. O banco de dados do Hard Fork Alonzo implementa o Débito Estendido da Transação Não-gasta (EUTXO), um modelo de contabilidade que utiliza a linguagem Plutus Core para o fornecimento de scripts poderosos.

Uma plataforma de Smart Contracts deve ser amplamente segura e confiável. É por isso que escolhemos Haskell como a base para escrever os SC da linguagem Plutus Core. Haskell é uma linguagem de alto nível que desenvolvedores usarão para escrever o código e logo em seguida compilá-lo para o Plutus Core.

Esta linguagem está presente desde 1987, destacando-se de outras linguagens por conta de seu alto nível de confiabilidade. Programar em Haskell assegura que os Smart Contracts são criados para fazer exatamente o que se é esperado e podem ser testados para a sua exatidão antes da implementação geral. Isto significa que ao serem construídos na Cardano, serão muito direto ao ponto e resistentes a vulnerabilidades, o que é crucial para aplicações que lidam com transações automatizadas ou grandes movimentações de fundos.

Ferramentas e APIs (Interfaces de Programação de Aplicações)

Os desenvolvedores terão ferramentas funcionais para testarem e customizarem validações transacionais na Cardano. A Biblioteca API (API Library) será estendida para permitir a implementação e operação do código da linguagem Plutus Core na Cardano, enquanto interage com carteiras e o Livro-razão.

A atualização Alonzo é um processo complexo. Uma vez que os Smar Contracts funcionais estão funcionando na Mainnet, nós continuaremos a melhorar a infraestrutura off-chain para entregarmos os quites de desenvolvimento de software.

Em que período estamos no Roadmap?


Figura 1. Roadmap Alonzo. O código será congelado por quatro semanas antes de seu lançamento.

Durante os meses de Março e Abril, o time da IO Global (IOG) tem combinado as regras da atualização Alonzo com os Nós da Cardano e o código do Livro-razão gradualmente. Quando a integração entre a Alonzo e o Nó for completada, a Cardano proverá ferramentas API e suporte para CLI (Interface de Linha de Comando).

Iniciando-se no meio de Abril até o início do mês de Maio, o time continuará trabalhando no desenvolvimento da linguagem Plutus para lançarem uma testnet privada. Durante esta fase, nossos parceiros (desenvolvedores avançados) testarão a plataforma, criando e implementando NFTs, marketplaces , ou DApps com os Smart Contracts na rede Cardano. Este processo focará nas melhorias passo-a-passo para termos a certeza de que tudo está funcionando como deveria.

Em Maio começaremos a trabalhar com os nossos Pioneiros Plutus. Estes trainees certificados do programa continuarão a testar a plataforma ao “codarem” aplicações em linguagem Plutus e colocando-as em produção para os DApps e para DeFi. Durante este período, o time realizará a integração do Livro-razão, Nó e carteiras. Nós também estaremos nos preparando e publicando documentações sobre isto, incluindo guias para desenvolvedores e exemplos de especificação.

Maio e junho serão um período para assegurar a qualidade e para acontecer a testagem com os usuários, o que será seguido de um congelamento do código dura** nte quatro semanas. Isto dará um tempo para que as corretoras de criptomoedas se desenvolvam e se preparem para a atualização do protocolo Alonzo. Nós esperamos que o Hard Fork aconteça no final do Verão (apenas no hemisfério Norte, o que significa ser Inverno no hemisfério Sul) e nós anunciaremos uma data fixa no show Cardano360 do mês de Abril.

Para um Roadmap mais detalhado, dê uma olhada na apresentação de Março do Cardano360 por Charles Hoskinson.

São tempos esperançosos e nós os encorajamos a se antenar com as nossas postagens. O nosso próximo artigo no blog falará sobre a relação entre os conceitos da linguagem Plutus que sustentam o desenvolvimento da atualização Alonzo. Durante isto, o site dos desenvolvedores fala mais sobre a programação com as linguagens: Plutus, Marlowe e Glow.

*: para saber mais sobre os termos técnicos do mundo Cardano e das Blockchains, leia aqui.
**: Crowdfunding: Entende-se por crowdfunding uma campanha de financiamento coletivo de projetos, seja do setor privado ou do terceiro setor. Ou seja, uma pessoa, grupo ou entidade levanta recursos vindos de doações de usuários da rede (normalmente, o público que já acompanha o projeto e/ou as pessoas que o iniciaram). Fonte

Tradução do artigo: Smart contracts – here we come - IOHK Blog